Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Huawei MatePad Pro. Produtividade e entretenimento garantidos

Pode o Huawei MatePad Pro ser considerado uma alternativa credível ao iPad Pro? Não é segredo que o tempo dos tablets já teve melhores dias.

O Huawei MatePad Pro é ,sem dúvida, o melhor tablet da história da Huawei e, ao mesmo tempo, um candidato ao título de um dos melhores dispositivos de sua classe. Mas pode ser considerada uma alternativa credível ao iPad Pro?

Não é segredo que o tempo dos tablets já teve melhores dias. À medida que os telefones vão ficando maiores cada vez menos pessoas compram tablets. É compreensível. Os telefone estão sempre connosco e os ecrãs cada vez maiores dos smartphones modernos não apenas permitem tirar fotos ou usar redes sociais, mas também ver confortavelmente vídeos, filmes e vídeos no YouTube.

Mas, às vezes, precisamos mesmo de um ecrã grande e, geralmente, com um teclado físico. É aqui que os tablets modernos ganham pontos. Em muitos casos, são mesmo dispositivos híbridos aos quais podemos conectar um teclado, mouse de computador ou caneta.

Análise Huawei MatePad Pro. Produtividade e entretenimento garantidos 1

iPad o alvo a abater

Antes de mergulharmos na análise do Huawei MatePad Pro, é importante reconhecer que quem domina este segmento é a Apple com os seus lendários iPad. Embora as alternativas de tablets no sistema Android estejam cada vez melhores e cada vez mais a diferença entre a solução da Apple e a de outros fabricantes Android se esvanece.

Huawei MatePad Pro uma alternativa credível

Hoje vamos falar sobre um novo tablet, que tem todas as possibilidades de se tornar um concorrente digno do iPad Pro. Sim, é o Huawei MatePad Pro. Este é um dispositivo interessante de que gostei muito e tenho todo o gosto em partilhar a experiência convosco.

Huawei MatePad Pro

 

O que torna o Huawei MatePad Pro interessante?

Adoro dispositivos que têm mais de uma função, mas se tivesse que escolher um dispositivo para trabalho em movimento optaria por um notebook ou ultrabook. Embora os fabricantes, como Apple, Samsung, Huawei e outros, insistam vigorosamente que os seus tablets são capazes de substituir PCs e laptops. Mantenho algumas reservas.

O Huawei MatePad Pro é definitivamente o mais barato entre os seus pares, e o preço da opção básica (Wi-Fi, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento) é acessível em comparação aos seus concorrentes.

O Huawei MatePad Pro usa o processador Kirin 990, que alimenta o Huawei P40 Pro no Android 10 AOSP. Portanto, em muitos aspectos este é na verdade um smartphone de tamanho grande, um típico tablet multimedia e não necessariamente um substituto para um laptop.

O Huawei MatePad Pro é uma lufada de ar fresco no mercado de tablets. Parece Premium, e é Premium nas especificações. Vamos ver como se porta.

O que há na caixa?

O Huawei MatePad Pro apresenta-se numa caixa branca bastante grande, embora o dispositivo em si seja pequeno. Além do Huawei MatePad Pro, também encontrei um poderoso carregador modular (40 W), uma ferramenta tradicional de ejeção de cartão SIM e um adaptador de USB Tipo-C para um conector de 3,5 mm para fones de ouvido com fio. E é claro - todos os tipos de instruções em papel, garantias, etc.

Além disso, também foram incluídos neste pacote de teste um teclado e uma caneta M-Pencil, que os clientes caso estejam interessados deverão comprar separadamente.

Huawei MatePad Pro

Literalmente desde o primeiro segundo, percebemos que temos um tablet premium nas mãos. Design moderno, uma cor azul escura elegante, a relativa leveza do tablet - tudo isso é impressionante. Às vezes, até parecia que isto era apenas um smartphone grande, por ser tão fácil de usar. Até as câmaras principais são verticais. A Huawei conseguiu surpreender positivamente.

 

Design e Acessórios

O MatePad Pro pesa mais ou menos 500g. Com o ecrã de 10,8 polegadas, é um pouco menor e um pouco mais pesado que o de 11 polegadas do iPad Pro. O ecrã de 2.560 por 1.600 pixels possui um pequeno orifício no canto superior direito para uma câmara selfie de 8MP f / 2.0 que funciona muito bem para desbloqueio facial.

Análise Huawei MatePad Pro. Produtividade e entretenimento garantidos 2

 

A margem inferior possui uma porta USB-C para carregamento e transferência de dados, infelizmente é a única porta no dispositivo. Se a Huawei queria que este MatePad usa-se com orgulho a nomenclatura Pro e pudesse competir com laptops, mais de uma porta USB teria sido uma boa opção. Temos no entanto uma entrada de fone de ouvido de 3,5 mm.

Huawei MatePad Pro

Ao virar o tablet temos a lente de 13MP f / 1.8, que funciona bem o suficiente para tirar fotos casuais, mas é improvável que substitua o vosso smartphone.

Huawei MatePad Pro

O MatePad Pro também funciona com dois acessórios opcionais: um teclado com clip magnético e a caneta M-Pen da Huawei.

Análise Huawei MatePad Pro. Produtividade e entretenimento garantidos 3

Embora o teclado funcione bem o suficiente e tenha atalhos internos, para alternar entre aplicações para facilitar o trabalho , sentimos falta de um trackpad incluído. É apenas o que falta para nos sentirmos verdadeiramente produtivos a usar um MatePad Pro.

Análise Huawei MatePad Pro. Produtividade e entretenimento garantidos 4 Análise Huawei MatePad Pro. Produtividade e entretenimento garantidos 5

 

Dependendo do uso que vão dar ao vosso Huawei MatePad Pro, a M-Pen também pode ser uma boa aquisição. Serve na perfeição para fazer anotações rápidas ou rabiscos, mas a sua ponta rígida e a relativa falta de sensibilidade dificultam o uso por longos períodos de tempo sem sentir algum desconforto.

Huawei MatePad Pro

Huawei MatePad Pro Huawei MatePad Pro
Huawei MatePad Pro Huawei MatePad Pro
Huawei MatePad Pro Huawei MatePad Pro
Huawei MatePad Pro Huawei MatePad Pro

Software e Serviços

Como em muitos outros produtos recentes da Huawei, devemos frisar que o MatePad Pro, como o Mate 30 Pro e P40 Pro  não vem com acesso aos Google Mobile Services, Google Play Store, YouTube, Gmail, Google Maps ou muitas outras aplicações que temos em outros dispositivos Android. Ainda que no smartphone eu entenda que a alguns utilizaodres possa fazer falta algumas das aplicações do Google, a verdade é que no MatePad Pro esta ausência quase não é notada. Usando a AppGallery e Petal Search da Huawei consegui instalar tudo o que precisei para usufruir do Huawei MatePad Pro devidamente.

Huawei MatePad Pro

O MatePad Pro da Huawei também vem com um modo de área de trabalho, que torna o tablet semelhante a um Chromebook e é compatível com Ratos Bluetooth.

Análise Huawei MatePad Pro. Produtividade e entretenimento garantidos 6

Hardware e desempenho

Dentro do MatePad Pro está o Kirin 990 SoC da Huawei e uma das duas variantes possíveis da configuração de RAM / ROM: 8 GB de RAM e 256 GB de ROM (o modelo que testamos) ou 8 GB de RAM e 512 GB de armazenamento.

Huawei MatePad Pro

Mesmo que não optem pela variante de 512GB, terão armazenamento suficiente para guardar filmes e vídeos, e as aplicações serem carregadas rapidamente.

Análise Huawei MatePad Pro. Produtividade e entretenimento garantidos 7

Huawei MatePad Pro tem carregamento sem fio reverso

A Huawei afirma que o MatePad Pro é o primeiro tablet com carregamento sem fio reverso, permitindo que o se carregue outros dispositivos a coloca-los na parte de trás do tablet. Isso funciona com facilidade, e a ativação está acessível através do menu de configurações e, com a impressionante bateria de 7.250mAh do MatePad Pro, podemos usar essa energia para alimentar outros dispositivos.

Harmon Kardon assegura a qualidade do áudio

Como seria de esperar de um tablet com áudio Harman Kardon, o MatePad Pro é provavelmente um dos melhores tablets para audiófilos. Existem quatro colunas nos dois lados do tablet, para que o som "surround" ao redor do dispositivo seja mais claro do que nunca.

Análise Huawei MatePad Pro. Produtividade e entretenimento garantidos 8

Não esperem nada menos que a melhor qualidade de som para um mini cinema nas vossas mãos. Pode ser uma pena para aqueles que preferem uma tomada de áudio, já que o tablet não possui uma, então você precisa usar fones de ouvido com conectividade USB tipo C.

Análise Huawei MatePad Pro. Produtividade e entretenimento garantidos 9

Conclusões

Adorámos a experiência com o Huawei MatePad Pro e é evidentemente um concorrente sólido ao iPad Pro numa perspectiva de hardware. A ausência de serviços Google não é tão crítica num tablet como MatePad Pro, e portanto podemos avaliar este equipamento pelo que é e não pelo que lhe falta e é excelente em todos os aspectos.

O Huawei MatePad Pro apresenta algumas semelhanças com o iPad. E isso não deveria surpreender ninguém. A Apple é a referência e a Huawei quer ir buscar base de clientes aos clientes Apple que evidentemente aprfeciam este Design.

O dispositivo Huawei é uma alternativa muito mais barata ao iPad Pro e se estão á procura de uma alternativa ao iPad Pro , esta é sem dúvida uma alternativa a considerar.

O Huawei MatePad Pro tem todas as características que esperamos dos dispositivos da Huawei Mate Series: aparência elegante, alto desempenho e recursos inteligentes. Com uma relação ecrã/corpo de 90%, o MatePad Pro é composto por uma moldura ultra-estreita, de apenas 4,9 mm, para que o utilizador não tenha o espaço redundante que se encontra em muitos tablets tradicionais. Além disso, o design do MatePad Pro é moderno e elegante, possuindo uma estrutura leve mas duradoura em liga de magnésio e uma parte traseira elegante feita de fibra de vidro.

Relativamente ao desempenho, o Huawei MatePad Pro é alimentado pelo chipset Kirin 990, que foi desenvolvido para oferecer o melhor desempenho e eficiência energética. Graças à estrutura do CPU em três níveis, GPU Mali-G76 de 16 núcleos e arquitetura NPU Da Vinci, a inteligência do Kirin 990 é totalmente livre. O Huawei MatePad Pro conta com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento, para que o utilizador possa aproveitar ao máximo as suas funcionalidades. Além disso, é o primeiro tablet do mundo a oferecer carregamento sem fios e carregamento inverso sem fios, para que seja possível carregar outros equipamentos.

As ferramentas inteligentes são fundamentais para o sucesso dos produtos avançados da Huawei Mate Series, e o Huawei MatePad Pro não é exceção. Com a função única de Multi-Window (múltiplas janelas), o utilizador pode exibir várias janelas num único ecrã, para executar diversas tarefas entre aplicações de maneira fácil e eficiente.

Este tablet suporta ainda o Huawei Share, que permite uma experiência revolucionária de partilha de dados, oferecendo aos utilizadores a oportunidade de trabalhar sem problemas com vários dispositivos através de um único ecrã e transferir ficheiros de um dispositivo para o outro com um simples drag and drop.

Além disso, o tablet possui recursos novos de software e hardware, incluindo o Huawei Notepad e o Nebo, para facilitar anotações.

 

Análise Huawei MatePad Pro. Produtividade e entretenimento garantidos 10

Huawei MatePad Pro Especificações

Sistema operativo Android 10
Dimensões 6,26 por 9,69 por 0,31 polegadas
Peso 490g
Tamanho do ecrã 10,8 polegadas
Resolução de ecrã 2.560 por 1.600 pixels
CPU HiSilicon Kirin 990
Capacidade de armazenamento 256 GB

 

Huawei MatePad Pro Preço e Disponibilidade

Para assinalar a sua chegada a Portugal, o Huawei MatePad Pro vem acompanhado da Huawei M-Pencil, uma caneta sensível à pressão, para que o utilizador possa escrever, desenhar e fazer anotações de forma simples e natural, e de uma capa teclado magnética, inteligente, leve e otimizada. Adicionalmente, os utilizadores vão poder ativar os serviços de Música e Cloud da Huawei gratuitamente por 3 e 12 meses, respetivamente, sendo que no caso da Cloud, a Huawei oferece 50GB de espaço.

PVP: 699.99€

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!