Android começa a perder quota de mercado para o iOS da Apple

Enquanto o Android ainda representa a maior fatia de todas as remessas globais de smartphones, esse valor desceu. Entretanto, o iOS viu a sua quota de mercado aumentar durante o mesmo período.

Os fãs do Android, podem ficar preocupados. De acordo com os últimos números de quotas de mercado, o iOS da Apple começou finalmente a ganhar pontos à liderança do Android. Enquanto o Android ainda representa a maior fatia de todas as remessas globais de smartphones, esse valor desceu. Entretanto, o iOS viu a sua quota de mercado aumentar durante o mesmo período. Então, o que está por detrás desta mudança? Seja qual for a razão, parece que a Apple está a começar a fazer alguns progressos reais contra o seu maior rival.

Android começa a perder quota de mercado para o iOS da Apple 1

StockApps (via Wccftech) aponta que, a quota de mercado global do Android diminuiu nos últimos anos, de 77,32% em 2018 para 69,74% em Janeiro de 2022. iOS tem vindo a ganhar terreno lentamente, passando de uma fatia de 19,4% da tarte mundial de smartphone para 25,49% nesse mesmo período.

A quota de mercado global do Android na liderança do iOS tem diminuído nos últimos anos

Enquanto o Android e o iOS detêm em conjunto quase 100% do mercado, no fundo do gráfico que acompanha esta história pode ver alguns dos sistemas operativos que existem, embora provavelmente não encontrará ninguém que conheça ou mesmo que passe na rua com um telefone a executar estes sistemas operativos. A viver neste grupo está o KaiOS que é uma plataforma baseada em Linux que dá aos telefones algumas capacidades semelhantes às dos smartphones, incluindo a capacidade de instalar aplicações.

Android's global lead over iOS is shrinking ever so slightly - Apple's iOS is slowly cutting into Android's global market share lead

A vantagem global do Android sobre o iOS está a encolher

Outros sistemas operativos ao longo do fundo do gráfico incluem Windows Phone, Tizen, Nokia’s S40, e iOS. Enquanto o Android é o SO móvel líder nos EUA, nas regiões que são rotuladas como “em desenvolvimento”, o Android tem uma enorme vantagem. Por exemplo, na Ásia, o Android tem uma quota de mercado de 81%, subindo para 90% na América do Sul.

Uma teoria para o aumento da quota de iOS é que a Apple tem sido capaz de fazer progressos nos mercados em desenvolvimento graças aos seus modelos iPhone SE de baixo preço. Até agora, porém, as vendas da última versão do iPhone “mais barato” têm sido pouco atractivas, segundo o analista de confiança da Apple Ming-Chi Kuo.

Mas não se pode negar que a economia de uma determinada região desempenha um papel importante na determinação de qual SO é favorecido em certos mercados. A quota do Android em África é de 84%, com 14% a possuir um telefone alimentado por iOS (um iPhone). Embora não seja tão dominante na Europa, no continente, o Android ainda se encontra em 69,32% dos smartphones, em comparação com a quota de 30% conquistada pelo iOS.

Na América do Norte, o iOS é o sistema operativo mais popular.

Na América do Norte, o iOS tem uma vantagem de 54% a 45% sobre o Android. Curiosamente, só em Maio de 2012 é que o Android assumiu a liderança mundial na quota de mercado dos sistemas operativos móveis com 23,81%. Symbian, que tinha estado no topo durante anos, caiu para terceiro com uma fatia de 20,25% da tarte mundial de sistemas operativos móveis e a quota de 22,95% detida pelo iOS colocou-o em segundo lugar atrás do Android.

A menos que a Apple reduza drasticamente os preços do iPhone ou o rendimento per capita aumente drasticamente nos países em desenvolvimento, é difícil imaginar um cenário em que o Android não mantenha o seu grande avanço para o iOS. Mas isso não significa que não haverá flutuações como as que vimos ao longo dos últimos anos, onde o iOS cortou na liderança global do Android.

A um nível individual, os consumidores têm a sua marca telefónica e sistema operativo favoritos. Certas características podem levar um indivíduo a comprar um dispositivo em vez de outro, mas olhando para o quadro geral, nenhum dos sistemas operativos apresenta uma característica particular obrigatória que mudaria as coisas. Isto significa que o preço é realmente a chave.

Embora a quota de mercado global do Android ainda esteja à frente do iOS, tem vindo a diminuir nos últimos anos. Isto pode ser largamente atribuído ao lançamento de novos iPhones e às mudanças nas preferências dos consumidores. Para se manter à frente da curva, é importante para os criadores do Android manter-se a par das últimas novidades e tendências tecnológicas. Felizmente, não precisa de procurar longe – AndroidGeek é a sua fonte única para todas as coisas relacionadas com o desenvolvimento do Android. Não deixe de nos consultar regularmente para as últimas actualizações!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!