Análise Taxon QHD Webcam da TRUST

A webcam Taxon QHD da Trust oferece maior qualidade às reuniões virtuais, sendo apenas necessário a sua conexão USB ao computador.

"Plug-and-play". A webcam Taxon QHD da Trust oferece maior qualidade às reuniões virtuais, sendo apenas necessário a sua conexão USB ao computador. Com uma resolução QHD, lente grande angular, duplo microfone integrado e compatibilidade com todos os softwares de videoconferência (Teams, Zoom, Slack, etc) esta webcam tem tudo o que precisas para elevar o nível das tuas videochamadas.

Análise Taxon QHD Webcam da TRUST 1TAXO

Qualidade de Imagem Taxon QHD Webcam

A Taxon QHD é capaz de fornecer vídeo de alta qualidade com uma resolução de 2560x1440 (QHD) a 30 fotogramas por segundo, sendo que também suporta resoluções HD de 720p e Full HD de 1080p. Além da sua resolução, esta webcam conta ainda com uma lente grande angular de 80º e um sistema de autofócus.

Apesar da sua elevada resolução, os testes a esta webcam deram-nos sentimentos um pouco agridoces. Primeiro, porque num ambiente de luz natural tem uma performance muito boa e nos faz recomendar o uso da mesma. Segundo, porque em ambientes não tão iluminados ou com iluminação artificial, a sua performance não é a melhor. A imagem apresenta um pouco de ruído, o autofócus por vezes demora a perceber qual o objeto de foco e as tonalidades da imagem fogem um pouco da realidade.

Análise Taxon QHD Webcam da TRUST 2

Em suma, recomendamos o uso desta webcam com luz natural, pois é sem dúvida dessa forma que irão conseguir ter os melhores resultados.

Software Taxon QHD Webcam

Sendo a ideia simplificar o seu uso ao comum utilizador, o seu funcionamento depende apenas da sua ligação ao computador via USB (Versão do USB: 2.0).
Infelizmente, esta webcam não traz consigo software dedicado para a sua otimização. Para tal, poderão ser utilizadas as opções de otimização oferecidas pelos softwares de videoconferência, onde poderão ajustar luminosidade, contraste, tonalidade, entre outros parâmetros. Dessa forma, conseguirão dar a melhor imagem possível à vossa videoconferência, caso prefiram ajustar as definições de imagem.

Análise Taxon QHD Webcam da TRUST 3

A Taxon QHD conta também com um sistema de indicador LED na sua parte frontal, onde o utilizador poderá ver representado o status da webcam e saber quando a mesma está ligada, ou não.

Design Taxon QHD Webcam

Estamos perante uma webcam com um design minimalista, em que a principal característica é a sua versatilidade para todos tipos de uso. Com um clip de montagem em forma de “L”, a zona inferior do clip pode ser aberta e ajustada para se colocar a webcam no topo do monitor ou ecrã do computador portátil.  Esse clip também pode ser usado fechado, para dar sustento à webcam caso o utilizador queira usar pousada na secretária. Debaixo do clip encontramos ainda um encaixe para tripé.

Relacionado:  Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente

Esta webcam é capaz de girar a 360º, sendo assim de fácil ajuste para qualquer tipo de situação ou plano que o utilizador precise de evidenciar na sua videochamada.

Privacidade Taxon QHD Webcam


A Trust teve uma preocupação adicional com a privacidade dos utilizadores desta webcam. Para além do sistema de indicador led já referido anteriormente, esta webcam conta com um filtro de privacidade no topo. Ao utilizador, basta deslizar o filtro por cima da webcam, para garantir que nada é visível mesmo numa situação em que a webcam se encontre ligada.

Áudio Taxon QHD Webcam

Através dos seus 2 microfones integrados com uma sensibilidade de 56 dB, a Taxon QHD apresenta-se como uma solução completa. Os microfones são omnidirecionais, captam todo o som independentemente da direção de onde o mesmo venha.
Pelos testes realizados, em espaços mais amplos, esta solução não é a ideal, pois o som acaba por chegar um pouco disperso e “vazio”. No entanto, para ambientes como pequenos escritórios pode ser uma alternativa caso o utilizador não tenha um microfone dedicado.

Análise Taxon QHD Webcam da TRUST 4

 

Numa altura em que cada vez mais pessoas são remetidas para a realidade do teletrabalho, a webcam Trust Taxon QHD apresenta-se como uma solução completa para aqueles que passam o dia em videochamadas. Tem uma boa resolução, o autofócus permite que o utilizador não tenha que se preocupar com as suas movimentações, oferece uma alternativa de áudio caso a pessoa não tenha um sistema dedicado e em termos de design é bastante versátil.

A Trust fez um excelente trabalho no fabrico desta webcam, pois cumpre com a maioria das necessidades do seu público-alvo. No entanto, em ambientes não tão bem iluminados, esta webcam não tem um rendimento excecional e o autofocus pode sofrer bastante para encontrar o objeto de foco. Um problema que é transversal a todo o universo de webcams nesta faixa de preço.

PROS

  • Resolução 2560x1440 (QHD);
  • Lente grande angular (80º);
  • Sistema de indicador LED e filtro de privacidade;
  • Versatilidade no seu uso;
  • Plug and play

Contras

  • Desempenho em ambientes com pouca iluminação;
  • Poderia fazer mais de 30fps, pelo menos a 1080p;
  • Ausência de um software de otimização próprio da Trust

NOTA: Artigo escrito por Wilson Rúbio para o AndroidGeek

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!