Análise TRUST GXT 241 Velica o microfone ideal para Streamers

Os espectadores gostam da destreza dos jogadores, mas também dos seus comentários.

Análise TRUST GXT 241 Velica o microfone ideal para Streamers 1Os jogos de vídeo já não são uma atividade solitária que fazemos apenas no recato do nosso escritório, agora são uma atividade partilhada na rede conforme o surgimento de plataformas como o Twitch. Os espectadores gostam da destreza dos jogadores, mas também dos seus comentários. Portanto, ter um microfone como o Trust GXT 241 Velica é essencial que oferece um experiência adaptada à rede.

Este Trust Velica é um bom microfone para streaming, com vantagens que vão ao encontro das necessidades dos streamers e apresenta um bom preço correto pelo que oferece. Além disso, inclui um conjunto de acessórios que permite começar a transmitir desde o primeiro momento. Fiquem a conhecer todas as características do microfone TRUST GXT 241 da TRUST na nossa análise.

Introdução TRUST GXT 241 Velica

O som importa. Poderíamos dizer que esta é a mensagem que a Trust quer passar com o lançamento do microfone GXT 241 Velica. Microfone condensador budget, mas que preza pela qualidade, fazendo-se acompanhar de tripé e filtro pop para elevar a fasquia das transmissões e gravações de som.

 

Unboxing TRUST GXT 241 Velica

O microfone chega numa caixa compacta que mostra uma fotografia do produto na capa e as características correspondentes na traseira. Ao abrir verificamos que o microfone é enviado desmontado. A colocação das diferentes peças é muito simples. Além do mais, podemos até considerá-lo um microfone fácil de transportar. Os vários componentes são protegidos com uma espuma de borracha preta. Não inclui manual de instruções, mas é um dispositivo Plug and play, pelo que o manuel que podem descarregar aqui não é muito importante.

Análise TRUST GXT 241 Velica o microfone ideal para Streamers 2

YouTube video

O TRUST GXT 241 Velica é um microfone compacto. Traz um tripé de metal com apenas uma única posição e as pernas não são extensíveis. Temos a possibilidade de prender o microfone com elásticos para evitar que vibrações sejam captadas pelo microfone. Além disso, já vem com um filtro pop pré-montado, portanto, não precisam ter trabalho a encaixá-lo. Por fim, inclui um cabo USB-C para USB A com 180 cm de comprimento.

Análise TRUST GXT 241 Velica o microfone ideal para Streamers 3

Design e Cobstrução TRUST GXT 241 Velica 

Começamos a análise pelo design. De olho nos jogadores, a Trust apresenta um produto projetado para quem se dedicxa aos jogos com um nível estético adequado e bons materiais. Quando um microfone é uma ferramenta de trabalho ou entretenimento, damos muito mais valor e importância ao seu Design e o que nos permite fazer. Por isso, a marca desenvolveu um produto com medidas compactas para que não ocupe demasiado espaço na vossa mesa. Além disso, os materiais escolhidos são robustos e preparados para longas sessões de Streaming.

Análise TRUST GXT 241 Velica o microfone ideal para Streamers 4

O microfone GXT 241 Velica tem um design bastante único e diferenciado dos demais microfones, pois parece um pequeno tubo. No entanto, o seu material de construção é bastante bom, sendo que o seu corpo e tripé são em metal. O corpo do microfone fica suspenso num suporte anti vibração, onde se encaixa também o filtro pop. Caso o utilizador deseje colocar o microfone num braço extensível ao invés do tripé, basta desenroscar o suporte anti vibração e colocá-lo no braço.

Este microfone conta ainda com um botão de mute na sua traseira, em que o utilizador consegue perceber se tem o microfone ligado ou não através de um pequeno led. O led a azul indica que o microfone se encontra com som e o led a vermelho indica que o microfone está sem som. A localização do botão e do indicador led não é a melhor, pois o utilizador não consegue perceber em que estado está o microfone de uma forma prática.

 

Microfone com corpo compacto para fácil integração na vossa área de trabalho

 

Este microfone tem 250 x 200 x 150 mm e um peso de apenas 360 g. O facto de atingir esse peso deve-se principalmente ao invólucro de metal. Uma escolha que denota uma grande qualidade e que o afasta de outros microfones baratos do mercado. Graças a isso, resiste a qualquer queda e protege a parte interna do microfone. Além disso, inclui um botão de Mute na parte traseira ao lado de um LED de status. É verdade que a localização não é das melhores, já que temos que girar o microfone para ver o estado. Apresenta uma luz azul em funcionamento e vermelha quando silenciado.

YouTube video

 

A outra extremidade mostra-nos as fendas pelas quais o microfone capta nossa voz. Outro aspeto de destaque é a conexão de saída do microfone USB-C para USB-A. Com este tipo de conexão temos garantida a potência necessária. Na verdade, outras marcas como a Blue também fazem uso desse tipo de conexão. O cabo fornecido é de boa qualidade, tanto no revestimento como na espessura.

Análise TRUST GXT 241 Velica o microfone ideal para Streamers 5

Ajustes e Configurações

Como vimos antes, o Trust GXT 241 Velica inclui um pequeno tripé de metal que se encaixa no corpo de suspensão do microfone. As pernas terminam em suportes de borracha que reduzem as vibrações da mesa. Mas o que é realmente interessante é a âncora suspensiva ou “aranha”, composta por um par de tiras de borracha cruzadas. Ao colocar o microfone no orifício central , as gravações eles ficam limpas de ruídos causados ​​por vibrações. Porém, o material plástico e os seus acabamentos, destoam um pouco dos demais componentes. No entanto, faz bem o trabalho e reduz os custos.

Análise TRUST GXT 241 Velica o microfone ideal para Streamers 6

 

Outra peça é o filtro pop pré-montado. Um anel de metal que abriga uma fina malha cinza com o logotipo da GXT, a divisão jogos da TRUST. Embora já esteja tudo no seu lugar, podem ajustar a distância do filtro ao microfone com alguns parafusos localizados na parte superior. Também é uma vantagem estética. Depois de tudo no lugar, o microfone pode ser adaptado a diferentes ângulos.

Análise TRUST GXT 241 Velica o microfone ideal para Streamers 7

Características técnicas do microfone Trust Velica

Microfone condensador Trust GXT 241 Velica
Dimensões 250 x 200 x 150 mm
Peso 360 g
Cores negro
Materiais de Microfone Metal / plástico
Sensibilidade / nível máximo de pressão sonora -36 dB / 130 dB
Frequência de resposta 30 Hz – 18.000 Hz
Tipo de microfone Condensador
Padrão de microfone Cardioide
Cancelamento de ruído / eco No / no
Taxa de amostragem 44,1 kHz
Taxa de bits 16 bits
Botão de silenciamento sim
Conectividade USB – C
Perfil de utilizador Gravação de alta precisão; ideal para podcasting, narração, gravação de música e streaming
Colocação Suporte de mesa
Endereço web oficial Microfones Trust

Recursos do Trust GXT 241 Velica

Como dissemos no início desta análise, o microfone usa uma Conexão USB Plug and play. Portanto, não é necessário configurar nenhum parâmetro no equipamento. o funcionamento não requer a instalação de drivers ou software adicional. Embora não tenha um sistema de cancelamento de ruído ambiente, isto não é necessário ao escolher um microfone com um padrão cardióide. Este tipo de microfone unidirecional possui uma maior sensibilidade aos sons recolhidos na sua parte frontal. Por esse motivo, é recomendável colocar o microfone ao lado ou atrás do teclado.

Análise TRUST GXT 241 Velica o microfone ideal para Streamers 8

Ao contrário de outros microfones, o Trust Velica não inclui um regulador manual. Da mesma forma, também não inclui um conector de fone de ouvido. No entanto, dado o preço de venda, são características que tornariam o produto mais caro. Portanto, quaisquer ajustes terão de ser feitos no programa de gravação escolhido. no nosso caso, não tivemos nenhum problema de reconhecimento com OBS Studio, Skype ou com o Audacity. É compatível com Windows e macOS.

Análise TRUST GXT 241 Velica o microfone ideal para Streamers 9

Qualidade de gravação Trust GXT 241 Velica

Entrando em detalhes um pouco mais técnicos, a frequência de resposta varia de 30 Hz a 18 KHz, com uma taxa de 16 bits e uma taxa de amostragem de 48 KHz. A priori, são especificações que oferecem uma boa resposta para o streaming e uso em chamadas de vídeo.

Apresentando um padrão polar cardioide, significa que este microfone vai captar um áudio muito melhor através da sua parte frontal e isolar os sons das laterias e traseira, de forma a reduzir o ruido de fundo. E sem dúvida que é isso mesmo que ele faz.

Análise TRUST GXT 241 Velica o microfone ideal para Streamers 10

Basta ligar ao computador e não é preciso mais nada para começar a gravar ou transmitir com uma qualidade acima da média, pois o GXT 241 Velica soa bastante bem como vem de origem. No entanto, quando usado num tripé como o que vem incluído, há muita tendência dos barulhos do teclado e rato serem percetíveis na transmissão. Nada que não possa ser resolvido com alteração de definições de áudio, nos softwares de videoconferência ou transmissão utilizados por quem o está a usar.

Numa consola, neste caso PS5, a coisa muda um pouco de cenário. Já que não é possível fazer alterações as definições do microfone, para além do seu volume. Mesmo assim, para quem procura um microfone externo para usar na consola, este microfone vai cumprir bastante bem o propósito.

Análise TRUST GXT 241 Velica o microfone ideal para Streamers 11

Conexão Trust GXT 241 Velica

A conexão do microfone é feita através de um cabo USB-C para USB-A, sendo que a parte USB-C conecta ao microfone e a parte USB-A do cabo conecta ao computador. O cabo vem incluído, tem 180cm e apresenta uma qualidade de construção bastante boa.

Apesar de concebido para usar em PCs ou portáteis, testamos a sua ligação numa Playstation 5 e sem surpresa, funciona.

Análise TRUST GXT 241 Velica o microfone ideal para Streamers 12

Disponibilidade e preço do Trust GXT 241 Velica

Em conclusão, o microfone Trust GXT 241 Velica é especialmente adequado para um perfil muito especifico. As especificações técnicas são adequadas a vários tipos de utilização. Os streamers são que mais irá desfrutar deste produto que foi pensado para eles, com uma qualidade notável nas gravações e com uma boa construção. Além disso, graças ao corpo compacto, não ocupa demasiado espaço. Podem saber mais sobre o Trust Velica na loja oficial.

PRÓS:

  • Design de filtro de metal e malha
  • Conexão USB fácil de usar em qualquer computador Windows ou Mac
  • Padrão de registo cardioide
  • Gravação de alta precisão
  • Botão de silenciamento do microfone com LED informativo

CONTRAS:

  • A localização do botão de silenciamento não é a mais prática
  • Não inclui borrachas tensoras de reposição

Nota: Este artigo foi escrito por Wilson Rúbio para o AndroidGeek

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!