Análise Notebook HP 15s FQ2000NP: com CPU Tiger Lake-U e design fino

À primeira vista, o HP 15s oferece uma primeira impressão agradavel e mostra os pontos fortes e fracos correspondentes à sua classe de preços.

Bonito e acessível. À primeira vista, o HP 15s oferece uma primeira impressão agradável e mostra os pontos fortes e fracos correspondentes à sua classe de preços. Mas acompanhem-nos nesta análise ao HP 15s-FQ2000NP para descobrir se é o laptop indicado para vocês.

Com os seus computadores portáteis, A HP cobre toda a gama desde dispositivos acessíveis até aos mais caros e desde o nível de entrada, passando pelo Enterprise, até aos portáteis de jogos. De forma correspondente, o preço também varia entre os caros 2.500-Euro HP EliteBook-x360-830-G6 Conversível até ao acessível 600-Euro HP ProBook 455R G6. Por um preço de apenas 499€, também podem escolher o HP 15s-FQ2000NP.

.

HP 15s FQ2000NP

  • Processador Intel Core i3 Intel Core i3-1115G4
  • Velocidade máxima do processador: Até4,1GHz
  • Memória Cache 6 MB
  • Sistema operativo Windows 10 Home 64
  • Tipo de ecrã HD antirreflexo 250 nits
  • Tamanho do ecrã15,6 “
  • Resolução 1366 px768 p
  • Memória RAM 8 GB DDR4
  • Slots de memória 2 SODIMM
  • Disco rígido SSD M.2 PCIE 256 GB
  • Tipo de placa Intel
  • Placa gráfica Intel Iris Xe Graphics
  • Número total de colunas 2
  • Tipo de Wireless Wi-Fi 5 (802.11 ac)
  • Versión de Bluetooth Bluetooth 4.2
  • Portas de entrada / saída 1 SuperSpeed USB-C
    2 Super Speed USB-A
    1 Smart Pin CA
    1 HDMI 1.4
    1 Combinacao auscultadores / microfone
  • Webcam HP Wide Vision HD com microfone digital
  • Resolução da webcam 720 p
  • Tipo de baterias Iões de lítio
  • Número de células 3
  • Duração da bateria 8 horas
  • Apps HPHP 3D Drive Guard; HP Audio Switch; HP CoolSense; HP JumpStart; HP Support Assistant
  • Software:McAfee Live Safe™, Netflix (oferta de 30 dias de experiência gratuitos), 1 mês grátis para novos clientes do Microsoft Office 365
  • Dimensões 35,85 x 24,2 x 1,79 cm
  • Peso 1,69 kg

Design – Um notebook HP robusto sem opções de manutenção

Enquanto a parte superior e inferior, bem como as laterais dos HP 15s, são feitos de metal, as áreas à volta do teclado e ecrã são feitas de um plástico de aspeto mais acessível. As transições entre os materiais são uniformes, mas são muito visíveis.

O fabricante abdica, até certo ponto, de margens extremamente finas, tornando a margem por cima do visor ligeiramente mais grossa. Contudo, isto também significa que a webcam não precisa de ser posicionada num lugar mais exótico. O ângulo de abertura da tampa é limitado a cerca de 140°, e as dobradiças seguram a tampa firmemente no lugar.

Análise Notebook HP 15s FQ2000NP: com CPU Tiger Lake-U e design fino 1

O 15s é o Notebook mais leve que já testamos. Em termos das suas dimensões, existem opções mais compactas que este portátil HP.

Leitor de cartões de memoria

O HP equipou os 15s com as ligações mais necessárias, oferecendo também uma porta USB Type-C e um leitor de cartões SD.

  • Do lado esquerdo – alimentação, dois USB 3.1
  • Lado direito: Leitor de cartões SD, porta de áudio de 3,5mm, 1x USB 3.1 Tipo C, HDMI
Análise Notebook HP 15s FQ2000NP: com CPU Tiger Lake-U e design fino 2 Análise Notebook HP 15s FQ2000NP: com CPU Tiger Lake-U e design fino 2

 

O HP 15s-FQ2000NP será capaz de utilizar ligações de rede sem fios com a norma Wi-Fi-5. Contudo, como não existe tecnologia de antena 2×2-MIMO, o portátil só atinge velocidades de transferência relativamente lentas de 277 Mb/s na recepção e 253 Mb/s no envio de dados.

Análise Notebook HP 15s FQ2000NP: com CPU Tiger Lake-U e design fino 4

A caixa do HP 15 inclui apenas o Notebook e a fonte de alimentação correspondente. Os utilizadores podem adquirir alguns acessórios a partir de uma extensa selecção no website do fabricante.

Manutenção

O HP 15s não tem quaisquer tampas de manutenção, e a abertura do chassis revela-se muito difícil, pelo que apenas utilizadores experientes devem fazer uma tentativa de abrir o equipamento. Isto significa que trocar de disco ou adicionar memória será uma tarefa mais difícil que o esperado.

Garantia

O fabricante oferece uma garantia de 24 meses aos compradores do 15s.

Dispositivos de entrada – Teclado padrão e ClickPad(s)

O teclado dos HP 15 dá uma impressão ligeiramente esponjosa e as teclas não assentam particularmente bem nas suas molduras. No entanto, a superfície rugosa oferece uma boa aderência aos dedos, e tarefas de escrita mais longas são tratadas de forma surpreendentemente bem. Há também um bloco de números e as teclas Delete e Home estão disponíveis como teclas primárias.

Análise Notebook HP 15s FQ2000NP: com CPU Tiger Lake-U e design fino 5

Um ClickPad (um substituto do rato) é utilizado como touchpad, bem como para clicar. Oferece uma superfície lisa, permitindo navegar com precisão com o cursor. Os cliques do rato são também accionados de forma fiável, e a entrada mecânica oferece um feedback claro.

HP 15s. As cores não são o seu forte

O ecrã do HP 15s exibe um painel IPS de 15 polegadas que oferece uma resolução de 1366 px768 pixels. Com uma média de 234 cd/m², o brilho está ao mesmo nível que a concorrência, e a distribuição do brilho é também aceitável a 86%. O HP não utiliza PWM para o controlo de brilho, o que seria apreciado pelos utilizadores com olhos sensíveis. Não existem opções alternativas de visualização para o HP 15s.

Análise Notebook HP 15s FQ2000NP: com CPU Tiger Lake-U e design fino 6

As nossas medições atestam o HP 15s com uma boa relação de contraste de 1411:1 e um valor de pretos muito bom de 0,18 cd/m². Isto faz com que as cores sejam exibidas bem delineadas, e o conteúdo da imagem em preto parece profundo e saturado. Por outro lado, a baixa cobertura de espaço de cor de 56% do sRGB e 36% do espaço de cor do AdobeRGB impede que o conteúdo se apresente particularmente vibrante.

Graças ao seu brilho ser superior a 200 cd/m², os HP 15s podem ser utilizados no exterior desde que se permaneça em locais sombreados. A superfície de exposição mate limita o brilho e não há reflexos.

Os ângulos de visualização do painel IPS no nosso 15s são muito estáveis. Isto também permite ver o conteúdo da imagem mesmo a partir de ângulos de visualização muito inclinados, sem que as cores sejam distorcidas.

Desempenho

Com o Notebook 15s, O HP aponta aos utilizadores que procuram um equipamento acessível para as tarefas diárias. As variantes do equipamento vão desde o simples hardware para tarefas de escrita e navegação online, até componentes um pouco mais potentes para aplicações de escritório mais exigentes e simples processamento de imagem. O 15s que estamos a testar situa-se na faixa de entrada.

Análise Notebook HP 15s FQ2000NP: com CPU Tiger Lake-U e design fino 7

Processador

A HP equipou o 15s-FQ2000NP com um processador Intel Core i3 Intel Core i3-1115G4. O Intel Core i3-1115G4 é um SoC dual-core eficiente para computadores portáteis e Ultrabooks baseado na geração Tiger Lake-U (UP4) que foi introduzida em setembro de 2020. Ele integra dois núcleos de processador Willow Cove (4 threads graças ao HyperThreading). Cada núcleo pode relógio de 3 GHz (velocidade de base) a 4,1 GHz (reforço de um e dois núcleos). Os modelos mais rápidos Core i5 e i7 oferecem mais quatro núcleos e são, portanto, significativamente mais rápidos.

Outra novidade é a placa gráfica Xe integrada, baseada na arquitetura completamente nova da Gen 12. Na i3-1115G4 a Intel está nomeando a GPU UHD Graphics e oferece apenas 48 dos 96 EUs com relógio a 400 – 1250 MHz. A GPU e a CPU podem usar juntos os 6 MB de cache L3.

Além disso, os SoCs Tiger Lake adicionam suporte PCIe 4 (quatro pistas), aceleração de hardware AI, e a integração parcial do Thunderbolt 4 / USB 4 e WiFi 6 no chip.

O chip é produzido no processo melhorado de 10nm+ (chamado SuperFin) na Intel que deve ser comparável ao processo de 7nm na TSMC (por exemplo, a série Ryzen 4000).

A faixa operacional da série UP3 é especificada de 12 a 28 Watt. Portanto, o processador também é adequado para laptops finos e leves.

Análise Notebook HP 15s FQ2000NP: com CPU Tiger Lake-U e design fino 8

Desempenho do sistema

O HP 15s-FQ2000NP porta-se muito bem na maioria das tarefas diárias. O HP 15s beneficia particularmente do rápida SSD e da generosa quantidade de memória de trabalho.

No funcionamento diário, o HP 15 mostra um funcionamento suave do sistema, as aplicações começam rapidamente, e o acesso aos dados é rápido. Não notámos qualquer traso ou algo semelhante durante os nossos testes.

Armazenamento

O HP utiliza um SSD de 256-GB da Intel no notebook dos 15s. Isto atinge valores muito bons nos pontos de referência de armazenamento e é capaz de ultrapassar o resto dos concorrentes.

Placa Gráfica

NO HP 15s, a unidade gráfica Intel Iris Xe Graphics integrada trata da visualização do conteúdo da imagem. Esta GPU só é adequada para aplicações com baixas exigências no desempenho gráfico. Além disso, alguns dos parâmetros de referência recusaram-se a correr no nosso teste, e também não nos foi possível iniciá-los após uma atualização do driver. Os valores de referência que fomos capazes de determinar mostraram um desempenho médio que estava ao mesmo nível de outros portáteis com esta unidade gráfica.

Desempenho em jogo

A unidade gráfica Intel Iris Xe Graphics integrada só é adequada para jogos simples ou antigos. Para estes últimos, os utilizadores devem também contentar-se com baixas resoluções e configurações gráficas.

Emissão de ruído

As ventoinhas do HP 15 ligam-se fácil e frequentemente. Podíamos sempre ouvi-los ao iniciar o navegador ou durante o teste de bateria, ou mesmo durante uma utilização básica do sistema. Embora o seu ruído bastante uniforme não seja irritante, até 40 dB não é adequado para ambientes sensíveis ao ruído.

Temperatura

As nossas medições atestam O HP 15s-FQ2000NP com temperaturas de superfície até 26,1 durante o funcionamento em vazio e até 37,2 °C sob carga. O ponto mais quente encontra-se no lado direito, tanto em cima como em baixo. Enquanto o descanso da palma permanece sempre fresco, o calor é bastante percetível na área do bloco de números.

Análise Notebook HP 15s FQ2000NP: com CPU Tiger Lake-U e design fino 9

Durante o nosso teste de stress, que dura cerca de uma hora, as temperaturas no interior do caderno HP subiram até 89 °C (192 °F). As velocidades do relógio diminuíram significativamente, mas a velocidade básica do relógio de 1 GHz pôde ser mantida em média.

Uma vez que tal carga nunca ocorre na vida real, os utilizadores não precisam de esperar quaisquer limitações devido ao facto de as temperaturas serem demasiado elevadas.

Audio

Os altifalantes dos HP 15 produzem apenas um volume baixo, mas oferecem um espectro sonoro bastante amplo. Embora isto lhe permita reproduzir facilmente conteúdos multimédia em ambientes silenciosos, devem preferir altifalantes externos ou auscultadores para sessões mais longas. Estes podem ser ligados à porta de áudio combinada de 3,5 mm, que não influencia negativamente a qualidade de som.

Análise Notebook HP 15s FQ2000NP: com CPU Tiger Lake-U e design fino 10

No nosso teste, o HP 15s-FQ2000NP mostrou um consumo de energia de pelo menos 3,3 watts durante o funcionamento em vazio e até 46 watts sob carga. Este consumo de energia é apropriado para o hardware, e a fonte de alimentação de 45 watts incluída é apenas suficientemente útil para fornecer a energia necessária.

O 15s-FQ2000NP alcançou um tempo de execução de quase seis horas no nosso teste WLAN. Embora isto signifique que a bateria de 41 Wh é utilizada eficientemente, o portátil HP pontua ligeiramente abaixo da média em comparação com os outros portáteis da sua classe.

Veredicto – Um Notebook com potencial de optimização

O HP 15 15s-FQ2000NP é adequados para utilizadores cujas exigências não são demasiado elevadas. O sistema faz o que deve fazer, e as habituais aplicações de escritório, navegar na Internet, e o consumo de conteúdos multimédia não representam qualquer problema. Gostamos da conceção, e a construção é também sólida. Uma duração da bateria de quase seis horas também deve ser suficiente para a maioria dos utilizadores.

Só quando se olha um pouco mais de perto é que algumas fragilidades se tornam evidentes. Estas não são de forma alguma graves mas podem levar alguns a optar por outras opções. Podemos aceitar que os HP 15 não possam ser atualizados de todo. Mas 8GB de RAM podem não ser o suficiente para todos e a combinação CPU e GPU não vos vai permitir realizar operações complexas de multitasking nem jogar a maioria dos jogos. Ainda assim o preço de 499€ por um Notebook com a qualidade HP é sempre uma oferta apelativa.

70%
Análise Notebook HP 15s FQ2000NP

Notebook HP 15s FQ2000NP

  • Design
  • Autonomia
  • Performance
Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!