Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível

Com o P10 Lite, a Huawei apresenta uma alternativa acessível ao seu smartphone P10 que é neste momento o flagship da companhia. Com esta alternativa, ao invés de pagar 600 Euros ($ 636), podem comprar o P10 Lite por cerca de 350 Euros ( $ 370).  Apesar da diferença de preço ser muito significativa, a verdade é que este P10 Lite se apresenta como um equipamento com excelentes características e uma excelente opção para quem não quer gasta demasiado dinheiro num smartphone e ainda assim usufruir de funcionalidades e especificações de topo no seu equipamento móvel.

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image

Surpreendentemente existem até aspectos em que a versão Lite da gama P10 pode ser mais vantajosa do que o P10 Standard, por exemplo o ecrã de ambos os equipamentos apresenta resolução Full HD  no entanto o ecrã do P10 Lite tem 5.2 polegadas VS as 5.1 polegadas do P10.

Em termos de dimensões e peso, os dois modelos são muito aproximados e partilham a excelente construção e o atual sistema operativo Android Nougat 7.0 juntamente com a interface  EMUI. Como esperado, o poder do SoC foi reduzido: em vez de um (tremendo!) HiSilicon Kirin 960, temos um mais modesto  mais Kirin 658 no Huawei P10 Lite, que no entanto, ainda garante um alto desempenho do sistema.

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image

Sem surpresas também a versão Lite não traz a poderosa câmera Leica do Huawei P10 mas sim uma câmera de 12 megapixels. Mas não se deixem enganar, o Huawei P10 Lite é também capaz de tirar fotografias excelentes, no entanto neste aspecto (e em muitos outros) concorre num campeonato diferente do Huawei P10.

O Huawei P10 Lite pode ser comparado com smartphones equipados de forma semelhante, o Honor 6X, o Huawei Nova Plus, o Lenovo Moto G4 Plus e o Samsung Galaxy A3 (2017) que se apresentam na mesma gama de preços.

Design

A Huawei disponibiliza o P10 Lite de 5,2 polegadas nas cores Graphite Black, Sapphire Blue,Pearl White e na cor Platinum Gold que é a que estamos a testar. Visualmente assemelha-se de forma moderada ao Huawei P10 high-end, mesmo sendo ligeiramente maior com 5.2 polegadas.

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image

Em termos de qualidade de construção, temos um chassis de alumínio, bordas e cantos arredondados e uma fina espessura de 7,2 milímetros, detalhes que dão ao Huawei P10 Lite uma aparência e toque dignos de um equipamento high-end. O sensor de impressão digital do Huawei P10 Lite é colocado na parte traseira e pode assim ser alcançado sem qualquer problema, mesmo em utilização com uma mão. No Huawei P10 o fabricante segue um conceito diferente, já que aqui o sensor está na frente.

Conectividade

O SoC octa-core Kirin 658 da Huawei combinado com 4 GB de RAM ajudam o P10 Lite a alcançar um alto desempenho de sistema. As aplicações são carregados rapidamente e não há lag, mesmo quando muitos aplicações estão a ser executadas simultaneamente. Graças ao armazenamento de memória de 32 GB, dos quais 20 GB estão livres para o utilizador, é possível armazenar inúmeros ficheiros e aplicações. O armazenamento interno pode ser ainda ampliado até 256 GB através de um cartão microSD.

Um dos aspectos em que o Huawei P10 Lite fica a perder relativamente a concorrentes de outras marcas e até ao média gama Huawei Nova é na porta de entrada Micro-USB 2.0. O Huawei Nova Plus e por exemplo o Samsung Galaxy A3 (2017) concorrem na mesma gama e já têm uma porta USB Type-C

 

Software

O Huawei P10 Lite corre Android 7.0 Nougat com a interface EMUI 5.1, que inclui recursos práticos e outros que nem por isso, como um scanner de vírus Avast integrado.

Felizmente, a Huawei tem reforçado a sua política de não adicionar quantidades excessivas de software. Ainda assim existem aplicações pré-instaladas, que não fazem qualquer sentido vir de origem num equipamento, temos por exemplo o “Asphalt Nitro”, “Spider Man: Ultimate Power”, Instagram, Twitter e TripAdvisor. Duvido que todos os utilizadores usem este conjunto exacto de aplicações e mesmo que usem podem sempre instala-las, não era preciso vir de origem, a boa notícia é que todos eles podem ser desinstalados pelo utilizador. O  restante Firmware ocupa cerca de 12 GB no smartphone.

Câmeras

Ao contrário do Huawei P10, não há câmera Leica, temos sim apenas um sensor de câmera no P10 Lite. No entanto, ele ainda apresenta 12 Megapixels e joga de igual para igual com outros smartphones mais caros. Nas fotos que tirámos para teste os detalhes e o intervalo dinâmico foram adequados. As cores são reproduzidas de forma realista, e mesmo em áreas mais escuras da cena encontramos praticamente nenhum ruído. A câmera frontal de 8 megapixels também consegue capturar imagens de alta qualidade. Tal como acontece com a câmera traseira, pode gravar vídeos em Full HD com uma taxa máxima de 30 imagens por segundo.

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image

A Huawei dotou a câmera de um menu quase igual ao do Huawei P10. Aqui é evidente a influência do fabricante da câmera do P10, encontramos vários modos para diferentes condições como HDR, panorama, pintura de luz, e lapso de tempo, outras configurações extensas também estão disponíveis, que entre outras incluem reconhecimento de sorriso e focagem por objectos.

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image

Aqueles que gostam de mexer nosparâmetros de imagem podem mudar para o modo Foto Profissional, onde todas as configurações importantes, como velocidade do obturador, sensibilidade ISO e equilíbrio de branco podem ser ajustadas.

Características Extra

O sensor de impressão digital funciona de forma confiável e desbloqueia sempre o dispositivo na primeira tentativa. Ao contrário do seu irmão, o Huawei P10, o sensor está localizado na parte de trás do dispositivo, como era o caso com o Huawei P9.

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image

Assim, as funções, que incluem, por exemplo, fazer chamadas e tirar fotos e vídeos, também podem ser usadas confortavelmente no sensor ao operar o smartphone com uma mão. O sensor de impressão digital também suporta gestos de toque e sem ter que registar uma impressão digital. Com um deslize para baixo, podemos abrir o painel de notificações e, com um toque duplo podemos apagar notificações. É possível ainda navegar na galeria com o sensor de impressão digital, deslizando para a esquerda ou para a direita para a foto seguinte ou anterior, respectivamente.

O P10 Lite agora também suporta a tecnologia knuckle-sense, sem no entanto introduzir quaisquer novos recursos. Usar os nós dos dedos é uma característica extra muito interessante que tenmos a certeza que vão gostar: um duplo toquecom o nó dos dedos no ecrã faz uma captura de ecrã ou desenhar um  “S” faz o mesmo.

 

Ecrã

Tal como acontece com o ecrã do Huawei P10, o ecrã IPS do P10 Lite tem uma resolução de 1920×1080 pixels, mas devido ao seu tamanho ligeiramente maior (5,2 em vez de 5,1 polegadas) atinge uma densidade de pixels ligeiramente menor (424 em vez de 432 PPI ). No entanto, isso não cria problemas, pois os conteúdos também são nítidos no P10 Lite, sem que nenhum pixel individual seja detectável.

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image

Com 509,4 cd / m² em média, o P10 Lite oferece um brilho de ecrã impressionante. Um sensor de luz integrado garante que não ficamos cegos em ambientes mais escuros. Embora o ecrã do Huawei P10 seja quase 10% mais brilhante, não ilumina o ecrã de forma tão uniforme como o P10 Lite.

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image

O P10 Lite também se porta um pouco melhor com os valores de pretos (0,36 cd / m²) e nisto alcança um forte contraste de 1408: 1. Embora os valores piorem ligeiramente (brilho máximo 484 cd / m², valor de preto 0,37 cd / m²), quando as medições são repetidas com uma distribuição mais uniforme e, portanto, mais realista de áreas de imagem clara e escura (APL50), elas ainda permanecem acima da média.

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image

Não há nada de que reclamar sobre o desempenho do ecrã Full HD. Com a seleção de perfil de temperatura de cor  “Padrão”, a apresentação é bastante fria com 8143 Kelvin, o que pode ser notado por uma ligeira tonalidade azul. Aqueles que preferem uma apresentação mais equilibrada precisam selecionar o perfil de cor número três: com o perfil “Quente”, o P10 Lite está praticamente no nível ideal (6587 Kelvin, 6500 Kelvin seria perfeito) em termos de temperatura de cor.

 

Performance

Ok, aqui vamos ter que o deixar de comparar com o P10 porque simplesmente não são comparáveis. Ao contrário do Huawei P10 que tem o poderoso Kirin 960 HiSilicon SoC, o P10 Lite usa o Kirin 658 que é consideravelmente mais fraco. Este SoC só foi introduzido em março de 2017 e atinge um desempenho que está aproximadamente a par com um Qualcomm Snapdragon 625, que é usado por exemplo no Huawei Nova Plus.

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image

Nos benchmarks entra em despique com o Samsung Galaxy A3 (2017) e o Honor 6X. O Lenovo Moto G4 Plus vem em último.

Nos testes, o Huawei P10 Lite acaba por ser um equipamento rápido na navegação Web: os sites são carregados rapidamente e os atrasos são uma rara excepção. Isto também é confirmado pelos benchmarks do navegador, nos quais o smartphone oferece um desempenho semelhante ao do Huawei Nova Plus e do Honor 6X.

Som

Mesmo que o alto-falante mono do Huawei P10 Lite não seja o idela para audiófilos, ele faz o seu trabalho surpreendentemente bem. A 85 dB (A) a membrana de som pode tornar-se bastante alta e não distorcer mesmo no nível máximo.  Em volume de nível médio, o som soa muito melhor. Em seguida, os médios e altos apresentados são muito equilibrados e de forma global produz uma imagem de som que é notavelmente boa. A percepção do som é muito melhor quando se utiliza os fones de ouvido incluídos.

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image

Consumo de energia

O Huawei P10 Lite obtém o seu poder a partir de uma bateria de lítio-polímero de 3000 mAh que não pode ser removida. O consumo de energia está na média, e pela nossa experiência permitiu cerca de 10h horas a navegar online, resumindo não se destaca especialmente pela sua autonomia, mas serve para um dia inteiro de uso moderado sem qualquer dificuldade. Por fim o tempo de carga do P10 Lite é de apenas 2 horas para carregar a bateria de 0 a 100%o que é bastante bom para esta gama.

Veredicto

O P10 Lite é uma alternativa real na gama média, este equipamento convence pela sua excelente construção, o que faz com que pareça significativamente mais caro do que se poderia imaginar considerando seu preço atual de de cerca de 350 Euros. Embora o P10 Lite não tenha a câmera Leica do Huawei P10, tem uma câmera de 12 megapixels que captura fotografias com uma qualidade de imagem surpreendentemente alta.

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image

O ecrã de qualidade e brilhante e os recursos como a WLAN, LTE Cat.6, a bateria é razoável e deve durar ao utilizador um dia completo sem nenhuns problemas.

O desempenho é fiável sem surpreender, e este é um smartphone de que certamente vão gostar e dificilmente vão encontrar alternativas superiores no global a este preço.

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image3,000 mAh bateria

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível imageSensor de Impressão digital ultra rápido

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível imageEMUI com melhorias significativas

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível image4GB de RAM

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível imageNFC

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível imageExpansão microSD

Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível imageDesempenhoGPU
Análise Huawei P10 Lite um equipamento de topo a preço acessível imageAusência de USB Type C
Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Comentários estão fechados.