Análise Oppo Enco X: Fones de ouvido TWS com um som surpreendente

A Oppo, uma empresa conhecida pela sua linha de smartphones, tem aumentado de forma lenta mas segura a sua seleção de produtos de áudio, especialmente fones de ouvido TWS.

O mercado de fones de ouvido sem fio está ao rubro e não faltam opções para os consumidores. A Oppo, uma empresa conhecida pela sua linha de smartphones, tem aumentado de forma lenta mas segura a sua seleção de produtos de áudio, especialmente fones de ouvido TWS.

Análise Oppo Enco X: Fones de ouvido TWS com um som surpreendente 1

Os fones de ouvido Oppo Enco X de que vamos falar hoje posicionam-se no segmento de média gama de fones de ouvido TWS. Com o preço de 148€, os Oppo Enco X trazem uma folha de especificações atraente e como destaque a parceria com a famosa empresa de áudio dinamarquesa Dynaudio, para garantir qualidade de som surpreendente para este segmento de preço. Equipados com Cancelamento Ativo de Ruído, carregamento sem fio e outros recursos premium, os Oppo Enco X estão bem posicionados para se tornar um 'FlagShip Killer', dando aos concorrentes premium da Sony, Bose, Jabra, Sennheiser e Apple alguns suores frios.

Vamos aprofundar a nossa análise para ver como eles se comportam.

Análise Oppo Enco X: Fones de ouvido TWS com um som surpreendente 2

Design e conforto

Com um design intra-auricular com hastes salientes, popularizado pelo AirPods Pro da Apple, o Oppo Enco X é esteticamente agradável. Este design já foi usado por várias empresas de áudio nas suas várias ofertas sem fio, tuo devido à popularidade dos AirPods.

Análise Oppo Enco X: Fones de ouvido TWS com um som surpreendente 3

No entanto, a Oppo incluiu algumas pequenas variações no design do Enco X. A presença de um acabamento parecido com o vidro brilhante nas hastes dos fones de ouvido, bem como a faixa metálica prateada que rodeia o estojo de carregamento, diferencia o Enco X ligeiramente quando se trata de aparência. Os fones de ouvido Oppo Enco X têm borrachas para maior conforto e a empresa incluiu dois conjuntos extras de pontas de silicone na caixa para que possam escolher.

Análise Oppo Enco X: Fones de ouvido TWS com um som surpreendente 4

Temos que mencionar o cuidado com a embalagem do Enco X. A embalagem é bonita e elegante com um X brilhante na caixa preta. Dentro da caixa, os manuais são embalados em uns sacos com uma textura aveludada e tem um toque incrível e premium. São esses detalhes que tornam a experiência de unboxing algo digno de registo

Agora, voltando aos fones de ouvido, cada um vem com um painel sensível ao toque na parte traseira que permite controlar a reprodução de multimédia. Já falamos em detalhes dos controlos disponíveis. Os fones de ouvido também têm grandes pontos de contato de carregamento de prata na parte inferior que para além da sua função prática, acrescentam algo mais a um Design que por definição não permite grandes aventuras.

Análise Oppo Enco X: Fones de ouvido TWS com um som surpreendente 5

Cada fone de ouvido é extremamente leve, pesando apenas 4,8 g, o que os torna bastante confortáveis ​​de usar, mesmo em longos períodos de utilização.

Os suportes angulares juntamente com as pontas de silicone criam um ajuste bastante seguro e um bom isolamento de ruído, para a maioria dos formatos de canais auditivos. A aplicação, HeyMelody, permite realizar um teste de encaixe que vos vai dizer se os vossos fones de ouvido criaram uma boa vedação dentro dos canais auditivos.

Análise Oppo Enco X: Fones de ouvido TWS com um som surpreendente 6

Com este teste, descobrimos que para uma experiência perfeita teríamos que usar uma ponta Grande na orelha esquerda e uma Média na direita. Normalmente ninguém pensaria em experimentar diferentes combinações de pontas, mas o teste do fone de ouvido mostrou-nos isso e melhorou a nossa experiência com os Oppo Enco X! Os fones de ouvido são classificados como IP54 para resistência à poeira e água também, o que é uma vantagem.

Análise Oppo Enco X: Fones de ouvido TWS com um som surpreendente 7

Passando para o estojo de carregamento, ele tem um formato semelhante a um seixo que é suave ao toque, embora um pouco escorregadio. A Oppo afirma que o design do estojo de carregamento é baseado no  Oppo MP3 X3 que foi lançado há alguns anos. Na parte de trás, está escrito "Co-criado com Dynaudio" e, na parte inferior, há uma porta de carregamento USB-C. Há um botão físico no lado direito da caixa e uma luz LED na frente que indica o status da bateria. O estojo é bastante plano, portanto pode deslizar facilmente para dentro dos bolsos sem atrito. Também é extremamente fácil abrir a caixa com uma mão, o que é sempre bom. A dobradiça do estojo de carga parece sólida e deve durar muito sem problemas.

Análise Oppo Enco X: Fones de ouvido TWS com um som surpreendente 8

No geral, os Oppo Enco X apresentam uma construção muito boa e um design familiar com algumas variações. O ajuste é relativamente seguro e confortável mesmo por longos períodos de tempo.

HeyMelody app 

O Oppo Enco X funciona com uma aplicação chamada HeyMelody, onde os utilizadores podem personalizar os controlos, verificar o ajuste dos fones de ouvido e atualizar o firmware. É um aplicativo básico que carece de um equalizador personalizável que permita aos usuários alterar o perfil de som de acordo com as suas preferências. Este aplicativo só pode ser usado em smartphones Android e não está disponível na App Store para iOS de momento.

 

HeyMelody
HeyMelody
Developer: HeyTap
Price: Free
  • HeyMelody Screenshot
  • HeyMelody Screenshot
  • HeyMelody Screenshot
  • HeyMelody Screenshot

Mesmo com a aplicação, estamos limitados no número de controlos que podemos atribuir aos Oppo Enco X. Vamos ter que escolher entre conjuntos de controlos predefinidos e não temos a liberdade de misturar e combinar como acharmos melhor. O que se revelou mais incómodo foi a incapacidade de pausar / reproduzir, faixa seguinte / anterior e ter controlos de volume ativados ao mesmo tempo. Fomos forçados a abrir mão de uma das opções. Optamos por abdicar da pausa / reprodução, pois os fones de ouvido vêm com pausa / reprodução automática. Os fones de ouvido detectam quando são removidos dos ouvidos e pausam automaticamente a música e, da mesma forma, reproduzem a música quando os fones são inseridos de volta nos ouvidos. Mas, não é perfeito.

O recurso de pausa e reprodução automática funcionou de forma intermitente. Nos nossos testes, o recurso funcionou aleatoriamente e muitas vezes optou por simplesmente ignorar e continuar a tocar música. Esperamos que seja algo que a Oppo consiga solucionar em futuras atualizações de firmware dos Oppo Enco X

Na aplicação Hey Melody, podem atribuir os seguintes controlos aos gestos correspondentes -

  • Toque duas vezes (esquerda e direita) - Reproduzir / pausar OU Faixa anterior OU Próxima faixa OU Nenhuma
  • Toque três vezes (esquerda e direita) - Assistente de voz OU Nenhum
  • Controle deslizante (esquerdo e direito) - Controle de volume OU Troca de faixa OU Nenhum
  • Toque e segure por 1 segundo (esquerda e direita) - Cancelamento de ruído desativado, Transparência,
  • Cancelamento de ruído, Cancelamento de ruído máximo
  • Toque e segure por 3 segundos (esquerda e direita) - Alternar entre dispositivos emparelhados OU Nenhum

Para o controlo de toque, é possível escolher qualquer um dos dois modos ANC. Isso um pouco limitado, já que geralmente preferimos alternar entre Cancelamento de ruído ativado, Cancelamento de ruído desativado e Transparência. Pressionar e segurar um dos lados por mais de 3 segundos irá alternar entre os dispositivos emparelhados, o que é muito prático. É a segunda melhor coisa depois de conectividade multiponto, onde dois dispositivos podem ser conectados simultaneamente.

Relacionado:  Primeiras impressões Trust Taxon, webcam de alta qualidade para videochamadas

Análise Oppo Enco X: Fones de ouvido TWS com um som surpreendente 9

Os controlos de toque, além de serem um pouco limitados, também são um pouco inconstantes. Nem sempre funcionam bem e muitas vezes executam o comando errado. Além disso, é difícil encontrá-los facilmente nos primeiros dias de uso do dispositivo. No geral, realmente achamos que o Oppo precisa trabalhar nos controlos de toque e permitir um pouco mais de liberdade na personalização.

Outros recursos no Oppo Enco X incluem um Modo de Transparência muito bom, uma classificação IP54 de resistência à poeira e água, carregamento USB-C, suporte de carregamento sem fio Qi e modo Mono (cada fone de ouvido pode ser usado independentemente). É um par de fones de ouvido TWS carregado de recursos, que precisa de algum refinamento nos controlos de toque e no recurso de pausa / reprodução automática.

Performance

Os Oppo Enco X foram criados em colaboração com a Dynaudio. A empresa dinamarquesa tem uma reputação bastante positiva nos círculos de Hi-Fi e a sua experiência obviamente ajudou a alcançar a qualidade de afinação e som destes fones de ouvido. Os Oppo Enco X também usam o novo Sistema Acústico DBEE 3.0, que ajuda a melhorar o áudio em todas as frequências. Vem com um design de driver duplo coaxial que compreende um driver de membrana balanceado de 6 mm que lida com todas as altas frequências e um driver dinâmico de camada tripla de 11 mm que trata do resto da faixa de frequência. Isso é muito raro nesta faixa de preço e é uma solução que geralmente vemos em dispositivos de áudio Hi-Fi de última geração. É excelente ver a Oppo trazer esta tecnologia para o mercado média gama TWS.

Análise Oppo Enco X: Fones de ouvido TWS com um som surpreendente 10

Usando arquivos de música de alta resolução de 24 bits / 44,1 kHz, os fones de ouvido proporcionaram excelente qualidade de som com resposta de graves texturizada e bem definida, gama média detalhada, vocais articulados e agudos limpidos. Os agudos podem ser um pouco estridentes às vezes, mas é raro.

Ao longo da maioria das faixas e géneros musicais, os Oppo Enco X devolveram um som sólido com dinamismo e energia. O palco sonoro também era surpreendentemente amplo ao ouvir música de alta qualidade, no entanto, tornou-se um pouco mais restritivo quando mudamos para o YouTube Music ou Spotify. Além disso, algo a salientar é que ouvimos tudo com o codec AAC ativo, pois o nosso dispositivo de teste não era compatível com LHDC. No entanto, a qualidade do som era envolvente, limpa e detalhada.

Análise Oppo Enco X: Fones de ouvido TWS com um som surpreendente 11

Passando para o desempenho de Cancelamento Ativo de Ruído, os Oppo Enco X provaram ser bastante competentes também nesta área. A tecnologia ANC é um híbrido que usa controlo de ruído feed-forward e feed-back. Embora não seja tão eficaz como os Sony WF-1000XM3 no cancelamento do ruído ambiente, funcionam muito bem, especialmente nesta faixa de preço. Os Enco X conseguem minimizar sons como AC, motores de automóveis e ventiladores de baixa velocidade. Não funciona tão bem com vozes humanas, e teclados mecânicos.

Existem dois níveis de cancelamento de ruído que podem escolher através do aplicativo - Regular e Máx. Preferimos o cancelamento máximo de ruído, pois o modo Regular quase não diminuiu o ruído ambiente.

O Enco X também se porta muito bem para chamadas de voz, a voz soa clara em ambas as extremidades das chamadas telefónicas. Os fones de ouvido também evitam que muito do ruído de fundo seja transmitido ao ouvinte.

Bateria e conectividade

A duração da bateria dos fones de ouvido Oppo Enco X é infelizmente medíocre. Com o ANC ativado, a empresa classificou a vida útil da bateria em 4 horas (carga única) e 20 horas no total com o estojo de carregamento. Se não usar ANC, os números aumentam para 5,5 horas com uma única carga e 25 horas no total.

Nos nossos testes, os fones de ouvido Oppo Enco X duraram cerca de 3,5 horas com uma única carga, com o cancelamento de ruído máximo ativado e o volume ajustado em cerca de 70 por cento. Os fones de ouvido podem ser carregados até a carga total em cerca de 80 minutos, o estojo de carregamento leva um pouco menos de 2 horas para ser recarregado totalmente a partir de zero. Não há suporte para carregamento rápido, no entanto, temos disponível carregamento sem fio Qi, o que é muito conveniente.

Análise Oppo Enco X: Fones de ouvido TWS com um som surpreendente 12

Os fones de ouvido Oppo Enco X usam o novo padrão Bluetooth 5.2. Este é o primeiro par de fones de ouvido que testamos que utiliza esse padrão. Os fones de ouvido suportam SBC, AAC e o codec LHDC, que é suportado por alguns smartphones Oppo de última geração e até mesmo alguns Xiaomi, se não estamos enganados.

Veredito

Os fones de ouvido Oppo Enco X são, sem dúvida dignos de recomendação, trazendo recursos premium e som de qualidade para uma faixa de preços abaixo de 150€. Os fones de ouvido oferecem bom ANC, som excelente e uma infinidade de recursos, tornando-os uma compra de que a maioria das pessoas não se arrependerá. Os fones de ouvido não são perfeitos, tivemos problemas com os controlos de toque delicados, vida útil da bateria e função de pausa automática e reprodução não confiável. No entanto, a experiência de áudio com os drivers duplos coaxiais criados em colaboração com a Dynaudio é excelente para esta faixa de preço. Se o vosso orçamento é inferior a 150€, os Oppo Enco X são um dos fones de ouvido mais fáceis de recomendar. Salientamos que esta é uma aixa de preço muito competitiva em que a Huawei tem dado cartas de grande qualidade e há mais a chegar, portanto esperem umas semanas antes de tomar uma decisão.

 

68%
Boa sonoridade com controlos selvagens

Oppo Enco X

Os fones de ouvido Oppo Enco X são, sem dúvida dignos de recomendação, trazendo recursos premium e som de qualidade para uma faixa de preços abaixo de 150€. Os fones de ouvido oferecem bom ANC, som excelente e uma infinidade de recursos, tornando-os uma compra de que a maioria das pessoas não se arrependerá. Os fones de ouvido não são perfeitos, tivemos problemas com os controlos de toque delicados, vida útil da bateria e função de pausa automática e reprodução não confiável.

  • Design
  • Performance
  • Autonomia e Carregamento
  • Fucionalidades
  • Controlos

No entanto, a experiência de áudio com os drivers duplos coaxiais criados em colaboração com a Dynaudio é excelente para esta faixa de preço. Se o vosso orçamento é inferior a 150€, os Oppo Enco X são um dos fones de ouvido mais fáceis de recomendar. Salientamos que esta é uma aixa de preço muito competitiva em que a Huawei tem dado cartas de grande qualidade e há mais a chegar, portanto esperem umas semanas antes de tomar uma decisão.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!