Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos

Talvez o atraso do 5G em Portugal acabe por jogar a favor dos consumidores no mercado nacional, pois ao invés de serem impelidos a comprar novos smartphones 5G a preços absurdos, vamos receber esta tecnologia já amadurecida e a preços bem mais convidativos. Como é o caso do TCL 20 5G.

O 5G era a grande promessa para 2021 mas ,pelo menos em Portugal , ainda não passa de uma miragem. Talvez isto acabe por jogar a favor dos consumidores no mercado nacional, pois ao invés de serem impelidos a comprar novos smartphones 5G a preços absurdos, vamos receber esta tecnologia já amadurecida e a preços bem mais convidativos. Um excelente exemplo disso é o TCL 20 5G, do qual vamos falar hoje nesta análise.

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 1

O 5G tem sido uma das formas de os fabricantes valorizarem e destacarem os seus equipamentos de gama média. Ter um equipamento 5G a preços competitivos e mais acessíveis é algo que seduz qualquer consumidor. A TCL marca a sua posição com o novo TCL 20 5G, que é vendido a partir de 279 euros.

Há muita coisa que a TCL faz muito bem, e o Know How que adquiriu ao comprar Alcatel e BlackBerry parecem dar á TCL argumentos num mercado que até há alguns anos não era seu. Vamos ver o que conseguiram fazer com este TCL 20 5G.

Análise TCL 20 5G - Na caixa

A embalagem de venda é simples com a foto do produto em primeiro plano. No seu interior encontramos o seguinte:

  • TCL 20 5G;
  • Fonte de alimentação de 10W;
  • Cabo USB - USB Type-C;
  • Capa em silicone;
  • Pino para o slot do SIM;
  • Manuais e garantia

Análise TCL 20 5G - Design e construção

Do ponto de vista do Design , temos uma parte traseira de plástico com uma cor linear dupla e uma câmara vertical tripla. Apesar de ser plástico, o tratamento espelhado atribui-lhe uma aparência exuberante que não é habitual nesta faixa de preço.

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 2

Estamos a falar de um equipamento de dimensões generosas e o uso com uma mão não será fácil, são 166,2 x 76,8 x 9,1 mm por um peso de 206 gramas. Não é de todo o telefone mais pequeno e leve que já testámos.

Do lado direito temos o botão de volume e o sensor de impressão digital que está posicionado no botão de energia, enquanto do lado esquerdo encontramos o botão para Google Assistant e o slot Dual SIM (ou SIM + microSD). Abaixo está a coluna do sistema, o microfone principal e a entrada USB Type-C, na parte superior temos a entrada do jack de 3,5 mm e o microfone secundário.

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 4

No lado direito do smartphone está , como já referi, o sensor de impressão digital, que é preciso e rápido. Alternativamente, também podem usar o desbloqueio facial 2D através da câmara frontal, que funciona bem em situações de brilho ideal.

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 5

Análise TCL 20 5G - Ecrã

Se há coisa que a TCL sabe fazer bem são Displays e o TCL 20 5G tem um display IPS da 6,67 polegadas com resolução Full HD + (2400 x 1080 pixels) e proporção 20: 9, brilho máximo de 450 nits, suporte HDR10 e densidade de 395 PPI. Tal como acontece com os outros modelos da marca, o ecrã é definitivamente um dos pontos fortes do dispositivo e, honestamente, não esperávamos o contrário, dado o historial da TCL.

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 6

As cores que são representadas apresentam a tonalidade certa e o brilho máximo é muito satisfatório. Se o resultado de fábrica não for do vosso agrado, podem ir às configurações e alterar a calibração, bem como ativar o Modo NXTVISION que melhora a experiência de visualização de ecrã ajustando automaticamente o contraste, nitidez e saturação das imagens com base no contexto. Ver um vídeo/filme com e sem Modo NXTVISION, são duas experiências totalmente distintas.

Análise TCL 20 5G - Hardware e desempenho

O TCL 20 5G confia num chipset  Qualcomm Snapdragon 690 5G, que é caracterizado por um processador octa-core com uma frequência máxima de clock de 2,0 GHz, uma GPU Adreno 619L, 6 GB de RAM e 128 GB memória interna UFS 2.1 expansível via microSD.

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 8Em geral, o smartphone tem um bom desempenho no uso diário, e consegue aguentar-se até na execução de aplicações mais exigentes. Aguentar-se, significa que consegue executar com sucesso, mas não esperem a fluidez de equipamentos de gamas superiores.

Análise TCL 20 5G - Software

O TCL 20 5G é baseado em Android 10 com a interface proprietária TCL UI 2.0. O software da TCL permite muitas personalizações como o Smart Manager, clonagem de aplicações, modo de jogo, gravador de ecrã, temas, e uma tecla inteligente à qual podemos associar algumas funções , como pressionar uma vez pode abrir a câmara, e um toque mais longo pode abrir o Google Assistant, enfim é o que quiserem.

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 9

Análise TCL 20 5G -  Câmaras

O TCL 20 5G possui uma câmara tripla com sensor principal de 48 megapixels e abertura f / 1.8, uma grande angular de 8 megapixels com abertura f / 2.2 e macro de 2 megapixels com abertura f / 2.4 acompanhada de flash LED e estabilização digital.

Relacionado:  Análise Notebook HP 15s FQ2000NP: com CPU Tiger Lake-U e design fino

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 10

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 11 Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 12
Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 13 Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 14

 

Em condições de boa luz, os resultados são bons, graças a uma boa definição e um HDR automático que faz o seu trabalho de forma exemplar, embora às vezes pareça que as cores levaram com um processamento excessivo. O TCL 20 5G também consegue bons registos de macros em que há um bom bokeh natural e um nível de detalhe adequado.





_TCL 20 5G

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 15

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 16

A câmara grande angular apresenta uma definição inferior, mas apesar disso, com a luz certa é possível fazer fotos aceitáveis. À noite, com pouca iluminação, a situação muda e os resultados não são bons, pois a luz captada é demasiado diminuta.

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 17

O modo noturno não faz milagres, mas consegue tornar um registo impossível em algo um pouco melhor, embora o ruído e o aumento do contraste sejam evidentes. Apesar de tudo, com um mínimo de luz e uma mão firme, é possível conseguir resultados aceitáveis.

Na parte frontal temos um sensor de 8 megapixels com abertura f / 2.0, que consegue boas fotos durante o dia, que se caracterizam pela boa definição e bom contraste. É também este sensor que será usado para o desbloqueio facial 2D , que irá funcionar bem em boas condições de iluminação e menos bem em luminosidade reduzida.

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 18

O TCL 20 5G consegue gravar vídeo até um máximo de 4K a 30 fps, bem como em Full HD a 60 e 30 fps. O foco é bastante rápido, mas a estabilização não acompanha, pelo que vídeos em movimento torna-se algo difícil de concretizar com bons resultados.

Análise TCL 20 5G - Áudio

A saída de áudio do único alto-falante do TCL 20 5G é potente, embora tenda a favorecer mais as frequências altas e médias em detrimento das baixas. Nos fones de ouvido a situação melhora, em relação às chamadas o áudio é muito bom e o microfone capta bem a voz.

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 19

Relativamente à conectividade, como o nome não deixa enganar o TCL 20 5G suporta conectividade 5G, bem como 4G +, Dual Band Wi-Fi, Bluetooth 5.1, GPS / A-GPS / GLONASS / Galileo, NFC, USB Type-C 2.0 e USB OTG.

Análise TCL 20 5G - Bateria

O TCL 20 5G tem no seu interior uma bateria de 4500 mAh o que garante um boa autonomia. Na verdade, com uso intenso consegui chegar à noite sem problemas, aliás, em vários dias consegui chegar à manhã do dia seguinte com carga restante.

Análise TCL 20 5G. O 5G está em saldos 21

No que diz respeito ao carregamento, o smartphone suporta carregamento "rápido" a 18W, assim como o carregamento reverso através de um cabo USB tipo C. Uma pena que na caixa tenhamos apenas uma fonte de alimentação de 10W.

Veredito- TCL 20 5G

Depois de termos mergulhado em detalhe em tudo o que o TCL 20 5G tem para oferecer chegou a hora de tirar conclusões. O smartphone está disponível por 279 euros em lojas como PCDiga e Worten.

A esse preço o TCL 20 5G torna-se competitivo para quem está à procura de um aparelho barato, mas com 5G.

Temos, na verdade, um bom display, uma câmara que em suma não se porta mal e uma boa autonomia, além da conectividade mais recente disponível no mercado.

 

61%
5G Acessível

TCL 20 5G

Depois de termos mergulhado em detalhe em tudo o que o TCL 20 5G tem para oferecer chegou a hora de tirar conclusões. O smartphone está disponível por 279 euros em lojas como PCDiga e Worten.

  • Design
  • Ecrã
  • Desempenho
  • Software
  • Câmaras
  • Áudio
  • Btaeria

A esse preço o TCL 20 5G torna-se competitivo para quem está à procura de um aparelho barato, mas com 5G.

Temos, na verdade, um bom display, uma câmara que em suma não se porta mal e uma boa autonomia, além da conectividade mais recente disponível no mercado.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!