Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Wiko View5 Plus. Um monstro de autonomia com alguns calcanhares de Aquiles

O Wiko View5 Plus, um dispositivo de linha económica, que se situa na gama dos 200 euros e que já passou pela nossa mesa de análise. Um aparelho modesto em especificações que não se desvia muito da média da sua categoria, mas que possui uma arma secreta não tão secreta:

A Wiko é uma marca que normalmente não causa muita sensação quando apresenta novos produtos, embora não tenha dispositivos que sejam benchmark na sua categoria de desempenhoou preço, a Wiko mantêm uma filosofia razoavelmente constante. O  Wiko View5 Plus é um excelente exemplo disso, um dispositivo de linha económica, que se situa na gama dos 200 euros e que passou agora pelas nossas mãos para análise.

O Wiko View5 Plus é um aparelho modesto em especificações que não se desvia muito da média da sua categoria, mas possui uma arma secreta não tão secreta: uma autonomia que pode fazer a diferença na decisão de compra. Vamos analisar em detalhe o que oferece o irmão mais velho da série Wiko View5.

Wiko View5 Plus, especificações técnicas

Wiko View5 Plus
EcrãLCD IPS de 6,55 polegadas com resolução HD +
267 PPP
ProcessadorMediaTek Helio P35
IMG GE8320
Versões128/4 GB
MicroSD
Máquinas fotográficas48 megapixels 8 megapixels super grande angular 120º 2 megapixels bokeh

Macro de 5 megapixels

Câmara frontal8 megapixels
Bateria5.000 mAh
sistema operativoAndroid 10
Dimensões e peso165,95 x 76,84 x 9,3 mm
201 gramas
Conectividade e outrosDoble SIM 4G WiFi 5 Bluetooth GPS Rádio FM USB tipo C

Entrada para fone de ouvido

OutrasLeitor de impressão digital traseiro
Preço219€ na FNAC
WIKO View5 Plus - Smartphone HD + IPS de 6,55 ”(bateria de 5000mAh para 1 semana de uso com 2 cargas, câmera Quad 48MP, ROM 128GB, RAM 4GB, Octa Core) Aurora Blue

Um design de muito sucesso com nuances

Análise Wiko View5 Plus. Um monstro de autonomia com alguns calcanhares de Aquiles 1

 

O Wiko View5 Plus não é , de todo, um telefone pequeno com os seus mais de 16,5 centímetros de altura ou quase 9,5 milímetros de espessura, nem é leve com os seus 201 gramas de peso, mas a verdade é que é muito confortável na mão . Talvez seja confortável de usar porue se trata de um telefone bastante equilibrado que tem dimensões e peso ligeiramente superiores ao normal porque tem lá dentro uma bateria épica.

Estamos diante de um modelo com uma caixa de plástico traseira que resiste muito bem a impressões digitais, apesar de ter uma camada de brilho, e que encaixa muito bem no ecrã mal se percebe a transição entre um material e outro. Em termos de estrutura, é um smartphone bastante com o painel de botões à direita e à esquerda reservado para a bandeja tripla para SIMs e microSD.

Análise Wiko View5 Plus. Um monstro de autonomia com alguns calcanhares de Aquiles 2

Talvez a decisão de colocar o botão do assistente (que o possui) bem no meio dos botões de volume (acima) e liga / desliga (abaixo) seja questionável, pois isso faz-nos pressioná-lo por engano mais vezes do que seria desejável . A porta dos fones de ouvido está na parte superior e a porta USB Type-C para carregamento e transferência de arquivos fica por baixo, assim como a coluna alta-voz.

Análise Wiko View5 Plus. Um monstro de autonomia com alguns calcanhares de Aquiles 3

A parte traseira está reservada para o módulo da câmara, que é colocado na parte superior esquerda e tem uma forma retangular, e para o leitor de impressão digital que está centralizado, sobre o logotipo da marca. O resto deste Wiko View5 Plus está completamente limpo. O telefone é robusto, por isso devemos ser capazes de usá-lo sem uma capa protetora sem muitos problemas.

Análise Wiko View5 Plus. Um monstro de autonomia com alguns calcanhares de Aquiles 4

Quanto ao ecrã, é um LCD de 6,55 polegadas com um nível de brilho bastante aceitável que nos permite vê-lo sem problemas mesmo no exterior. No geral estamos a falar de um bom ecrã, com cores vivas sem saturar e que também podemos ajustar com a configuração clássica de temperatura de cor na secção ecrã.

 

O som do telefone é muito bom, tanto com a coluna inferior, potente e límpida mesmo forçando o volume, tanto com o conector de fone de ouvido. A qualidade é muito surpreendente para um dispositivo nessa faixa de preço e também conseguimos uma boa qualidade via Bluetooth.

Autonomia é o Super Poder deste Wiko View5 Plus

Temos que ser realistas quanto ao possível desempenho que podemos extrair deste Wiko View5 Plus, o MediaTek Helio P35 que o alimenta mostra claramente de que gama estamos a falar, a de entrada.

Mesmo assim, o telefone tem alguns argumentos que ajudam a que tenhamos uma experiência de utilização agradável, tal como os seus 4 GB de RAM ou os 128 GB de espaço interno com o qual podemos armazenar praticamente tudo. Mesmo assim, é uma linha de entrada e comporta-se como tal.

Wiko.. vamos ter que falar sobre o significado da palavra "ilimitada"
Wiko.. vamos ter que falar sobre o significado da palavra "ilimitada".

Estamos perante um telefone com Android 10 sem skinproprietária. Dificilmente encontramos bloatware além da recomendação de instalar aplicações e jogos de terceiros que podemos ignorar, temos, portanto, um sistema bastante limpo que usa o Android Stock, a versão base que o Google distribui aos fabricantes.

Deixamos abaixoi os testes de desempenho.

 

Análise do Wiko View5 Plus
WIKO VIEW5 PLUSHUAWEI Y6SSAMSUNG GALAXY M30SREALME 6I
PROCESSADORHelio P35Helio P35Exynos 9611Helio G80
RAM4GB3 GB4GB4GB
ANTUTU112,77496.579153,232200.814
3D MARK457---
PCMARK WORK5,7473,9575,6008.769

 

O Wiko View5 Plus comporta-se bem na maioria das vezes. O sistema funciona perfeitamente, embora tenha pequenos lags de vez em quando E, sim, este equipamento tem uma performance exemplar quando falamos de representar textos, como navegar na web, ler documentos longos e assim por diante. Quanto ao lançamento de apps e jogos, o processo não é particularmente rápido, mas abre e, uma vez em primeiro plano, a fluidez é aceitável. Claro, é melhor esquecermos os jogos pesados ​​porque o telefone bloqueia. Basta testar um jogo Clash Royale para ver do que estou a falar.

Autonomia: o ponto que faz a diferença no Wiko View5 Plus

 

O ponto forte deste Wiko View5 Plus está, sem dúvida, na secção de autonomia. 5.000 mAh, sem carregamento rápido, sim, mas muito bem geridos. O modo smart saving que chega já pré-ativado (embora possamos alterá-lo) em conjunto com um ecrã HD que não consome demais unem-se para nos oferecer dias, literalmente, de autonomia. Nos testes que realizamos obtivemos autonomias de dois e três dias sem problemas e todos eles superiores a 10 e 11 horas de uso de ecrã. Este Wiko View5 Plus é um titã em matéria de energia, um modelo a recomendar para quem quer sair de casa com 20% de bateria restante sem se preocupar muito.

 

Análise do Wiko View5 Plus

Por fim, e antes de falar sobre as câmaras, esta é a altura ideal falar sobre o leitor de impressão digital do telefone. Localizado atrás do dispositivo, esperávamos mais dele. Não sabemos se é mais culpa do próprio sistema ou do leitor, mas a verdade é que o desbloqueio do telefone é lento. Quase um segundo desde o momento em que colocamos o dedo até o ecrã nos permitir operar o telefone, e às vezes não consegue reconhecer. Se quiserem um conselho, é melhor usar o padrão de desbloqueio para acelerar o processo.

 

Câmaras Wiko View5 Plus

Chegamos ao setor de câmaras como última paragem antes das conclusões e da conclusão, estamos perante um telefone com uma câmara frontal de 8 megapixels e com quatro câmaras na traseira. Temos 48 megapixels para a lente principal, 8 megapixels para a segunda e super grande angular, 5 megapixels para a terceira com foco macro e 2 megapixels para a última, embora tenhamos um leitor de profundidade que não produz imagens per se. Mas vamos começar pelo software de câmara.

 

Análise Wiko View5 Plus. Um monstro de autonomia com alguns calcanhares de Aquiles 5

 

A aplicação de câmara deste Wiko View5 Plus é de acordo com o padrão dentro do que costumamos encontrar no cenário deste segmento. As funções são bastante visíveis embora tenhamos demorado um pouco a habituarmos ao super grande angular, com um ícone flutuante, e descobrimos que o modo Macro estava muito escondido após uma primeira leva de opções. De resto, funcional e sem muita tralha técnica além do facto de podermos adicionar stickers e efeitos de realidade aumentada às selfies.

Com boa luz, o Wiko View5 Plus tem um desempenho muito bom em cores, definição e faixa dinâmica para dar pontos ao desempenho da câmara principal, com boa luz não há problema além da eventual decisão de aumentar o brilho das margens dos objetos mesmo sem o HDR ativado. O foco é rápido, as fotos são tiradas com pouco atraso e precisaríamos apenas, talvez, de uma cadência de tiro mais elevada para lhe dar uma boa nota. É uma questão de gosto, claro, mas é difícil tirar mais de uma ou duas fotos por segundo.

Quando a noite chega o Wiko View5 Plus mostra claramente porque o seu preço é tão apelativo. O ruído é evidente, o foco torna-se errático, as fotos ficam mais lentas e é fácil, talvez fácil demais termos fotos desfocadas. À noite a câmara é mais documental do que fotográfica. Registamos eventos, mas dificilmente serão para rever. E deve ser mencionado que esta câmara tem um problema ao focar fontes de luz. os reflexos e Lens Flare são por demais evidentes.

Temos, como dissemos antes, uma câmara super grande angular e esta é, sem dúvida, uma lente muito bem resolvida. Nas margens temos um belo efeito curvo que está lá mas não é muito pronunciado, e em geral as fotografias são vistosas, com boa cor, mas sem saturação. É uma câmara menos exuberante do que a principal, pelo que,  à noite é melhor não usar este modo.

O macro dá bons resultados, mas é muito, muito fácil saírem fotos desfocadas.
O foco é aceitável para um smartphone deste nível de preço, com possibilidade de se aproximar de seis ou sete centímetros do objecto a ser fotografado, mas é muito fácil a fotografia ficar borrada porque os objetos facilmente saem do foco. Uma câmara complexa que com paciência pode dar bons resultados embora, como dizemos sempre , torna-se "a câmara possível" nesta configuração. 

Chegamos ao desfoque, a última etapa antes das selfies, e aqui entramos numa área cinzenta. Algumas fotografias com contornos totalmente definidos, mesmo em situações complexas, e outras com má leitura dos planos que dá origem a maus resultados finais. Tenham em mente que o bokeh feito com lentes específicas para isso é sempre artificial e nem sempre funciona bem. E no caso do Wiko View5 Plus, não funciona muito bem.

 

Análise Wiko View5 Plus. Um monstro de autonomia com alguns calcanhares de Aquiles 6

Selfies com o Wiko View5 Plus: são boas com boa luz. Sem problemas durante o dia, com foco rápido e fotos bem definidas, mas os problemas surgem assim que a luz cair um pouco, sem precisarem ser mesmo de noite. A falta de brilho causa ruído e, às vezes, problemas de equilíbrios de brancos.
Análise Wiko View5 Plus. Um monstro de autonomia com alguns calcanhares de Aquiles 7

Wiko View5 Plus, conclusão

Como vimos durante a análise deste Wiko View5 Plus, é um telefone no qual coexistem resultados muito díspares em termos das suas características. Por um lado temos um ecrã com bom desempenho e boa visibilidade, que integra de forma excelente no corpo. O interior do telefone, no entanto, não é do melhor que já vimos.

Bom ecrã, bom design e autonomia espetacular para um concorrente da gama mais competitiva do mercado

O processador sofre quando apertado e não consegue lidar com jogos pesados, e alguns deles não deveriam representar um problema tão grande. Mesmo com 4 GB de RAM, a multitarefa não ocorre tão bem quanto esperado. Mas dependendo das vossas necessidades, podem ter o que desejam numa enorme autonomia que pode transformar este telefone em objecto de desejo para quem procura um telefone para redes sociais, mensagens e pesquisa na internet. Com energia para muitooo tempo.

 

64%
Competente

Mnostro de autonomia

Como vimos durante a análise deste Wiko View5 Plus, é um telefone no qual coexistem resultados muito díspares em termos das suas características. Por um lado temos um ecrã com bom desempenho e boa visibilidade, que integra de forma excelente no corpo. O interior do telefone, no entanto, não é do melhor que já vimos.

  • Design
  • Ecrã
  • Performance
  • Autonomia
  • Ecrã
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!