Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde

O Galaxy A72 tem mais 500mAh em comparação com os A52 ficando com um total de 5000mAh, para além disso difere por abdicar do sensor de profundidade e substitui-o por uma câmara Telefoto de 8MP F2.4 com capacidade para 3x Optical Zoom. Para além disto o ecrã do Galaxy A72 é de 6,7 em oposição aos 6,5 polegadas dos A52.

O Galaxy A50 e o Galaxy A70 eram diferentes entre si de muitas maneiras, tal como os Galaxy A51 e Galaxy A71. A linha A7x apresentava carregamento mais rápido, processadores mais potentes, câmaras de alta resolução, baterias maiores e ecrãs maiores. Agora, com o Galaxy A52 e o Galaxy A72, a Samsung reduziu o número de diferenças: O Galaxy A72 tem um ecrã maior e bateria correspondente e uma câmara com zoom na parte traseira, mas de resto é praticamente o mesmo que o Galaxy A52 no que diz respeito a especificações.

Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 1

Essas especificações incluem destaques como colunas stereo, chipset Snapdragon 720G, resistência IP67 à água e poeira, taxa de atualização de ecrã de 90 Hz e uma câmara principal de 64 MP com estabilização ótica de imagem. Esses recursos fazem o Galaxy A52 parecer um telefone de última geração. O Galaxy A72 oferece benefícios adicionais suficientes comparativamente ao A52 para justificar uma recomendação?

Galaxy A72
Câmaras Traseira: Ultra Wide 12MP+ Main 64MP + Tele 8MP + Macro 5MP

Frontal: 32mp

Ecrã 90Hz, 800 nits, 6.7" FHD+ , Super AMOLED, Infinity-O
Processador Octa-Core (Dual 2.3Ghz + Hexa 1.8Ghz)
Memória 4/6/8GB RAM com 128/256GB de Armazenamento
Dimensões 77.4 x 165 x 8.4mm
Peso 203g
Bateria 5000mAh, Carregamento de 25w
Outros IP67, Dolby Atmos
Cores Awesome White, Awesome Violet, Awesome Black,

Awesome Blue

 

Esta análise do Galaxy A72 pretende dar essa resposta.

 

Design e Display Galaxy A72

Embora o ecrã do Galaxy A72 seja a mesmo ecrã AMOLED de 6,7 polegadas que vemos no Galaxy A71, há uma atualização substancial da qual o A72 agora se pode orgulhar, mais precisamente, a rápida taxa de atualização de 90 Hz. Esse recurso faz sua primeira aparição num telefone Samsung económico para garantir animações suaves e traz uma sensação agradável à experiência geral com o telefone.

Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 2

Cercado por molduras relativamente finas, o ecrã do Galaxy A72 apresenta uma resolução de 2400 x 1080 com densidade de pixels de 394PPI, o que, no geral, é uma boa resolução para essa faixa de preço. O ecrã Super AMOLED Plus que temos no Galaxy A72 dá aqueles pretos AMOLED profundos e cores ricas, mas não supersaturadas, e é definitivamente um prazer de usar.

Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 3

No geral, a qualidade do ecrã deste telefone é excelente, e podemos escolher entre os modos de cores vivas e naturais para o ecrã. O modo Vívido torna o ecrã mais brilhante e a luz azul mais forte, e isso ajuda quando o estamos a usar ao ar livre. Quanto ao modo Natural, como o nome sugere as cores são mais suaves, mas ainda assim um prazer de ver. Se tiverem olhos mais sensíveis, o modo Natural é mais suave e não é tão "agressivo" quanto o modo Vívido.

O sensor de impressão digital sob o ecrã tinha que estar presente no Galaxy A72. Para biometria e segurança, o telefone também possui identificação facial, e esta é bem mais rápida que o sensor ótico de impressão digital.

No que diz respeito ao design, o telefone vem em quatro cores novas: Awesome Black, Awesome White, Awesome Violet e Awesome Blue. A nossa unidade é Awesome Black e apesar de não ser tão "Awesome" como Phantom Black do Galaxy S21 Ultra, está muito próximo. Estas opções de cores são todas foscas e são agradáveis ​​de uma forma discreta. Sabemos que para a Samsung conseguir incluir tantas especificações de topo na linha Galaxy A , tem que abdicar de alguma coisa, neste caso o Galaxy A72 possui uma parte traseira de plástico que fica aquém da qualidade que desejaríamos num terminal nesta faixa de preço. A distribuição de peso do Galaxy A72 é confortável , o que permite usá-lo por longos períodos de tempo - não é nem muito pesado nem muito leve.

Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 4 Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 5
Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 6 Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 7

 

Uma melhoria notável que vemos este ano é a classificação IP67 de água e poeira, que infelizmente faltava no A71. Esse recurso é um acréscimo importante, mesmo para o segmento de telefones de médio gama, como todos provavelmente sabemos que os acidentes com água acontecem tanto num telefone de 1200€ como num de 500€.  Para quem não sabe, a classificação IP67 garante que o telefone pode suportar cerca de 30 minutos sob 15 cm a 1 m de água e está protegido contra poeira e areia.

Software e Performance

O Galaxy A72 vem com o Snapdragon 720G, uma pequena atualização em relação ao Snapdragon 730 do ano passado no A71. No geral, traz uma pequena melhoria na velocidade da CPU, mas é capaz de lidar com tarefas diárias, como navegação em redes sociais e streaming de vídeo, com facilidade. Para jogos, o processador precisa de um pouco mais de tempo para carregar alguns jogos mais pesados ​​e alguns deles podem precisar de configurações médias para funcionar sem problemas, mas o desempenho durante os jogos é muito bom para esta faixa de preço.

Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 8

Com a taxa de atualização de 90 Hz do A72, o telefone parece rápido e ágil. Já dissemos: os processadores de gama média estão cada vez melhores e raramente sentimos que estamos perante um telefone mais económico.

Para armazenamento, temos o armazenamento básico de 128 GB e o suporte para um cartão MicroSD. Em termos de RAM, o telefone que testamos tem 6 GB de RAM, o que garante multitarefa suave para o uso diário.

Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 9

O telefone vem com Android 11 e tem todos os recursos do One UI 3.1 da Samsung. Por exemplo, podemos fazer o telefone mudar automaticamente para o modo escuro após o pôr do sol, para proteger os olhos; temos notificações renovadas, acesso rápido a widgets e mais opções de personalização da tela de bloqueio.

Além disso, temos o SmartThings da Samsung, Dolby Atmos, que permite otimizar o áudio para três cenários diferentes: Filme, Música, Voz; além disso, temos a opção de configuração Auto que, como o nome sugere, otimiza o aúdio independentemente do cenário.

A One UI oferece muitas personalizações e configurações, mas, se não sentirem a necessidade de uma personalização profunda podem desfrutar de um bom desempenho.

 

Câmaras Galaxy A72

 

A câmara telefoto 8MP 3x do Galaxy A72 é, segundo a Samsung, o mesmo sensor do Galaxy S20 FE. É capaz de zoom digital de até 30x, e a qualidade da imagem na minha experiência é semelhante à oferecida pela S20 FE: com a iluminação certa, temos bons resultados até uma ampliação de 10x, mesmo que as fotos não sejam muito nítidas além de 4x. Por iluminação certa, quero dizer tirar fotos durante o dia e em ambientes internos bem iluminados. Situações de pouca luz são difíceis para a câmara com zoom em qualquer telefone, e não é diferente no A72.

Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 10

Ao ar livre quando há iluminação suficiente, uma ampliação de até 10x é onde o A72 se destaca. No entanto, notei um pouco de ruído mesmo em fotos ampliadas tiradas à luz do dia. A Samsung também deixou de fora o recurso de bloqueio de zoom que apresentou com a série Galaxy S21 e que trouxe para Flagships mais antigos com a atualização One UI 3.1. O Bloqueio de Zoom trava a imagem quando o utilizador atinge uma ampliação de 20x ou mais, para que seja possível tirar fotos nítidas de coisas distantes, o que de outra forma pode ser algo difícil. A Samsung pode trazer o Zoom Lock para o A72 com uma atualização de software, mas de fábrica, não está disponível.

Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 11

Mesmo sem o Zoom Lock, o Galaxy A72 diferencia-se do Galaxy A52 pela sua câmara com zoom. Mais importante, traz uma câmara com zoom a um preço mais baixo do que as linhas de topo da Samsung, o que é uma boa notícia para todos os clientes que desejam recursos de zoom FlagShip, mas não estão dispostos a pagar o preço por um telefone FlagShip, nem que seja um Galaxy S20 FE.

Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 12

O Galaxy A72 também tem uma câmara macro, tecnicamente, é um telefone que pode capturar objetos que estão muito próximos e também aqueles que estão muito longe, o que não pode ser dito de nenhum outro telefone Galaxy. Mas, essas câmaras macro de 5 MP que a Samsung usa não são do melhor que já vimos deste género. A resolução é muito baixa e é difícil perceber quando o assunto está no foco correto, a câmara macro não torna este telefone melhor de nenhuma maneira significativa.

Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 17

Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 18 Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 19
Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 20 Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 21
Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 22 Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 23

Vida útil da bateria do Galaxy A72

 

A enorme célula de bateria de 5.000 mAh no interior do Galaxy A72 é o que a Samsung chama de bateria para dois dias. E isso não é apenas marketing - a duração da bateria do telefone é, de fato, muito boa. Os utilizadores mais moderados definitivamente vão conseguir que a bateria dure facilmente  dois dias. Os jogos e o YouTube, é claro, drenam a bateria mais rápido, mas a grande bateria de 5000 mAh garante conseguimos chegar ao final do dia com poucas preocupações.

Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 24

Este telefone não vai decepcionar no que diz respeito à duração da bateria. Tenham em mente, isto é com a taxa de atualização de 90 Hz habilitada, o que torna o resultado ainda mais impressionante, pois não é necessário desabilitar um dos melhores recursos do telefone para ter uma boa autonomia da bateria.

O carregamento da bateria de 0 a 100 com o carregador de 25 W fornecido leva cerca de 1 hora e 25 minutos. Uma carga de 10 minutos traduz-se em cerca de 17%, enquanto 30 minutos são 47%.

 

Veredicto Galaxy A72

 

O Galaxy A72 é um telefone de gama média que oferece uma experiência FlagShip. Temos um ecrã excelente com taxa de atualização de 90 Hz que torna a utilização e animações suaves, resistência à água e poeira, colunas stereo, uma câmara com zoom com capacidade de ampliação de até 30x, o software mais recente de fábrica acompanhado por um garantia de três grandes actualizações de sistema operativo e, principalmente, excelente desempenho com o processador Snapdragon 720G.

Análise Samsung Galaxy A72. A Linha Galaxy A está de saúde 25

No entanto, acho que o Galaxy A72 poderia ter sido apresentado com um chipset de última geração em vez do mesmo que alimenta o Galaxy A52. Um ecrã de 120 Hz também teria sido melhor nesta faixa de preço. O Galaxy A52 5G vem com o Snapdragon 750G e um ecrã de 120 Hz, o Galaxy A72 fica abaixo nestas duas categorias importantes.

Isso faz da câmara com zoom a principal vantagem do Galaxy A72, e cada um terá que decidir quanto isso vale para a utilização que pretende dar ao equipamento. Se não se importam muito com a capacidade de zoom e ficam satisfeitos com um ecrã um pouco menor, o Galaxy A52 pode ser uma melhor opção.

Preços e Disponibilidade Galaxy A72

Disponibilidade

A nova gama Galaxy está disponível para venda desde 18 de março nas cores Awesome Violet (violeta), Awesome Blue (azul), Awesome Black (preto) e Awesome White (branco).

  • A72 128GB: 479,9€
  • A72 256GB: 539,9€
76%
A gama média está incrível

Galaxy A72

O Galaxy A72 é um telefone de gama média que oferece uma experiência FlagShip. Temos um ecrã excelente com taxa de atualização de 90 Hz que torna a utilização e animações suaves, resistência à água e poeira, colunas stereo, uma câmara com zoom com capacidade de ampliação de até 30x

  • Ecrã
  • Design
  • Desempenho
  • Bateria
  • Câmaras

No entanto, acho que o Galaxy A72 poderia ter sido apresentado com um chipset de última geração em vez do mesmo que alimenta o Galaxy A52. Um ecrã de 120 Hz também teria sido melhor nesta faixa de preço. O Galaxy A52 5G vem com o Snapdragon 750G e um ecrã de 120 Hz, o Galaxy A72 fica abaixo nestas duas categorias importantes.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!