Análise Typewise. Um novo teclado com IA poderosa focada no utilizador

TypeWiser reduz esses erros de digitação em 80% e resulta em velocidades de digitação 33% mais rápidas.

O conceito do Typewise é alimentado por um layout de teclado ao estilo 'favo de mel' projetado especificamente para smartphones para aumentar a eficiência e melhorar a experiência de utilizador, os teclados convencionais resultam em cerca de 1 erro de digitação em cada 5 palavras. O erro de digitação promete reduzir esses erros de digitação em 80% e permitir velocidades de digitação 33% mais rápidas.

Além de ajudar os utilizadores a digitarem com mais rapidez e com menos erros, o Typewise pode reconhecer automaticamente o idioma em que estão a escrever e alternar para esse idioma, está disponível em mais de 40 idiomas, e mais a caminho.

Análise Typewise. Um novo teclado com IA poderosa focada no utilizador 1

Este novo sistema consegue uma maior percentagem de palavras corrigidas corretamente do que outros teclados importantes, como Gboard e SwiftKey. Esta tecnologia de autocorreção inovadora foi desenvolvida acompanhado pelos melhores engenheiros de IA da ETH Zurich, um dos institutos líderes mundiais de tecnologia e engenharia.

Essa tecnologia complexa foi desenvolvida com algoritmos de IA que são capazes de funcionar offline, o que protege a privacidade do utilizador. Mais importante ainda, nem a aplicação Typewise, nem aplicações de terceiros podem aceder aos dados do utilizador; uma disrupção completa tendo em conta o mercado existente.

Privacidade garantida

O teclado Typewise combina autocorreção inteligente e previsões de texto com capacidade de vários idiomas e um teclado hexagonal dinâmico projetado para digitação com dois dedos; a aplicação economiza tempo, aumenta a precisão e aumenta a produtividade. Recorrendo a algoritmos 100% privados capazes de funcionar offline, o Typewise foi projetado para garantir sempre a privacidade do utilizador, o que é o oposto da maioria das aplicações de teclado no mercado. A Typewise também ganhou o segundo lugar no Swiss AI Awards ao lado do título do CES 2021 Innovation Awards.

Análise Typewise. Um novo teclado com IA poderosa focada no utilizador 2

Um dos pontos fortes da Typewise é a abordagem centrada na privacidade. Teclados virtuais modernos como Swiftkey e Google fazem upload constantemente dos dados de digitação para os seus servidores e processam esta informação para personalizar a experiência de digitação.

svg% 3E
Análise Typewise. Um novo teclado com IA poderosa focada no utilizador 14

Felizmente, o Typewise desenvolveu um sistema completamente offline que processa os dados de digitação no dispositivo usando IA e nada disso é enviado para o Typewise ou os programadores. A aplicação Typewise nem precisa que se crie uma conta, o que é um indicativo claro da postura de privacidade da aplicação. Uma desvantagem, no entanto, é que aparentemente não há maneira de sincronizar os dados de digitação com um novo dispositivo, pois não há conta para sincronizar.

Correção automática melhorada, mas há espaço para mais

A Typewise afirma que ajuda a reduzir os erros de digitação em 4 vezes em comparação com os teclados tradicionais. E faz isso usando a sua própria tecnologia de autocorreção da Typewise, desenvolvida em colaboração com o Instituto Federal de Tecnologia da Suíça.

A fim de testar as afirmações do Typewise 3.0 de um sistema de autocorreção com melhorias, estou a usar o Typewise há cerca de uma semana para vos trazer a minha experiência.

O Typewise vem com dois layouts de teclado pré-instalados: um layout tradicional e um layout hexagonal. O layout hexagonal é projetado especificamente para reduzir erros de digitação e aumentar a velocidade de digitação em 33%. Tentei naturalmente usar o layout hexagonal.

svg% 3E
Análise Typewise. Um novo teclado com IA poderosa focada no utilizador 15

O tamanho maior das teclas individuais reduz muito os erros, a correção automática melhorada também ajudou. Cometi alguns erros e o Typewise nunca os deixou passar em claro. a aplicação corrigiu-me rapidamente. também corrigiu pequenos erros, como digitar "os" em vez de "so". No entanto, embora fosse capaz de fazer a autocorreção de muitas palavras, falhou na autocorreção de algumas outras palavras simples.

Por exemplo, falha totalmente em colocar nomes de países e cidades em letras maiúsculas. Escrevi “india”. Embora o teclado devesse ter capitalizado automaticamente a primeira letra; tornando-o “Índia”, não fez isso. Digitei mais de 600 palavras no meu smartphone e, na maioria das vezes, funcionou conforme o esperado.

O Typewise afirma que “este novo sistema fornece uma percentagem maior de palavras corrigidas com precisão do que outros teclados populares como Gboard e Swiftkey. Embora não consiga afirmar que o sistema de autocorreção da Typewise é melhor do que esses teclados do Google e da Microsoft mas está bem perto; o que é especialmente surpreendente para um sistema que funciona completamente no dispositivo e off-line.

O layout do teclado hexagonal tem uma curva de aprendizagem, mas aumenta a velocidade de digitação quando apanhamos o jeito

O novo layout de teclado hexagonal que promete um aumento de 33% na velocidade de digitação funciona.

Relacionado:  Qualcomm Snapdragon 898 de 4nm vai chegar a 3,09 GHz com Cortex-X2 e novo design

Análise Typewise. Um novo teclado com IA poderosa focada no utilizador 3

O layout tradicional de teclado é algo a que já estamos habituados há muito tempo e e fazer uma mudança para o layout hexagonal do Typewise é sem dúvida um desafio. No entanto, vale a pena o esforço.

Um dos principais obstáculos que enfrentei é o sistema do teclado baseado em gestos. Não há tecla de retrocesso, sempre que precisarem excluir uma letra ou uma palavra, precisam deslizar para trás no teclado. Também podem reinserir uma letra ou palavra deslizando na direção oposta.

svg% 3E
Análise Typewise. Um novo teclado com IA poderosa focada no utilizador 16

Talvez o aspeto mais desafiante seja a pontuação. O Typewise presenta quatro sinais de pontuação num único botão. E há dois botões de pontuação no teclado. Por exemplo, tocar uma vez digita um ponto de interrogação. Mas se precisarem inserir um ponto de exclamação, será necessário deslizar para cima no ponto de interrogação. Se precisarem de usar outros sinais de pontuação amontoados ao lado do ponto de interrogação, toquem e segurem e deslizem e segurem posteriormente.

Demora um pouco para apanhar o jeito dos gestos associados ao sistema de pontuação, mas assim que me habituei percebi que é na verdade uma boa ideia. Agora, posso usar rapidamente gestos sobre as teclas de pontuação para os escrever.

A Typewise também oferece um teclado com layout tradicional para quem não pretende usar o layout de favo de mel. No entanto, na minha opinião, o teclado tipo tipo tradicional adiciona poucos benefícios em relação a outros teclados tradicionais, além de um sistema de autocorreção focado na privacidade.

No entanto, fiquei impressionado com o facto de que, com apenas um dia de prática, fui capaz de atingir velocidades de digitação próximas às de quando escrevo com o SwiftKey. Portanto, vale a pena experimentar.

Faltam alguns recursos essenciais

Os teclados virtuais modernos são bastante complexos. Incluem uma mão cheia de recursos. Por exemplo, muitos preferem o Gboard (mesmo no iOS) pela sua integração com a pesquisa do Google. Pessoalmente, estou tranquilo em não ter recursos chamativos como uma biblioteca de GIF on-line ou pesquisa do Google diretamente no teclado, pelo menos uma pesquisa de emoji podia ter sido incluída.Deve vir a caminho.

Outro recurso que me faz falta é o Flow. O Typewise é construído sobre o pressuposto de digitação com os dois polegares e o uso de gestos, adicionar a escrita por swype seria algo difícil de implementar.

No entanto, isso não desculpa o facto de que o teclado é difícil de usar com uma mão. Se usar apenas uma mão, não consigo alcançar todas as teclas do teclado.

Temos vários recursos de personalização

Dito isso, o que perde nos recursos acima mencionados, compensa nas suas opções de personalização. Os utilizadores Pro podem personalizar os teclados de forma versátil. Podem aumentar o tamanho das letras nas teclas, aumentar o tamanho da barra de espaço, aumentar ou diminuir a duração dos gestos, alterar a direção dos gestos, aplicar cerca de 16 temas diferentes e muito mais.

svg% 3E
Análise Typewise. Um novo teclado com IA poderosa focada no utilizador 17

Outro recurso que o Typewise exibe  além da sua habilidade de autocorreção de IA é o facto de que pode alternar perfeitamente entre idiomas. Atualmente, está disponível apenas em mais de 40 idiomas, mas a empresa diz que adicionará mais idiomas em atualizações futuras.

svg% 3E
Análise Typewise. Um novo teclado com IA poderosa focada no utilizador 18

O recurso de troca de idioma funciona perfeitamente. O logotipo do Typewise acima do teclado exibe intuitivamente o idioma em que estamos a escrever no momento.

No entanto, só está incluído na assinatura premium, o que significa que se forem um utilizador da versão gratuita, terão que alternar entre os idiomas manualmente.

 

Conclusão

Era utilizador do Swiftkey da Microsoft mas a experiência com o TypeWise deixou-me a vontade de explorar mais e perceber se consigo aumentar a velocidade de digitação com menos erro.

É importante notar que a maioria dos recursos que tornam esta aplicação excelente, como digitação personalizada, substituição de texto, alternância de feedback tátil e muito mais, estão disponíveis apenas na versão Premium.

Tendo em conta que é o único teclado que oferece o nível de privacidade que todos merecem hoje em dia, acho que vale a pena o investimento.

Podem fazer o download do Typewise da App Store e da Loja de aplicações do Google.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!