Análise Monitor HP E32K G5 – Um monitor versátil com design e especificações de topo

O monitor HP E32k G5 tem um design bastante elegante mas também discreto, o que o torna em um complemento ideal para qualquer ambiente profissional ou para casa. Devido às suas molduras estreitas, a experiência de visualização é bastante envolvente, e permitiu sempre que estivesse concentrado sem inibições no conteúdo apresentado no ecrã, seja ele multimédia ou de produtividade.

O monitor HP E32k G5 é um ecrã topo de gama que oferece uma grande variedade de funcionalidades, para além de especificações técnicas impressionantes. Este monitor destina-se mais a profissionais e menos a jogadores e promete uma qualidade de imagem excecional, imagens envolventes que providencia uma maior produtividade. O seu design é elegante tal como a maioria dos monitores desta gama de preços. Nesta análise abrangente, vou detalhar a minha opinião no uso diário do monitor HP E32k G5 a partir de uma variedade de perspetivas, incluindo o seu design, desempenho, e as suas várias opções de conectividade, que providencia uma maior e melhor experiência geral do seu utilizador.

Qualidade de construção e Design

O monitor HP E32k G5 tem um design bastante elegante mas também discreto, o que o torna em um complemento ideal para qualquer ambiente profissional ou para casa. Devido às suas molduras estreitas, a experiência de visualização é bastante envolvente, e permitiu sempre que estivesse concentrado sem inibições no conteúdo apresentado no ecrã, seja ele multimédia ou de produtividade. Ele tem as molduras laterais e superior com espessura idêntica, com apenas a parte inferior um pouco mais grossa, mas nada de muito espesso. A HP acertou em cheio neste design, que é quase sem molduras e sem grande distração para o utilizador, quando em uso.

Análise Monitor HP E32K G5 - Um monitor versátil com design e especificações de topo 1

Este monitor da HP é fabricado com materiais de alta qualidade, o que garante a sua longa duração e durabilidade. Temos a possibilidade de inclinar, rodar e ajustar a altura do ecrã de acordo com as nossas preferências individuais, graças ao seu design flexível de suporte ajustável. Este monitor HP E32k G5 tem uma excelente qualidade de construção em geral, dando-lhe a aparência e a sensação de um produto de qualidade muito superior, ao mesmo tempo que eleva o valor estético de qualquer ambiente de trabalho. É claramente um produto de qualidade e de uma evolução grande da parte da marca em termos de construção e design. Tem uma espessura muito inferior a outros monitores concorrentes no mercado. Acho pessoalmente até que muitas marcas deveriam colocar os olhos no que a HP tem trazido para o mercado em termos de monitores e mais concretamente em termos de design em termos gerais.

Quero deixar também uma nota em relação ao seu pé e suporte, que já tinha experimentando numa outra análise de um monitor da HP, que é uma alegre surpresa em monitores deste tamanho. Digo isto porque o seu pé juntamente com o suporte (braço) como quiserem chamar, é bastante fácil de colocar e super fácil de desmontar. O que à primeira vista poderá ser um problema para alguns , aqui não há esse problema. Pois o susto é apenas na nossa cabeça, pois o suporte ajustável do monitor é de fácil montagem, e nota-se claramente que houve aqui alguma atenção ao detalhe por parte da HP, que providencia uma montagem rápida sem quaisquer problemas.

Análise Monitor HP E32K G5 - Um monitor versátil com design e especificações de topo 2

Desempenho do ecrã

O desempenho do monitor HP E32k G5 é uma das características mais notáveis deste equipamento da HP. O monitor tem um painel IPS de 31.5 polegadas, que lhe permite apresentar cores vivas, pretos ricos e um ângulo de visualização alargado. É ideal para utilizadores que trabalham com imagens, conteúdos multimédia ou aplicações CAD, uma vez que a sua alta resolução de 4K UHD (3840 x 2160 pixels) garante detalhes e nitidez incríveis. Além disso, o monitor é compatível com a tecnologia HDR (High Dynamic Range). Esta tecnologia proporciona uma experiência visual superior ao fornecer cores com uma saturação mais profunda e um rácio de contraste mais elevado.

Com 350 nits de luminosidade é perfeitamente adequado para sessões de trabalho e mesmo para algumas sessões de jogos. Além disso o monitor traz o HP Eye Ease que é um filtro de luz azul reduzida, sempre ativo, que ajuda a manter os olhos dos utilizadores confortáveis durante o dia todo, que assim reduzi a luz azul sem afetar a precisão da cor ou adicionar uma mudança de cor amarela. Também tem um Sensor de luz ambiente que ajusta automaticamente o brilho do ecrã à iluminação do nosso ambiente para uma mais confortável visualização.

Análise Monitor HP E32K G5 - Um monitor versátil com design e especificações de topo 3

Conectividade e Funcionalidades

Em termos de conectividades, o monitor HP E32k G5 está equipado com várias opções diferentes, o que lhe permite funcionar com uma grande variedade de dispositivos e configurações. Inclui 1 porta HDMI 2.0, uma porta DisplayPort 1.4 e 2 portas USB-C que suportam o Modo Alt DisplayPort, bem como o Power Delivery 65W. É possível ligar vários dispositivos em simultâneo, incluindo computadores portáteis, consolas de jogos e leitores multimédia, graças a estas extensas opções de conectividade disponíveis. Possibilidades e portas é coisa que não vai faltar neste monitor da HP.

Análise Monitor HP E32K G5 - Um monitor versátil com design e especificações de topo 4

A porta USB-C não só permite a transmissão de vídeo e áudio, como também possibilita o carregamento de dispositivos compatíveis com USB-C, o que elimina a necessidade de quaisquer cabos ou adaptadores adicionais. Ou seja, é possível usar apenas 1 cabo usb-C para um portátil para o uso e carregamento do mesmo. Aqui em casa foi sempre usado desta forma, juntamente a uma dock de expansão que uso diariamente. Desta forma é bem mais fácil o uso do monitor que é tão simples como ligar um cabo usb-c ao portátil e estamos prontos a trabalhar.

Análise Monitor HP E32K G5 - Um monitor versátil com design e especificações de topo 5

Como temos variadas portas disponíveis, podemos facilmente alternar entre a produtividade e lazer usando as outras portas disponíveis. Alternar entre consolas, boxes multimédia e mesmo PCs desktop é bastante fácil. E para mim a melhor é mesmo a opção de porta de ethernet RJ45, que dá muitas possibildades ao utilizador de usufruir da sua internet na máxima velocidade.

Quero também destacar a sua interface de controlo do monitor (OSD), que é super intuitiva e fácil de mexer, sem grandes problemas. Existem monitores no mercado que neste aspeto são autênticos quebra cabeças!

Análise Monitor HP E32K G5 - Um monitor versátil com design e especificações de topo 6

Experiência de utilizador, para além de funcionalidades adicionais

O monitor HP E32k G5 coloca o foco claramente na experiência do utilizador, fornecendo uma variedade de funcionalidades concebidas para melhorar tanto o conforto como a produtividade. O HP Eye Ease é uma tecnologia de luz azul reduzida que, quando utilizada durante longos períodos de tempo, ajuda a reduzir a tensão ocular. Esta tecnologia está incluída no monitor. Possui também um revestimento anti-reflexo, que reduz a quantidade de reflexo no ecrã e torna a visualização confortável mesmo em ambientes com muita luz natural. As muitas horas que testei de variadas formas o monitor, nunca senti cansaço ou fadiga ocular, mesmo em períodos muito grandes de tempo, por isso posso confirmar que tudo funciona como anunciado. Este é um aspeto importante que poucos utilizadores dão importância. As marcas investem muito para que os seus equipamentos sejam cada vez melhores, e que não causem desconfortos aos seus utilizadores. Longe já vão os tempos dos antigos monitores que mais pareciam autênticos aquários.

Além disso, o monitor é compatível com a tecnologia FreeSync da AMD, que elimina o efeito de “tearing” e proporciona uma experiência fluida e consistente aos jogadores, especialmente quando utilizado em conjunto com placas gráficas também compatíveis. Os utilizadores podem personalizar rapidamente as suas definições de visualização graças ao menu de fácil utilização no ecrã (OSD), que tal como já escrevemos acima é intuitivo e simples de navegar. É muito fácil trocar as definições de visualização para melhor adequar ao tipo de conteúdo que esteja a acontecer no ecrã. Seja trabalho, consumo de multimédia, o scroll habitual pelas redes sociais, é muito bom poder alterar rápidamente para o nosso conforto.

O monitor HP E32k G5 está equipado com altifalantes incorporados, que produzem um som mais “abafado” não serão certamente os altifalantes para ouvir música. No entanto embora possam não satisfazer os requisitos dos audiófilos ou dos jogadores que procuram uma experiência de áudio envolvente, não deixam de ser uma opção conveniente para o consumo ocasional de multimédia ou para a realização de videoconferências. Usei todos estes dias o monitor para todo o tipo de trabalho, e mesmo para consumo de multimédia como Youtube, Netflix etc. sem grandes preocupações ou mais desapontado, agora claro que não é a mesma coisa como ter colunas externas.

Análise Monitor HP E32K G5 - Um monitor versátil com design e especificações de topo 13

Eu no início devo confessar que me assustei um pouco, no entanto para quem não sabe eu uso diariamente um Macbook Pro da Apple que caso não saibam, tem uma qualidade de som acima de todos os outros e até de muitos outros equipamentos, como inclusive este tipo de monitores. No entanto existe uma saída de áudio de 3,5 mm para ligação de altifalantes externos ou auscultadores para os utilizadores que necessitem de uma experiência de áudio mais envolvente. Assim desta forma esses utilizadores podem tirar partido disso.

Especificações Técnicas

  • Resolução: 3840 x 2160 pixels
  • Proporção de imagem nativa: 16:9
  • Ecrã táctil: Não
  • Tipo de painel: IPS
  • Formato do ecrã: Plano
  • Rácio de contraste (típico): 1000:1
  • Taxa máxima de actualização: 60 Hz
  • Cores do ecrã: 1,07 biliões de cores
  • Tipo de retroiluminação: Edge LED
  • Brilho do ecrã (pico): 350 cd/m²
  • Tempo de resposta: 5 ms
  • Ecrã anti-reflexo: Sim
  • Resolução de gráficos suportados: 640 x 480 (VGA), 720 x 400, 720 x 480, 800 x 600 (SVGA), 1024 x 768 (XGA), 1280 x 1024 (SXGA), 1280 x 720 (HD 720), 1440 x 900 (WXGA+), 1600 x 1200 (UXGA), 1600 x 900, 1680 x 1050 (WSXGA+), 1920 x 1080 (HD 1080), 2560 x 1440, 3840 x 2160
  • Rácio de contraste (dinâmico): 8000000:1
  • Ângulo de visão (horizontal): 178°
  • Ângulo de visão (vertical): 178°
  • Espaçamento de píxeis: 0,18 x 0,18 mm
  • Densidade de píxeis: 140 ppi
  • Extensão de frequência horizontal: 30 – 135 kHz
  • Extensão da frequência vertical: 30 – 60 Hz
  • Tamanho visível, horizontal: 69,7 cm
  • Tamanho visível, vertical: 39,2 cm
  • Dimensão do ecrã na diagonal: 80 cm
  • Taxa de difusão: 25%
  • Dureza da superfície: 3H
  • Espaço de cor RGB: sRGB
  • Gama de cores: 99%
  • NVIDIA G-SYNC: Não
  • AMD FreeSync: Não
  • Tecnologia de luz azul baixa: Sim
  • Altifalantes incorporados: Sim
  • Câmara embutida: Não
  • Número de colunas de som: 2
  • Classificação de Energia RMS: 6 W
  • Posicionamento no mercado: Profissional
  • HDMI: Sim
  • Saída para auscultador: Não
  • Quantidade de portas USB Tipo-A downstream: 3
  • Quantidade de portas HDMI: 1
  • Versão HDMI: 2.0
  • Quantidade de portas DisplayPort: 1
  • Versão DisplayPort: 1.4
  • HDCP: Sim
  • Ethernet LAN: Sim
  • Suporte VESA: Sim
  • Slot para cabo de segurança: Não
  • Ajuste de altura: Sim
  • Interface de montagem em painel: 100 x 100 mm
  • Ajuste de altura: 15 cm
  • Pivot: Sim
  • Ângulo pivot: -90 – 90°
  • Giratório: Sim
  • Orientação: -45 – 45°
  • Ângulo de inclinação: -5 – 20°
  • On Screen Display (OSD): Sim
  • Idiomas do OSD: Chinês simplificado, Chinês tradicional, Alemão, Neerlandês, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Português, Russo
  • Número de línguas OSD: 11
  • Consumo de energia (típico): 39 W
  • Consumo de energia (standby): 0,5 W
  • Consumo de energia (máx): 210 W
  • Voltagem de entrada AC: 100 – 240 V
  • Frequência de entrada AC: 50/60 Hz
  • Temperatura de funcionamento (T-T): 5 – 35 °C
  • Limite de temperaturas (armazenamento): -40 – 65 °C
  • Humidade relativa de funcionamento (H-H): 20 – 80%
  • Humidade de não funcionamento: 5 – 95%
  • Comprimento do conjunto (com suporte): 714 mm
  • Largura do conjunto (com suporte): 227 mm
  • Altura do conjunto (com suporte): 603,4 mm
  • Peso (com suporte): 8,4 kg
  • Comprimento (sem base): 71,4 cm
  • Largura (sem base): 4,7 cm
  • Altura (sem base): 42,1 cm
  • Peso: 8,4 kg

Análise Monitor HP E32K G5 - Um monitor versátil com design e especificações de topo 14

Conclusão

Em conclusão, o monitor HP E32k G5 proporciona uma experiência visual excepcional graças à sua alta resolução, cores vivas e suporte para HDR. Graças às suas opções de conectividade flexíveis e ao seu design ergonómico, é adequado para uma grande variedade de utilização, desde jogos imersivos a trabalho profissional. Manter o utilizador confortável durante a utilização prolongada do monitor é uma prioridade máxima para as funcionalidades suplementares do dispositivo, como a tecnologia de luz azul reduzida e o revestimento anti-reflexo. Embora os altifalantes incorporados possam não ter sido concebidos para grandes músicas, proporcionam um som suficiente para as actividades do dia-a-dia.

Análise Monitor HP E32K G5 - Um monitor versátil com design e especificações de topo 15

O monitor HP E32k G5 é uma opção de ecrã premium que combina estilo, funcionalidade e desempenho. Por este motivo, é uma excelente escolha para profissionais e até para alguns tipos de jogadores. No geral todos estes dias que tive com o monitor, transmitiu-me boas sensações, ao ponto de estar a considerar adquirir um para mim mesmo. Muito bom trabalho neste monitor HP! Deixar apenas uma nota para aqueles que possam pensar que tou a exagerar, que dá para jogadores, claro que dá! É lógico que possam pensar que há monitores melhores para tal, mas não é para “apenas” jogar que a HP posicionou este Monitor. Este equipamento consegue um balanço muito interessante entre o uso profissional e o uso mais caseiro para algum tipo de trabalho e jogos ocasionais.

90%
Qualidade

Veredicto

Em conclusão, o monitor HP E32k G5 proporciona uma experiência visual excepcional graças à sua alta resolução, cores vivas e suporte para HDR. Graças às suas opções de conectividade flexíveis e ao seu design ergonómico, é adequado para uma grande variedade de utilização, desde jogos imersivos a trabalho profissional.

  • Qualidade de construção

O monitor HP E32k G5 é uma opção de ecrã premium que combina estilo, funcionalidade e desempenho. Por este motivo, é uma excelente escolha para profissionais e até para alguns tipos de jogadores. No geral todos estes dias que tive com o monitor, transmitiu-me boas sensações, ao ponto de estar a considerar adquirir um para mim mesmo. Muito bom trabalho neste monitor HP!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!