Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor

A chegada do novo Huawei P Smart 2021 (que, sempre foi um modelo de vendas recorde) não só beneficia os utilizadores e lhes dá mais opções, mas dá à Huawei a oportunidade de fazer o mercado perceber – de uma vez por todas – que pode fazer sozinha, num segmento de mercado em que sempre foi protagonista, um dispositivo mais do que bom, mas sem serviços Google.

A chegada do Huawei P Smart 2021 às lojas em Portugal, é uma notícia decididamente importante para o gigante chinês. Porque, em suma, conhecemos a situação EUA-China e as mil dificuldades que a actual administração dos EUA está a causar à Huawei que forçaram a mudar profundamente a estratégia e o futuro do gigante liderado por Richard Yu.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 1

Mesmo que, o mercado de smartphones baratos ou de gama média esteja repleto de alternativas interessantes, a chegada do novo P Smart 2021 (que, sempre foi um modelo de vendas recorde) não só beneficia os utilizadores e lhes dá mais opções, mas dá à Huawei a oportunidade de fazer o mercado perceber - de uma vez por todas - que pode fazer sozinha, num segmento de mercado em que sempre foi protagonista, um dispositivo mais do que bom, mas sem serviços Google. Na versão 2021 a Huawei teve que abandonar completamente os GMS, em favor dos seus HMS.

Já temos planos para o fim de semana. E vocês?

A post shared by androidgeek.pt (@androidgeek.pt) on

AppGallery não pára de surpreender

Com mais de 490 milhões de utilizadores ativo, aprox 100.000 app disponíveis e  261 mil milhões de downloads entre janeiro e agosto de 2020, a AppGallery da Huawei (em muito pouco tempo, convenhamos) tornou-se uma alternativa mais do que válida para as lojas do Google e da Apple: uma de cada vez, as aplicações bancárias estão a chegar, e já temos quase tudo o que precisamos nos smartphones Huawei, mesmo sem loja da Google.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 2

A questão é: o novo Huawei P Smart 2021 sem GMS, consegue manter o trono de rei dos smartphones de médio / baixo custo? E, acima de tudo, conseguirá convencer as pessoas de que sem GMS continua a ser uma alternativa válida? Se há uma maneira de transmitir essa mensagem, é com um dispositivo barato ao alcance de todos.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 3

Análise Huawei P Smart 2021: O Rei da gama media voltou?

A embalagem do Huawei P Smart 2021 é definitivamente de uma grande qualidade. Na caixa na qual é vendido o novo smartphone Huawei vem também o carregador de 25w (a mesma velocidade máxima de carregamento que o Galaxy Note 20 Ultra) , o cabo USB-C, uma película protetora e fones de ouvido que utilizam o conector do áudio de 3,5 mm.

Aqui está o que vão encontrar no pacote:

  • HUAWEI P smart 2021
  • Carregador SuperCharge de 22,5 w
  • Cabo USB tipo C
  • Fones de ouvido com entrada do áudio de 3,5 mm
  • Extrator SIM
  • Película protetora TP
  • Cartão de garantia
  • Guia rápido

Design e materiais

Se usaram um Huawei P Smart 2019 (ou no P Smart 2020) sabem que era difícil acreditar que se trata de dispositivos que pertencem a uma gama acessivel. No Huawei P Smart 2021 a empresa apostou numa mudança de design muito importante, que o torna muito mais parecido com um dispositivo de última geração do que um smartphone barato.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 4 Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 5 Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 6

Disponível nas cores Crush Green, Blush Gold e Midnight Black, o Huawei P Smart 2021 é feito inteiramente de policarbonato, mas é caracterizado por um processo de produção que o torna particularmente agradável ao toque e confere um toque de alta qualidade. O módulo da câmara é vertical e inclui 4 câmaras posicionadas no mesmo eixo, mas a diferença mais importante comparado com os modelos das gerações anteriores está na parte frontal, onde o entalhe deu lugar a um layout mais agradável, um furo central para a câmara selfie. 

As molduras de ecrã são pequenas mas, mas estão lá.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 7

As dimensões do P Smart 2021 são 76,88 x 165,65 x 9,26 mm de largura e pesa cerca de 206 gramas, o que não o torna um dos smartphones mais compactos e leves desta gama no mercado, mas podem usá-lo confortavelmente, mesmo que o queiram fazer apenas com uma das mãos. O sensor de impressão digital foi colocado lateralmente e integrado no botão de energia, que é uma opção da qual gosto muito.

Ecrã

O ecrã do Huawei P Smart 2021 usa um painel muito grande LCD IPS de 6,67 ”com design FullView, portanto, com uma boa relação ecrã / superfície. A resolução é típica FullHD + de 2.400 × 1.800 pixels, a proporção de pixel por polegada é 394 ppi: um valor bastante alto, para a média da faixa de preço em que o smartphone se enquadra.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 8

Ao todo é um painel de boa qualidade, capaz de garantir a reprodução de imagens equilibradas em termos de saturação e cor e com um bom brilho máximo, que garante uma boa visão mesmo em condições de luz direta.

No entanto, é verdade que, como em todos os outros smartphones que utilizam um LCD IPS, todos os prós e contras desse tipo de tecnologia estão presentes. Os pretos, por exemplo, podem parecer esbatidoa e a saturação não é muito acentuada. Nada mau, pois os ângulos de visão são excelentes e será possível assistir ao conteúdo reproduzido no ecrã mesmo em ângulos arrojados.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 9

Hardware

O smartphone vem equipado com o Kirin 710A (4 x Cortex-A73 a 2,0 GHz + 4 x Cortex-A53 a 1,7 GHz), que é o primeiro resultado tangível da colaboração com a SMIC, uma empresa chinesa que usa tecnologia apenas chinesa, e com a qual a Huawei teve que se comprometer para o processo de produção em 14 nm porque, vamos lembrar, o “tradicional” Kirin 710 produzido pela TSMC usava um processo de fabrico de 12 nanômetros.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 10

Memória RAM é de 4 GB, a memória interna é de 128 GB expansível até 512 GB através de um microSD. Depois, há uma porta USB-C 2.0, Bluetooth 5.1,  dual band WiFi ac e a entrada para o conector de 3,5 mm. É um smartphone 4G dual-sim capaz de garantir uma excelente recepção de sinal (tanto rede móvel quanto Wifi) e tem um excelente desempenho de áudio, tanto em fones de ouvido como com alto-falante mono, no entanto não há NFC.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 11

E em suma, trata-se de um hardware médio-low-end, para um smartphone vendido por pouco mais de 200 euros, que no geral consegue funcionar bem em todas as operações mais tradicionais: a gestão de multitarefas é sempre rápida, não há problemas relacionados ao micro-lag e a experiência do utilizador é mais do que satisfatória. Porém, as coisas começam a mudar um pouco quando tentamos executar aplicações mais complexas ou iniciamos várias tarefas ao mesmo tempo: é nesses momentos que começamos a sentir o peso dos 4 GB de memória RAM e do processador pouco potente, e sim, pode ter pequenos atrasos, mas - para ser honesto - não afetam a usabilidade geral do dispositivo.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 12

A execução dos jogos é boa, e é também possível jogar títulos com gráficos bastante complexos como CoD online ou Genshin Impact, desde que aceitem o compromisso de os utilizar com as configurações gráficas reduzidas: a tecnologia GPU Turbo no entanto, torna possível jogar em altas taxas de quadros já com configurações médias ou em modos mais detalhados, mas desabilitando (quando possível) o anti-aliasing.

Câmara - Huawei P Smart 2021

A configuração de câmara do Huawei P Smart 2021 é composta por 4 câmaras mas, como sempre neste segmento de mercado, existem apenas duas realmente úteis. A câmara principal é de 48 megapixels que usa um sensor de meia polegada e uma lente f / 1.8 e é flanqueado por um sensor de ângulo ultra grande de 8 megapixels f / 2.4 com campo de visão de 120 °, um sensor para Macro f / 2.4 de 2 megapixels e um sensor de 2 megapixels para efeito bokeh f / 2.4. Como de costume, tudo é suportado pela excelente tecnologia de inteligência artificial da Huawei, que também no P Smart 2021 faz um ótimo trabalho.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 13

As fotos tiradas com a câmara principal em boas condições de iluminação são definitivamente boas. São ricas em detalhes e apresentam um bom equilíbrio de matiz e saturação, mesmo quando o reconhecimento da cena gerido por inteligência artificial é ativado que, em geral, tende a realçar as cores e tornar o resultado final irreal. Em condições de pouca luz começa a aparecer algum ruído, mas na verdade é um problema que pode ser resolvido ativando o modo Noite.

As coisas ficam ligeiramente diferentes quando usamos a lente ultra grande angular, com a qual são geradas imagens menos ricas em detalhes e menos brilhantes, que no entanto nos testes foram mais que suficientes em condições de alto brilho e mais flutuantes em ambientes escuros.

Bom efeito de retrato, que graças ao sensor dedicado consegue fazer um processamento de imagem bastante aceitável, também consegue boas macros com foco de até 4 cm da lente. 

A câmara frontal, que com um sensor de 8 megapixels f / 2.0 garante fotos de boa qualidade, também graças à inteligência artificial, porém muito “abafadas” pelo efeito de beleza.

Os vídeos que podem ser gravados na resolução máxima FullHD a 60 fps, sofrem pela ausência de um estabilizador óptico, mesmo que a estabilização do software tenha feito um bom trabalho geral.

Software e funcionalidades

Para potenciar o Huawei P Smart 2021 temos o Android 10 de fábrica, mas na versão Open Source que, claramente, não prevê a integração dos serviços Google e Play Store, e que foi customizada com EMUI 10.1, a conhecida interface gráfica da empresa.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 14

Além da ausência da Play Store, da qual já falamos diversas vezes, o P Smart 2021 tem todos os recursos, como Colagem inteligente da galeria, controlos inteligentes e Petal Search, com o qual podem não apenas pesquisar, instalar e atualizar aplicações, mas também ter acesso a notícias, imagens e muito mais.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 15

Em suma, é inútil repetir as mesmas coisas continuamente: a gestão multitarefa é simples, todos os recursos são competentes e estão onde devem estar e a experiência do utilizador é simples até mesmo para utilizadores inexperientes.

Vida da bateria

A vida da bateria sempre foi um dos pontos fortes dos dispositivos da Huawei, e com os 5000 mAh integrados no P Smart 2021 a fasquia mantém-se alta, de facto. nos testes, com uso médio, conseguimos chegar a quase 2 dias de autonomia com uma única carga, o que não é mau, especialmente tendo em conta o público-alvo ao qual o dispositivo se destina.

Análise Huawei P Smart 2021: este smartphone é um vencedor 16

Depois, há o carregamento rápido 22,5 w Huawei SuperCharge que permite, através do carregador fornecido, garantir cerca de 2 horas de reprodução de vídeo com apenas 10 minutos de carregamento. Para uma carga completa, de 0 a 100%, levará aproximadamente 1 hora.

Preço e conclusões - Huawei P Smart 2021

O novo Huawei P smart 2021 chega às lojas portuguesas no dia 30 de Outubro, nas cores – Verde, Preto e Dourado –, por um preço recomendado de 259,99 €.

Até dia 29 de Outubro, o Huawei P smart 2021 encontra-se em pré-compra com oferta dos Huawei FreeBuds 3i. Adicionalmente, durante 12 meses terão acesso a 15 GB de HuaweiCloud (até 31.03.2021) , 3 meses de HuaweiMusic (até 31.03.2021) e 6 meses gratuitos da app TomTom (até 31.12.2021).

Nesta faixa de preço os concorrentes do P Smart 2021 são numerosos e, sim, têm todos os serviços do Google. Mas a última adição da Huawei ao seu portefólio é um smartphone maduro e equilibrado, bem acabado, que não tem falhas, com algumas exceções, a grande maioria dos utilizadores pode viver muito bem sem GMS.

70%
O Rei da gama média voltou
  • Design
  • Ecrã
  • Autonomia
  • Software e Recursos
  • Câmaras

Nesta faixa de preço os concorrentes do P Smart 2021 são numerosos e, sim, têm todos os serviços do Google. Mas a última adição da Huawei ao seu portefólio é um smartphone maduro e equilibrado, bem acabado, que não tem falhas, com algumas exceções, a grande maioria dos utilizadores pode viver muito bem sem GMS.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!