Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico

A Asus, é uma marca que tem no seu portfólio produtos incríveis e de elevada qualidade e tem lutado para ganhar uma posição no mercado de smartphones desde 2014. Para sermos justos, muitos dos seus modelos ZenFone são tecnologicamente de primeira classe. Mas, apesar disso, a empresa tem uma participação de mercado que, mesmo na Ásia, está longe das suas ambições.

O panorama de smartphones Android é dominado por alguns fabricantes que açambarcam quase a totalidade do mercado e depois, um pequeno grupo de estoicos concorrentes depara-se com grandes desafios para dar a conhecer o seu trabalho.

Como sabemos bem, nem tudo aquilo que é consumido em maior quantidade é necessariamente a melhor opção para nós. No segmento de alta tecnologia, a batalha tem sido entre a Samsung e a Huawei, e outros como a Xiaomi e Oppo á espera do timing certo para entrar na luta.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 1

A Asus, é uma marca que tem no seu portfólio produtos incríveis e de elevada qualidade e tem lutado para ganhar uma posição no mercado de smartphones desde 2014. Para sermos justos, muitos dos seus modelos ZenFone são tecnologicamente de primeira classe. Mas, apesar disso, a empresa tem uma participação de mercado que, mesmo na Ásia, está longe das suas ambições.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 2

É por isso que vou tentar ser o mais assertivo possível quando vos digo que: Se estão á procura de um novo smartphone de topo, deem uma vista de olhos no ZenFone 7 Pro, não só porque tem todos os componentes de hardware que o colocam na primeira linha, mas também porque traz particularidades únicas que não vão ver em mais nenhum smartphone.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 3

O Asus ZenFone 7 Pro seduz com os seus recursos e preço, perfeito para aqueles que desejam um telefone rápido e repleto de recursos, sem ter que pagar uma quantia de quatro dígitos para comprar um topo de gama.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 4

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 5

 

Três câmaras que se transformam em seis

A característica mais notável do ZenFone 7 Pro é a secção giratória da câmara, que foi herdada do modelo do ano passado. Mas, claro, com novas - e mais - câmaras. O número agora é de três: grande angular, super grande angular e telefoto. E como ao mecanismo da câmara pode ser girado em 180 graus, todas as três ópticas podem ser usadas como câmaras selfie. Isto ajudou a que em Outubro de 2020 o Asus Zenfone 7 Pro tenha sido considerado o melhor smartphone para selfies pelo DxOMark.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 6
O truque de magia do ZenFone 7 Pro é o mecanismo de câmara giratória, o que significa que as três câmaras podem ser usadas em ambas as direções. (Foto: Asus)

A frente do telefone é totalmente dominada pela superfície de ecrã, na parte de trás encontramos em vidro preto azulado ou vidro branco madrepérola. N caixa encontramos duas capas, uma de plástico transparente para o uso diário e outra mais robusta para o uso mais radical. As capas protegem a parte traseira e as margens, mas não o ecrã em si, que é feito de Gorilla Glass 6.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 7
O Asus ZenFone 7 Pro está disponível em preto azulado e branco madrepérola. Em ambos os casos, a tampa frontal é completamente coberta pelo ecrã. (Foto: Asus)

O mais rápido disponível

Quanto ao processador, a Asus está na primeira fila. Qualcomm Snapdragon 865+ é o SoC mais rápido que era possível colocar num Smartphone quando foi lançado. O processador octa-core de 3,1 GHz é uma versão turbo do Snapdragon 865 , que como sabemos já era muito rápido.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 8

A versão profissional do ZenFone 7 possui 8 gigabytes de RAM e 256 gigabytes de armazenamento. Há também uma versão padrão do ZenFone 7, que tem as mesmas especificações, excepto que nos teremos que se contentar com 128 gigabytes de armazenamento e um processador Snapdragon 865 normal.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 9

Num smartphone de topo em 2020, é claro que há suporte para 5G. Para que estejamos preparados quando a rede for lançada nos próximos meses.

Ecrã de topo de classe

O ecrã do ZenFone 7 Pro agora tem até 6,7 polegadas. E onde no ZenFone 6 tivemos que nos contentar com um ecrã IPS, desta vez temos um ecrã AMOLED com taxa de atualização de 90 Hz. A resolução é FHD + (2400 x 1080), superada apenas por poucos concorrentes. A Asus está, portanto, pronta para competir em pé de igualdade com a Huawei, Motorola e Xiaomi.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 10
O ecrã é grande e brilhante AMOLED de 6,7 polegadas. (Foto: Asus)

Sem entalhes nem buracos

A câmara rotativa, é o resultado de um excelente trabalho que a Asus fez para dar aos utilizadores um ecrã grande sem entalhes e orifícios para a câmara.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 11

As cores são vivas e conseguimos aumentar o brilho para até 700 nits, o que significa que é possível realmente ler o ecrã mesmo sob luz solar (moderada).

Relacionado:  Google cancelou o YouTube Rewind deste ano porque foi para esquecer

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 12

A  Asus foi uma das últimos a manter o conector de minijack para saída de fone de ouvido analógico. Esta ligação foi sacrificada este ano devido aos requisitos de espaço que ocupa no interior. Eu na verdade já não sinto nenhuma falta do Jack de 3,5mm, estou totalmente rendido ás excelentes opções de qualidade que há no segmento de fones de ouvido sem fio.

Câmaras excelentes

É claro que um smartphone FlagShip em 2020 não se pode ficar por duas câmaras traseiras, o mecanismo giratório da câmara contém três lentes realmente boas e polivalentes para diferentes propósitos.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 13
Existem três câmaras no ZenFone 7 Pro: uma super grande angular, uma ótica telefoto e uma grande angular de 64 megapixels como a câmara principal. (Foto: Asus)

A câmara principal é uma lente grande angular, equivalente a 26 mm no antigo formato analógico de 35 mm. O sensor Sony IMX686 possui resolução de 64 megapixels e estabilização de imagem ótica de quatro eixos.

A câmara super grande angular, que corresponde a uma ótica de 14 mm, apresenta com 16 megapixels, e a teleobjetiva possui um sensor de 8 megapixels e uma distância focal correspondente a uma lente de 80 mm. Esta oferece zoom óptico de 3x, ao contrário da câmara principal com zoom digital, que simplesmente corta a imagem quando fazemos zoom de 12x.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 14

As capacidades das câmaras também brilham durante a gravação de vídeo. Podem filmar em até 8K a 30 quadros por segundo. E se se conseguirem contentar com Full HD e 60 quadros por segundo, têm acesso a uma estabilização de movimento realmente funcional, que quase que parece que temos o smartphone montado num gimbal. O HyperSteady não transforma o Smartphone numa Steadicam profissional mas pode tornar os vossos vídeos uma experiência mais elaborada.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 15

A captura de imagens panorâmicas é outro truque especial ZenFone 7, pois são tiradas automaticamente ao girar o mecanismo da câmara. Parece e funciona bem.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 16
A câmara rotativa pode ser usada para imagens panorâmicas motorizadas. (Foto: Asus)

Asus ZenFone 7 Pro: Benchmarks

Graças ao processador Snapdragon 865+, o desempenho do ZenFone 7 Pro está entre os melhores que já testámos. Mesmo ao nível do formidável Samsung Galaxy Note 20 Ultra 5G.

Uma pontuação no Geekbench 5 de 1.000 em single-core e 3.381 em multi-core é nada menos que excelente. O Xiaomi Mi 10 Pro, OnePlus 8 Pro e Huawei P40 Pro chegam perto - mas não fazem tanto. O teste gráfico 3DMark Sling Shot Extreme também bateu um recorde com uma pontuação de 7.800.

Análise ZenFone 7 Pro | Um "Autobot" fantástico 17

A bateria de 5000 mAh está entre as maiores do mercado. No teste de bateria PC Mark 2.0 o Zenfone 7 Pro aguentou 12 horas em full power. É excepcionalmente bom em autonomia, o risco de ficarem sem bateria antes do fim do dia é virtualmente inexistente.

Conclusão

O Asus ZenFone 7 Pro não é apenas o melhor smartphone da Asus até hoje. Quando falamos de velocidade bruta, também é dos smartphones mais rápidos que testámos. Na vertente de câmara, está ao nível dos melhores do mercado. E embora o modelo de topo seja caro, é um pouco mais barato que outros smartphones com o mesmo processador, resolução de ecrã e espaço de armazenamento.

Mesmo que a vossa escolha acabe por recair num "tradicional" Samsung ou Huawei, confiem em mim que este Zenfone 7 Pro merece pelo menos ser considerado.

80%
Um Transformer Fantástico!
  • Design
  • Ecrã
  • Performance 8
  • Autonomia
  • Câmaras
  • Originalidade

O Asus ZenFone 7 Pro não é apenas o melhor smartphone da Asus até hoje. Quando falamos de velocidade bruta, também é dos smartphones mais rápido que testámos. Na vertente de câmara, está ao nível dos melhores do mercado. E embora o modelo de topo seja caro, É um mais barato que outros smartphones com o mesmo processador, resolução de ecrã e espaço de armazenamento.

Mesmo que a vossa escolha acabe por recair por um "tradicional" Samsung ou Huawei, confiem em mim que este Zenfone 7 Pro merece pelo menos ser considerado.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!