Análise vivo V23 5G. A vivo sabe bem o que faz

Design e construção Acabamento com mudança de cor bordos quadrados em estilo iPhone Traseira de vidro O Design do Vivo V23 destaca-se de algumas formas. A primeira coisa a ter em conta é a cor.

O Vivo V23 é o mais modesto dos dois telefones da série V23, o mais recente da linha de smartphones da empresa focada em seflies e estilo.

Tendo isso em mente, o V23 partilha exatamente a mesma câmara de selfie dupla que o mais potente V23 Pro, juntamente com o seu invulgar design que muda de cor, embora desta vez esteja envolto numa moldura quadrada que faz lembrar os aparelhos da empresa da maçã.

Design e construção

  • Acabamento que muda de cor
  • Margens quadradas ao estilo iPhone
  • Traseira de vidro

 

A primeira coisa a ter em conta é a cor. Sim, o preto é uma opção, mas o acabamento “Sunshine Gold” é muito mais interessante – parece dourado na maior parte do tempo mas muda para um turquesa profundo quando o vidro apanha a luz. É uma um pormenor, mas muito interessante, e é provável que apareça em mais telefones este ano. A Realme já clonou a tecnologia para os seus telefones “Realme 9 Pro”.

Análise vivo V23 5G. A vivo sabe bem o que faz 1

O facto de a parte traseira do telefone estar envolta em vidro é um ponto alto, porque a este preço é muito comum telefones com corpo de plástico. Sim, o vidro é mais frágil – por isso alguns podem ver esta decisão a vivo como um ponto negativo – mas ajuda a fazer o V23 parecer muito mais caro do que é.

Em todos os detalhes fica evidente o quanto o vivo V23  se parece com um iPhone. Há o entalhe largo no ecrã – graças às câmaras duplas de selfie – mas mais importante é a escolha de usar margens quadradas dos lados do corpo. Deixa o V23 condenado a ser apelidado de “clone” do iPhone mas quando se fala de linguagem de design, a Apple não é uma má referência. Mesmo assim, se não for um fã, o V23 Pro opta por arestas curvas, e por isso parece muito mais único e original.

Análise vivo V23 5G. A vivo sabe bem o que faz 8

 

Graças à relação de aspecto mais alta e mais fina deste telefone em comparação com os aparelhos Apple, este seja de facto mais confortável de segurar do que a maioria dos iPhones, com os cantos menos susceptíveis de escapar nas palmas das mãos. Também pesa apenas 179g, o que é leve para um telefone moderno.

Análise vivo V23 5G. A vivo sabe bem o que faz 9

Embora tenhamos um vidro Schott Xensation Up (um concorrente do Gorilla Glass) a proteger o ecrã, não existe esta segurança no vidro traseiro, nem existe uma classificação IP para a resistência ao pó e à água. Isto pode ser uma desilusão, porque significa que, por muito bonito que seja o design do telefone, vai definitivamente querer tapá-lo com uma capa o mais rápido possível.

Ecrã e Som

  • Um ecrã AMOLED de tamanho médio com uma taxa de actualização de 90Hz e um altifalante pouco entusiasmante.

O V23 tem um ecrã de 6,44 polegadas – um tamanho mediano pelos padrões modernos do Android – com uma taxa de actualização de 90Hz. Isto pode parecer decepcionante em comparação com os aparelhos de 120Hz agora comuns, mas a Vivo deu prioridade à colocação de um painel AMOLED, o que significa que temos uma grande reprodução de cores e pretos profundos, para além das animações suaves trazidas pela taxa de actualização de 90Hz.

Ter um visor AMOLED também tem a vantagem de permitir um leitor de impressões digitais no visor. Este é bastante rápido e fiável, e não tenho queixas sobre ele. O desbloqueio facial é também uma opção, graças às câmaras frontais.

 

Quanto ao áudio, não temos som estéreo infelizmente. Há um único altifalante na parte inferior, mas para ser honesto, não é grande coisa. Consegue atingir um volume alto, mas mesmo em volumes mais baixos, há uma distorção no som, e poucos graves mesmo tendo em conta que se trata de um smartphone. Como é agora habitual, não há uma entrada de auscultadores dedicada.

Especificações e performance

  • Chipset Dimensity 920 com desempenho suave e 5G.

O V23 é alimentado pelo chipset Dimensity 920 da MediaTek – ligeiramente mais modesto que o Dimensity 1200 encontrado no seu irmão Pro. É aqui combinado com 8 ou 12GB de RAM, e 128 ou 256GB de armazenamento – que não é expansível, uma vez que não há slot microSD.

Análise vivo V23 5G. A vivo sabe bem o que faz 10

Tenho testado o modelo de 12+256GB , mas graças ao desempenho limitado do chipset de gama média o vivo V23 não brilha em Benchmarks. Isto é um upgrade do seu predecessor, o V21, mas fica atrás de alguns telefones mais focados no desempenho, que custam o mesmo preço.

  • GeekBench 5 Multi-core – 2116
  • Aztec Open (Normal) – 26 fps
  • Aztek Vulcan (Normal) – 23 fps
  • GFX Car Chase – 22 fps
  • GFX Manhatan 3.1 – 40 fps
  • GFX Manhatan – 63 fps
  • GFX T-Rex – 82 fps
  • PCMark Battery – 11:57
  • Charging 30m – 71%

Ainda assim, isso é apenas em termos de benchmarks, e reflecte sobretudo o facto de que este não é um telefone concebido para jogos móveis exigentes ou produtividade. Se usar o seu telefone principalmente para as redes sociais, a câmara e jogos mais casuais, há realmente pouco com que se preocupar – o V23 funciona bem e não mostrou sinais de atraso ou gaguez no tempo em que o tenho testado.

Análise vivo V23 5G. A vivo sabe bem o que faz 11

Apesar do chip mais modesto, ainda existe suporte para ligações 5G. Embora não haja suporte para as últimas velocidades Wi-Fi 6, é pouco provável que isto seja importante para a maioria das pessoas, e a inclusão do Bluetooth 5.2 é provavelmente mais importante, melhorando o desempenho dos auscultadores sem fios. Também existe NFC, para pagamentos sem contacto.

Bateria e carregamento

  • Duração da bateria durante todo o dia
  • Carregamento com fio de 44W
  • Sem carregamento sem fios

A bateria de 4200mAh aqui incluída é talvez um pouco abaixo da média para o Android, mas na prática aguenta-se. Graças ao chipset eficiente, o V23 gere essa célula para durar confortavelmente um dia inteiro de utilização, e alguns utilizadores menos exigentes irão provavelmente até descobrir que é um dispositivo de dois dias.

Oo carregamento com fios de 44W pode carregar o telefone em 71% em meia hora, o que deverá ser suficiente para levar o telefone até ao fim do dia.

Não há suporte para o carregamento sem fios, mas isso é típico deste preço – seria uma surpresa maior se fosse incluído.

Vai gostar de saber:  Análise Xiaomi Watch 2 - O Smartwatch Completo e Acessível

Câmara

  • Grandes selfies em plena luz do dia
  • Desempenho de baixa luminosidade limitado
  • Lentes secundárias decepcionantes

A configuração da câmara no V23 é invulgar, quanto mais não seja no sentido em que as câmaras viradas para a frente são mais exuberantes do que as de trás.

Há aqui duas câmaras selfie: uma lente principal de 50Mp e uma ultrawide de 8Mp. A câmara principal é óptima quando a luz é boa, com uma captura detalhada e nítida ajudada por uma abertura de f/2.0 – invulgarmente grande para uma câmara de smartphone. Os resultados são geralmente brilhantes e nítidos, e são especialmente bons quando se considera quão acessível é o telefone – alguns do dobro do preço não fazem isto bem.

 

Onde se debate em condições de pouca luz, com resultados decepcionantes quer se utilize o Modo Nocturno ou não. O telefone anterior da série, o V21 (não, não saiu nenhum V22 – não sabemos bem porquê), resolveu este problema adicionando a estabilização óptica da imagem (OIS) à câmara de selfie, o que ajudou significativamente na preservação dos detalhes durante as longas exposições necessárias em condições de baixa luminosidade.

Desta vez, a Vivo adicionou o ultrawide em vez do OIS, o que significa que a câmara selfie do V23 não é realmente melhor do que qualquer outra no escuro.

Análise vivo V23 5G. A vivo sabe bem o que faz 19

Enquanto a configuração das câmaras frontais é na realidade a mesma que o V23 Pro, as câmaras traseiras diferem – pelo menos na lente principal. A câmara de 64Mp, f/1.9, aqui é definitivamente menos exuberante que os 108Mp no Pro, mas não é má.

Tal como o seu irmão, é melhor em boa iluminação, embora apesar de também carecer de OIS, lida muito melhor com condições escuras, provavelmente graças a uma abertura mais larga e a um sensor maior. As fotografias em modo nocturno não são nada más, conseguindo expor corretamente as luzes brilhantes em ambientes escuros.

 

Análise vivo V23 5G. A vivo sabe bem o que faz 20

Se tenho um problema com a câmara traseira, é sobretudo devido à focagem automática. Em algumas ocasiões, falhou realmente o ponto de focagem correcto, especialmente em imagens de grande plano.

Análise vivo V23 5G. A vivo sabe bem o que faz 21

As outras duas lentes traseiras são outras 8 megapixel ultrawide, que é tão boa como a da frente, e uma macro de 2 megapixel que não serve para muito Mas temos lentes secundárias de qualidade semelhante em praticamente qualquer telefone à volta deste preço.

Software

  • Android 12
  • Sem actualizações garantidas
  • Funtouch

O V23 vem de fábrica com o Android 12, que é bem-vindo, e executa o Funtouch OS 12 da Vivo. O Funtouch vem pré-carregado com várias aplicações Vivo que não vai querer, juntamente com alguns anúncios intrusivos.

 

Análise vivo V23 5G. A vivo sabe bem o que faz 22

Embora as características obrigatórias do Android 12 estejam incluídas, como o novo painel de controlo de privacidade e alertas quando a câmara ou microfone estão em uso, não receberá todas as alterações cosméticas introduzidas pelo Google. Mais notavelmente, o Material You, que personaliza as cores da sua interface de utilizador com base na paleta do papel de parede, não se encontra em lado nenhum na versão do Android 12 da Vivo.

Embora a Vivo tenha prometido que as suas máquinas da série X (incluindo os recentes X70 Pro e X70 Pro+) receberão três anos de grandes actualizações da versão Android e de segurança, não houve tal promessa para o V23. Por isso, enquanto se lança com o Android 12, não sei para que versões futuras do Android o telefone será alguma vez atualizado, embora o Android 13 seja pelo menos provável.

Preço e Disponibilidade

O V23 está disponível no mercado europeu e podem encontrá-lo em lojas conhecidas como a Amazon por menos de 500€

 

  • 12GB+256GB – pode ser encontrado por cerca de  400~500€.

Veredito

Para concluir, o Vivo V23 é um grande smartphone com o seu design moderno e especificações poderosas. O dispositivo vem com um impressionante ecrã FHD+ AMOLED de 6,44 polegadas que fornece cores vibrantes e detalhes nítidos, um processador MediaTek Dimensity 920, 8/12GB de RAM, 128/256GB de armazenamento interno, câmaras traseiras de 64Mp e câmaras de 50Mp selfie, bem como conectividade 5G e revestimento do ecrã Schott Xensation Up para uma protecção extra. Também a sua bateria de 4200mAh assegura uma utilização duradoura, enquanto que o carregamento rápido de 44W permite carregamentos rápidos. Em suma, o Vivo V23 é um excelente smartphone de gama média que oferece características mais do que suficientes para a maioria dos utilizadores. Se estiver à procura de um novo telefone que consiga lidar com quase todas as tarefas que lhe atira, então o Vivo V23 vale definitivamente a pena considerar. E não se esqueça de estar sempre a par de todas as notícias, críticas e fugas de informação sobre tecnologia visitando o AndroidGeek!

Vivo V23: Especificações

  • Android 12 com Funtouch OS 12
  • 6.44in FHD+ AMOLED display, 90Hz, HDR10+
  • MediaTek Dimensity 920
  • 8/12GB RAM
  • 128/256GB internal storage
  • 64Mp, f/1.9 main camera
  • 8Mp, f/2.2 ultrawide camera
  • 2Mp, f/2.4 macro camera
  • 50Mp, f/2.0 main selfie camera
  • 8Mp, f/2.3 ultrawide selfie camera
  • Fingerprint scanner (in-display)
  • Bluetooth 5.2
  • GPS
  • NFC
  • 5G
  • Dual-SIM
  • Schott Xensation Up display coating
  • 4200mAh non-removable battery
  • 44W charging
  • Stardust Black or Sunshine Gold
  • 157.2 x 72.4 x 7.4mm
  • 179g

 

76%
A vivo sabe bem o que faz bem

Análise vivo V23 5G

O Vivo V23 é um excelente smartphone de gama média que oferece uma óptima relação qualidade/preço. O seu design moderno e especificações poderosas fazem-no sobressair da concorrência. O ecrã FHD+ AMOLED de 6,44 polegadas oferece cores vibrantes e detalhes nítidos, enquanto o processador MediaTek Dimensity 920 assegura um desempenho suave. Os 8/12GB de RAM e 128/256GB de armazenamento interno proporcionam amplo espaço de memória para armazenar todo o seu conteúdo, enquanto que as câmaras selfie de 64Mp atrás e 50Mp captam belas imagens em qualquer condição de iluminação.

  • Design
  • Ecrã
  • Bateria
  • Software
  • Cãmaras

Além disso, a conectividade 5G permite downloads e uploads de alta velocidade, enquanto a carga rápida de 44W ajuda a manter a bateria de 4200mAh carregada ao longo do dia. Além disso, os utilizadores também beneficiam do revestimento do ecrã Schott Xensation Up para maior protecção contra riscos Em suma, se procura um dispositivo fiável de gama média com muitas características a um preço acessível, então o Vivo V23 é certamente digno de consideração.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!