Análise Monitor HP DreamColor Z25xs G3 QHD USB-C

Muitos dos criativos, ou profissionais comunicam com os membros das suas equipas diariamente, mas a comunicação à distância não é o mais fácil de se fazer. O Monitor HP DreamColor Z25xs G3 QHD USB-C pode revelar-se uma ferramenta poderosa para trabalhar de forma mais eficiente e confortável.

‎A pandemia mostrou que precisamos de novas e melhores soluções quando se trata de trabalhar em casa. Muitos dos criativos, ou profissionais comunicam com os membros das suas equipas diariamente, mas a comunicação à distância não é o mais fácil de se fazer. A HP tem vindo a tentar encontrar soluções para ajudar a mantermos o contacto.

A HP anunciou os novos Monitores DreamColor validados pela Pantone no final de 2020, o HP Z27xs G3 e o HP Z25xs G3 que é o monitor que iremos analisar neste artigo.

Análise Monitor HP DreamColor Z25xs G3 QHD USB-C 1

‎A maior novidade neste monitor HP Z25xs G3 é a sua precisão de cores que podem ser exibidas nas imagens de uma forma limpa e sem perda de detalhes. Se alguns de vocês trabalham como criadores de conteúdo, fotógrafos ou mesmo na área de multimédia, vejam com atenção o novo monitor HP DreamColor Z25xs G3 QHD USB-C.

O novo monitor HP Z25xs G3 DreamColor é bastante preciso nas cores e é compatível com todos os dispositivos e plataformas. Este é um dos primeiros monitores HDR com ajuste de brilho de um toque. A função de um toque é muito útil e confortável, porque navegar em menus de monitores é uma tarefa que pode ser incrivelmente frustrante.

Análise Monitor HP DreamColor Z25xs G3 QHD USB-C 2

Algumas das principais características dos novos monitores DreamColor da HP incluem:‎

  • ‎Mais de mil milhões de cores no ecrã, gama de cores Validada pela PANTONE, até HDR 600 para maior contraste.‎
  • ‎Cores vibrantes, predefinições personalizadas de cores
  • ‎Compatibilidade completa com Mac ou PC com um único cabo USB-C
  • ‎O brilho One Touch permite que os utilizadores visualizem rapidamente o trabalho com o máximo de brilho com o toque de um botão e, em seguida, o monitor volta ao seu estado anterior sem interromper o fluxo de trabalho‎

O monitor fornece uma precisão de cores incrível. Apresenta um perfil ultrafino sem molduras. O HP Easy Eyes é outra novidade que inclui uma luz azul que não afeta a precisão da cor.‎

HP DreamColor Z25xs G3 QHD USB-C - Especificações

  • Tamanho do ecrã: 25 polegadas
  • Resolução: QHD (2560 x 1440 @ 60 Hz)
  • Proporção da imagem: 16: 9
  • Tecnologia de painel: LCD IPS
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Tempo de resposta: 14ms
  • Relação de contraste: 1000: 1
  • Brilho: 266 nits
  • Stand: Altura ajustável - Sim
  • Stand: Tilt - Sim
  • Stand: Swivel - Sim
  • Compatibilidade com VESA: Sim
  • Conectividade: ‎1 USB Tipo-C™ (Modo alternativo DisplayPort™ 1.4, Entrega de Energia de até 100W); 1 HDMI 2.0 (com suporte a HDCP); 1 DisplayPort™ 1.4-in (com suporte a HDCP); 1 DisplayPort™ 1.4-out (com suporte a HDCP); 3 USB-A 3.2 Gen 1; 1 USB Tipo-C™ (Entrega de energia até 15W)‎
  • Dimensões com suporte (LxAxP): 56.9 x 20.5 x 51.8 cm
  • Peso : 6.2 KG

Análise Monitor HP DreamColor Z25xs G3 QHD USB-C 6

Design e conectividade

‎O monitor HP DreamColor Z25xs apresenta-se com um design minimalista sofisticado que o diferencia da maioria dos monitores do género. A estrutura e o suporte têm acabamento prateado, mas a parte frontal do ecrã é em preto. O monitor usa um design quase sem molduras, a que existe é muito pequena e encontra-se à volta do ecrã.

‎A qualidade de construção no Z25xs G3 é excelente, por isso parece-se e sente-se claramente como um monitor premium em todos os detalhes. Os painéis de plástico não têm nenhum defeito e parecem ser preparados para serem duráveis sem grande esforço. O suporte não oscila e faz um bom trabalho em manter o monitor direito e estável.‎ De notar que a HPaposta em soluções amigas do ambiente há vários anos, e este monitor não é exceção, é fabricado com 80% de plásticos reciclados, e mesmo o alumínio é 75% reciclado, tudo a pensar no meio ambiente.

‎O suporte incluído com o monitor oferece controlo total para que possamos inclinar, girar, e ajustar a altura.

Em termos de conectividade, este monitor tem várias portas entre elas um DisplayPort 1.4 (entrada e saída), uma porta HDMI 2.0a, uma porta USB Type C que permite ligar diretamente a um PC Mac ou Windows, USB 3.2 Gen 1 Type A, e porta de alimentação.‎

Análise Monitor HP DreamColor Z25xs G3 QHD USB-C 16

Ecrã e desempenho

O Z25xs G3 oferece um painel IPS de 25 polegadas com resolução 3840 x 2160 pixels, uma taxa de atualização de 60Hz e um tempo de resposta de 14ms. A luminosidade é capaz de atingir os 266 nits, enquanto que o contraste é de 1000:1 como todos os painéis IPS. Este modelo apresenta ainda recursos de HDR, com desempenho HDR 600 graças às suas especificações.‎

O ecrã 4K de 25 polegadas é extra nítido devido à densidade de pixels 266 PPI. É um ótimo monitor para jogos ocasionais e filmes, mas claramente é um monitor focado noutro tipo de utilizadores. Claro que para trabalhar em vídeo ou mesmo fotografia, este monitor vai servir como uma luva, o pior é a a alta resolução num monitor deste tamanho tornar mais difícil ler as letras e números mais pequenos em texto. Por isso para aqueles que sofrem um bocadinho mais na visão (como eu), terão que fazer pequenos ajustes e dimensionamentos.‎

Relacionado:  Análise Auscultadores SuperEQ S1 - O melhor som ao menor preço

‎O Z25xs G3 cobre 99% de sRGB e cerca de 95% das gamas DCI-P3 que lhe dão excelente vibração. Não vamos entrar em grandes pormenores técnicos, nem é isso o que pretendemos com a nossa análise. Mas sim apresentar uma análise geral do ponto de vista de um utilizador mais profissional e menos focado nos pormenores, que não se enquadram diretamente na nossa área.

Análise Monitor HP DreamColor Z25xs G3 QHD USB-C 17

‎O monitor vem com modos pré-definidos e logo aí já temos meio caminho andado em definir as nossas preferências consoante o nosso uso diário. Eu pessoalmente usei no modo de fotografia P3, pois é o que uso mais, juntamente com o habitual trabalho no browser ou mesmo em Office.

‎A uniformidade do painel do Z25xs G3 é excelente, pois não há fugas ou problemas de nebulosidade no ecrã. Podem notar alguns desvios que serão visíveis se uma imagem totalmente preta estiver a ser exibida mas imagens a cores não revelam nenhuma deficiência. No entanto tudo isto depende da própria unidade em si, pois cada painel poderá ser ligeiramente diferente. No entanto isto já é já mesmo procurar apontar algo ao monitor, pois no geral é quase perfeito.

Análise Monitor HP DreamColor Z25xs G3 QHD USB-C 18

Conclusões sobre o HP DreamColor Z25xs G3 QHD USB-C

‎O HP Z25xs G3 é um monitor de desktop muito bom, com resolução 4K, USB-C e um design elegante com suporte altamente ajustável – e por isso o seu preço não é propriamente acessível. Há muitos monitores dentro da gama por um pouco menos do que este HP custa, mas poucos conseguem juntar todas estas características, qualidade de construção, resolução etc, tudo num pacote tão atraente.‎

O painel é brilhante, bastante preciso, enquanto que o seu design é fino e elegante, o suporte é super ajustável enquanto se sente que é muito bem construído. Tem uma qualidade acima da média, logo justifica o seu preço no seu inteiro. O monitor é muito focado para profissionais, não é um monitor de gamers. É um monitor pensado para profissionais de media, que consegue uma enorme configuração de cores, para os utilizadores mais exigentes.

Fiz alguma edição de imagem e de vídeo, e chego à conclusão que 2 monitores iguais HP Z25xs G3 era um alvo muito apetecível para uma utilização mais profissional.

Análise Monitor HP DreamColor Z25xs G3 QHD USB-C 19

Os seus botões são muito bem pensados e bastante intuitivos. Na parte inferior temos apenas os seus controlos de luminosidade e botão de desligar e ligar. Enquanto que na parte traseira do lado direito encontramos um botão bastante interessante que é possível deslocarmo-nos entre entre as suas configurações, de forma intuitiva e bastante precisa.

É um monitor ligeiramente mais caro que outros com características semelhantes, mas nenhum oferece o pacote completo que este monitor oferece. E se um é bom, 2 monitores HP Z25xs G3 para um uso diário era simplesmente incrível.

Se procuram um monitor com alta resolução, e as características muito viradas para o profissional, então este é o monitor para vocês.

O HP Z25xs G3 para já ainda não se encontra à vendas em lojas nacionais, apenas o seu irmão de 27 polegadas. Mas as boas notícias é que vai estar disponível, já em agosto em Portugal. Ainda não temos o seu Pvp oficialmente, no entanto é possível encontrá-lo à venda em lojas internacionais como a Amazon.es por exemplo, por um preço de 581,56 euros.

85%
Um monitor incrível

Conclusões sobre o HP DreamColor Z25xs G3 QHD USB-C

O HP Z25xs G3 é um monitor de desktop muito bom, com resolução 4K, USB-C e um design elegante com suporte altamente ajustável – e por isso o seu preço não é propriamente acessível. Há muitos monitores dentro da gama por um pouco menos do que este HP custa, mas poucos conseguem juntar todas estas características, qualidade de construção, resolução etc, tudo num pacote tão atraente.‎

  • Prós
  • Contras

Se procuram um monitor com alta resolução, e as características muito viradas para o profissional, então este é o monitor para vocês.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!