Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise LG Velvet: um smartphone de gama média resistente e premium

O LG VELVET encontra-se disponível nos distribuidores habituais, sendo que o PVP recomendado é de 549,99€.

O Design de um smartphone é autoexplicativo, ao ver e pegar num smartphone, são-nos transmitidas sensações e é isto que a linguagem de Design de cada marca pretende com os seus produtos. A LG fez questão de comunicar ativamente que este LG VELVET era especial, mas sinceramente não ficámos convencidos á partida.

Nas fotos e esquemas a que tivemos acesso antes do lançamento vimos que a LG tinha eliminado completamente o bump quadrado na traseira com várias lentes juntas e tinha apostado numa câmara Raindrop no LG VELVET. É verdade que esta escolha chama imediatamente a atenção pela harmonia do seu alinhamento vertical. Composta por três lentes e um flash, dispostas em formato de pingo da chuva, a câmara do dispositivo possui uma lente principal de 48MP, uma câmara grande angular de 8MP e um sensor de profundidade de 5MP, que garantem uma qualidade surpreendente. Por sua vez, a câmara frontal de 16MP prometia selfies inspiradoras.

Análise LG Velvet: um smartphone de gama média resistente e premium 1

O design delicado do LG VELVET estende-se também ao 3D Arc Design, o novo modelo de construção da LG que oferece margens incrivelmente simétricas e cantos suavemente curvados. Aquilo para o que não estávamos preparados era para asensação de manusear o LG VELVET, o nome não foi escolhido ao calhas e é realmente fluido e suave nas mãos, permitindo um nível de conforto que nos surpreendeu, muito! O LG VELVET consegue um formato elegante e fluido, totalmente adaptado à mão e agradável ao toque. Consideramos que o LG VELVET apresenta uma personalidade única e a LG está de parabéns. Mas nem só de Design se faz um smartphone, vamos ver que mais nos reserva.

Análise LG Velvet: um smartphone de gama média resistente e premium 2

O LG Velvet é um bom telefone?

O LG Velvet foi projetado para ter uma boa aparência. Permitir a criação de conteúdo FlagShip com uma câmara 48MP, vídeo 4K e bokeh de voz que reduz de forma inteligente o ruído de fundo ao gravar áudio. A reprodução de vídeo e áudio é limitada pelo hardware de gama média, e os jogos 3D são também prejudicados pelo processador de topo, mas já relativamente antigo. A maioria dos utilizadores vai gostar do preço acessível e o design visual exclusivo.

Análise LG Velvet: um smartphone de gama média resistente e premium 3

Quais são as especificações do LG Velvet?


  • Performance: Qualcomm Snapdragon 845, 6 GB de RAM, Android 10, 128 GB UFS 2.1, armazenamento expansível MicroSD
  • Máquinas fotográficas: câmara traseira de 48 MP (fotos de 12 MP), grande angular de 8 MP, sensor de profundidade de 5 MP, câmara selfie de 16 MP
  • Ecrã: 6,8 ”FHD + (2460 x 1080 pixels) ecrã POLED Endless Edge, atualização de 60 Hz, Gorilla Glass 5
  • Bateria: 4300 mAh, Qualcomm Quick Charge 4+, carregamento sem fio de 9 W
  • Conectividade: 5G, 4G LTE, 802.11ac WiFi, Bluetooth 5.1, NFC, USB 2.0 Type-C, entrada para fone de ouvido de 3,5 mm
  • Características: Leitor de impressão digital no ecrã, colunas stereo com LG 3D Sound Engine, botão Google Assistant, design fino e leve

LG Velvet: Desempenho

O Snapdragon 845 dentro do LG Velvet compromete um pouco o desempenho para  permitir reduzir o preço e melhorar a eficiência energética. É recente o suficiente para apresentar conectividade 5G, gráficos Adreno 620 e gestão de energia inteligente. Há 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento UFS 2.1 integrado que pode ser expandido com um cartão microSD. A troca entre aplicações e a gravação de vídeo em 4K são rápidas e fáceis.

Análise LG Velvet: um smartphone de gama média resistente e premium 4

Não esperávamos que o LG Velvet competisse com smartphones de primeira linha quando falamos de jogos exigentes. Esperávamos que fosse uma opção acessível para utilizadores que desejam substituir o seu dispositivo mais antigo, recebendo em troca características modernas. Os jogos com gráficos 2D e 3D simples ficam óptimos no ecrã OLED de 6,8 ”, mas jogos como Asphalt 9 e Fortnite exigem um alto desempenho que o CPU Snapdragon 765G tem alguma dificuldade em suportar. A baixa framerate e a baixa qualidade de imagem nesses jogos posicionam o LG Velvet , sem dúvida, como um smartphone de média gama em termos de desempenho.

LG Velvet: câmaras

A matriz traseira de lentes inclui uma câmara primária de 48 megapixels (MP) que usa pixel-binning para criar imagens nítidas e coloridas, mesmo em condições de pouca luz. A lente Ultra Wide do LG Velvet usa um sensor de 8MP. É um grande passo na direcção dos Flagships da LG, que são óptimos para tirar fotos grande angular de alta qualidade. Ao tirar fotos ultra wide com o LG Velvet, perdemos um pouco da qualidade da imagem, mas nada de mais. Há também uma câmara de profundidade de 5MP na parte traseira para auxiliar o autofoco rápido e conseguirmos tirar aquela foto sem demoras.

Relacionado:  Análise Sony WF-XB700. Fones de ouvido com qualidade Sony a um grande preço

Análise LG Velvet: um smartphone de gama média resistente e premium 5

A câmara selfie usa um sensor de 16 MP que consegue captar muita luz , o que resulta em fotos impressionantes. Existem menos efeitos de retrato do que os oferecidos pela câmara traseira porque não é assistida por um sensor de profundidade como as câmaras traseiras. No entanto, temos uma ampla seleção de efeitos AR 2D e 3D para adicionar um toque exclusivo às nossas fotos de perfil.

Análise LG Velvet: um smartphone de gama média resistente e premium 6

O modo de vídeo grava em cores HDR até 4K a 30 quadros por segundo (fps) ou full HD a 60fps na câmara principal e na câmara selfie. A lente de ângulo ultra grande só dispara no modo Full HD. O modo bokeh de voz exclusivo da LG concentra-se nas vozes e ajuda a eliminar o ruído de fundo. O recurso também pode ser usado para fazer gravações de aúdio ASMR de alta qualidade.

LG Velvet: ecrã

O ecrã POLED no LG Velvet tem 6,8 ”na diagonal, que é maior do que a maioria dos smartphones premium. No entanto, o dispositivo usa um ecrã FullHD + (1080x2460 pixels) com uma taxa de atualização de 60Hz. A LG é líder de mercado no fabrico de ecrãs OLED, portanto, uma densidade de pixels mais alta, taxa de atualização mais rápida e HDR10 + teriam sido bons acrescentos para elevar a experiência de consumir conteúdo de vídeo neste grande display.

Análise LG Velvet: um smartphone de gama média resistente e premium 7

Há um entalhe na parte superior central do ecrã para a câmara selfie. Muitos smartphones de gama média e premium fizeram a transição para um orifício menos obstrutivo. Pessoalmente, não fico insatisfeito com a simetria de um entalhe no meio de ecrã mais do que com um orifício desalinhado, mas se este é um layout bom ou mau depende da sua própria preferência.

Análise LG Velvet: um smartphone de gama média resistente e premium 8

LG Velvet: vida útil da bateria

O LG Velvet possui uma bateria respeitável de 4300 mAh. Permite um dia inteiro de uso normal e mais umas horas de um segundo dia. O QuickCharge 4 é compatível e os testes mostraram que 40 minutos de carregamento com fio acrescentam 50% da vida útil da bateria. O carregamento sem fio de até 9 W torna fácil manter os níveis da bateria elevados.

Análise LG Velvet: um smartphone de gama média resistente e premium 9

LG Velvet: Conectividade

Este é o telefone para quem quer um telefone com apontamentos de topo, Design exclusivo, sem arruinar o orçamento. O LG Velvet tem detalhes que podem ser importantes como USB Type-C e conector de fone de ouvido analógico de 3,5 mm. O LG Velvet também inclui Bluetooth 5.1 para fácil conexão a qualquer acessório sem fio, mas o Wi-Fi é limitado a 802.11ac em vez de WiFi 6 mais rápido. Seria bom ver velocidades multi-gigabit em casa como nas redes móveis.

LG Velvet: recursos adicionais

O ecrã superdimensionada de 6,8 ”encaixa-se confortavelmente nua mão graças a um perfil fino, margens curvas, parte traseira de vidro e botões que mal são visíveis, mas funcionais. O sensor de impressão digital no display é confiável e quase tão rápido quanto a concorrência.

Análise LG Velvet: um smartphone de gama média resistente e premium 10

O LG Velvet também é durável. Além da resistência IP68 à poeira e à água, o dispositivo foi submetido a testes de durabilidade militares que lhe conferem certificação MIL-STD-810G. Deve sobreviver facilmente a qualquer estilo de vida relativamente tranquilo.

LG Velvet: conclusão


De acordo com a LG, o LG Velvet foi construído em três pilares: design premium elegante, criação de conteúdo fácil e experiência envolvente. Na verdade, o vidro frontal e traseiro com margens curvas dá mesmo o efeito de veludo macio na mão. O layout “gota de água” das câmaras traseiras é uma alternativa atraente aos conjuntos de lentes grossas encontradas na maioria dos outros smartphones de topo. A criação de conteúdo é fácil com software que melhora fotos, vídeos e até gravações de aúdio de maneira inteligente. Embora o ecrã grande seja imersivo, os smartphones concorrents conseguem qualidade superior com ecrãs menores, resolução mais alta, taxas de atualização mais rápidas e HDR10 +. A reprodução de aúdio stereo no LG Velvet é limpída e clara, mas as gerações anteriores de smartphones LG de topo elvam a fasquia a um nível que este modelo não consegue atingir.

Análise LG Velvet: um smartphone de gama média resistente e premium 11

O LG VELVET encontra-se disponível nos distribuidores habituais, sendo que o PVP recomendado é de 549,99€.

70%
Veludo Premium

LG VELVET

O LG Velvet é um smartphone bonito e capaz, projetado para ser tão leve nas suas mãos quanto na carteira. Não devem esperar a mesma experiência de jogo premium que a concorrência oferece.

  • Design
  • Autonomia
  • Ecrã
  • Performance
  • Construção
  • Câmaras

O que temos com o LG Velvet é um dispositivo de média gama que tem parecenças com um smartphone premium.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!