Android 13 vai permitir o uso de Bluetooth LE (Low Energy) Audio

Parabéns á Samsung que começou a atualizar para One UI 4 (que inclui o Android 12) mais cedo do que o habitual. Ainda assim, os Pixels lideraram mais uma vez o caminho, provando que é sempre melhor quando o fabricante de um smartphone é também a mesma empresa que desenvolveu o sistema operativo em que o telefone funciona.

O Android 12 foi oficialmente lançado a 19 de Outubro. Muitos telefones Android têm ainda de ser atualizados para a última versão do Android. Parabéns á Samsung que começou a atualizar para One UI 4 (que inclui o Android 12) mais cedo do que o habitual. Ainda assim, os Pixels lideraram mais uma vez o caminho, provando que é sempre melhor quando o fabricante de um smartphone é também a mesma empresa que desenvolveu o sistema operativo em que o telefone funciona.

Android 13 vai permitir o uso de Bluetooth LE (Low Energy) Audio 1

O Android 13 suportará Bluetooth Low Energy que reduz o consumo de energia, mantendo a mesma qualidade de áudio

Mas não estamos aqui para discutir a fragmentação, pelo menos não hoje. Na verdade, estamos aqui para falar do suporte ao Bluetooth Low Energy Audio (LE Audio), que é a plataforma de áudio sem fios que o Android 13 aparentemente irá suportar a partir do próximo ano. O Bluetooth Low Energy Audio funcionará com streaming de áudio sem fios para auscultadores. Acabámos de ver o Google lançar uma das mais ambiciosas actualizações do Android em algum tempo e já estamos a pensar no próximo ano.

 

A commit found in the AOSP revealed some news about the LE Audio codec - Android 13 to support energy-sipping Bluetooth LE (Low Energy) Audio

 

De acordo com o AndroidPolice, O Editor Técnico Esper Mishaal Rahman notou um detalhe no Projecto de Código Aberto do Android (AOSP), revelando que o Google combinou o codec de áudio LE (LC3) e está a adicioná-lo às definições do sistema. O codec tem maior prioridade quando se liga a um dispositivo de áudio. Isto significa que os dispositivos suportados devem ter uma ligação ao LE Audio antes de tentar ligar-se a outro codec de áudio.

Rahman, que deixou a XDA em Outubro passado, diz estar “confiante” de que, quando o Android 13 for lançado em Outubro próximo, a funcionalidade estará pronta. E há algumas novidades para os utilizadores do Android que usem  Bluetooth LE Audio, incluindo uma melhor duração da bateria e uma ligação mais estável, tudo isto sem ter de suportar uma qualidade de áudio reduzida.

E como o Bluetooth LE Audio suporta múltiplos dispositivos, a partilha de áudio com mais do que um par de auscultadores é uma possibilidade. Você e os seus amigos podem ouvir o mesmo streaming de música diretamente do vosso telefone ou tablet. E imaginem aparelhos auditivos que oferecem a capacidade de fazer chamadas telefónicas semelhantes a auscultadores stereo sem fios, tais como os AirPods, Galaxy Buds, ou Pixel Buds.

A grande maioria dos auscultadores, auriculares e aparelhos auditivos ainda não suportam LE Audio; os auriculares que adicionarem tal suporte num futuro próximo serão caros. Os auscultadores Android que o vão suportar precisam de ter o Snapdragon 888 ou 865+. O Android 12 inclui um Bluetooth LP Audio API mas isso não é suficiente para incluir o suporte completo para a plataforma na mais recente construção do Android.

Vai gostar de saber:  Elon Musk diz que o metaverso é uma m€#& e que o Neuralink será melhor

O Android 10 foi a primeira versão do sistema operativo de código aberto a incluir o Bluetooth LE Audio streaming para aparelhos auditivos. Isto proporcionou suporte para auscultadores e auriculares compatíveis que proporcionaram grandes poupanças no consumo de energia sem perder a qualidade de áudio. Algumas pessoas que usam aparelhos auditivos precisam de poupar energia, uma vez que são usados todo o dia (exceto quando estão a dormir). E dessa tecnologia, nasceu o Bluetooth LE Audio.

O AndroidPolice citou recentemente Laurel Christensen, a responsável pela audiologia da GN Hearing. A empresa fabrica aparelhos auditivos avançados que requerem muito processamento e outra tecnologia de poupança de energia, mas Christensen disse “Temos de pensar no consumo de energia a partir dessa perspectiva. Queremos utilizar a menor quantidade de energia que pudermos para fazer de forma eficiente o streaming para música e para chamadas telefónicas”

Nem todos concordam que a qualidade de áudio não é afetada com Bluetooth Low Energy

O executivo também observou que a ASHA baseada em baixo consumo de energia Bluetooth se concentra na poupança de energia, de tal forma que pode ajudar a fazer durar a bateria durante todo o dia, mesmo quando se adiciona streaming a todo o outro processamento de áudio. Mas a afirmação de Christensen de que “não há qualquer compromisso de qualidade com Bluetooth de Baixa Energia” é posta em causa pelo Chefe de Engenharia de Whisper, Jan Linden.

Linden diz que com Bluetooth Low Energy, “a qualidade de áudio é ligeiramente inferior devido ao método de compressão de dados utilizado” À medida que nos aproximarmos das versões beta do Android 13 no próximo ano, iremos certamente ouvir mais sobre o Bluetooth de Baixa Energia e as suas capacidades de poupança de bateria.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!