Análise Samsung Galaxy A33 5G. Excelente bateria e um ecrã superior

O Galaxy A33 5G também tem uma bateria incrível, e é leve e fácil de usar. A Samsung confirmou que este telefone receberá quatro anos de actualizações de software.

A Samsung anunciou o seu mais recente smartphone, o Galaxy A33 5G. Este telefone representa um enorme salto em qualidade de ecrã em relação aos modelos anteriores da linha A da Samsung, com um design muito mais apelativo. O Galaxy A33 5G também tem uma bateria incrível, e é leve e fácil de usar. A cereja no topo do bolo é que a Samsung confirmou que este telefone também receberá quatro anos de actualizações de software. O Galaxy A33 5G é uma excelente escolha para quem procura um ecrã de alta qualidade e uma grande duração da bateria. Venham conhecer melhor o Galaxy A33 5G na análise do AndroidGeek!

A série Galaxy A tem alguns dos telefones mais populares da Samsung. De facto, a julgar pelos relatórios de dados dos analistas, a linha de gama média da empresa é responsável por uma quota significativa das vendas totais da empresa coreana durante 2021. A estratégia é a mesma de sempre e tem sido usada por quase todas marcas, seduzem-nos com os topos de gama mas o que mais se vende são os equipamentos com uma relação preço Vs qualidade mais equilibrada. É este o segredo público da linha A da Samsung.

Análise Samsung Galaxy A33 5G. Excelente bateria e um ecrã superior 1

Claro que isso não é uma surpresa, dado o aumento do interesse no segmento mais acessível dos smartphones durante os últimos anos. A Samsung acaba de introduzir o Galaxy A53 e o Galaxy A33, ambos  concorrentes dignos na sua gama de preços.

O Galaxy A33 5G em particular parece ter recebido uma melhoria mais significativa em relação à sua geração anterior. Tanto assim que a diferença entre a A33 5G e a A53 5G acaba por ser ligeira, tal como O Galaxy A52 e o Galaxy A72 se comparam um com o outro.

Mas concentremo-nos no A33 por agora e vejamos tudo o que a Samsung fez para o tornar uma opção extremamente apelativa em 2022.

O Galaxy A33 5G está disponível em Portugal numa versão com 128GB de armazenamento e 6GB de RAM por 359,90 €, o que é um preço adequado a tudo o que oferece.

Galaxy A33 5G o que está na caixa?

O telefone é enviado com uma caixa fina e essa elegãncia deve-se ao facto de não incluir um carregador. Esta é infelizmente a realidade actual; o que temos na caixa é um cabo USB-C para USB-C, uma ferramenta para abrir a gaveta SIM, alguns manuais de utilizador, e o telefone.

Galaxy A33 5G Design e Display

O design do Galaxy A33 é o que seria de esperar de um telefone de gama média da Samsung hoje em dia, embora existam algumas escolhas interessantes que vamos analisar em mais detalhe.

Antes de mais, o painel traseiro é feito de plástico fosco. Faz um bom trabalho para evitar impressões digitais, por isso se tiverem a coragem de o usar sem capa, as novas cores azul e pêssego vão fazer virar cabeças onde quer que vão. Eu costumo preferir cores mais sóbrias, mas tenho a dizer que este A33 5G em cor pêssego transmite uma imagem fresca e moderna da qual gostei muito.

Análise Samsung Galaxy A33 5G. Excelente bateria e um ecrã superior 2

Nos lados, encontramos o botão de energia e de volume, a gaveta do cartão SIM e de armazenamento expansível (é mesma) – já não há entrada para auscultadores de 3,5mm. Mas quem tem paciência para fios hoje em dia? A menos que tenham uns auscultadores vintage que não conseguem deixar de usar, o melhor é apostarem numa das inúmeras ofertas de fones de ouvido TWS que existem para todos os gostos feitios e preços.

A Samsung inclui uma classificação IP67 para o Galaxy A33, tornando-a resistente ao pó e à água, e este é um argumento que pode tornar a escolha ainda mais apelativa para potenciais compradores. Uma coisa que o A33 5G trouxe emprestada do A53, que é mais caro, é o Gorilla Glass 5 que protege o ecrã.

Galaxy A33 5G Display

Tal como o seu antecessor, o Galaxy A33 5G mantém o seu ecrã em forma de gota de água, ou como a Samsung lhe chama – Infinity-U. Desta vez, porém, tem uma resolução FHD+ e um ecrã de 6,4 polegadas.

Análise Samsung Galaxy A33 5G. Excelente bateria e um ecrã superior 12

No ano passado, a Samsung lançou duas versões do A32: um A32 normal e um A32 5G. O último estava equipado com um visor com uma taxa de actualização de 90Hz, enquanto o primeiro tinha apenas 60Hz. Este ano, o Galaxy A33 tem uma taxa de actualização de 90Hz.

A tela tinha bons ângulos de visão, as cores pareciam vibrantes, e a Samsung confirmou que emitia até 800 nits de brilho máximo.

Análise Samsung Galaxy A33 5G. Excelente bateria e um ecrã superior 13
Galaxy A33 5G

Em termos de biometria, existe um leitor óptico de impressões digitais por baixo do ecrã. Sim, ter um sensor ultra-sónico neste dispositivo teria sido um prazer, mas não é assim tão surpreendente que a Samsung tenha optado pela opção mais acessível. E funciona bastante bem pela nossa experiência.

Se for mais do tipo “face-unlock”, então também o pode fazer com o Galaxy A33 5G.

Performance e Software

O chip Exynos 1280 no interior é competente, mas não ao nível da gama superior.

Muitas das melhorias no Galaxy A33 5G são da responsabilidade do seu novo chipset – o Exynos 1280, que é o primeiro SoC construído sobre o processo de 5nm a ser colocado num equipamento da série Galaxy A3x. O processador interior apresenta oito núcleos: 2 x 2,4 GHz e 6 x 2,0 GHz.

A nova GPU, por outro lado, mostra um aumento de 50% no desempenho em comparação com o A32. A Samsung afirma que a APU é 400% melhor, fazendo com que o desempenho da IA tenha melhorado significativamente em relação à geração anterior.

Executámos o nosso conjunto de testes, para que possam ver exactamente o que mudou nos números de desempenho:

  • GeekBench Single: 741
  • GeekBench 5 Multi: 1869
  • 3DMark Extreme (High): 635
  • 3DMark Extreme (Low): 632

Em termos de armazenamento, O Galaxy A33 5G vem numa configuração simples – 128GB com 6GB de RAM. Felizmente, existe também a opção de expandir esse armazenamento até 1TB através de um cartão microSD.

Notification dropdownMultitasking

 

Quanto ao software, o Galaxy A33 conta com o mais recente software da Samsung – One UI 4.1.

Pode gravar a 4K UHD de resolução de vídeo, mas não tem uma estabilização de vídeo adequada, o que torna as filmagens bastante tremidas e na verdade pouco utilizáveis. Além disso, não se pode utilizar a câmara ultra larga no modo 4K.

Depois, tem uma gravação de vídeo FHD de 1080p, e essa opção utiliza a estabilização de vídeo por defeito do software. No modo FHD, pode utilizar as câmaras principais e ultra-largas, mas enquanto fazemos zoom gradual, a mudança para a câmara ultra-larga salta de 1X directamente para 0,5X, o que é algo abrupto para uma filmagem suave.

No modo 1080p, também tem a opção Super Firme (o ícone de mão ondulada no menu da câmara), que tradicionalmente utiliza a câmara ultra larga. É um pouco mais firme do que a estabilização por defeito, mas como estamos a usar a câmara ultra-larga, a qualidade é pior com mais grãs e notavelmente menos detalhes, por isso não a recomendamos para a maioria das filmagens.

Galaxy A33 5G Qualidade de som

Como mencionado anteriormente, o Galaxy A33 5G não vem com um conector de áudio de 3,5mm. A Samsung decidiu excluí-lo dos seus dois telefones de gama média este ano.

Análise Samsung Galaxy A33 5G. Excelente bateria e um ecrã superior 14
Galaxy A33 5G

Felizmente, temos altifalantes estéreo que talvez, possivelmente, compensem essa perda. São agora mais altos do que antes, e a qualidade ultrapassou as minhas expectativas. Obtém-se uma clareza agradável deste altifalante, e alguma profundidade no som, mas se se aumentar o volume ao máximo, ouve-se a inevitável distorção. No entanto, a 2 ou 3 níveis abaixo da saída de som máxima, obtém-se uma saída de áudio muito agradável.

Câmara

Duas das quatro câmaras são as que realmente importam, a principal e a ultrawide, mas também tem um sensor macro e de profundidade.

À primeira vista, o sistema de câmara no Galaxy A33 5G não parece muito diferente, do seu antecessor. No entanto, um olhar mais atento mostra algumas diferenças fundamentais.

Análise Samsung Galaxy A33 5G. Excelente bateria e um ecrã superior 15

Antes de mais, o sensor principal na traseira do A33 5G está equipado com estabilização óptica de imagem (OIS).

 

O Galaxy A33 inclui o modo nocturno da Samsung, uma vez que a câmara principal pode agora filmar imagens de longa exposição e recolher mais luz.

Além disso, as capacidades do Exynos 1280 permitem características de câmara melhoradas, tais como o modo retrato, tanto nas câmaras traseiras como nas frontal. O desfoque é ajustável e há também iluminação de retrato.

O novo chipset também ajuda enquanto se faz zoom digital, a Samsung chama a este recurso Zoom AI.

Análise Samsung Galaxy A33 5G. Excelente bateria e um ecrã superior 22

Em comparação com a geração mais antiga A32 5G, a qualidade não mudou assim tanto. O A33 realça as cores vibrantes típicas da Samsung com mais saturação, pelo que o céu é mais azul e a relva é ainda mais verde. Tudo parece demasiado bom para ser verdade, e por vezes isso pode ser demasiado. Ainda assim, obtém-se um detalhe mais nítido que vai agradar à maioria.

Embora se possam detectar diferenças na câmara principal, e as selfies tenham melhorado um pouco, parece que a câmara ultra larga do A33 parece quase idêntica à versão da geração anterior.

A qualidade do vídeo tem sido tradicionalmente uma área em que os telefones mais acessíveis fazem alguns compromissos em comparação com os seus primos mais dispendiosos, e O Galaxy A33 5G infelizmente faz alguns compromissos neste departamento.

Duração e carregamento da bateria

Tal como O Galaxy A32, O Galaxy A33 tem uma velocidade máxima de carga com fio de 25W. Ao contrário do predecessor, porém, vem sem carregador incluído na caixa. A bateria em si é de 5000mAh de capacidade.

Análise Samsung Galaxy A33 5G. Excelente bateria e um ecrã superior 23

Este é um equipamento que não vos vai deixar mal em termos de autonomia. Consegui com o A33 5G dois dias de uso moderado/intensivo. E isto é mais do que se pode dizer de muitos topos de gama.

Veredito

Para concluir, o Galaxy A33 5G é uma enorme evolução em relação ao seu antecessor, e extremamente próxima em termos de características do Galaxy A53 5G, que é mais caro.

Análise Samsung Galaxy A33 5G. Excelente bateria e um ecrã superior 24
Galaxy A33 5G

 

O Samsung Galaxy A33 5G é um smartphone amigo do orçamento, que oferece um conjunto sólido de funcionalidades e um excelente desempenho. O Galaxy A33 não só melhorou o design e a câmara, como também os altifalantes. Agora oferece altifalantes estéreo com bom som e qualidade. E o seu desempenho melhorou significativamente desde o A32, e agora temos 5G por defeito.

O Galaxy A33 5G é um bom telefone. É melhor do que o A32. O A33 tem uma classificação de IP e OIS. O Galaxy A33 tem um design muito apelativo apesar da sua construção em plástico. O visor OLED de 90Hz é brilhante e rápido, e estamos satisfeitos com a sua precisão de cor e com a experiência geral. O mesmo se aplica à duração da bateria e à velocidade de carregamento, embora seja necessário comprar um carregador de 25W se ainda não tiverem um.

 

76%
Excelente bateria e um ecrã superior

Análise Samsung Galaxy A33 5G

O Samsung Galaxy A33 5G é um smartphone amigo do orçamento, que oferece um conjunto sólido de funcionalidades e um excelente desempenho. O Galaxy A33 não só melhorou o design e a câmara, como também os altifalantes. Agora oferece altifalantes estéreo com bom som e qualidade. E o seu desempenho melhorou significativamente desde o A32, e agora temos 5G por defeito.

  • Design
  • Ecrã
  • Desempenho
  • Bateria e carregamento
  • Câmaras

O Galaxy A33 5G é um bom telefone. É melhor do que o A32. O A33 tem uma classificação de IP e OIS. O Galaxy A33 tem um design muito apelativo apesar da sua construção em plástico. O visor OLED de 90Hz é brilhante e rápido, e estamos satisfeitos com a sua precisão de cor e com a experiência geral. O mesmo se aplica à duração da bateria e à velocidade de carregamento, embora seja necessário comprar um carregador de 25W se ainda não tiverem um.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!