Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo

Xiaomi 12T

Este smartphone topo de gama está equipado com o mais recente e melhor hardware disponível, e é certo que vai satisfazer até os mais exigentes. Com um CPU Mediatek Dimensity 8100 e um ecrã AMOLED com uma taxa de actualização de 120Hz, o Xiaomi 12T é mais do que capaz de lidar com qualquer tarefa que lhe possa ser atribuída.

Está à procura de um smartphone que consiga lidar com qualquer tarefa que lhe atire? Bem, não procure mais longe do que o Xiaomi 12T. Este smartphone topo de gama está equipado com o mais recente e melhor hardware disponível, e é certo que vai satisfazer até os mais exigentes.

Com um CPU Mediatek Dimensity 8100 e um ecrã AMOLED com uma taxa de actualização de 120Hz, o Xiaomi 12T é mais do que capaz de lidar com qualquer tarefa que lhe possa ser atribuída. E a sua grande bateria significa que pode permanecer produtivo durante todo o dia sem ter de se preocupar em ficar sem energia.

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 1

Mas isso não é tudo. O Xiaomi 12T também vem com três câmaras traseiras e uma câmara frontal de 20mp, para que possa capturar fotografias e vídeos espantosos, independentemente de onde se encontre. E a sua conectividade 5G significa que pode tirar partido da mais recente e melhor tecnologia disponível.

Análise Xiaomi 12T

Com o recente lançamento do Xiaomi 12T Pro, muitas pessoas têm os olhos postos no primeiro smartphone da empresa com um sensor de 200MP. Mas o 12T tem também um impressionante sensor de 108MP e não pode nem deve ser menosprezado, pelo que , aqui está a nossa análise a este topo de gama compacto da Xiaomi.

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 2

Vamos continuar a utilizar os nossos seis pontos habituais quando se trata de um smartphone – e vamos passar mais tempo a falar sobre as câmaras porque esse é o principal destaque deste telefone.

Design

Começando com o Design, está tudo bem aqui. O acabamento do painel traseiro, muito fino e mate, é fantástico de tocar; não apanha impressões digitais e oferece alguma aderência. Ainda pode escapar dos dedos se não usar uma capa, mas é melhor do que aqueles telefones com acabamento espelhado super brilhante.

O painel traseiro curva para a moldura do telefone e o ecrã permanece completamente plano – e eu gosto.

Display

 

Por falar no ecrã, esta é a primeira vez que Xiaomi usa o seu novo nome, chamado “CrystalRes” O que o torna tão especial, que merece um novo nome? Bem, acho que é a resolução. Em vez de ficarem com o ecrã padrão de 1080p, atualizaram para uma resolução de 2712×1220 pixels. Embora não pareça um enorme incremento na resolução sobre os ecrãs 1080p que utilizavam no passado, ainda assim é uma boa atualização.

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 11
Xiaomi 12T

O ecrã Xiaomi 12T CrystalRes AMOLED é perfeito para aqueles que querem a melhor experiência de visualização. Com uma resolução de 1220p e mais de 68 mil milhões de cores, este ecrã oferece grande clareza, detalhe de cor e eficiência energética. Além disso, o visor AdaptiveSync ajuda a maximizar a duração da bateria, ajustando automaticamente as taxas de atualização com base no conteúdo. Cores vivas e alto contraste são também garantidas com o visor Adaptive True Display.

Para combinar com o visual, o Xiaomi 12T vem equipado com duas colunas Dolby Atmos para uma excelente experiência áudio.

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 12
Xiaomi 12T

Continua a manter uma taxa de renovação de 120Hz a precisão da cor cobre cerca de 99,42% do sRGB e 93,28% do DCI-P3. Embora não seja o melhor, ainda é muito bom em comparação com outros smartphones no mercado.

Quanto ao brilho máximo, pode atingir cerca de 520 nits e pode ser utilizado ao ar livre de forma confortável. O meu único reparo é que o scanner de impressões digitais é colocado demasiado baixo e não é ergonómico para usar.

Bateria e Autonomia

Antes de entrarmos nas partes mais sérias do telefone, quero falar rapidamente sobre a duração da bateria. Temos uma bateria de 5.000mAh que dura o suficiente para não termos de nos preocupar.

O Xiaomi 12T é perfeito para aqueles que querem uma boa duração da bateria. Com uma bateria de 5.000mAh e uma HyperCharge de 120W, o Xiaomi 12T pode durar até 13,5 horas de tempo de ecrã e ser carregado a 100% em apenas 19 minutos.

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 13

Velocidade de carregamento

O Xiaomi 12T Pro também vem com um carregador de 120W na caixa. Fiz um total de 3 testes de velocidade de carregamento apenas por diversão. O primeiro é o por defeito. Quando se retira o telefone e se carrega, na verdade, demora cerca de 30 minutos a chegar aos 100%.

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 14

Depois, se entrarmos no menu de definições e activarmos a opção “boost charging”, podemos de facto carregá-lo a 100% em pouco menos de 20 minutos. Xiaomi tem uma lista de avisos se quiser activar a função de carregamento de impulso, por isso certifique-se de que sabe o que está a fazer.

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 15

Parece que Xiaomi está a fazer tudo o que pode para assegurar o carregamento mais rápido e suspende literalmente todas as aplicações.

E isto é o que chamamos tecnologia de carregamento proprietária. Terá de usar o próprio carregador e cabo de Xiaomi para atingir essa alta velocidade de carregamento. Quando a Xiaomi eventualmente não incluir um carregador dentro da caixa, isto será um grande problema.

Performance

Muito bem, vamos agora falar sobre o Desempenho. Este telefone Xiaomi é alimentado pelo novo MediaTek Dimensity 8100. O desempenho que podemos obter deste telefone é soberbo e adoro a experiência de jogo tks.nas mais altas configurações gráficas.

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 16
Xiaomi 12T

Se procura um chipset potente e eficiente, a MediaTek tem aqui uma boa opção com o Dimensity 8100-Ultra. Construído sobre o processo de fabrico TSMC 5nm, este chip é mais rápido e mais eficiente do que nunca. Com uma estrutura totalmente nova de GPU, oferece um desempenho até 30% melhorado e eficiência energética em comparação com o seu predecessor. Além disso, o relógio, a cache e as velocidades de armazenamento são todos maximizados para uma experiência de utilizador extremamente rápida. Quer esteja a captar fotografias e vídeos , a ver filmes, ou a navegar nas redes sociais, o Dimensity 8100-Ultra tratará de tudo com facilidade.

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 11
Xiaomi 12T

Fizemos o nosso teste de jogo e pode verificá-lo no canto superior direito ali. E embora algumas pessoas comentassem que parece que a taxa de quadros não é tão consistente, eu argumentaria que é porque não liguei o “modo de desempenho” Como vê, o Game Turbo recebeu uma actualização que inclui uma nova interface e algumas novas funcionalidades, uma das quais é o novo modo de desempenho que também mostra o FPS. Infelizmente, não temos um widget flutuante para monitorizar os FPS enquanto jogamos. Mas, no entanto, o desempenho do jogo é fantástico.

Software – MIUI 13.0.2

Ok, para além do Game Turbo, a Xiaomi também atualizou algumas coisas em termos do software. Nesta construção de MIUI 13.0.2, temos algo chamado GetApps. Esta nova aplicação é essencialmente a própria loja de aplicações de Xiaomi que também serve como atualizador de aplicações do sistema – tal como a Galaxy Store da Samsung.

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 18

Não sei porque Xiaomi decidiu que este é um bom momento para ter a sua própria loja de aplicações, mas não é muito importante, na verdade. Abre a possibilidade de Xiaomi colaborar com algumas outras aplicações ou jogos para ter algum negócio de exclusividade, ou algo do género. Só significa que agora, se quisermos atualizar as aplicações do sistema, vamos utilizar esta aplicação em vez do Google Play Store.

Para além disso, Xiaomi também prometeu 3 gerações de atualizações do SO Android e 4 anos de patches de segurança para a série 12T. Esta é uma boa notícia para todos!

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 23

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 24

Acho que algumas coisas nunca mudam com MIUI porque tudo o resto sobre MIUI continua a ser o mesmo de que falámos anteriormente. O menu de definições continua confuso e ainda não consigo encontrar a opção timeout do ecrã no menu “display”. Encontra-se no menu “ecrã de bloqueio”.

Câmaras

Agora está na altura de falar das câmaras. O Xiaomi 12T tem um total de 3 câmaras e vamos focar a câmara principal com aquele sensor de 108MP. Quero apenas agradecer a Xiaomi por ter incluído um OIS adequado. Fiquei genuinamente surpreendida desde que vocês a retiraram no 11T Pro do ano passado.

Com o sistema de câmara tripla do Xiaomi 12T, pode tirar fotografias surpreendentes de dia ou de noite, seja qual for a ocasião. A câmara de ângulo amplo de 108MP é perfeita para captar paisagens ou grandes grupos, enquanto que a câmara de ângulo ultra-largo de 8MP é óptima para captar toda a ação num espaço apertado. E para grandes planos e fotos de detalhe, a macro-câmera de 2MP vem a calhar.

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 25

O sistema profissional de imagem OIS do Xiaomi 12T assegura que as suas fotografias sejam sempre rápidas de tirar, focadas e sem desfoque, enquanto que as poderosas funcionalidades de software como o modo noturno e o vídeo ultra noturno fornecem imagens nítidas e brilhantes mesmo em condições de pouca luz. Assim, quer seja uma mega estrela ou apenas queira tirar fotografias como o comum dos mortais, o Xiaomi 12T faz o trabalho na perfeição.

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 26
Xiaomi 12T

Uma coisa que quero destacar é que não podemos usar o modo manual – ou modo Pro como a Xiaomi lhe chama – para tirar fotografias de 108MP. Por agora só temos a capacidade de tirar fotos de 50MP em modo manual. Por favor Xiaomi, adicionem a opção de tirar fotos de 108MP usando o modo manual. Isto iria permitir tirar fotografias extraordinárias com este telefone.

Então, deve tirar fotos de 50MP ou 108MP? Digo apenas isto – se o objetivo for publicar numa rede social, então não vai ver qualquer diferença.

Há mais algumas coisas a mencionar

Não há slot para cartões microSD – por isso, estamos limitados ao armazenamento interno. Isto pode ser um problema, uma vez que aquelas fotos de 108MP e os vídeos de 4K 60fps estão a ocupar muito espaço de armazenamento.

Especificações smartphone Xiaomi 12T

  • Dimensões: 163,1 mm x 75,9 mm x 8,6 mm (altura x largura x espessura)
  • Peso: 202 gramas
  • Vidro frontal Corning Gorilla 5
  • Cores: Preto, Prateado, Azul
  • Câmara grande angular de 108 MP (Samsung ISOCELL HM6, Sensor 1/1.67″
  • Abertura focal de f/1.69, lentes 8P, 85° FOV; Suporta OIS
  • Vídeo HDR10+ em 8K
  • Câmara ultra grande angular de 8 MP, Sensor 1/4″, pixel 1.12μm, f/2.2, 120° FOV
  • Câmara macro de 2 MP, Sensor 1/5″, píxel 1.75μm, f/2.4
  • Câmara frontal de 20 MP, Sensor 1/3.47″, píxel 0.8μm, f/2.24, 78° FOV
  • Ecrã CrystalRes AMOLED DotDisplay de 120 Hz e 6,67″ polegadas,
  • Formato 20:9, 2712 x 1220, 446 ppi (densidade de pixeis)
  • 120 Hz de taxa de atualização, mais de 480Hz de taxa de amostragem por toque
  • Ecrã AdaptiveSync: 30Hz/60Hz/90Hz/120Hz, Brilho: 500 nits (typ), HBM 900nits
  • Dolby Vision, HDR10+, True Display, HDR adaptativo
  • Sensor de impressões digitais no ecrã
  • Processador MediaTek Dimensity 8100-Ultra, TSMC 5 nm
  • Armazenamento LPDDR5 + UFS 3.1
  • 8 GB + 128 GB, 8 GB + 256 GB
  • MIUI 13 baseada no Android 12
  • Bateria de 5,000mAh (typ), HyperCharge 120 W
  • Xiaomi AdaptiveCharge – Inclui carregador 120 W
  • Altifalantes duplos, Sistema de som Harman Kardon, Dolby Atmos
  • Dual SIM, Suporta NFC, Bluetooth 5.2, 5G: Suporta NSA + SA
  • Rede: 5G: n1/n3/n5/n7/n8/n20/n28/n38/n40/n41/n66/n77/n75/n78
  • Wi-Fi 6

Deve comprar o Xiaomi 12T Pro?

Para isso, tempo de conclusão. Vamos falar primeiro sobre o preço. Na Malásia, está disponível em duas variantes – 8GB de RAM com 128GB de armazenamento – e eu diria apenas para obter a versão de 8GB de RAM porque já explicámos noutro vídeo – vejam-no no canto superior direito – que qualquer coisa com mais de 8GB de RAM será subutilizada.

Análise Xiaomi 12T. Topo de gama compacto com desempenho de topo 41
Xiaomi 12T

 

Então, por fim, devem comprar o Xiaomi 12T ? Eu diria que sim. Se jogam no vosso telefone, este telefone é um dos smartphones mais baratos que pode comprar hoje com o MediaTek Dimensity 8100. Se estiver interessado no sensor de câmara de 108MP, então certifique-se de que sabe no que se está a meter e certifique-se de que se adequa à sua utilização. A cor e o detalhe são comparáveis a qualquer outro smartphone desta gama, mas a maior vantagem é quando começa a fazer ampliamos as imagens registadas.

Eu diria que este telefone também é bastante bom para videografia, uma vez que tem um sistema OIS adequado e gravação 4K 60fps.

82%
Topo de gama compacto com desempenho de topo

Análise Xiaomi 12T

Então, deve comprar o Xiaomi 12T? Em última análise, eu diria que sim. Este telefone é um grande valor pelo preço, com características que rivalizam com os smartphones mais caros. O chipset MediaTek Dimensity 8100 assegura um desempenho suave, e o sensor de câmara de 108MP proporciona uma excelente qualidade de imagem.

  • Design
  • Display
  • Autonomia/Carregamento
  • Desempenho
  • Câmaras

Quer seja um entusiasta da fotografia ou apenas precise de um telefone fiável para uso diário, o Xiaomi 12T é uma óptima opção.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!