Análise SAGE The Dual Boiler. Uma máquina de café extravagante

Esta máquina de café SAGE The Dual Boiler é o equivalente doméstico das máquinas de classe profissional que vemos nas cafetarias especializadas – é construída propositadamente para fazer café perfeito! Com o corpo totalmente metálico, mostrador de pressão e LCD, esta máquina é sinónimo de qualidade.

Se são daqueles que exigem a perfeição em cada chávena de café, precisam de uma máquina de café espresso que seja capaz de ir ao encontro das vossas expectativas; uma máquina que dê a máxima flexibilidade e a capacidade de fornecer uma qualidade acima da média. A Sage The Dual Boiler é exactamente isso. Esta máquina de topo de gama é o equivalente doméstico das máquinas de classe profissional que vemos nas cafetarias especializadas – é construída propositadamente para fazer café perfeito!

Análise SAGE The Dual Boiler. Uma máquina de café extravagante 1

Com o corpo totalmente metálico, mostrador de pressão e LCD, esta máquina é sinónimo de qualidade. Está disponível em vermelho, preto e prata, e não só é bem construída, como também tem um aspecto deslumbrante. Este é o tipo de máquina que não vão querer esconder na vossa cozinha.

Com a Sage The Dual Boiler é possível fazer um café incrível que rivaliza com os melhores. A máquina de café Sage The Dual Boiler é para os conhecedores de café que gostam de controlar cada passo no processo de tiragem de café espresso, e não só.

Análise SAGE The Dual Boiler. Uma máquina de café extravagante 2

 

Mais do que olhar para a The Dual Boiler, só de olhar para a folha de especificações vemos que a Sage The Dual Boiler parece ter tudo o que qualquer pessoa que leva a sério o seu café poderia desejar. No topo da lista, como o nome denuncia, está a dupla caldeira, o que significa que esta máquina tem uma caldeira pronta para funcionar à temperatura do espresso, e outra pronta para o vapor. Sem necessidade de aquecimento (ou arrefecimento), é possível preparar muito rapidamente bebidas à base de leite sem perder a temperatura, o que é um problema com as típicas máquinas manuais caseiras.

Análise SAGE The Dual Boiler. Uma máquina de café extravagante 3

Sage The Dual Boiler: Café Espresso

Fazer um espresso com Sage The Dual Boiler é praticamente o mesmo que com qualquer outra máquina de café espresso manual. Demora alguns minutos a aquecer do frio à temperatura de funcionamento, embora possam definir uma hora de auto-despertar, para que a máquina esteja pronta e à vossa espera quando se levantarem de manhã.

 

A Sage recomenda que aqueçam primeiro usando a torneira e passem um pouco de água para desalojar as antigas borras de café. Também devem usar água para aquecer a chávena, embora possam também usar o aquecedor de chávenas no topo, que é suficientemente grande para seis chávenas.

Análise SAGE The Dual Boiler. Uma máquina de café extravagante 4

Em seguida, coloque o café no filtro, calquem para ficar bem acomodado e se precisarem, usem este acessório curioso The Razor para nivelar o café.

The Dual Boiler The Razor

Certifiquem-se que a pega está bem fixa antes de dar inicio ao processo. A partir daí, é uma questão de premir o botão certo para que seja servido o café: o botão Manual é para que o café seja servido manualmente até que o voltem a premir, a chávena única consistem em que o café seja servido durante o tempo definido e foi concebido para uma chávena, o botão de duas chávenas também serve café durante um determinado período de tempo e foi concebido para duas chávenas.

The Dual Boiler controls

Até agora, tudo normal. No entanto, para obter os melhores resultados, façam restaurar predefinições. Usando o visor LCD, podem definir manualmente por quanto tempo os botões de uma e duas chávenas funcionam: uma dose dupla de espresso deve demorar entre 20 e 30 segundos, dependendo do café e da moagem que usaram. Vale a pena experimentar uma chávena de café espresso para se certificar de que enche nesse período de tempo, para obter os melhores resultados.

The Dual Boiler menu

Também podem ajustar a temperatura, embora tenhamos descoberto que a configuração padrão da caldeira de 93C entrega um café espresso a 68C perfeito. Finalmente, também podem definir o tempo de pré-infusão; é aqui que a Caldeira Dupla corre água quente a baixa pressão para expandir suavemente o café moído de modo a dar-lhe mais aroma e sabor. A configuração padrão de 7s deve funcionar com a maioria do café, embora possam aumentar isto em alguns segundos se quiserem que passe um pouco mais de sabor.

Análise SAGE The Dual Boiler. Uma máquina de café extravagante 5

Todas estas definições significam que precisam de fazer algumas doses de café espresso enquanto afinam a máquina, mas vale a pena. Assim que tive a Dual Boiler configurada correctamente, consegui, consistentemente, os melhores resultados que alguma vez tive com qualquer máquina de café espresso até agora. Perfeito. os resultados foram perfeitos em termos de temperatura. A Sage utilizou controladores PID (proporcional-integral-derivativos) para as suas caldeiras, que asseguram que as mesmas funcionam a uma temperatura consistente.

Análise SAGE The Dual Boiler. Uma máquina de café extravagante 6

Espresso – Caldeiras duplas em aço inoxidável e aquecida, ambas reguladas pela tecnologia digital de controlo de temperatura (PID), dão água exactamente à temperatura certa, para uma qualidade de café espresso sem falhas, tiragem após tiragem. A Sage The Dual Boiler também possui uma válvula de sobrepressão (OPV) que ajuda a prevenir sabores amargos, limitando a pressão máxima durante a extracção. Também oferece uma verdadeira pré-infusão de baixa pressão, que aumenta lentamente a pressão para expandir suavemente as moagens para uma extracção suave. Existe também um relógio e um manómetro para ajudar a afinar as suas capacidades de barista.

Análise SAGE The Dual Boiler. Uma máquina de café extravagante 7

Espuma de leite – Como esta é uma máquina com duas caldeiras, está pronta para tirar leite em qualquer ponto. Graças à varinha comprida, que tem uma prática pega de borracha para a mover para evitar tocar no metal quente, pode ser usada com praticamente qualquer jarro com facilidade. Descobrimos que o leite aqueceu rapidamente e de imediato temos um jarro de leite suave e espumoso. Adicionando isto a uma dose de café espresso para fazer um latté, conseguimos alguns dos melhores resultados que alguma vez vimos. O mais importante, como podíamos fazer a dose de espresso e leite rapidamente, significa que a nossa bebida ainda estava muito quente depois de termos terminado, o que é mais do que se pode dizer de algumas máquinas.

Micro-espuma de leite – A varinha de vapor, alimentada pela caldeira a vapor, fornece instantaneamente a pressão para criar uma textura de micro espuma semelhante à das máquinas comerciais.

Análise SAGE The Dual Boiler. Uma máquina de café extravagante 8

SAGE THE DUAL BOILER – CARACTERÍSTICAS CHAVE

  • Apresenta uma caldeira dedicada de aço inoxidável para vapor e espresso, permitindo a texturização e extracção simultânea do leite a 93°C.
  • A temperatura, a pressão de pré-infusão e a duração são todas programáveis, para ajustar ao gosto com o premir de um botão.
  • Uma válvula de sobrepressão evita sabores amargos e uma pré-infusão de baixa pressão permite uma extracção uniforme e um sabor mais suave.
  • A extracção é efectuada a partir de uma bomba italiana de 15 bar.
  • Vem com um jarro de aço inoxidável de 480 ml e ferramentas de limpeza.

A Caldeira em aço inoxidável com uma cabeça activamente aquecida assegura a estabilidade da temperatura desde o tanque até à chávena. A caldeira de vapor de aço inoxidável fiável fornece vapor instantâneo e contínuo.

Análise SAGE The Dual Boiler. Uma máquina de café extravagante 9

1. Caldeira a vapor dedicada: Fornece vapor a pedido, permitindo-lhe texturizar 1 chávena em menos de 40 segundos, ou repetidamente para várias chávenas.

2. Caldeira dedicada a café espresso: Com controlo electrónico PID, fornece a temperatura exacta da água a +/-1ºC.

3. Cabeça Aquecida: Mantém a estabilidade da temperatura durante toda a extracção. O PID assegura um controlo preciso da temperatura para um espresso perfeito.

Qualidade de café profissional em casa

PRÉ-INFUSÃO DE BAIXA PRESSÃO

Aumenta lentamente a pressão da água no início da extracção para expandir suavemente as moagens antes de aplicar uma pressão mais elevada. Sem este aumento gradual da pressão da água, pode ocorrer “Canalização” ou “Perfuração”, o que significa que a água leva o caminho de menor resistência – geralmente os pontos fracos entre a colher de café e a parede do cesto do filtro, em vez de fluir niveladamente através de todo o disco de café. Isto resultaria potencialmente em café amargo ou com pouco sabor.

Análise SAGE The Dual Boiler. Uma máquina de café extravagante 10

Controlo de temperatura PID

A electrónica PID limita a temperatura de extracção a +/-1ºC da temperatura programada para minimizar a flutuação durante a extracção e para maximizar o sabor do espresso.

Temperatura ajustável

Temperatura ajustável da caldeira do espresso para se adaptar a grãos de café de diferentes moagens e origens, e temperatura do vapor ajustável para se adaptar a diferentes quantidades de leite.

Válvula de sobrepressão (OPV)

A pressão ideal durante uma extracção é de 9 bar, mas a maioria das máquinas de café espresso domésticas usa uma bomba de 15-19 bar. O OPV limita a pressão máxima da água a níveis óptimos durante toda a extracção.

Gestão de temperatura

Aumenta  a estabilidade da temperatura do seu espresso pré-aquecendo a água a 70 graus Celsius antes de esta entrar na caldeira.

Manutenção da Sage The Dual Boiler

A manutenção da Sage The Dual Boiler é fácil. Apesar de ser uma máquina de dimensões generosas vão ser capazes de a mover facilmente, pois existe um manípulo por baixo da bandeja de de recolha de desperdicío que levanta a máquina sobre as suas três rodas. Assim, podem simplesmente rodá-la para a frente. Só vai precisar de ser limpa após 200 utilizações, embora o painel LCD vos vá alertar quando estiver na altura. Para fazer a limpeza basta inserir uma pastilha de limpeza no suporte especial, que se encontra no filtro de água. Todos estes itens podem ser guardados devidamente na gaveta por baixo do tabuleiro de desperdicío. Para além disso, é uma questão de ocasionalmente descalcificar a máquina, o manual contém instruções detalhadas sobre como fazê-lo.

Análise SAGE Dual Boiler : Veredito

Pode custar mais do que muitas outras máquinas de café espresso manuais, mas a Sage The Dual Boiler é uma máquina de café fantástica. Não é para todos, mas se querem trazer o vosso café em casa a um nível profissional e estão disponíveis para experimentar um pouco mais com o vosso  café, pode valer a pena.

Análise SAGE The Dual Boiler. Uma máquina de café extravagante 11

Bebe café? Gosta? Se chegou até aqui é porque provavelmente a resposta é sim a ambas as perguntas, então como bónus por ter sido um leitor atento da nossa análise à The Dual Boiler partilhamos a fórmula de 4 elementos-chave que a Sage identifica para promover o café de especialidade – um café diferenciado do ponto de vista da sustentabilidade e qualidade, sensibilizando para os valores do comércio justo, rastreabilidade e práticas de produção que respeitam o meio ambiente

  • Dose ideal: para criar um café com muito corpo e sabores ricos e complexos utiliza-se entre 18 e 22 gramas de grãos de café recém moídos
  • Pressão adequada: pressão constante de 9 bares para um sabor equilibrado
  • Temperatura exata: 93ºC para para compensar o sabor do café
  • Potência de vapor de 130ºC para uma textura de microespuma de leite sedosa e suave

 

Preço e Disponibilidade

A Sage The Dual Boiler é vendida por 1249,90€ no site da SAGE ,  as máquinas de café da Sage Appliances podem ser adquiridas no site da marca, Fnac, Worten, El Corte Inglés e em algumas roasteries como a Fábrica Coffee Roasters.

É verdade que a etiqueta de preço da Sage The Dual Boiler pode ser considerado excessivo para uma máquina de café. No entanto a comparação que posso fazer é com carros.. É verdade que se quiserem ir do ponto A ao ponto B um Fiat Panda vai levar-vos, assim como um Ferrari F8 Tributo o pode fazer. A diferença está na qualidade da viagem e no prazer da condução. A Sage The Dual Boiler é um Ferrari das máquinas de café.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!