Android Geek
O maior site de Android em Português

Apaguem estas aplicações Android assim que possível

Temos visto casos crescentes debadware malicioso, têm sido recorrentes os casos na plataforma de software móvel mais popular do mundo, mas estas 21 aplicações Android identificadas pelo  antivírus Avast no início desta semana estão no centro das atenções e devem ser apagadas do vosso telefone assim que possível. Excluam estas aplicações infestados de anúncios o mais rápido possível Antes de entrarmos nas razões pelas quais devem ficar o mais longe possível das quase duas dúzias de títulos enganosos do Google Play apontados pelos investigadores do Avast, a coisa mais importante a fazer é, sem dúvida, identificar as 21 aplicações.

Chegou-nos uma informação preocupante oriunda de uma empresa de segurança cibernética que alerta os utilizadores Android de um perigo recém-descoberto na Play Store

malware-mais-de-mil-milhoes-de-android-em-risco-androidgeek-2020-03-08_15-46-18_998890.jpg

Temos visto casos crescentes de adware malicioso, têm sido recorrentes os casos na plataforma de software móvel mais popular do mundo, mas estas 21 aplicações Android identificadas pelo  antivírus Avast no início desta semana estão no centro das atenções e devem ser apagadas do vosso telefone assim que possível.

Excluam estas aplicações infestadas de anúncios o mais rápido possível

Antes de entrarmos nas razões pelas quais devem ficar o mais longe possível das quase duas dúzias de títulos enganosos do Google Play apontados pelos investigadores do Avast, a coisa mais importante a fazer é, sem dúvida, identificar as 21 aplicações.
Sem mais demoras, aqui estão todos elas, ordenadas por popularidade:
  • Shoot Them
  • Crush Car
  • Rolling Scroll
  • Helicopter Attack - New
  • Assassin Legend - 2020 New
  • Helicopter Shoot
  • Rugby Pass
  • Flying Skateboard
  • Iron it
  • Shooting Run
  • Plant Monster
  • Find Hidden
  • Find 5 Differences - 2020 New
  • Rotate Shape
  • Jump Jump
  • Find the Differences - Puzzle Game
  • Sway Man
  • Desert Against
  • Money Destroyer
  • Cream Trip - New
  • Props Rescue

Agora que sabem o que evitar, devem querer saber exatamente o que há de errado com estas aplicações Android, a grande maioria das quais não parecem maliciosas ou suspeitas à primeira vista.

Os olhos treinados de uma série de especialistas em cibersegurança da Avast que examinaram a Play Store à procura de sinais de alerta pela terceira vez em apenas quatro meses, notaram que uma mão cheia de reviews das aplicações listadas acima mencionavam anúncios do YouTube a promover uma funcionalidade muito diferente da que os utilizadores queriam ter ao instalar estes títulos.

Depois de chamar a atenção dos utilizadores pelos anúncios enganosos, os programadores dos 21 jogos maliciosos identificados neste novo informação começaram a bombardear os seus clientes com mais anúncios, muitos dos quais surgiam fora das próprios aplicações, o que torna incrivelmente difícil identificar os culpados.

Felizmente, é aí que entra o Avast, com o objetivo de ajudar a recuperar o controlo total do seu smartphone infectado e exterminar anúncios incômodos e muitas vezes extremamente intrusivos, atrasando ou bloqueando completamente a conclusão de tarefas importantes, bem como geralmente desacelerando o sistema e impactando fortemente a experiência geral do utilizador.

Relacionado:  Teste de bateria do iPhone 12 mostra que perde 2 horas em 5G

Como se manterem seguros a longo prazo

Em primeiro lugar, nunca devem confiar exclusivamente no Google para vos manter protegidos contra adware, ransomware, spyware e todos os outros tipos de trojans e vírus que frequentemente causam estragos na Play Store oficial.

O gigante das pesquisas simplesmente não está a fazer o suficiente para evitar que essas ameaças entrem e, especialmente, não faz o suficiente para as eliminar. No caso em questão, 15 das 21 aplicações listadas acima ainda estão na Play Store e a funcionar no momento em que este artigo foi escrito.

Outra coisa em não devem confiar é na contagem de instalações de uma aplicação. O número de downloads do Google Play nem sempre é representativo da confiabilidade de uma aplicação, conforme comprovado pelas mais de oito milhões de vezes que essas 21 aplicações foram instaladas em dispositivos em todo o mundo.

Devem prestar atenção antes de instalar uma aplicação no vosso telefone Android às avaliações dos utilizadores. Qualquer coisa que tenha muitas classificações de 5 e 1 estrelas é provavelmente malicioso. Qualquer coisa com uma média de menos de 3 estrelas é perigoso ou não vale o tempo.

Outro sinal vermelho potencial é uma conta de programador com apenas uma aplicação em seu nome, o que pode indicar que a pessoa ou empresa por trás do que o utilizador está a tentar instalar tem várias contas, protegendo assim os seus negócios contra ataques do Google que às vezes bloqueia perfis.

Infelizmente, é impossível estar 100 por cento protegido contra todas as formas de malware Android, não importa o quão cuidadosos sejamos, mas isso não significa que não devam estar atentos a sinais suspeito como os que identificamos acima.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!