Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise NAS Asustor AS5202T (Nimbustor 2): Tudo o que podíamos querer e mais um pouco

A biblioteca de software da ADM não é tão rica, o que não é surpreendente, uma vez que a Asustor é uma empresa relativamente nova (fundada em 2011). Mas já permite fazer coisas tão úteis e criativas como transformar o vosso NAS num computador a correr LINUX.

A Asustor é uma empresa-chave no mercado de NAS, e a ADM, o seu sistema operativo, é maduro o suficiente para se posicionar logo atrás dos sistemas operativos da QNAP e da Synology. A biblioteca de software da ADM não é tão rica, o que não é surpreendente, uma vez que a Asustor é uma empresa relativamente nova (fundada em 2011). Mas já permite fazer coisas tão úteis e criativas como transformar o vosso NAS num computador a correr LINUX.        

Análise NAS Asustor AS5202T (Nimbustor 2): Tudo o que podíamos querer e mais um pouco 1

O Nimbustor 2, AS5202T é a minha segunda experiência com um NAS da Asus este Nimbustor 2, AS5202T é um dispositivo de armazenamento NAS, projetado para utilizadores que precisam de um dispositivo de armazenamento em rede com um poderoso mecanismo de transcodificação de vídeo 4K e conectividade LAN rápida.

Este NAS destaca-se por oferecer conectividade de rede rápida de 2,5 GbE (que é 2,5 gigabits por segundo ethernet usando cabos CAT5e - 5 Gbps com agregação de link usando cabo CAT6), tem ainda uma espectacular velocidade de configuração, a interface de configuração baseada na web é super-intuitiva e a experiência no geral é de topo. Estes equipamentos da Asustor são verdadeiras caixinhas de surpresas e permitem por exemplo usa-lo como centro multimédia pois oferece decodificação 4K UHD e saída via HDMI. Tem um sólido desempenho e vem com uma interface de utilizador fácil de usar, e uma boa diversidade de portas.

Análise NAS Asustor AS5202T (Nimbustor 2): Tudo o que podíamos querer e mais um pouco 2

Design e especificações

O Nimbustor 2, ao qual me vou referir doravante pelo número de modelo AS5202T, é uma caixa preta de dois compartimentos (também há uma versão de 4 baías a um preço superior). A parte frontal possui os botões de alimentação e cópia rápida usuais, além de uma porta USB 3.2 (Gen 1), bem como as luzes de alimentação e status da unidade / atividade. Na parte traseira, temos duas entradas ethernet de 2,5 Gbps (RJ45) que podem ser agregadas para melhor desempenho, mais duas portas USB 3.2 (Gen 1) e uma saída HDMI 2.0a.

 

No interior, há 2 GB de memória DDR4-2400 e uma CPU Intel Gemini Lake Celeron J4005 a correr a 2 GHz. Conclusão em termos de especificações: é rápido e bem equipado. A maioria das caixas NAS que vão encontrar nesta faixa de preço usam memória DDR3 mais antiga.

as5202t de volta Assustador
O recurso mais empolgante do Asustor AS5202T é o seu 2,5 GbE duplo que pode ser agregado para aumentar substancialmente a taxa de transferência, mesmo em redes gigabit.

Análise NAS Asustor AS5202T (Nimbustor 2): Tudo o que podíamos querer e mais um pouco 5

O preço do AS5202T  é muito apelativo (já lá vamos mais à frente) mas há pormenores que revelam onde a Asustor fez cedências, os trilhos de instalação de discos não necessitam de ferramentas, mas também são um pouco baratos e não deslizam para dentro e para fora com facilidade. Como trocar de discos é algo fazemos muito raramente, não é nada demais. A construção geral parece um pouco inclinada para economizar dinheiro. Mas compensa com funcionalidades e performance.

Análise NAS Asustor AS5202T (Nimbustor 2): Tudo o que podíamos querer e mais um pouco 6Análise NAS Asustor AS5202T (Nimbustor 2): Tudo o que podíamos querer e mais um pouco 7

O AS5202T é alimentado por uma CPU Intel Celeron J4005 de 2,0 GHz, 2 GB de RAM DDR4 (expansível até 8 GB) e 4 GB de memória flash. Ele usa o mecanismo Advanced Encryption Standard da Intel para ajudar a proteger os seus dados e possui um mecanismo embutido de transcodificação de vídeo 4K de 10 bits para fluxo contínuo de vídeo via porta HDM,I quando usado com um dos muitos aplicativos de servidor de mídia disponíveis. Este NAS usa dois compartimentos que podem acomodar unidades de 2,5 e 3,5 polegadas, tem capacidade total de armazenamento interno de até 28 TB e suporta configurações de disco único, de extensões JBOD, RAID 0 e RAID 1 e EXT4 e Btrfs.

Sistema operativo, serviços e aplicações

Em geral, o AS5202 e o sistema operativo ADM (Asustor Data Master) apresentam os mesmos recursos que os pesos-pesados ​​da QNAP e Synology. O sistema operativo é fiável e versátil e a loja de aplicações tem novidades regularmente e um catálogo já muito interessante se onde destacamos entre outras coisas uma grande oferta de servidores de media, onde se incluem iTunes e vários servidores UpNP / DLNA. O Plex e o superpotente Roon Server da Roon Labs também estão disponíveis na Central de aplicações da Asustor.

 

susto14 IDG
A aplicação de configurações do AS5202 sobre a área de trabalho principal, é um dos mais intuitivos no que diz respeito à organização de configurações e recursos.

As opções de backup estão bem representadas. Além do FTP , há sincronização com serviços online, SMB e Rsync, e assim por diante. A Asustor também fornece clientes EZ Sync para os principais sistemas operativos e smartphones, para que possam fazer backup de tudo o que é importante para vocês, independentemente da origem dos dados.

Análise NAS Asustor AS5202T (Nimbustor 2): Tudo o que podíamos querer e mais um pouco 14

Geralmente, achei a ADM extremamente bem organizada, embora a empresa possa agregar as opções de economia de energia num único local. Por outro lado, a agregação de links das duas portas de 2,5 GbE foi muito fácil. Ao contrário de algumas outras caixas, funcionou sem qualquer configuração do switch ou router de rede, supondo que o utilizador tenha um switch ou router de 2GbE.

As últimas versões do sistema operativo ADM oferece suporte a btrfs, para que possam usar esse sistema de arquivos em vez do EXT4 para uma proteção melhorada dos dados devido ao recurso de SnapShot. A aplicação Snapshot Center da Asustor suporta no máximo 256 snapshots, o que é mais do que suficiente para uso doméstico.

Outro par de aplicações interessantes são o EZconnect.to e o EZ Sync. O primeiro permite que se liguem ao vosso NAS através de um navegador a partir de qualquer lugar com ligação à internet, a outra aplicação sincroniza automaticamente arquivos entre um PC e o NAS. Como todos os servidores NAS avançados, o Nimbustor 2 também possui uma aplicação através do qual podem monitorizar e controlar um conjunto de câmaras de vigilância. O Surveillance Center vem com quatro licenças de câmara gratuitas e suporta diversas câmaras IP. A Asustor fornece vários guias sobre como configurar o Surveillance Center e instalar as câmaras, e também há uma aplicação móvel compatível.

Desempenho

A velocidade é onde o AS5202T faz jus aos elogios que lhe fazemos sem pudor. Mesmo sem agregação de link, o AS5202T lia e gravava a 293 MBps numa única conexão de 2,5 GbE. Isso será mais que suficiente para a maioria dos utilizadores, considerando que o gigabit atinge um máximo de pouco menos de 120 MBps.

as520t 2.5
O desempenho do Asustor AS5202T numa única conexão de 2,5 GbE.

Conforme mostrado abaixo, a velocidade de leitura aumentou quase 80 MBps, mas a velocidade de gravação diminuiu cerca de 40 MBps com a agregação de link no S5202.  Provavelmente valerá a pena se estiverem a usar o equipamento para streaming, mas uma única conexão de 2,5 GbE será melhor se o objectivo for escrever e ler continuamente conteúdo local. Outros modos de agregação de link mais rápidos são suportados, mas requerem um switch ou router que os suporte.

as5202t round robin 2,5
O desempenho do Asustor AS5202T numa conexão de 2,5 GbE no modo round robin sem configuração de switch ou router.

Abaixo está a velocidade do AS5202 numa única conexão gigabit.

as5202t gigabit
O desempenho do Asustor AS5202T numa única conexão de gigabit.

 

Conclusão

Quando falamos de desempenho, o AS5202T é sem dúvida uma excelente caixa NAS para utilizadores domésticos. Eu sou um fã da forma como os recursos e configurações são organizados pela Asustor e os produtos da marca são altamente recomendados. Se querem conhecer mais um NAS da Asustor recomendamos a leitura da nossa Análise à AS4004T que nos deixou muito impressionados.

Asustor AS5202T (Nimbustor 2) preço e disponibilidade:

O preço mais em conta que encontrámos para a Asustor AS5202T (Nimbustor 2) foi de 378,90 € na loja Chiptec.

 

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!