Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w

Em todos os segmentos, a Huawei tem um grande valor nos seus terminais. Por exemplo, a nova Huawei Nova 9 SE, um terminal de gama média que tem uma câmara de 108 MP.

O outrora rei das vendas em vários segmentos, Huawei, viu o seu impacto no mercado de smartphones ser reduzido significativamente. Não ter serviços Google é ainda uma pedra no sapato que está a impedir que o grande valor que os seus terminais têm seja reconhecido pelos consumidores de forma geral. Que não haja dúvidas seja qual for o segmento a Huawei tem um grande valor nos seus terminais.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 1

Por exemplo, o nova Huawei Nova 9 SE, um terminal de gama média que tem uma câmara de 108 MP. Se deixarmos de lado os serviços Google, ele é um smartphone bem equipado com um design que atrai muita atenção. Será suficiente para ter sucesso?

Ficha técnica Huawei Nova 9 SE

  • Ecrâ: 6,78″ IPS LCD; 20:9, FullHD+; 2.388 x 1.080 px ; 90 Hz
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 680
  • Gráficos: Adreno 610
  • Memória: 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB
  • Câmara frontal: 16 megapixel, f/2.2
  • Câmaras traseiras: Principal: 108 MP, f/1.9; Angular: 8 MP, f/2.2, 112º; Profundidade: 2 MP, f/2.4; Macro: 2 MP, f/2.4
  • Conectividade: USB-C
  • Conectividade sem fios: 4G; Wi-Fi 802.11ac; Bluetooth 5.0; NFC
  • Sistema operativo: Android 11/EMUI 12
  • Sensores: Leitor de impressões digitais, acelerómetro, sensor de luz ambiente, giroscópio, bússola, e sensor de proximidade
  • Bateria:4000 mAh ; Carga rápida de 66w
  • Dimensões: 164,6 x 75,6 x 7,9 mm
  • Peso: 191 g
  • Preço:  349,90 €

HUAWEI Nova 9 SE Smartphone con Pantalla de 6.78" HUAWEI FullView Display, fotografía de 108 MP de Alta Resolución, Carga rápida de 66W HUAWEI Supercharge, Marcos ultrafinos de 1.05 mm, Azul

É impossível não dar pelo Huawei nova 9 SE

Além do seu tamanho generoso, o Huawei Nova 9 SE não é um telefone que passe despercebido por várias outras razões. Se mostrarem o Huawei nova 9 SE provavelmente verão algumas pessoas curiosas a perguntar sobre o modelo. Mas o principal argumento de venda do nova 9 SE é o seu Design fresco apelativo e moderno.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 2
smart

Design apelativo da Huawei Nova 9 SE é o seu principal ponto de venda

A presença de um módulo de câmara tão grande está associada a capacidades fotográficas de grande nível, o preço a pagar é que faz o terminal oscilar quando o temos numa superfície plana e queremos interagir com o seu ecrã, paralelamente o facto de o seu tamanho generoso dificultar segurar o terminal com uma mão esquerda, pode levar a toques acidentais na lente inferior com o dedo indicador.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 3

Para além destes dois detalhes o Huawei Nova 9 SE é muito confortável para uso diário. Tem um tamanho generoso mas a curvatura da traseira ajuda ao segurá-lo, as molduras são suaves ao toque e o leitor de impressões digitais, integrado no botão de energia, está a uma altura perfeita para desbloquear sem pensar.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 4

Embora a sua velocidade de funcionamento não esteja no extremo superior, felizmente, combinada com a deteção facial, temos uma funcionalidade de desbloqueio fiável e relativamente rápida.

Apesar de tudo isto, o Huawei Nova 9 SE carece da utilização de uma capa devido ao escorregadio vidro da sua traseira e à sua leveza na mão. Tem 191 gramas e uma largura de 7,5 cm. Está disponível em três cores (branco, preto e azul), sendo os tons branco e azul os mais vistosos e o preto o mais elegante.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 5

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 6

No aspeto puramente físico do, devemos falar do lado esquerdo completamente livre de elementos. Portanto, tanto o botão de energia como o controlo de volume permanecem do lado direito.

Huawei Nova 9 SE tem um leitor de impressões digitais integrado no botão de energia (de lado) e “fez skip” à porta dos auscultadores.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 7

A porta USB-C está localizada na moldura inferior. O altifalante principal e único está à direita, com o outro elemento sonoro para chamadas na parte superior. O tabuleiro do cartão é visível juntamente com o terminal dualSIM. Não temos uma porta de auscultadores, algo que não cabe bem num terminal desta gama média.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 8

Ecrã a 90Hz

O Huawei Nova 9 SE é um telefone que, assim que o ligamos, mostra que vai ser facilmente agradável a nível visual, graças ao seu ecrã de 6,78 polegadas e às suas pequenas molduras que transmitem uma agradável sensação de imersão em tudo o que acontece à nossa frente.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 9

Outros terminais, mesmo os de gama alta, não têm , por vezes, margens de ecrã tão pequenas como os do Huawei Nova 9 SE.

O painel é um IPS com resolução FHD+ (2388×1080 pixels) e tem uma taxa de actualização de 90 Hz (adaptável ou fixa, conforme seleccionado). Esta é a característica mais importante para a experiência do utilizador.

O ecrã do Huawei Nova 9 SE cumpre se tivermos em conta o seu preço e características. Reproduz bem as cores, é correto em contraste e brilho, responde bem aos toques e os 90 Hz são um extra que queremos sempre nos nossos telefones pela sensação de fluidez que nos dá quando nos movemos através da interface.

Mas não oferece nada que o separe da concorrência, e mesmo em aspetos como o brilho máximo ou o tipo de painel, está abaixo de muitos outros smartphones de preço semelhante ou mesmo inferior.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 10

Ao nível do som, este Huawei Nova 9 SE tem apenas um altifalante, localizado na parte inferior. Oferece um som suficientemente potente, mas com falta de clareza nas vozes e pouco baixo.

Além disso, devido à sua localização num canto e sendo a única saída de som, se o cobrirmos por engano (algo que não é difícil de acontecer quando o usamos em modo paisagem, ficamos literalmente sem som.

Um gama média em termos de desempenho e especificações técnicas

O processador Snapdragon 680 é a referência mais evidente para colocar este Huawei Nova 9 SE dentro da gama média. O SoC da Qualcomm, apresentado no final do ano passado, é um modelo com 8 núcleos (4 Cortex-A73 a 2,4 GHz e 4 Cortex-A53 a 1,9 GHz) e Adreno 610 GPU, mas não oferece conectividade 5G, um dos pontos fracos deste terminal para competir frente a frente com os seus rivais.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 11

Faz muito melhor em termos de RAM ou memória interna. A versão que analisámos, que é a disponível no mercado nacional, fornece-nos 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, que não podem ser expandidos. Ambos são quantidades com as quais um utilizador médio deve ter o suficiente para obter uma experiência satisfatória.

Sem 5G e com uma potência apenas aceitável, o Huawei Nova 9 SE tem dificuldade em fazer frente à concorrência nas folhas de especificações

.Em termos de desempenho, este Huawei Nova 9 SE não é preguiçoso no dia-a-dia, exceto quando se utiliza a câmara e em jogos exigentes. É aí que um terminal de gama média se pode destacar , ou não, em relação à concorrência. Com este Huawei Nova 9 SE ficámos com a sensação de que, em potência bruta, é um terminal que é apenas aceitável.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 12

Se compararmos os padrões de referência habituais que esperamos dos smartphones de gama média, o Huawei Nova 9 SE fica bem abaixo dos rivais diretos por preço, especialmente na secção gráfica.

Um ponto positivo na secção técnica deste Nova 9 SE é que não notámos quaisquer erros de desempenho ao nível do software. Também não notámos qualquer aquecimento fora do normal.

Sem os serviços do Google a vida fica mais complicada

O ponto chave e infelizmente inescapável para falar quando falamos dos mais recentes telefones da Huawei está no lado do software. E não estamos a referir-nos à EMUI, a camada Huawei no Android, que é fiável e sólida (especialmente se estiver dentro do ecossistema da marca). Embora como padrão, neste Huawei Nova 9 SE (é EMUI 12 no Android 11), ele vem carregado de bloatware, além de serviços e aplicações do gigante chinês.

Comprovadamente, os Serviços Google, para a grande maioria dos utilizadores (e especialmente na gama média e principal alvo deste telefone) são de importância vital.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 4

Por muito que melhorem as opções para contornar a ausência de serviços Google no Huawei Nova 9 SE, não ver o ícone da Play Store no ambiente de trabalho é uma barreira intransponível para a maioria dos utilizadores.

O Huawei Nova 9 SE não vem da fábrica com nenhum serviço Google. As sanções do governo americano ao fabricante chinês ainda estão em vigor, por isso quando se liga o novo telefone Huawei não haverá qualquer vestígio do Google em lado nenhum. E a menos que não se use o ecossistema do gigante Mountain View, a vida com este Nova 9 SE torna-se complicada.

A Huawei tem tentado nos últimos dois anos oferecer alternativas. Mas nenhuma delas oferece a mesma comodidade que ter os serviços Google como padrão. E sem esses serviços, entre outras coisas, não há acesso à loja de aplicações do Google. Isso é uma grande contrariedade no mundo Android.

É verdade que as alternativas têm aumentado de dia para dia. Já não é tão estranho encontrar o ícone da loja Huawei ao lado da loja Google ou Apple quando somos convidados a descarregar uma aplicação. E o número de aplicações disponíveis continua a crescer.

No caso deste Huawei Nova 9 SE temos também a Petal Search, que pode ajudar a encontrar tudo o que precisarmos, sejam aplicações, informação ou notícias.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 14

As pesquisas são completas e válidas, e quanto às aplicações, que é o que nos interessa principalmente, procura várias fontes e repositórios para nos oferecer sempre a melhor alternativa.

Mas acabar por ter que instalar algumas aplicações de repositórios de terceiros, das quais a Huawei não é responsável, não é bem o que se procura num terminal Android quando a segurança se tem tornado uma preocupação generalizada por parte dos utilizadores.

Carregamento rápido e boa autonomia

O Huawei Nova 9 SE é apresentado no mercado com uma bateria de 4000 mAh, uma quantidade que há alguns anos atrás teria parecido incrível mas, especialmente nesta gama de terminais, já não é rara de encontrar.

Aqui a Huawei não quis ir além dessa capacidade para oferecer um terminal que é grande, convenientemente fino e com peso inferior a 200 gramas.

Embora o Huawei Nova 9 SE seja bastante leve para o tamanho e dimensões, inclui uma carga rápida fantástica de 66W.

O resultado deixa-nos com um sorriso no rosto. Com esta bateria e uma utilização normal, o Huawei Nova 9 SE pode chegar ao fim do dia sem qualquer dificuldade.

Nos nossos testes reais, obtivemos uma média de pouco menos de 28 horas de duração da bateria, com entre 6-7 horas de tempo de ecrã ativo.

A carga rápida de 66 W é o verdadeiro trunfo do nova 9 SE ao nível da bateria. Como compensar o facto de a bateria não ser muito grande? Bem, claramente colocando um sistema de carregamento rápido, que é de facto um aspeto em que o Huawei Nova 9 SE se destaca.

Com o carregador padrão 66 W, de acordo com os nossos testes, conseguimos passar de 10 para 100% em apenas 33 minutos.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 15

108 MP mas não só

Olhando para o espetacular módulo fotográfico do Huawei Nova 9 SE e os 108 MP do seu principal sensor, ficamos com a ideia de que este terminal Huawei será capaz de grandes coisas. Considerando o historial e o excelente desempenho de muitos terminais Huawei na gama alta e mesmo média em termos de fotografia não haveria razões para pensar que o Huawei nova 9 SE pudesse desiludir. Ou pode?

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 16

O Huawei Nova 9 SE perdeu a oportunidade de oferecer algo notável e superior à concorrência, tal como seria de esperar de um telefone Huawei. O novo terminal de gama média da Huawei tem duas câmaras: um sensor principal de 108 MP (f1,9) e um grande angular de 8 MP (f2,2). Existem também dois sensores de 2 MP e f2.4 como câmaras de profundidade e macro.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 3

Antes de entrarmos no detalhe, vamos falar brevemente sobre a interface da câmara. Há um carrossel de modos, onde podemos adicionar ou remover os que queremos. Encontramos desde a fotografia normal até ao modo profissional (sem RAW), Macro, modo noturno ou modo de alta resolução, que é aquele com o qual obtemos a imagem de 108 MP.

É surpreendente que não haja HDR a partir desta interface. Isto seria muito melhor do que o botão AI, que é praticamente apenas decorativo.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 18

Falando em fotografia diurna, o sensor principal cumpre sem mais pretensões ao nível do detalhe (talvez com algum excesso de processamento em algumas situações complexas com muitas arestas para trabalhar), equilíbrio de branco e alcance dinâmico. Mas quando a luz não é a ideal, é fácil algumas áreas serem sobre-expostas.

Isso acontece mesmo quando aproveitamos a abertura f1.9 para obter um bokeh interessante, mas novamente sem grandes surpresas. O mesmo se aplica à fotografia a 108 MP.

Nem o modo de abertura nem o modo de retrato produzem resultados que possamos classificar como acima da média. A câmara selfie, de 16 MP e abertura f2.2, mantém os resultados aceitáveis das câmaras principais quando se fala de cenas diurnas e de luz controlada. E sofre novamente quando a luz é escassa, apesar de suportar o modo Noturno. Suporta também modo retrato.

É impressionante que em praticamente todas as situações em que tiramos fotografias, embora a fotografia seja rápida, temos de esperar alguns segundos para que o sistema “melhore a fotografia”. Isto acaba por ser irritante.

Quando a luz se torna escassa, seja dentro de casa ou à noite, o sensor principal começa a apresentar dificuldades muito rapidamente. O modo nocturno melhora ligeiramente a imagem, mas é insuficiente para a maioria dos fins.

Análise Huawei nova 9 SE. Bom ecrã e carregamento de 66w 23

A câmara grande angular, por exemplo, sofre de uma falta de nitidez devido ao seu sensor de 8 MP, bem como de deformações e defeitos nas extremidades. E à noite torna-se uma câmara que nos é de pouca utilidade. Quanto ao vídeo, temos opções de gravação de 1080 e 720p, ambas a 30 fps no máximo e sem estabilização.

Veredito Huawei Nova 9 SE

Ponderar a compra de um terminal Huawei envolve atualmente alguma pesquisa para entender o que estamos a comprar e se vai servir as nossas necessidades tendo em conta a ausência dos serviços Google. Se for um utilizador avançado, encontrará provavelmente alternativas que vão permitir uma vida “normal” com o vosso novo Huawei. Algo que nem todos os utilizadores estão dispostos a fazer quando se gasta dinheiro num smartphone que se quer tirar partido de forma imediata.

O Huawei nova 9 SE apresenta um Design fantástico e uma carga rápida de 66w que embaraça até topos de gama de outras marcas. O que não é possível ignorar é uma câmara que exige condições de iluminação perfeitas para conseguir bons resultados.

No final de contas este é um terminal na fasquia dos 300€ e seria injusto esperar milagres do seu desempenho, no entanto pelo mesmo valor conseguimos encontrar equipamentos com carregamento mais lento e Design mais aborrecido mas com especificações globais mais equilibradas e câmaras com melhor desempenho.

74%
Bom ecrã e carregamento de 66w

Análise Huawei nova 9 SE

Ponderar a compra de um terminal Huawei envolve atualmente alguma pesquisa para entender o que estamos a comprar e se vai servir as nossas necessidades tendo em conta a ausência dos serviços Google. Se for um utilizador avançado, encontrará provavelmente alternativas que vão permitir uma vida "normal" com o vosso novo Huawei. Algo que nem todos os utilizadores estão dispostos a fazer quando se gasta dinheiro num smartphone que se quer tirar partido de forma imediata.

O Huawei nova 9 SE apresenta um Design fantástico e uma carga rápida de 66w que embaraça até topos de gama de outras marcas. O que não é possível ignorar é uma câmara que exige condições de iluminação perfeitas para conseguir bons resultados.

  • Design
  • Ecrã
  • Desempenho
  • Bateria/carregamento
  • Câmaras

No final de contas este é um terminal na fasquia dos 300€ e seria injusto esperar milagres do seu desempenho, no entanto pelo mesmo valor conseguimos encontrar equipamentos com carregamento mais lento e Design mais aborrecido mas com especificações globais mais equilibradas e câmaras com melhor desempenho.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!