Android Geek
O maior site de Android em Português

Android Vs iOS 11: o que a Google necessita fazer

Embora o próximo iOS 11 tenha naturalmente algo a acrescentar aos iPhones e iPads, a Apple deixou bem claro que esta versão é especialmente dedicada aos seus tablets. Na verdade, eles chamaram-na o maior lançamento da história do iOS para o iPad. Dado os novos recursos, o iOS 11 no iPad Pro foi imediatamente comparado com o Microsoft Surface Pro. Curiosamente, houve poucas comparações feitas com o Android. Ironicamente, o Android está em melhor forma para fazer frente ao novo tablet da Apple, mas definitivamente precisa de algum trabalho para ampliar as sua liderança. Aqui estão algumas das coisas que a Google necessita de fazer para que isso aconteça. Podemos ter isto como uma lista de desejos para o Android P.

Janelas flutuantes

O Android já tem a algum tempo, a capacidade técnica de ter aplicações em ecrã dividido e janelas flutuantes. No entanto, até à chegada do iOS9, a Google não considerava essa funcionalidade importante ao ponto de o tornar padrão.Mas o Android tem uma outra característica que o iOS provavelmente nunca terá: a capacidade de ter janelas flutuantes.
Em teoria, isso já veio no Android 7.0 Nougat, mas na prática, outros OEMs e ROMs já implementaram este recurso há anos, e que se tornará um recurso oficialmente público no Android O. Aqui está a esperança de que o Google não aguarde até que ele seja realmente necessário.

Picture in my picture

Aqui está outro recurso que as aplicações e as ROMs estão a disponibilizar há muito tempo, embora de forma não oficial. O Android também já o faz, mas apenas no Android TV. Mais uma vez, supostamente virá no Android O. E, novamente, esperamos que a Google também se assegure de que as suas próprias aplicações tenham o devido suporte.

Android Vs iOS 11: o que a Google necessita fazer 1

Drag’n and Drop’n

O Android tem aplicações de ecrã dividido há bastante tempo, tal como os gestores de ficheiros. E, no entanto, é quase embaraçoso quando a Apple venha com esta funcionalidade de arrastar e soltar ficheiros entre aplicações. A estrutura do Android tem há muito tempo a capacidade de as aplicações comunicarem entre si (Intents e Broadcast Receptores), de tal forma que os desenvolvedores iOS ainda só sonham com tal capacidade. No entanto agora têm algo que a google ainda não decidiu implementar quando tem todas as bases.

Jogar com um rato

Isso é algo onde Android está de longe muito à frente do iOS, especialmente porque parece improvável que a Apple adicione suporte a ratos na sua plataforma móvel. No entanto, o suporte a rato e trackpad no sistema Android está em extrema necessidade de aperfeiçoamento.

Selecionar texto com um rato, por exemplo, é realmente uma tarefa muito diferente do que com um dedo, além da precisão adicionada. Clicando com o botão direito do rato não aparece um menu de contexto como podemos esperar, mas sim comporta-se como o botão Voltar. O Lenovo Yoga Book usa soluções alternativas para tornar a faixa de controlo se sentir normal, mas essa é apenas uma das centenas de tablets Android, para não mencionar os telefones Android.

Android Vs iOS 11: o que a Google necessita fazer 2

A caneta ainda é poderosa

É estranho que hoje em dia existam poucos dispositivos Android com suporte para canetas sensíveis à pressão. Até à data, apenas alguns dos dispositivos da Samsung e o Yoga Book (indiretamente) o possuem. Mesmo o ASUS Z Stylus parece ter desaparecido sem deixar rasto.

E adivinhe? O Android também suportou nativamente esta funcionalidade desde o Android 6.0 Marshmallow. É certo que a Google não tem culpa que as fabricantes não usem a funcionalidade, pois é o seu desinteresse que não os faz trazer esses acessórios. Mas certamente que a Google pode usar sua influência para incentivar as fabricantes de acessórios a usar essa funcionalidade. Ou melhor ainda, já que esta a fazer telefones e muitos outros dispositivos, por que não criar o seu próprio Pen G?

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link