Análise Huawei Matebook D 16: design & performance

Huawei MateBook D16

Mas para alguns poucos, um portátil com um grande ecrã é uma dádiva de Deus – e Huawei concorda claramente, optando por lançar dois deles ao mesmo tempo para o mercado europeu. O MateBook 16 é o mais premium do par (embora o MateBook D16 acessível não seja nada que possa ser ignorado), visando designers gráficos, editores de vídeo, e outros utilizadores com grande carga de trabalho profissional ou criativo.

O MateBook D 16 da Huawei é um laptop que oferece um bom desempenho num pacote fino e leve. É alimentado por um processador Intel Core i7 e 16GB de RAM, e vem com o Windows 11 Home (64-bit) pré-instalado. O MateBook D 16 tem um visor IPS Full HD com moldura fina e a tecnologia Huawei Share de propriedade da Huawei para uma fácil partilha de ficheiros entre dispositivos Huawei.

Está à procura de um bom portátil por menos de 1300€? O Huawei MateBook D 16 pode ser para si. Entre os seus principais pontos fortes, tem um processador Intel Core i7 12700H.

Com a normalização do teletrabalho, os consumidores estão a renovar os seus equipamentos informáticos. Mas é difícil escolher de entre o imenso catálogo de produtos disponíveis no mercado.

No entanto, destacam-se algumas referências. É o caso do MateBook D 16 de Huawei, um computador com uma excelente relação tecno-preço. Vendido por 900 USD, tem nomeadamente uma ficha técnica muscular caracterizada pela integração de um chip Intel Core i7 .

Análise Huawei Matebook D 16: design & performance 1

Design Huawei Matebook D 16

Antes de mais, o MateBook D 16 é um portátil elegante. Não surpreenderá ninguém que conheça o know-how de design da Huawei.

Esta máquina feita de alumínio pesa apenas 1,7 kg e exibe dimensões diminutas tendo em conta o tamanho do seu ecrã

  • Altura: 1.84cm
  • Largura: 35.67cm
  • Profundidade: 24.87cm

O seu tamanho é igual ao de um painel de 15″ ultraportátil enquanto que nos brinda com um painel de 16″.

A fim de facilitar a integração do ecrã, Huawei posicionou a webcam na margem extremamente fina no topo do ecrã. O botão de ligar esconde um leitor de impressões digitais. O teclado retroiluminado permite horas de digitação e o grande trackpad é confortável.

Análise Huawei Matebook D 16: design & performance 12
Huawei MateBook D 16

Finalmente, o MateBook D 16 tem uma oferta de conectividade generosa: uma entrada de 3,5 mm e duas portas USB-A no lado direito e uma porta HDMI e 2 portas USB-C no lado esquerdo. Sem falhas. Alhuns utilizadores podem sentir a falta de uma entrada ethernet, mas isso teria um custo no Design e eu sinceramente prefiro assim.

Ecrã Huawei Matebook D 16

Mesmo que se consiga destacar com o seu ecrã de 16″, a Huawei não poderia deixar de lado a qualidade. O MateBook D 16 está equipado com um painel LCD IPS 16.1″ em formato exactamente 16:9. Apresenta conteúdo com definição Full HD (1920 x 1080 pixels) e ocupa 90% do espaço disponível.

Análise Huawei Matebook D 16: design & performance 13

Outros pontos fortes incluem 100% de cobertura do espaço de cor sRGB, assim como um brilho máximo de 300 nits e uma relação de contraste de 1000:1.

O ecrã no Huawei Matebook D 16 é um ecrã IPS de 16 polegadas com uma resolução de 1920 x 1200 pixels e ~142 ppi. O ecrã tem um revestimento anti-ofuscante e uma gama de cores 100% sRGB. O ecrã é também um ecrã táctil, que é uma característica que se está a tornar cada vez mais comum nos computadores portáteis. O tamanho e a resolução do ecrã são ambos muito bons, e o ecrã tem um óptimo aspecto. No entanto, o ecrã tem alguns problemas de brilho, e as cores não são tão precisas como alguns outros ecrãs de portáteis. No geral, o ecrã do Huawei Matebook D 16 é um bom ecrã, mas não é perfeito.

Desempenho Huawei Matebook D1

O MateBook D 16 não é apenas um computador elegante e confortável. No seu interior vão encontrar uma configuração musculada, permitindo-lhe desfrutar de um excelente desempenho.

A sua configuração é baseada num chip Intel Core i7 12700H, acompanhado por uma GPU

Intel Iris Xe Graphics e 16 GB de RAM, e uma unidade 512 GB SSD PCIe de 512 GB. Apesar de concebido para a mobilidade, o MateBook D 16 ainda garante um bom desempenho.

Análise Huawei Matebook D 16: design & performance 14

O Huawei Matebook D 16 é um portátil de desempenho que é alimentado por um processador Intel Core i7. O processador tem uma velocidade de 3 GHz e pode Turbo Boost até 4,7 GHz. Tem também 24 MB de cache. Os gráficos são tratados por uma placa Intel Iris Xe Graphics. O portátil tem 16 GB de RAM e uma unidade de estado sólido de 512 GB.

O Huawei Matebook D 16 é um portátil potente e orientado para o desempenho que é perfeito para aqueles que precisam de uma máquina de alto desempenho para trabalhar ou se divertir. O processador Intel Core i7 oferece velocidades até 4,7 GHz, o que o torna mais do que capaz de lidar mesmo com as tarefas mais exigentes. Além disso, os 16 GB de RAM garantem que será capaz de multitarefas com facilidade, e a unidade de estado sólido de 512 GB proporciona bastante espaço de armazenamento para todos os seus ficheiros e programas. Além disso, a placa Intel Iris Xe Graphics integrada proporciona visuais impressionantes, quer esteja a jogar ou a ver filmes. Em última análise, o Huawei Matebook D 16 é uma excelente escolha para quem necessita de um portátil potente e fiável.

A Huawei é o mais recente fabricante a confiar no processamento gráfico Iris Xe da Intel, equipando o MateBook 16 com uma GPU Intel para fazer o trabalho mais pesado.

Para dar força a esta decisão, a Huawei está a usar os chips mais poderosos da Intel para portáteis neste momento: as CPUs da série H de 12ª geração, que são maiores, mais robustas e com maior potência do que a maioria dos outros chips para portáteis.

A Huawei apresenta este dispositivo como uma ferramenta criativa profissional, então a produção gráfica é o verdadeiro teste. Apesar da falta de uma verdadeira GPU, os D 16 não são tímidos no teste mostrando mais uma vez que com Iris Xe, a Intel não deixa os créditos por mãos alheias. Não tem hipótese contra equipamentos jogo com RTX 3050, mas bate quase todas as outras opções integradas. E isso é apenas o modelo i7 – o i9 consegue levar as coisas ainda mais longe. Quanto à conectividade, os Matebook 16 suportam Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2. Não há opção de adicionar um cartão SIM para 5G, mas isso também não é algo que esperássemos neste tipo de portátil. Mas que era fixe, era.

Vai gostar de saber:  Análise Fechadura Inteligente Welock PCB41: As Mais-Valias de uma Fechadura sem Chave

Conectividade Huawei Matebook D 16

O Huawei Matebook D 16 é um portátil que oferece uma variedade de opções de conectividade. Com Ethernet, WiFi, Bluetooth, portas USB, HDMI, e um sensor de impressões digitais, o Matebook D 16 tem tudo o que precisa para se manter ligado. O Microphone In e o Headphone Jack permitem-lhe utilizar facilmente auscultadores ou um microfone externo. O sensor de impressões digitais é uma forma conveniente de desbloquear rapidamente o seu dispositivo. Quer pretenda manter-se ligado à Internet ou a outros dispositivos, o Huawei Matebook D 16 tem tudo o que precisa para se manter ligado.

Alguns utilizadores vão provavelmente sentir falta de ligação Ethernet, embora para mim, a maior falha seja a falta de qualquer slot de cartão SD, o que significa que muitos dos utilizadores criativos terão de levar consigo um dongle, apesar do tamanho do portátil. Mais do que uma porta Thunderbolt 4 também não seria mal pensado mas para a maioria dos utilizadores, esta configuração deve ser suficiente.

Câmara Huawei Matebook D 16

Quando se trata de computadores portáteis com câmara, o Huawei Matebook D 16 não desilude. Possui uma câmara 1080P FHD, bem como um teclado retroiluminado. O microfone embutido e os altifalantes digitais quadrangulares tornam-no perfeito para videoconferência, enquanto que os altifalantes estéreo proporcionam uma excelente qualidade de som. A câmara tem também um amplo ângulo de visão, o que a torna ideal para tirar fotografias e vídeos. E com o seu poderoso processador e longa duração da bateria, o Huawei Matebook D 16 irá certamente mantê-lo produtivo durante todo o dia.

Análise Huawei Matebook D 16: design & performance 17

A funcionalidade FollowCam na câmara irá ajustar o ângulo em tempo real para manter o olhar do utilizador sempre no centro da imagem durante as videochamadas. A função Contacto visual utiliza a tecnologia AI para se ajustar inteligentemente à linha de visão do utilizador. Desta forma, os olhos dos seus interlocutores serão fixados no ecrã, tornando a conversa mais natural e confortável.

Autonomia Huawei Matebook D 16

Assim, o MateBook D 16 poderá acompanhá-lo durante um dia de trabalho intensivo sem tremer. Contámos 9:30 na reprodução de vídeo, acrescente a isso um sistema de carregamento muito bem concebido. O carregador fornecido de 65 W USB-C Power Adapter é muito compacto e é semelhante ao de um smartphone. Isto não o impede de mostrar o seu desempenho. Podem conseguir aaté duas horas de atividade em apenas 15 minutos de carregamento.

Análise Huawei Matebook D 16: design & performance 18

O Huawei MateBook D 16 é o exemplo perfeito de que a Huawei sabe bem como fazer bons laptops. É muito eficiente, e é também particularmente elegante. Tudo por um preço muito interessante, não há motivo para hesitar. O MateBook D 16 da Huawei é um ultrabook de negócios que oferece um bom desempenho num pacote fino e leve. É alimentado por um processador Intel Core i5-10210U e 8GB de RAM, e vem com o Windows 11 Home (64-bit) pré-instalado. O MateBook D 16 tem um visor IPS Full HD com moldura fina e a tecnologia Huawei Share de propriedade da Huawei para uma fácil partilha de ficheiros entre dispositivos Huawei.

Preço e disponibilidade

  • O MateBook 16 já foi lançado em Portugal.  Data de lançamento em Portugal: 18 de julho
    PVPR: 1299,00€
    Oferta de lançamento: Huawei Display 23.8 (PVPR 159€) – campanha válida de 29/06/22 a 31/07/22 e ainda proteção contra quebras do ecrã nos 6 primeiros meses após a compra.

Conclusão Huawei Matebook D 16

O MateBook 16 certamente não será para todos, mas não está a tentar ser para todos.

Embora a Huawei tenha tentado o seu melhor para manter as coisas elegantes, a maioria das pessoas não precisa de um portátil tão grande ou volumoso, e estará melhor com alternativas mais pequenas.

Para aqueles que precisam do espaço extra do ecrã, o ecrã 3:2 será uma grande parte do apelo dos Matebook 16. É expansivo, bem proporcionado, e cuidadosamente calibrado por cores, e é certamente um dos maiores e melhores ecrãs disponíveis ao preço.

O Huawei Matebook D 16 é um portátil poderoso com uma grande tela de 16 polegadas. A resolução de 1920 x 1200 pixels e o PPI de 142 PPI permitem uma visualização clara e nítida, enquanto o ecrã táctil e o acabamento anti-brilho proporcionam uma utilização sem esforço. O formato de 16:10 é perfeito tanto para produtividade como para entretenimento. O Matebook D 16 está equipado com um processador Intel Core i7 de 12ª geração, velocidade de 3 GHz, e cache de 24 MB. Inclui também gráficos Iris Xe e 16 GB de RAM para um desempenho poderoso. Além disso, o SSD de 512 GB proporciona bastante espaço de armazenamento para todos os seus ficheiros. A porta HDMI e o suporte WiFi/Bluetooth tornam fácil a ligação a dispositivos e redes externas.

78%
design & performance

Análise Huawei Matebook D 16

O MateBook 16 certamente não será para todos, mas não está a tentar ser para todos.

Embora a Huawei tenha tentado o seu melhor para manter as coisas elegantes, a maioria das pessoas não precisa de um portátil tão grande ou volumoso, e estará melhor com alternativas mais pequenas.

  • Design
  • Ecrã
  • Desempenho
  • Autonomia Carregamento
  • Design

Para aqueles que precisam do espaço extra do ecrã, o ecrã 3:2 será uma grande parte do apelo dos Matebook 16. É expansivo, bem proporcionado, e cuidadosamente calibrado por cores, e é certamente um dos maiores e melhores ecrãs disponíveis ao preço.

O Huawei Matebook D 16 é um portátil poderoso com uma grande tela de 16 polegadas. A resolução de 1920 x 1200 pixels e o PPI de 142 PPI permitem uma visualização clara e nítida, enquanto o ecrã táctil e o acabamento anti-brilho proporcionam uma utilização sem esforço. O formato de 16:10 é perfeito tanto para produtividade como para entretenimento. O Matebook D 16 está equipado com um processador Intel Core i7 de 12ª geração, velocidade de 3 GHz, e cache de 24 MB. Inclui também gráficos Iris Xe e 16 GB de RAM para um desempenho poderoso. Além disso, o SSD de 512 GB proporciona bastante espaço de armazenamento para todos os seus ficheiros. A porta HDMI e o suporte WiFi/Bluetooth tornam fácil a ligação a dispositivos e redes externas.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!