Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise telefone SPC Jasper. Simples e eficaz

Falamos do SPC Jasper um dispositivo com conectividade à Internet, design clássico de topo com dois ecrãs, uma externo e outra interno, um teclado físico e aplicações como WhatsApp, Facebook, Google Maps, YouTube e até assistente de voz como o Google Assistant, o que torna possível o acesso por voz para simplificar o uso do telefone.

Apesar da maioria dos nossos leitores procurar habitualmente equipamentos mais ricos em características e funcionalidades, a verdade é que a análise que vos trzemos hoje vai revelar-se de extrema utilidade. Quem nunca passou pelo desafio de explicar aos pais ou avós como funciona um smartphone?

Nestes complicados tempos de pandemia mundial estar conectado ao mundo é imperativo e o facto de alguns utilizadores estarem menos disponíveis a dominar a interacção com um smartphone não quer dizer que não possam estar ainda assim conectados ao que mais importa.

Análise telefone SPC Jasper. Simples e eficaz 1

SPC Jasper. A quem se destina?

Muitos utilizadores valorizam e procuram dispositivos com funcionalidades específicas e fáceis de usar, seja como um segundo smartphone ou pessoas de idade mais avançada que não precisam de tudo o que um dito Smartphone tradicional pode oferecer. As palavras chave aqui são versátil e económico.

O público principal desse tipo de dispositivo são os utilizadores idosos. É neste ponto que a empresa de origem espanhola decidiu se destacar das demais propostas de mercado, com um dispositivo que vem com o WhatsApp como padrão e com uma nova proposta para um sistema inteligente chamado KaiOS. O preço? Cerca de 100 euros. A questão é: será suficiente convencer um nicho que tem necessidades muito específicas? Tive a oportunidade de testar o telefone por alguns dias para responder a essa pergunta.

Análise telefone SPC Jasper. Simples e eficaz 2

Falamos do SPC Jasper um dispositivo com conectividade à Internet, design clássico de topo com dois ecrãs, uma externo e outra interno, um teclado físico e aplicações como WhatsApp, Facebook, Google Maps, YouTube e até assistente de voz como o Google Assistant, o que torna possível o acesso por voz para simplificar o uso do telefone.

Análise telefone SPC Jasper. Simples e eficaz 3

Lembremos que a SPC é uma empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de produtos electrónicos de consumo que, anunciou a expansão da sua linha de tecnologia móvel com este novo Smartphone que se destaca pelo foco em utilizadores menos experientes.

SPC Jasper. Design

O design dos telefones que se enquadram na categoria de Feature Phone geralmente visa melhorar a interacção homem-máquina. Em outras palavras, este SPC Jasper é destinado a todas as pessoas que têm algum tipo de limitação de visão ou que, com a idade, procuram simplificar as suas vidas deixando para trás os smartphones de última geração. O telefone é construído inteiramente de policarbonato em um formato de clip que é realmente confortável na mão e no bolso.

O Jasper possui uma tampa traseira removível que permite acesso à bateria, ao micro SD e ao SIM. Em outras palavras, a fixação da tampa traseira é bastante difícil, o que pode dificultar o acesso a certo tipo de pessoas. Nesse sentido,faz falta um botão que nos ajude a operar a tampa.

SPC Jasper o que traz de valor acrescentado?

Este telefone resolve um por um os problemas mais comuns na utilização de um smartphone por utilizadores menos habituados a estas andanças. Oferece recursos como um teclado grande e fácil de visualizar, com três botões personalizáveis e predefinições com atalhos para WhatsApp, lista de contactos e câmara. Este telefone também inclui um Botão SOS muito útil no caso de ser usado por pessoas mais velhas e que, depois de o pressionar, liga consecutivamente para cinco contactos memorizados anteriormente, continuando até que um deles atenda.

Análise telefone SPC Jasper. Simples e eficaz 4

Já ouviram falar de KaiOS?

O KaiOS é um sistema operativo móvel modesto que já está a ser usado por um número não negligenciável de 100 milhões de dispositivos em todo o mundo. Entre as últimas actualizações do KaiOS destaca-se a incorporação de alguns serviços do Google. Trabalha com grande rapidez e inclui várias aplicações práticas pré-instaladas: WhatsApp, Facebook, Google Assistant, Google Maps e YouTube.

Análise telefone SPC Jasper. Simples e eficaz 5

Usar o Whatsapp no SPC Jasper

Um dos pontos de venda do SPC Jasper é a sua compatibilidade com o WhatsApp. O telefone possui o aplicativo de mensagens instalado por padrão e a verdade é que não difere em quase nada do aplicativo original. Podemos enviar texto, fotos, notas de áudio, vídeos e qualquer elemento multimedia armazenado na memória do telefone, uma memória limitada a apenas 100 MB e que podemos expandir para 32 GB usando um cartão micro SD. Se quisermos usar o WhatsApp periodicamente, teremos que associar um cartão de memória. Em suma, a experiência com o Whatsapp no SPC Jasper foi muito boa.

Para além do Whatsapp, o SPC Jasper possui diferentes aplicativos de redes sociais, como o Facebook e o YouTube. Saliento que não são aplicativos nativos, mas versões da Web adaptadas ao KaiOS, o sistema operacional do SPC Jasper. Isso obriga a usar o botão central como ponteiro do mouse para aceder a diferentes opções em cada página da web.  Além dos aplicativos sociais, o terminal é carregado com dois aplicativos adicionais, o Google Maps e o Google Assistant. Nesse caso, o desenvolvimento é nativo; portanto, o desempenho e a formas de interação está muito bem conseguida. Note-se que o telefone é acompanhado por uma loja de aplicativos que nos permite instalar qualquer outro aplicativo ou jogo dentro do telefone.

Também inclui um navegador da Web que permite aceder a qualquer página da Web com alguma facilidade.

Características SPC Jasper

O novo SPC Jasper funciona com o sistema operativo KaiOS baseado em Linux, caracterizado por oferecer uma experiência simples ao utilizador, sem sacrificar a inteligência.

É um telefone compatível com Redes 4G, que também está habilitado para Wifi e Bluetooth 4.2. O modelo integra vantagens como radio FM, câmara traseira de 2 MP , uma agenda que pode armazenar até 1000 contactos e memória interna expansível com cartões microSD de até 32 GB.

Análise telefone SPC Jasper. Simples e eficaz 6

Em relação aos ecrãs, o interior é QVGA de 2,8 polegadas, com uma resolução de 320 × 240 pixels, e outro exterior TFT que ocupa as vezes do tradicional ecrã de bloqueio do telefone — de 1,44 polegadas e resolução de 128 x 128 pixels, o que permite a visualização de texto grande nítido e definido.

Análise telefone SPC Jasper. Simples e eficaz 7

Destaca-se pela sua autonomia com uma bateria de lítio de apenas 1.600 mAh, que permite vários dias de uso sem a necessidade de carregamento e até 260 horas em repouso.

Análise telefone SPC Jasper. Simples e eficaz 8

Especificações SPC Jasper

  • Sistema operativo: KaiOS
  • Ecrã externa: TFT de 1,44 polegadas e resoluções de 128 x 128 pixels
  • Ecrã interna: QVGA de 2,4 polegadas e resoluções de 320 x 240 pixels
  • Câmara: sensor de 2 megapixels
  • Armazenamento: até 32 GB via microSD
  • Conectividade: 4G LTE, Wifi, Bluetooth 4.2, Rádio FM, GPS
  • Bateria: 1.600 mAh
  • Dimensões: 115 x 57 x 20 mm
  • Peso: 127 gramas
  • Outros: marcação rápida, atalhos, botão SOS

Conclusão Análise SPC Jasper

O SPC Jasper foi uma boa supresa, pois mostra que é possível conceber um terminal repleto de recursos úteis que pode ser usado por utilizadores com menos habilidades tecnológicas e ainda assim permitindo que usufruam da conexão ao mundo tão imperativa nos dias que correm. O SPC Jasper é sem dúvida uma recomendação AndroidGeek para uma oferta aos vossos avós.

Preço

O dispositivo já está disponível no mercado a um preço de 99,90 euros.

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!