Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Huawei Matebook 14 o laptop "perfeito"

Começaram com Tablets 2 em 1 e nós aqui no AndroidGeek adorámos o Matebook original em 2016. Em 2017, a Huawei lançou os seus primeiros laptops, e o seu MateBook X apresentava um botão de energia incrível com leitor de impressão digital integrado.

Há já alguns anos, que a Huawei vem a lançar excelentes laptops e tablets com Windows 10. Começaram com Tablets 2 em 1 e nós aqui no AndroidGeek adorámos o Matebook original em 2016. Em 2017, a Huawei lançou os seus primeiros laptops, e o seu MateBook X apresentava um botão de energia incrível com leitor de impressão digital integrado. A Versão 2019 do MateBook X ficou ainda melhor com o nome “Pro”, mas hoje vamos olhar para outro modelo da série Huawei MateBook de laptops ... o MateBook 14.

Este MateBook está um pouco abaixo do MateBook X Pro topo de gama e um passo acima do MateBook 13 menor e mais barato, mas tem muitos dos excelentes recursos partilhados entre os dois.

Continuem connosco para saber como o MateBook 14 se comporta como um laptop Windows 10 competente.

Hardware

Análise Huawei Matebook 14 o laptop "perfeito" 1

O Huawei MateBook 14 parece-se muito com outros notebooks MateBook recentes. Este equipamento apresenta aquele visual metálico prateado bonito, com um logotipo da Huawei em relevo (embora alguns tenham saído com o logotipo em estilo pavão).

Análise Huawei Matebook 14 o laptop "perfeito" 2

Na parte de trás, temos algumas tiras de borracha para evitar que o laptop deslize numa secretária ou mesa. Também tem algumas grades de colunas grandes e orifícios de ventilação, em conjunto com os adesivos Windows e GeoForce.

Análise Huawei Matebook 14 o laptop "perfeito" 3

Uma das coisas boas sobre o novo Huawei MateBook 14 em comparação com as versões mais antigas é a quantidade de portas integradas. Aqui no lado esquerdo temos a única porta de carregamento e dados USB-C, um conector de fone de ouvido stereo de 3,5 mm e até uma porta HDMI de tamanho completo.

Análise Huawei Matebook 14 o laptop "perfeito" 4

No lado direito, temos duas portas USB-A de tamanho normal. Aquela com azul por dentro é uma porta USB 3.0 mais rápida, devem usá-la para dispositivos que requerem maior rendimento, como unidades de armazenamento externas.

É muito bom poder ligar praticamente qualquer coisa sem ter que recorrer a nenhum adaptador. A GPU NVIDIA torna a edição de fotos muito mais rápida do que em outros laptops com unidades de processamento gráfico mais modestas.

Análise Huawei Matebook 14 o laptop "perfeito" 5

A dobradiça parece muito resistente e o acabamento de metal parece ótimo.

Análise Huawei Matebook 14 o laptop "perfeito" 6

O ecrã tem cores e brilho agradáveis, mas é extremamente reflexivo (como os Macbooks, por exemplo). Isso significa que vão ter que aumentar o brilho para compensar o reflexo que reduz a vida útil da bateria. Muitas vezes, o reflexo é demais para ver certas partes do ecrã e temos que mudar o ângulo para termos menos reflexos. Por outro lado, aquela moldura fina ao redor do ecrã, faz com que pareça muito maior do que se esperaria para um laptop deste tamanho.

O teclado traz as mais valias de ser de maiores dimensões de , por exemplo, o MateBook 13. O teclado parece-se muito com o novo teclado Macbook Pro que foi recentemente muito criticado, mas na verdade na utilização que lhe demos mostrou-se sempre muito competente. Aliás.. estou a escrever a análise no próprio MateBook 14 e a primeira coisa que me ocorre é "Damn, vão pedir-me isto de volta em breve..".

Análise Huawei Matebook 14 o laptop "perfeito" 7

Os mais distraídos vão achar que o Huawei MateBook 14 não tem câmara para videochamadas, porque simplesmente as molduras estão livres de qualquer entalhe ou orificio. Na verdade o MateBook 14 tem uma câmara escondida dentro do teclado. Há uma tecla entre as teclas F6 e F7 na linha superior que abre a câmara frontal quando pressionada. Isso tem a vantagem de ser fisicamente eficiente. Não há necessidade de uma cortina de “privacidade” ou pedaço de fita adesiva sobre a câmara se quiserem ter certeza de que não hã ninguém a espiar-vos. No entanto quando estamos nas cada vez mais frequentes videoconferências a câmara apanha vezes demais o nosso teclar ao invés do nosso rosto. Ainda assim, nota positiva para a implementação.

Software

Os novos Huawei Matebooks incluem uma aplicação de sistema “PC Manager” sempre em execução. Esta aplicação é a única pré-instalada e serve para gerir o vosso MateBook de forma fácil. Normalmente preferimos os sistemas o mais stock possível, mas o PC Manager é uma adição bem-vinda.

Análise Huawei Matebook 14 o laptop "perfeito" 8 O PC Manager pode ser iniciado como um utilitário para terem mais informações sobre o Huawei MateBook 14, gerir actualizações de driver e aceder aos serviços da Huawei. Análise Huawei Matebook 14 o laptop "perfeito" 9 É também um serviço de sistema sempre ativo que rastreia documentos usados ​​recentemente, o uso da CPU e tudo o que copiarem para a área de transferência. Existem também algumas boas ferramentas de captura de ecrã.

Um dos recursos especiais incluídos do software Huawei MateBook 14 é a capacidade de emparelhar o laptop com um telefone Huawei Android. Depois de ligar, podem aceder e transferir arquivos sem fio entre os dispositivos, bem como usar o plano de dados do telefone como acesso à Internet para o laptop.

Análise Huawei Matebook 14 o laptop "perfeito" 10

Vida da bateria

Como sempre, a duração da bateria é um termo relativo dependendo do tipo de utilização intensiva da CPU que o utilizador vai fazer. Em geral, com o Huawei MateBook 14, consigo um dia inteiro de trabalho sem ter que usar o carregador. Fazer qualquer tipo de trabalho gráfico pesado, como edição de vídeo no Adobe Premiere Pro reduzirá muito a vida útil da bateria. Com uso leve do Microsoft Office, e-mail e navegador da Web, vão conseguir facilmente 8 a 10 horas de vida útil da bateria. O carregamento com o carregador incluído leva apenas cerca de 3 horas para voltar à capacidade total.

Preço e disponibilidade Huawei MateBook 14

Vão poder encontrar à venda os MateBook 14 em duas variantes, uma com chipset Intel Core i5, 8 GB de RAM e 512 GB SSD com preço de 1.049 euros, e o modelo mais robusto que se apresenta com chipset Intel Core i7, 16 GB de RAM e 512 GB SSD custa 1299€.

Conclusão

O Huawei MateBook 14 é um bom intermédio entre o MateBook X Pro mais caro e o MateBook 13 mais barato. Ele mantém a maioria dos recursos poderosos do MateBook X Pro, enquanto economiza algum dinheiro em áreas que provavelmente não são tão importantes para muitos utilizadores. É uma espécie de modelo “Perfeito” que preenche a área intermédia “perfeita” na linha de laptops da Huawei.