Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Oppo Reno4 Pro: Cada vez melhor

O Reno 4 Pro é, portanto, o modelo mais premium e exibe muitas semelhanças com o Find X2 Neo. No entanto, a Oppo insiste que são dois smartphones muito diferentes.

Depois da excelente Find X2 Series, a Oppo lançou a linha Reno 4 para mostrar que está aqui para vencer. Hoje vamos analisar em detalhe o Oppo Reno4 Pro que tem um conjunto de especificações que se traduzem numa boa experiência.

Na linha Reno4 o Reno4 Pro é o modelo mais premium e exibe muitas semelhanças com o Find X2 Neo. No entanto, a Oppo insiste que são dois smartphones muito diferentes. O novo Reno4 Pro é direccionado para um público mais jovem, cujo uso está mais focado em redes sociais, multimédia e vídeo.

Disponibilizado a partir de 699 euros, o Reno4 Pro olha nos olhos de outros como o OnePlus 8T, o Xiaomi Mi 10T Pro (mais barato), o excelente Pixel 5 ou mesmo o iPhone 12 mini. Tem o que é preciso para ser uma alternativa credível? Vamos descobrir.

Design Oppo Reno4 Pro

Os fãs da Oppo notarão à primeira vista que o Reno4 Pro se parece muito com o Find X2 Neo lançado há alguns meses. A Oppo assume esta semelhança, ainda que tenha feito as modificações de hardware necessárias para apelar a um público mais jovem.

O Oppo Reno4 Pro, portanto, destaca-se por uma excelente aderência possibilitada por um formato vertical (159,6 x 72,5 x 7,6 mm) e um peso que não excede o limite de 200 g (exatamente 172 g).

Análise Oppo Reno4 Pro: Cada vez melhor 1

Na frente, o Oppo Reno4 Pro apresenta um ecrã confortável de 6,5 polegadas (com orifício para a câmara frontal) cuja integração é perfeita. A curvatura 3D das margens não deve nada aos modelos da Samsung, que são os percursores desta tendência.

Análise Oppo Reno4 Pro: Cada vez melhor 2

Na parte traseira,temos os três sensores posicionados verticalmente alojados num retângulo, mais moderno. De resto, a Oppo conhece mantém os seus elementtos clássicos: alto-falante, USB-C e slot dual nano-SIM (uma novidade na Oppo) na margem inferior, o botão de energia na margem direita, as teclas de volume no lado oposto.

Na verdade, a escolha dos materiais é o único ponto que diferencia o Reno4 Pro do Find X2 Neo, no que á estética diz respeito.

O Reno4 Pro tem exatamente o mesmo ecrã do seu irmão. Painel AMOLED, definição Full HD +, diagonal de 6,5 polegadas, taxa de atualização de 90 Hz, tudo semelhante. O Reno4 Pro herda ainda uma pequena novidade: compatibilidade HDR 10+. A Oppo anuncia um brilho máximo de 1.100 nits, uma relação de contraste de 5.000.000: 1, bem como uma taxa de amostragem de 180 Hz.

Análise Oppo Reno4 Pro: Cada vez melhor 3

Sem muita surpresa, o ecrã do Reno4 Pro é confortável para o uso diário. Muito fluido, apresenta excelentes contrastes, pretos profundos (obrigado AMOLED) e muito bom brilho. As margens curvas tornam a experiência mais envolvente.

Se não gostarem da tonalidade do ecrã, o ColorOS está repleto de configurações de ecrã para que possam ter tudo ao vosso gosto.

A única coisa que sinceramente me desiludiu foi o motor de vibração. O feedback háptico é fraco e dá uma sensação de produto barato que não se coaduna nem com a marca, nem com o resto do Oppo Reno4 Pro.

O bom ecrã é acompanhado por uma configuração de áudio muito competente. O Reno4 Pro não é ,certamente, o melhor nesta área, mas garante o essencial ao difundir um som stereo aceitável.

Ouvir aúdio com entrada de fone de ouvido (USB-C ou Bluetooth 5.1) é muito agradável, o Reno4 Pro suporta muitos codecs garantindo uma boa qualidade de aúdio: SBC, AAC, APTX, APTX-HD, APTX-TWS , LDAC.

Desempenho e interface

Por trás da sua aparência atraente, o Reno4 Pro inclui um Chipset Snapdragon 765G (gravado em 7 nm) otimizado para jogos. A Oppo opta , portanto, por um processador de gama média que pode fazer levantar o sobrolho a alguns entusiastas. Mas garanto que em termos de utilização prática, não vão apontar defeitos a este chipset.

Análise Oppo Reno4 Pro: Cada vez melhor 4

Graças aos 12 GB de RAM (LPDDR4) e 256 GB de armazenamento (UFS 2.1), o Reno4 Pro responde perfeitamente a todas as exigências, não importa o quão exaustivas. Os jogos 3D mais exigentes também funcionam sem problemas com configurações de gráficos elevados. Resumindo, este Snapdragon 765G (também presente no Pixel 5, por exemplo) põe em perspectiva se precisamos sempre de ter o último SoC topo de gama.

Análise Oppo Reno4 Pro: Cada vez melhor 5

Na verdade, os Chipsets FlagShip, acima de tudo, garantem uma vida útil mais alargada aos smartphones.  No entanto , tendo em conta o preço do Reno4 Pro, não seria inusitado esperar um chipset de topo.

No lado do software, a Oppo apostou numa combinação Android 10 / ColorOS 7.2 tão eficiente e agradável de usar como sempre. Não esperem nenhuma revolução em comparação com a versão anterior, a interface é fluida, clara, intuitiva e personalizável.

Análise Oppo Reno4 Pro: Cada vez melhor 7

Muito próximo do Android Stock, este SO atende perfeitamente às expectativas dos utilizadores do Android. A gaveta de aplicações está lá e o Google Now assinala a sua presença na página inicial. Simples e eficiente.

Relacionado:  Samsung Galaxy S21 Ultra vs Huawei Mate 40 Pro confronto de titãs

Autonomia e carregamento

Como o Find X2 Pro, o Reno4 Pro vem com uma bateria dupla. A capacidade total é de 4000 mAh, o suficiente para um dia e meio de uso versátil com o modo de ecrã adaptável (vai de 60 a 90 Hz automaticamente). A autonomia é, portanto, muito positiva, mesmo que esteja longe de atingir os recordes de alguns topo de gama da Huawei, como o Huawei Mate 40 Pro.

Se a Oppo optar por duas baterias, deve ser capaz de acompanhar o Reno4 Pro com um sistema de carregamento ultra-rápido. o Super VOOC 2.0 (65 W) quebra todos os recordes de carga : em 5 minutos o utilizador ganhará cerca de 25% da bateria, 60% em 15 minutos e 100% em pouco mais de meia hora. Impressionante!

Por outro lado, assinantes ausentes sempre têm carregamento sem fio, Oppo acredita que o seu sistema de carregamento rápido é mais responsivo às necessidades do utilizador. Um argumento que passa por um smartphone por menos de 500 euros, muito menos para um modelo vendido por 799 euros.

Câmara

Ao contrário de alguns fabricantes que multiplicam o número de sensores com resultados às vezes questionáveis, a Oppo aposta num módulo triplo clássico composto por:

  • Uma câmara grande angular: Lente de 26 mm (f / 1,7); Sensor 48 Mpx Sony IMX 586 (1/2 ''; 0,8 µm photosite); PDAF, foco automático a laser, estabilização óptica
  • Uma câmara grande angular (f / 2.2): Campo de visão de 120 °; Sensor de 12 Mpx (1 / 2,43 ''; 1,4 µm photosite); auto-foco
  • Lente telefoto 52mm (f / 2.4) ; Sensor de 13 Mpx (1 / 3,4 ''; 1 µm photosite); PDAF, zoom ótico 2x

 

Em boas condições de luz, o Reno4 Pro é eficiente com uma nitidez muito boa, contrastes melhorados (com o novo firmware) e cores mais próximas da realidade. O modo retrato também é bem-sucedido com bom recorte e bokeh progressivo.

A Oppo até melhorou o ultra grande angular, que agora exibe uma boa consistência em comparação com o grande angular. A distorção está presente para melhor (fotos artísticas) e para pior (menos detalhes nas laterais). A lente telefoto faz o seu trabalho com o zoom ótico 2x, mas não se safa de apresentar um leve ruído visível. O zoom híbrido 5x já apresenta resultados fracos e mostra os limites do aparelho.

teste foto do módulo pro reno 4 pro

A performance fotográfica do Oppo Reno4 Pro cai a pique quando as condições de luz se deterioram. À noite, a perda de detalhes é óbvia e o software tem problemas para gerir as fontes de luz. As cores tendem para o amarelo e é difícil conseguir um resultado correto. O modo noturno melhora um pouco o geral, mas também não faz maravilhas. Nada catastrófico, mas esperava um pouco mais de um smartphone deste preço.

O sensor frontal de 32 Mpx (abertura da lente f / 2.4) também fornece o essencial, mesmo que as fotos fiquem às vezes superexpostas.

Como alguns concorrentes, a Oppo está a abordar o vídeo com novos recursos. O Reno4 Pro pode gravar em 4K a 60 fps e oferece um modo 16: 9 para uma aparência de cinema. Acima de tudo, a Oppo integra um modo noturno de vídeo (sem dúvida a grande tendência de 2021) permitindo melhorar o reconhecimento de cena, brilho e cor. De modo geral é bem-sucedido, e esse novo modo sem dúvida melhorará ao longo dos meses.

Oppo Reno4 Pro Preço base: 699 €

Conclusão

Por si só, o Reno4 Pro é um bom smartphone. Muito elegante, distingue-se pelo ecrã soberbo, pelo o seu bom desempenho, pela sua excelente autonomia, mas acima de tudo pelo o seu sistema de carregamento ultra-rápido. Embora a câmara seja eficaz em boas condições de luz, a Oppo ainda precisa melhorar o processamento digital com pouca luz.

Infelizmente, o fabricante faz alguns sacrifícios técnicos (sem carregamento sem fio, sem certificados de impermeabilização, sem Chipset de última geração) para manter o preço relativamente baixo.

 

72%
Oppo Reno4 Pro

Um bom telefone com alguns calcanhares de Aquiles

Por si só, o Reno4 Pro é um bom smartphone. Muito elegante, distingue-se pelo ecrã soberbo, pelo o seu bom desempenho, pela sua excelente autonomia, mas acima de tudo pelo o seu sistema de carregamento ultra-rápido. Embora a câmara seja eficaz em boas condições de luz, a Oppo ainda precisa melhorar o processamento digital com pouca luz.

  • Design
  • Desempenho e interface
  • Autonomia e Bateria
  • Câmaras
  • Ecrã

Infelizmente, o fabricante faz alguns sacrifícios técnicos (sem carregamento sem fio, sem certificados de impermeabilização, sem Chipset de última geração) para manter o preço relativamente baixo.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!