Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente

O grande display LCD Full High Definition Plus de 6,5 polegadas (2400×1080) maximiza o espaço visual, enquanto temos uma taxa de atualização de 90 Hz que oferece uma experiência de visualização suave.

 Se querem alguns recursos de topo, como 5G , mas gastar mais de 1000€ num smartphone premium está fora de questão, o Oppo A74 5G é uma boa opção com recursos que esperaríamos ver num modelo de gama alta. O grande display LCD Full High Definition Plus de 6,5 polegadas (2400x1080) maximiza o espaço visual, enquanto temos uma taxa de atualização de 90 Hz que oferece uma experiência de visualização suave. Como cereja no topo do bolo temos grande bateria de 5000mAh que permite dias de utilização.

Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 1

O A74 também traz a funcionalidade 5G por uma fração do preço de um modelo topo de gama. Os Benchmarks que fizemos  mostram que os processadores do Oppo A74 sofrem um pouco com tarefas pesadas mas compensa por outros atributos como a câmara principal de 48 megapixels que produz imagens com cores vibrantes e com boa profundidade de campo.

Especificações

  • Processador: Qualcomm Snapdragon M480
  • Ecrã: FHD + de 6,5 polegadas (2400x1080p) LTPS-LCD
  • Sistema operativo: Android 11 / ColorOS 11
  • RAM: 6 GB
  • Armazenamento: 128 GB
  • Entrada para fone de ouvido: Sim
  • Sensor de impressão digital: Sim (montado lateralmente)
  • SIM: Single
  • Bateria: 5000mAh
  • Conectividade: 5G, Wi-Fi, Bluetooth 5.1, NFC, GPS
  • Câmara traseira: 48 MP Quad
  • Câmara frontal: 16 MP (f / 2.0)
  • Dimensões: 162,9 x 74,7 x 8,4 mm
  • Peso: 190g

Preço

O Oppo A74 custa 299€. Está disponível nas cores Space (Silver) e Fluid (Black).

Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 2

Dos melhores da série A

Apesar de fazer parte do grupo BBK e de ser uma empresa irmã de marcas conhecidas como a OnePlus a OPPO só recentemente entrou no mercado nacional  e veio provar ser um verdadeiro competidor em todas as categorias de smartphones.

Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 3

Esta nova oferta da Oppo, o Oppo A74 5G, está no topo da série A da empresa, a mesma série que nos apresentou ao Oppo A73. O Oppo A73 trouxe muitas funcionalidades FlagShip a um preço muito baixo, o mesmo acontece com o A74, com algumas atualizações.

Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 4

Assim que o tiramos da caixa, notamos a aparência robusta do A74. Com 6,5 polegadas, é apenas ligeiramente maior do que o ecrã de 6,43 polegadas do A73, mas é visivelmente mais grosso e pesado. O peso e a espessura extras do A74 tornam-no mais complicado de usar. também não tem a aparência sofisticada de alguns aparelhos mais caros, não é um aparelho para surpreender os amigos. Ainda assim, gostamos do tamanho de ecrã é muito confortável ver todos os detalhes num ecrã destas dimensões.

O Oppo A74 em Space Silver

Embora tivéssemos preferido um ecrã AMOLED, o ecrã do A74 é atraente e reproduz vídeo com excelente clareza visual e suavidade, sem quaisquer sinais de esforço.

Câmaras fotográficas

No que diz respeito às câmaras, a câmara principal do A74 oferece uma melhoria significativa em megapixels em relação à câmara de 16 megapixels do A73.

Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 5

 

Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 6 Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 7 Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 8 Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 9 Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 10
Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 11 Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 12 Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 13 Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 14 Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 15

A configuração da lente também é um pouco diferente. O A73 e o A74 apresentam uma lente ultra grande angular de 8 megapixels (f / 2.2), a lente Retrato de 2 megapixels da A73 (f / 2.4) foi substituída por uma lente macro de 2 megapixels (f / 2.4) e Lente Mono de 2 megapixels (f / 2.4) para capturar imagens numa faixa focal maior.

Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 16

O A74 inclui uma variedade de modos para diferentes condições de fotografia, onde se inclui Foto, Noite, Pro, Panorama, Retrato, Lapso de tempo e Google Lens, mas também adiciona um Scanner de Texto, não presente no A73.

Relacionado:  OPPO Reno6 Z visto no Geekbench com chipset MediaTek Dimensity 800U

Testamos a câmara principal do A74 e nas condições de luminosidade ideais ficámos agradavelmente surpresos com os resultados.

Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 17

Software

O Oppo A74 vem pré-instalado com o ColorOS 11, que é a IU da Oppo baseada no Android 11. Este equipamento apresenta um pacote completo de aplicações do Google que podem ser indispensáveis para alguns utilizadores.

Não é a nossa primeira experiência com o ColorOS 11, e mais uma vez ficamos impressionados com o nível de personalização que permite. Na verdade, a IU tem um menu dedicado de "Personalização" acessível em "Configurações" que permite alterar recursos como papel de parede, toque, bem como fontes e ícones. Também gostamos da app Game Space: permite definir preferências para bloquear notificações e rejeitar chamadas enquanto jogamos.

Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 18

O "nosso" A74 estava relativamente livre de bloatware com exceção das aplicações TikTok e Facebook que provavelmente teríamos instalado de qualquer maneira. Ocasionalmente, recebemos anúncios pop-ups irritantes na inicialização do ColorOS 11, o que pode incomodar alguns utilizadores.

Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 19

Benchmarks

O A74 funciona com uma plataforma Qualcomm Snapdragon 4805G competente, mas não super rápida. Se estão habituados à velocidade de resposta super rápida de um modelo topo de gama, pode parecer um pouco lento, mas não demasiado. Quando comparado com outros modelos Oppo que testámos anteriormente notamos uma resposta ligeiramente mais lenta. I

Ao colocar as pontuações de benchmark do Geekbench frente a frente com o Oppo X3 Pro, há diferenças evidentes na velocidade do CPU. O Oppo Find X3 supera o A74 em todas as categorias. E embora isso fosse algo esperado, é provável que os utilizadores avançados achem a execução de jogos com alto uso da CPU um pouco débil no A74.

Uma comparação de benchmark com o Oppo Find X3 Pro revelou uma grande diferença entre o poder de processamento dos dois modelos.

Vida da bateria

O Oppo X74 destacou-se nos testes de bateria, durando vários dias sem nenhum problema com uso moderado. Começámos a usar o Oppo A74 5G numa tarde de sábado às 13h e só ficou sem energia às 12h00 da segunda-feira seguinte, dois dias depois.

Análise Oppo A74 5G. Equilibrado e competente 20

Esta autonomia de longa duração é cortesia da grande bateria de 5000mAh do A74. Embora possa ser o motivo pelo qual o telefone é um pouco mais pesado do que o A73, achamos que a conveniência de uma bateria com maior duração vale os gramas extra. Infelizmente, este modelo não vem com carregamento sem fio, mas nesta faixa de preço não é algo que nos surpreenda.

Conclusão

A mais recente oferta da Série A da Oppo, o Oppo A74, é um telefone básico que vale o dinheiro pedido por ele, dando aos utilizadores uma experiência satisfatória sem arruinar nenhum orçamento. Os utilizadores avançados vão preferir o Oppo Find X3 Pro, mas o Oppo A74 tem mais do que suficiente para desfrutar de vídeo FHD + e também tira ótimas fotos para as Redes Sociais.

 

66%
Equilibrado e competente

Análise Oppo A74 5G

A mais recente oferta da Série A da Oppo, o Oppo A74, é um telefone básico que vale o dinheiro pedido por ele, dando aos utilizadores uma experiência satisfatória sem arruinar nenhum orçamento.

  • Design
  • Ecrã
  • Autonomia e Carregamento
  • Software
  • Desempenho
Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário