Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho

À exceção do Oppo Find X3 Pro, a série Find X3 é na verdade apenas uma versão de outros smartphones OPPO lançados na China há alguns meses. O Find X3 Lite é uma variante de marca do OPPO Reno5, e é muito semelhante ao Reno4 Pro 5G, e o Find X3 Neo é uma nova variante de marca do Reno5 Pro +, mas é um telefone único por si só .

Depois de analisar e adorar o OPPO Find X3 Pro, achámos que já tínhamos visto o que havia para ver da série Find X3 da Oppo. No entanto, a OPPO surpreendeu com o lançamento do Find X3 Neo, o FlagShip mais acessível para este ano, que tem um conjunto de características que chegam para ficarmos entusiasmados.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 1

À exceção do Oppo Find X3 Pro, a série Find X3 é na verdade apenas uma versão de outros smartphones OPPO lançados na China há alguns meses. O Find X3 Lite é uma variante de marca do OPPO Reno5, e é muito semelhante ao Reno4 Pro 5G, e o Find X3 Neo é uma nova variante de marca do Reno5 Pro +, mas é um telefone único por si só .

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 2

O Find X3 Neo traz componentes de nível topo de gama, mas está mais perto de um FlagShip de 2020 do que um deste ano. Considerando o preço mais baixo, há muito do que gostar, uma das minhas coisas favoritas é o design.

Especificações OPPO Find X3 Neo

CPU Qualcomm Snapdragon 865
GPU Adreno 650
Display Exterior: 6.6 inches, 1080x2400 (21:9), 405ppi, 90Hz refresh rate, OLED
Body 159.9 x 72.5 x 8mm (6.30 x 2.85 x 0.31in); 184g (6.49oz)
Camera 50MP IMX766 main, 16MP ultra-wide, 13MP telephoto (2x optical zoom), 2MP macro; Front - 32MP
Video 4K 60fps; Front - 1080p 30fps
Aperture f/1.8 + f/2.4 + f/2.2 + f/2.4, Front - F/2.4
Armazenamento 256GB; non-expandable
RAM 12GB
Bateria 4,500mAh
Connectividade Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2
Cores Galactic Silver , Starlight Black (nesta análise)
OS Android 11 com ColorOS 11
Preço 729,90 €

Design OPPO Find X3 Neo

Bem, este pode ser um dos telefones mais bonitos que já analisámos, e mais uma vez, a cor faz a diferença. O Find X3 Neo, especificamente neste modelo Preto Estrelado, é arrebatador. A OPPO usa um acabamento chamado OPPO Glow, em que a parte de trás parece estar coberta de microcristais e, neste telefone, eles são feitos para refletir a luz de maneiras incriveís. Dependendo de como olhamos para ele, será sempre um pouco diferente e é simplesmente incrível ver como fica de diferentes ângulos.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 3

O exclusivo processo de design OPPO Glow confere ao Find X3 Neo uma delicada textura em pirâmide gravada no painel traseiro, para um acabamento brilhante e elegante, que também resiste a impressões digitais.

É muito bom ao toque também. Ao contrário do Reno4 Pro 5G, o Find X3 Neo usa uma parte traseira de vidro, o que dá uma sensação um pouco diferente ao toque. É surpreendente como parece semelhante em termos de textura. O vidro dá uma sensação muito sólida, no entanto, é bom ver que o OPPO não abdica da qualidade de construção para esta faixa de preço mais baixa - uma vantagem que este telefone tem sobre o Samsung Galaxy S21 de preço semelhante.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 4

Também gosto muito da aparência da câmara deste telefone. É o tipo de coisa difícil de retratar, mas o visual metálico da configuração geral, com suas bordas chanfradas e brilhantes, contrasta muito bem com a placa traseira de vidro colorido.

O Find X3 Neo tem outro fator exclusivo, particularmente na borda superior da estrutura, que é coberta por uma pequena placa de plástico em vez de ser toda em metal. Tenho que concordar que foi uma aposta ganha, especialmente porque esta placa brilha no escuro. Durante o dia, tem um brilho colorido, que varia entre rosa e azul dependendo de como olhamos para ele. Também não ficaria surpreso se isso ajudasse na receção de rede, que descobri ser muito boa neste telefone.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 5

As laterais da moldura são ao estilo OPPO típico. O lado direito tem um botão ligar / desligar com o apontamento verde característico da OPPO.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 6

O lado esquerdo tem um botão de volume com botões visivelmente separados. Eu gosto bastante da sensação dos botões, são sólidos e respondem bem.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 7

A borda inferior do telefone também é uma novidade em equipamentos OPPO, sendo completamente plana. Isso lembra um pouco o Galaxy Note20 Ultra da Samsung, e contém os componentes usuais - um alto-falante inferior, porta USB Type-C e a slot para cartão SIM.

Ecrã e Som OPPO Find X3 Neo

O OPPO Find X3 Neo vem com um ecrã Full HD + AMOLED de 6,5 polegadas com uma taxa de atualização de 90 Hz, que é o que encontramos em muitos telefones modernos de última geração. Não é exatamente o topo da indústria e perde para os painéis de 120 Hz da Samsung, mas 90 Hz já oferecem uma experiência muito suave. Também tem uma taxa de amostragem de toque de até 180Hz.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 8

A OPPO anuncia até 1100 nits de brilho máximo, o que torna possível usar este telefone facilmente em qualquer ocasião e ter o ecrã  claramente visível. É um ecrã excelente, com cores vivas e nitidez suficiente para o preço. Poucos telefones incluem um ecrã QHD nesta faixa de preço hoje em dia.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 9

Quanto ao som, o Find X3 Neo tem uma configuração de alto-falante stereo, composto por um alto-falante inferior e uma entrada de fone de ouvido amplificada, com um som ótimo. Semelhante às experiências anteriores com equipamentos OPPO, os alto-falantes permitem um volume elevado e não há muita distorção nos níveis altos.

Câmaras OPPO Find X3 Neo

A experiência da câmara é provavelmente a maior diferença entre este telefone e o Find X3 Pro que analisámos anteriormente, ou pelo menos, o ponto que pode levar a escolherem o X3 Pro, na minha opinião. O Find X3 Neo usa o mesmo sensor principal do Pro - um Sony IMX766 de 50MP - mas o resto é claramente um downgrade em toda a linha. Temos uma câmara ultra grande angular de 16 MP, uma teleobjetiva de 13 MP com zoom óptico 2x e uma pequena câmara macro de 2 MP, que é tão útil como sempre foi, e com isso quero dizer que não é.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 10

O destaque vai claramente para o sensor principal e, há algumas coisas que adoro neste sensor. Ele produz imagens muito nítidas e detalhadas e, à luz do dia, as cores parecem fantásticas neste telefone, embora muitas vezes saturadas até certo ponto.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 11

Há muito do que gostar na câmara deste telefone, principalmente no sensor principal. As fotos parecem muito nítidas em geral e têm um efeito bokeh natural e agradável ao tirar fotos em close-up de algo. As cores que produz também são muito agradáveis, embora um pouco vibrantes em comparação com a vida real. Há alguma inconsistência entre as cores nas três câmaras, o que não é nada novo ou exclusivo da OPPO. Algo a registar no uso deste telefone é o reconhecimento de cena AI, que às vezes torna as cores ainda mais vibrantes quando não deveria. Novamente, isso não é exclusivo da OPPO, mas é muito percetível neste telefone.

Relacionado:  iPhone 13 poderá ser lançado em variante de 1 TB

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 12

A OPPO oferece um modo noturno muito bom nos seus telefones, e sou um fã. O meu ponto favorito, porém, é o modo noturno para vídeo. Quando ligamos o modo AI Highlight em gravações de vídeo e estamos num ambiente escuro, o modo noturno é ativado para tornar tudo muito mais visível. Quase todos os telefones têm um modo noturno para fotos, mas tê-lo em vídeos é incrível e faz uma grande diferença. 

Exemplos captura de imagens Oppo Find X3 Pro

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 13 Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 14 Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 15 Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 16

A OPPO tem um dos softwares de câmara mais intuitivos que existem. Todas as opções comuns estão dispostas no aplicativo câmara, e o ColorOS 11 traz algumas mudanças bem-vindas, como deslizar de cima para baixo no ecrã para configurações adicionais. Outros recursos como vídeo duplo, modos profissionais e fotos macro estão ocultos na seção Mais.

Performance e Bateria

Alguns podem fugir da ideia de comprar um telefone com Snapdragon 865 em 2021, especialmente se considerarmos que a Samsung está a comercializar o Galaxy S21 com um SoC mais recente por um preço semelhante, mas verdade seja dita, o Snapdragon 865 é mais do que rápido o suficiente para as necessidades da maioria das pessoas.  Ao mesmo tempo, o Find X3 Neo tem as suas próprias vantagens em relação ao S21 da Samsung, como 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno. O Galaxy S21 só fica na mesma faixa de preço se optarem por 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, e 12 GB de RAM nem sequer são uma opção a menos que elevemos a fasquia para o S21 Ultra.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 17

Claro, em termos de desempenho bruto, o Snapdragon 865 fica atrás de outros chipsets deste ano, como podem observar pelos benchmarks, mas na verdade não está muito longe do Exynos 2100 da Samsung. No AnTuTu, o Find X3 Neo bate o Galaxy S21 Ultra, principalmente graças ao GPU mais poderoso.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 18

No GeekBench 5, um teste focado na CPU, dá ao chipset mais recente uma vantagem clara em termos de desempenho, tanto em multi-core quanto em single-core, onde o Galaxy S21 padrão obteve 1079 e 3370, respetivamente.

 

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 19

Quanto ao GFXBench, que testa a GPU, o Find X3 Neo mantêm-se na luta e está equiparado ao seu concorrente.

GFXBench benchmark results on the OPPO Find X3 Neo

O desempenho é algo que não vos irá desiludir neste Oppo Find X3 Neo e o seu Snapdragon 865.

A duração da bateria também é muito boa. Com uma bateria de 4.500 mAh, o Find X3 Neo costuma durar pelo menos um dia e meio com carga, o que eu acho ser o suficiente. Cheguei a conseguir dois dias inteiros com uso mais moderado. Como de costume, com os telefones mais caros da OPPO, podemos contar com um carregamento com fio de 65 W, o que é incrível.

Outros fabricantes já oferecem essa velocidade de carregamento com o tempo, mas poder carregar a 100% em cerca de 40 minutos é incrível. Eu carrego meu telefone durante a noite , mas tenho tomadas inteligentes que desligam passado pouco tempo, mas se preferirem carregar enquanto dormem e não tiverem tomadas inteligentes, a OPPO também implementou um recurso de carregamento inteligente que impede o telefone de carregar a 100% até que o utilizador esteja prestes a acordar. Isto requer alguns dias de aprendizagem dos nossos hábitos por parte do equipamento.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 20

 

Conclusão

Há muito do que gostar no OPPO Find X3 Neo, e acho que é impossível dizer que este não é um telefone muito bom.

Adoro o Design e a cor Preto Estrelado da nossa unidade de teste que realmente o torna único.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 21

Outros aspetos do telefone que foram também uma agradável surpresa são o ecrã, que é de grande qualidade e tem uma boa taxa de atualização, a qualidade do som e o volume são ótimos, o desempenho é mais do que bom e a duração da bateria também é sólida. A câmara é capaz de conseguir algumas fotos realmente boas, e é sempre bom ver pormenores como o modo noturno para vídeo. Claro, gostaria que tivesse uma câmara de periscópio mas nesta faixa de preço é difícil pedir mais. E também devo mencionar que ColorOS 11 está cada vez mais completo e cheio de recursos, sem perder a leveza que o caracteriza.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 22

Como pontos menos positivos, talvez destaque a saturação excessiva de algumas das fotos que tirei com este telefone, especificamente.

Análise OPPO Find X3 Neo. Muito estilo e Desempenho 23

No geral, porém, há muitos pontos positivos neste Oppo Find X3 Neo e, comparando-o com seu concorrente mais direto no espaço do Android, o Galaxy S21, o Find X3 Neo tem algumas vantagens. Usa uma construção mais premium, tem bateria melhor (e carregamento muito mais rápido), mais RAM e armazenamento pelo mesmo preço, e o diria o áudio é um pouco melhor. Eu também diria que a câmara se porta um pouco melhor à noite, embora não estejam muito distantes um do outro durante o dia. Por outro lado, a Samsung oferece um melhor ecrã e um processador mais rápido.

Se optarem pelo Oppo Find X3 Neo podem encontrá-lo  por 729,90 €. Na maioria dos países europeus, custa € 799, mas os preços podem variar. Vale salientar que este é quase o mesmo preço do Reno4 Pro 5G que mencionei antes, apesar de ser melhor em quase todos os aspetos.

74%
Muito estilo e Desempenho

Análise OPPO Find X3 Neo.

Há muitos pontos positivos neste Oppo Find X3 Neo e, comparando-o com seu concorrente mais direto no espaço do Android, o Galaxy S21, o Find X3 Neo tem algumas vantagens. Usa uma construção mais premium, tem bateria melhor (e carregamento muito mais rápido), mais RAM e armazenamento pelo mesmo preço, e o diria o áudio é um pouco melhor. Eu também diria que a câmara se porta um pouco melhor à noite, embora não estejam muito distantes um do outro durante o dia. Por outro lado, a Samsung oferece um melhor ecrã e um processador mais rápido.

  • Design
  • Ecrã
  • Câmaras
  • Autonomia
  • Desempenho

Se optarem pelo Oppo Find X3 Neo podem encontrá-lo  por 729,90 €. Na maioria dos países europeus, custa € 799, mas os preços podem variar. Vale salientar que este é quase o mesmo preço do Reno4 Pro 5G que mencionei antes, apesar de ser melhor em quase todos os aspetos.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!