Android Geek
O maior site de Android em Português

Android Q vai tornar o vosso smartphone mais seguro

Ao longo destas últimas semanas, pudemos conhecer inúmeros informações sobre a próxima grande atualização do sistema operativo, cuja primeira pré visualização para programadores deve ser lançada durante o próximo mês de março, antes que o beta público veja a luz durante o Google I / O 2019 realizado em maio. Nesta altura , já houve quem já tenha tido a oportunidade de experimentar algumas das novidades que chegarão com o Android 10 entre estes está o pessoal do XDA-Developers.

Ao longo destas últimas semanas, pudemos conhecer inúmeros informações sobre a próxima grande atualização do sistema operativo, cuja primeira pré visualização para programadores deve ser lançada durante o próximo mês de março, antes que o beta público veja a luz durante o Google I / O 2019 realizado em maio.

O Android Q está a chegar. Ao longo destas últimas semanas, pudemos conhecer inúmeros informações sobre a próxima grande atualização do sistema operativo, cuja primeira pré visualização para programadores deve ser lançada durante o próximo mês de março, antes que o beta público veja a luz durante o Google I / O 2019 realizado em maio.

Nesta altura , já houve quem já tenha tido a oportunidade de experimentar algumas das novidades que chegarão com o Android 10 entre estes está o pessoal do XDA-Developers. E eles são precisamente quem, hoje, revela ainda mais mudanças que estão prestes a chegar na versão “Q” do sistema, desta vez relacionadas à privacidade e segurança dos utilizadores.

O Android Q virá com grandes mudanças nas permissões e novas opções de privacidade

Android Q, imagem em destaque

Quando as primeiras notícias do Android Q foram reveladas, já sabíamos que algumas das mudanças mais importantes seriam destinadas à preservação da privacidade e segurança dos utilizadores. Uma das novidades mais importantes seria uma renovação total na gestão de permissão de aplicações. Agora, temos mais dados sobre essa importante mudança.

Foi o Android 6.0 Marshmallow, versão lançada em 2015, a edição do sistema responsável pela introdução do gestor de permissões , através do qual os utilizadores do Android poderiam aceitar ou rejeitar os privilégios que as aplicações tinham sobre os recursos do sistema e do dispositivo. Desde então, esse menu vem a evoluir, dando ao utilizador cada vez mais controlo e informações sobre o que as aplicações podem fazer e o que não podem.

O Android Q, no entanto, quer levar isso mais longe. Como confirmado, os utilizadores poderão conceder permissão de localização ás aplicações que as solicitam, somente enquanto estiverem a ser usadas. Além disso, por padrão, a nova versão do sistema inclui restrições de acesso ao microfone, à câmara ou a localização para aplicações que estão em segundo plano. E caso uma aplicação esteja a usar uma dessas permissões, o utilizador será notificado por meio de um alerta visual na forma de um ícone no painel de status do sistema, que mostrará a aplicação em questão e que recursos está a usar em segundo plano.

Android Q vai tornar o vosso smartphone mais seguro 1 Android Q vai tornar o vosso smartphone mais seguro 2 Android Q vai tornar o vosso smartphone mais seguro 3 Android Q vai tornar o vosso smartphone mais seguro 4 Android Q vai tornar o vosso smartphone mais seguro 5

Outra mudança nesse sentido é a inclusão de um menu pop-up que lembrará ao utilizador que a permissão de local permanente foi concedida a uma aplicação, para que seja possível alterar essa permissão e torná-la temporária. Uma nova permissão chamada “Acesso a mensagens SMS financeiras” também foi introduzida, provavelmente destinada ao uso por aplicações bancárias que exigem que o SMS verifique ou confirme transações ou outros processos sensíveis.

Além dessas mudanças, outras permissões e melhorias aparecem em termos de segurança, como o bloqueio do acesso à área de transferência para aplicações de terceiros -O que, receio, também bloqueará as aplicações da área de transferência do Android- ou a inclusão do que é conhecido como “Funções”, que permitirá a concessão de uma série de permissões necessárias ás aplicações, dependendo do seu tipo. Por exemplo, a função correspondente a uma aplicação de galeria permitiria que a aplicação obtivesse automaticamente todas as permissões necessárias para cumprir a sua função.

Outra mudança subtil, mas marcante, é a renovação do menu de instalação de aplicações. Até agora, ao instalar um pacote de aplicações em formato APK-, o menu de instalação era exibido na forma de uma janela completa. A partir do Android Q, este menu será um pequeno menu pop-up, como pode ser visto nas imagens abaixo.

Finalmente, mais medidas relacionadas à privacidade e segurança foram descobertas. A primeira consiste em novas opções de bloqueio de chamadas, que darão ao utilizador mais controlo sobre as chamadas recebidas. Tudo aponta para que, a partir do Android 10, será possível Bloquear chamadas de números desconhecidos, privados que não estejam na lista de contactos. Por outro lado, uma nova opção dentro do painel de configurações rápidas chamado “Desligar os sensores” fará exatamente o que pensam:

Análise em bloco por todos os sensores embutidos no dispositivo, bem como ativar o modo avião. Uma opção perfeita para todos aqueles preocupados com a sua privacidade e dados no smartphone.

 

Fonte

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link