Análise Portátil HP Pavilion Plus 14-eh1003np – O portátil perfeito para Home Office?

O HP Pavilion Plus 14 tem muitos pontos positivos para qualquer utilizador apreciar. O ecrã de 14 polegadas com resolução de 2.2K é perfeito para consumo de filmes e séries. Os utilizadores de multitarefas vão adorar o desempenho rápido do processador Intel Core i5, mesmo ao executar várias aplicações mais exigentes. E quem não aprecia um teclado confortável? Realmente tem todos os elementos de um dispositivo cinco estrelas. Lembrando sempre que este é um portátil virado para a produtividade, home office e escola.

O HP Pavilion Plus 14 chegou para conquistar o seu espaço no enorme mercado de portáteis finos e leves, oferecendo tecnologia de ponta, incluindo um processador Intel Core i5 de 13ª geração, 512 GB de armazenamento SSD e um deslumbrante ecrã de 14 polegadas. Com um peso de cerca de 1,4KG este portátil é capaz de lidar com praticamente qualquer tarefa que lhe seja atribuída.

Para os adeptos da consciência ambiental, a estrutura e as teclas deste portátil são compostas, respectivamente, por metal reciclado e plástico reciclado. Parece que não há muito do que reclamar até chegarmos à autonomia, que neste segmento e família Windows, ainda deixa algo a desejar, por comparação com a Apple e os seus portáteis.

Análise Portátil HP Pavilion Plus 14-eh1003np - O portátil perfeito para Home Office? 1

Design

O design do HP Pavilion Plus 14 é interessante, com um acabamento em alumínio elegante com o logotipo da HP na tampa, o chassi prateado é claramente um dos destaques e a melhor opção. A parte inferior possui dois amortecedores apenas algumas tonalidades mais escuras que o acabamento em alumínio, com ventilação entre eles para as ventoinhas. Os altifalantes estão localizados nas extremidades frontal direita e esquerda.

Análise Portátil HP Pavilion Plus 14-eh1003np - O portátil perfeito para Home Office? 2

Ao abrir o portátil, deparamo-nos com um ecrã de 14 polegadas ladeado por bezels pretos razoavelmente finos. O teclado e o touchpad têm a mesma cor uniforme e textura que o resto do dispositivo. A portabilidade é excelente, mas o design leve não resulta em uma sensação assim tão frágil. Mesmo ao abrir e fechar o laptop, há uma sensação de boa construção, que nos dá a impressão de que ao contrário de alguns modelos, não é assim tão frágil.

Com dimensões de 31,35cm x 22,42cm x 1,65cm (frontal) – 1,84cm (traseira) para um portátil de 14 polegadas, é incrível o quão leve conseguiram fazer este dispositivo, pesando apenas 1,4KG.

Portas

No que diz respeito a um portátil leve, é notável vermos que o HP Pavilion Plus 14 apresenta uma quantidade surpreendentemente significativa de portas para atender às diversas exigências do quotidiano. Ao examinarmos a lateral esquerda do dispositivo, deparamo-nos com uma entrada para auscultadores, uma porta USB-A e uma slot para cartão SD, constituindo uma agradável surpresa e proporcionando uma versatilidade adicional.

Por outro lado, ao explorarmos a lateral direita, deparamo-nos com outra porta USB-A, uma porta HDMI e duas portas USB-C. A presença de duas portas USB-C é, sem dúvida, uma vantagem, permitindo o carregamento do portátil enquanto se utiliza um periférico USB-C. No entanto, é um tanto peculiar que ambas estejam localizadas no lado direito, ocupando um espaço valioso que poderia ser preferencialmente utilizado por quem opta por utilizar um rato em detrimento do touchpad. Essa disposição pode tornar-se um ponto a considerar, uma vez que afeta a ergonomia e a praticidade durante o uso diário do portátil. Mas é apenas a minha opinião.

Teclado e Touchpad

Devido aos altifalantes na parte inferior do laptop, há muito espaço para o teclado com teclas espaçadas generosamente, deixando apenas um pouquinho das laterais para cada lado. Digitar neste teclado foi uma experiência natural, e não foi desconfortável nem falhei muitas vezes as teclas, embora claramente preferisse umas teclas mais ergonómicas. O touchpad é confortável de usar, sem ser demasiado escorregadio, mas a área ativa generosa de 12,5cm x 8cm exigiu alguma adaptação. Por vezes, encontrava-me a tocar na área errada, devido à minha palma da mão tocar no touchpad sem eu perceber.

Análise Portátil HP Pavilion Plus 14-eh1003np - O portátil perfeito para Home Office? 5

Ecrã

De tudo o que este dispositivo tem para oferecer, o ecrã parece ser a cereja no topo do bolo. O ecrã de 14 polegadas e 2.2K (2240 x 1400), IPS deslumbrante e destaca até os detalhes mais pequenos. A profundidade dos pretos em cenas com pouca luz não é tão imersiva, e o contraste parecia estar desequilibrado, mas permitiu apreciar completamente todos os vídeos de stream. Além disso, não nos podemos esquecer que é um ecrã IPS e não OLED. O seu foco é a produtividade e não o consumo ou edição de conteúdo multimédia.

O HP Pavilion Plus 14, atinge 300 nits de brilho, o que é bastante interessante em comparação com modelos similares, de outras marcas do mercado, que nem perto dos 300 nits chegam.

Análise Portátil HP Pavilion Plus 14-eh1003np - O portátil perfeito para Home Office? 6

Áudio

Para um portátil tão fino, não esperava uma qualidade de áudio muito boa, mesmo com a tecnologia Bang & Olufsen. No entanto, fui agradavelmente surpreendido. A meio volume, o som é agradável e suave, embora haja uma falta perceptível de graves, o que não é novidade. O volume total é alto o suficiente para ser apreciado do outro lado da sala, mesmo enquanto fazia outras tarefas. No entanto, não é claramente o seu ponto de destaque, mas isso já é próprio dos portáteis desta gama de preços.

Desempenho e Gráficos

Graças ao processador Intel Core i5-1340p de 13ª geração e aos 16GB de RAM, o Pavilion Plus 14 é uma máquina robusta, mesmo dentro da sua faixa de preço. Mesmo com 12 janelas do Google Chrome abertas, 5 das quais reproduziam vídeos no YouTube, consegui escrever sem problemas no Google Docs. Até com a saída ligada via HDMI para o projetor no quarto ele se comportou muito bem. 

Análise Portátil HP Pavilion Plus 14-eh1003np - O portátil perfeito para Home Office? 7

Ventilação

Graças à ventilação considerável na parte inferior do portátil, o calor não foi um problema com o Pavilion Plus. Após correr um vídeo em 4K HDR por 15 minutos, o portátil atingiu temperaturas mais elevadas. Mas mesmo assim nunca foi demasiado tolerável. Mesmo após realizar um teste de stress, o portátil estava confortável o suficiente para ficar no colo e escrever. Em comparação com o meu portátil da empresa Windows de uma outra marca, que tem apenas programas de produtividade abertos, parece um ventilador de aquecimento no Inverno. 

Bateria

Encontramo-nos agora talvez no ponto mais negativo da análise do portátil. Durante o teste de bateria que efetuei via HDMI para o projetor, ou mesmo apenas YouTube ou os habituais serviços de Streaming, o portátil obteve uns números muito aquém do esperado. Apenas para enfatizar quão fraca é a vida útil de bateria de pouco mais de 5 horas, a média da vida útil da bateria dos portáteis mainstream que alguns já testámos atingem o dobro. Isto mais do que duplica a vida do Pavilion Plus 14. Transmitir vídeos só consome a bateria deste dispositivo ainda mais rapidamente. Mas se for apenas para trabalhar via Docs ou Office, o consumo está mais perto do que a marca anuncia de perto de 10 horas, mas mesmo assim acho bastante difícil atingir estes números.

Análise Portátil HP Pavilion Plus 14-eh1003np - O portátil perfeito para Home Office? 8

Webcam

Ainda a trabalhar em casa ou a fazer aulas online? Talvez esteja apenas à procura de uma webcam de qualidade para conversar com amigos e familiares. De qualquer forma, a webcam do Pavilion Plus 14 vai ajudá-lo em todas essas situações com qualidade e facilidade. Embora atinja no máximo 5 megapixels com uma proporção de 4:3, pode facilmente alternar entre qualidade e proporções de imagem.

Tirar fotos foi uma experiência até bastante divertida porque, à medida que a iluminação se ajustava com base no foco, um pop-up lembrando-me sobre a HP Enhanced Lighting persistentemente aparecia. Além desta irritação, há também a falta de uma tampa física para a webcam, o que não é tão importante se gostar da ideia de comprar autocolantes divertidos para usar no lugar.

Software

Bem-vindo ao universo de software do HP Pavilion Plus 14, que, para ser sincero, é… vamos apenas chamar de excessivo, para dizer o mínimo. Prepare-se, vamos começar devagar com os programas de marca HP.

São onze no total, e vários deles parecem que poderiam ser incluídos no mesmo aplicativo. Por exemplo, o HP Command Center, HP Documentation, HP PC Hardware Diagnostics Windows, HP Support Assistant e HP System Event Utility todos têm abas de detalhes do sistema e oferecem ações semelhantes.

Análise Portátil HP Pavilion Plus 14-eh1003np - O portátil perfeito para Home Office? 9

O HP Palette é uma aplicação de fotos que utiliza inteligência artificial para encontrar imagens com as mesmas pessoas ou itens nelas, enquanto o HP Quick Drop oferece um código QR para importar rapidamente fotos de um dispositivo móvel. O HP Enhanced Lighting aumenta o brilho e sobrepõe um grande círculo branco imitando uma luz de anel para tirar fotos. O HP Documentation é apenas um link para o site de documentação da HP, e o HP Smart é um aplicativo de utilidade de impressora usado com qualquer impressora HP.

Além da grande quantidade de aplicações HP, há também uma quantidade exorbitante de aplicações desnecessárias pré-instaladas. Listar todas levaria muito tempo. Há uma pasta de jogos com alguns jogos padrão como mahjong, solitaire, jigsaw e Vegas World. Além disso, existem outros dois tipos de Solitaire instalados que não estão incluídos nesta pasta de jogos. Uma aplicação chamada Omen Gaming Hub também existe, assim como Wild Tangent Games. McAfee Security, Last Pass e uma infinidade de programas da Microsoft além dos programas padrão da suíte Office são apenas alguns mais dos programas conhecidos entre a infinidade de outros programas incluídos.

Análise Portátil HP Pavilion Plus 14-eh1003np - O portátil perfeito para Home Office? 10

Preço e Configuração

Na sua configuração inicial, o Pavilion Plus 14 surpreende pela acessibilidade, pois custa entre uns 850 a 1000 euros. Esta configuração inclui um processador Intel Core i5-1340p, 16GB de RAM e um SSD de 512GB, tudo enquanto funciona no Windows 11 Home. Esta configuração inclui o ecrã IPS de 14 polegadas 2.2K Ultra HD com resolução de 2240 x 1400 pixels. Este portátil vem com áudio de alta qualidade Bang & Olufsen, uma webcam de 5 megapixels e um leitor de impressões digitais. O destaque poderia ser um ecrã OLED, que apesar deste preço já existem alternativas com este tipo de ecrã. No entanto compreende-se pois este portátil estará mais virado para a produtividade e menos para o consumo de media.

Análise Portátil HP Pavilion Plus 14-eh1003np - O portátil perfeito para Home Office? 11

Conclusão

O HP Pavilion Plus 14 tem muitos pontos positivos para qualquer utilizador apreciar. O ecrã de 14 polegadas com resolução de 2.2K é perfeito para consumo de filmes e séries. Os utilizadores de multitarefas vão adorar o desempenho rápido do processador Intel Core i5, mesmo ao executar várias aplicações mais exigentes. E quem não aprecia um teclado confortável? Realmente tem todos os elementos de um dispositivo cinco estrelas. Lembrando sempre que este é um portátil virado para a produtividade, home office e escola.

Infelizmente, a vida útil da bateria mais desanimadora torna o trabalho em movimento quase impossível, o que retira essa classificação de cinco estrelas. De que adianta a ultra portabilidade deste equipamento se ainda teremos de estar ligado à tomadas o dia todo? A menos que consiga ajustar o seu fluxo de trabalho para corresponder à curta vida do HP Pavilion Plus 14, talvez seja melhor conferir outras opções. Há sempre alternativas, como carregar a bateria numa hora de almoço e voltar a estar sem tomada no restante. Dito isto, é um equipamento que gostei bastante em termos de portabilidade, design, apenas com o senão da bateria e o demasiado bloatware de fábrica. A pergunta que fica sempre é: Gastaria eu o meu dinheiro neste equipamento? A minha resposta é claramente sim. No geral para trabalho, escola e algum consumo de media, é um equipamento a ter em conta, aliado ao seu design e construção.

 

80%
Excelente

Ótimo Parceiro para Home Office

O HP Pavilion Plus 14 tem muitos pontos positivos para qualquer utilizador apreciar. O ecrã de 14 polegadas com resolução de 2.2K é perfeito para consumo de filmes e séries. Os utilizadores de multitarefas vão adorar o desempenho rápido do processador Intel Core i5, mesmo ao executar várias aplicações mais exigentes.

  • Qualidade de Construção

Dito isto, é um equipamento que gostei bastante em termos de portabilidade, design, apenas com o senão da bateria e o demasiado bloatware de fábrica. A pergunta que fica sempre é: Gastaria eu o meu dinheiro neste equipamento? A minha resposta é claramente sim. No geral para trabalho, escola e algum consumo de media, é um equipamento a ter em conta, aliado ao seu design e construção.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!