Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei

A cada modelo apresentado a Huawei distancia-se mais dos tempos em que era uma surpresa pela qualidade e preço dos seus equipamentos para se tornar cada vez mais um certo candidato a maior fabricante mundial. Esta premissa é aplicável também á sua subsidiária Honor, que não tem como objectivo chegar ao topo dos fabricantes mundiais, mas aproxima-se cada vez mais da qualidade da sua marca mãe.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image

O ano de 2017 será inesquecível para a Honor e para todos os fâs da marca, pois foi neste periodo que vimos o Honor 9, um terminal cujo Design e especificações abalaram a percepção que tínhamos do que é uma marca subsidiária.

O Honor 7X é um terminal bastante impressionante, mas digo-vos já que não se enquadra na mesma gama do Honor 9, nem pelo preço, nem pelas especificações.

Os pontos fortes do Honor 7X são a conciliação de características de equipamentos Premium, num orçamento incrivelmente baixo. É um midrange Killer com toda a certeza. Venham conhecê-lo melhor.

Honor 7X – Design

O Honor 7X é um telefone bonito, embora tenha parecenças óbvias com outros terminais, nomeadamente o iPhone 6, com seu corpo todo metal, cantos arredondados e linhas de antenas horizontais – sem mencionar a forma e o tamanho das lentes da câmera.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei imageHonor 7X

Dito isto, o azul metálico impressionante que dá cor ao nosso modelo de teste dá ao Honor 7X um visual subtilmente diferente de tudo o que a Apple produziu fora da família do iPod Touch. Também vale a pena reiterar que este é um telefone cerca de 299€ , mas ao segurá-lo a sensação é que custaria muito mais.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei imageHonor 7X

Um dos primeiros pontos impressionantes, é estarmos a falar de um terminal com um ecrã muito generoso, e com uma espessura modesta de 7,6 mm e um peso de apenas 165 g, esta conjugação de elementos dá ao terminal uma egonomia díficil de encontrar em equipamentos com ecrãs deste tamanho. O argumento de venda mais forte deste Honor 7X é claramente o seu ecrã sem margens. É  primeira vez que vemos um equipamento desta gama com a proporção 18:9 e com uma quase totral ausência de margens e é um regalo para os sentidos.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image
Honor 7X

As margens superior e inferior não são tão dimunutas como as que podemos ver no Huawei Mate 10 Pro ou mesmo o iPhone X , mas não podemos esquecer que estamos a falar de gamas e preços completamente dispares.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image
Honor 7X

O resultado prático desta abordagem é que o Honor 7X apresenta um ecrã de 6 polegadas num telefone que tem aproximadamente o mesmo tamanho do OnePlus 5 de apenas 5,5 polegadas.

Mas como não poderia deixar de ser, há pormenores que mostram que estamos a falar de um equipamento de baixo custo, nomeadamente a presença de uma porta micro USB em vez de uma porta USB-C, a banda plástica ao redor do ecrã e falta de NFC, mostram que a Honor teve que fazer cedências na concepção deste terminal para conseguir apresentar o preço final de 299€.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image
Honor 7X

De volta aos aspectos positivos, o sensor de impressão digital montado na parte traseira do telefone é fácil de encontrar, extremamente rápido e impressionantemente fiável.

 

Honor 7X – Display

Construir um equipamento com foco no ecrã, pode parecer uma fórmula simples de sucesso, mas havia muito por onde errar. Felizmente a Honor pensou bem no projecto e o resultado não de todo decepcionante. O ecrã do Honor 7X está no ponto. É um LCD de 5,93 polegadas com uma resolução de 2160 x 1920, ou FHD +. É uma resolução inferior a QHD, o que pode ser motivo de preocupação, dado o tamanho do ecrã, mas na utilização não notámos qualquer deficiência nos resultados apresentados. O ecrã do Honor 7 está no ponto, ainda que não seja surpreendente.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image
ptr

Repararam que a resolução é FHD”+” ,Esse ‘+’ reflete o facto do ecrã ser mais longo do que o habitual, com uma relação de aspecto 18: 9 (a maioria dos telefones são 16: 9). Esse é um formato muito semelhante ao ecrã do iPhone X, mas aqui não temos entalhes esquisitos a obstruir a visualização de conteúdo.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image
ptr

É ótimo para visualizar conteúdo multimédia, com um brilho acentuado e precisão de cores de qualidade para um telefone nesta gama. A tecnologia IPS garante que os ângulos de visão também sejam decentes.

Não tem o mesmo nível de contraste que um monitor OLED, mas é perfeitamente bom para o que é. Não existem muitos outros telefones que permitam ajustar a temperatura da cor ao mesmo grau, e também, há também uma configuração para reduzir o efeito da luz azul.

O Honor 7X conta com um ecrã de 5,93 polegadas com uma relação de aspeto de 18:9 e com a resolução FullHD+ (2160 x 1080). Ele possui ainda o vidro curvo 2.5D na parte superior, e toda a configuração é unificada por um corpo com design de metal unibody.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image
Honor 7x

Honor 7X – Performance

Se o ecrã e Design nos podíam levar a esquecer que estamos a falar de uma gama média, o CPU Kirin 659 está cá para nos pôr os pés na terra. Não estamos de todo a insinuar que este não é um chipset competente. O CPU Kirin 659 é excelente, para a sua gama.

Este é o mais recente esforço de média gama da subsidiária HiSilicon da Huawei. Uma pontuação média de 50% da Geekbench 4 de 3563 mostra o déficit de desempenho comparativamente com o Honor 9 e outros telefones de topo, que conseguem atingir a marca de 6000 confortavelmente.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image

Olhando para os telefones mais ao nível do Honor 7X, o Moto G5S Plus obteve um resultado superior de 4460, e até mesmo o Honor 6X alcançou 3270.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image
Honor 7X

Apesar desta pontuação média, o Honor 7X é competente, onde é importante. Não detectamos nenhum atraso quando o utilizamos, seja na navegação entre ecrãs, quer na abertura de aplicações, paralelamente o aplicativo da câmera e o sensor de impressão digital operam de forma rápida e suave.

Mesmo aplicativos exigentes, como jogos em 3D, funcionaram razoavelmente bem durante o tempo em que usámos o telefone.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image
ptr

um dos fatores que ajudam a explicar uma perfomance tão fluída com o chipset modesto é a presença  de 4 GB de RAM no Honor 7X, que é 1 GB a mais do que a maioria dos telefones desta gama tem.

Ainda sobre as especificações, o Honor 7X tem o valor standard de armazenamento de 64 GB. E este é outro dos pontos que diferencia o Honor 7X dos concorrentes nesta gama. 64GB de ROM num equipamento deste preço é excelente.

Além disso, é acompanhado por um slot microSD, para possam expandir as opções de armazenamento em até 256GB.

Honor 7X – Software

Outro dos pontos que deixam uma sensação agri-doce é que o Honor 7X não traz a última versão do Android (talvez fosse pedir demais) estamos a falar de Nougat em vez de Oreo. Mas isso não decisivo desde que a marca garanta o update para Oreo. O que segundo o historial da Huawei e Honor é uma certeza.

 

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image
Honor 7X

Como habitual a versão de Android deste Honor 7X vem com uma cobertura EMUI, neste caso na versão 5.1. A EMUI é outros dos pontos em que a evolução da companhia chinesa tem estado evidente, pois está cada vez melhor e mais fluida e intuitiva e com recursos que já achamos quase indispensáveis de gestão de energia entre outros.

Inevitavelmente, encontramos algum bloatware com o Honor 7X. Além dos inúteis aplicativos duplicados para calendário, e-mail, música e fotos, temos uma quantidade algo excessiva aplicativos pré-instalados de terceiros. Esses aplicativos incluem Facebook e Instagram – o que talvez seja compreensível nesta época – mas também temos por exemplo o Booking.com, que é menos compreensível.

Também temos cinco jogos pré-instalados da Gameloft, que é oura das coisas que não me parece fazer muito sentido.Mas pelo menos estão escondidos na sua própria pasta e podem ser desinstalados.

Honor 7X – Camera

O Honor 7X segue o caminho já percorrido do Honor 9 e oferece uma configuração de câmera de dupla lente. Aqui, no entanto, a segunda lente não é usada para zoom ou grandes ângulos.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei imageHonor 7X

Como o Honor 6X antes dele, o sensor secundário de 2 megapixels aqui atua exclusivamente como um auxiliar do sensor principal de 16 megapixels. Especificamente, ele recolhe dados de profundidade extra para o modo de abertura ampla. Selecionar isso na UI da câmera adiciona graus variados de desfoque de fundo, em teoria fazendo com que o objecto focado se destaque.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image
Honor 7X

Os valores de abertura podem ser alterados manualmente entre f / 0.95 e f / 16. Os resultados variraram nos nossos testes, sendo que por vezes os margens do objecto focado apareciam um pouco desfocadas e conferindo à fotografia um aspecto pouco natural.

Dito isto, o modo de abertura ampla captura todas as informações necessárias para ajustar o efeito de desfocagem após a foto ter sido tirada, é bom ter a opção.

O modo retrato tem um comportamente semelhante, funciona melhor entre 0,5 e 2 m, e mais uma vez exagera o efeito bokeh para fotos mais exuberantes. Onde o modo Retrato difere é na aplicação de um efeito de “beleza” – esse estranho algoritmo ajustável que faz com que os sujeitos fotografados se pareçam mais com um boneco de cera do que com um ser humano. Mas nos níveis mais baixos apresenta resultados satisfatórios. É uma questão de gosto.

O Honor 7X é capaz de capturar fotos de alta qualidade se a iluminação for adequada. Sem surpresas, quando a luz é mais fraca os resultados caem em termos qualitativos, mas isto já nos aconteceu com equipamentos que custam o dobro. Portanto não nos parece que seja um Deal Breaker.

Na parte frontal no topo temos uma câmera de 8 megapixels, que aliada ao modo retrato e efeitos beleza, faz qualquer um parecer uma estrela do Instagram.

A colocação da configuração de câmera dupla da Honor 7X tão perto da parte superior do telefone torna um pouco fácil de bloqueá-la com o dedo. É algo a que se vão habituar, mas, dependendo da forma como estão habituados a segurar o telefone quando tiram fotos pode ser mais fácil ou difícil a adaptação.

Honor 7X – Autonomia e Bateria

O Honor 7X tem uma bateria de 3340mAh, que é exatamente a mesma que o anterior Honor 6X. Claro, o Honor 6X tinha um ecrã mais reduzido de 5,5 polegadas do que a monstruosidade de 6 polegadas do Honor 7X.  Ainda assim, com o Honor 7X conseguimos ter 12 horas de reprodução de vídeo com uma carga completa, o que é muito bom.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image
ptr

Na prática, descobrimos que um filme de duas horas da Netflix e reproduzido com brilho máximo em ecrã inteiro consumiu 28% da carga do telefone. Noutro teste um episódio de televisão de 50 minutos da Google Play Store (novamente no brilho total) consumiu 13%. Isso é consistente, mas não particularmente excelente.

Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image
ptr

Com uso moderado podem contar com um dia e meio de autonomia. Sendo que se o uso for intensivo podem chegar ao final do dia com a necessidade de o pôr imediatamente à carga. Isto também acontece com equipamentos de valores 2 a 3 vezes superiores. Por fim o Honor 7X não dispõe de carregamento rápido, pelo que 120 minutos carregamento equivale a 85% de carga completa segundo os nossos testes. Longe do que consideramos ideal.

Vídeo Hands On Honor 7X

Por quê comprar o Honor 7X?

Bem, se olham para os FlagShips dos vossos amigos com uma pontinha de inveja daqueles ecrãs exuberantes e não estão em posição de gastar uma fortuna num novo smartphone, então o Honor 7X é uma alternativa interessante.

Pontos Fortes

  • Preço: 299€
  • 5.93-Polegadas 2160 x 1920 LCD screen
  • Kirin 659 CPU
  • 4GB of RAM
  • 64GB of storage + microSD slot
  • 16MP camera + 2MP sensor
Análise Honor 7X o intermediário sem Bezels com o ADN Huawei image
Honor 7X

O telefone consegue incorporar um grande e brilhante ecrã de 6 polegadas num corpo de tamanho normal por um quarto do preço de um FlagShip de 2017. Tem que haver cedências, como é óbvio, o desempenho é médio, a vida da bateria é boa mas o carregamento é lento e falta NFC. Mas se a prioridade é ter um equipamento sem margens por um preço razoável, não há muitos telefones no mercado como o Honor 7X.

 

Pros

  •  Ecrã sem margens por um preço baixo
  •  Ecrã de 6 polegadas 18:9
  •  Câmera com resultados satisfatórios

Contras

  •  Porta micro USB em vez de USB C
  •  Velocidade de carregamento lenta

 

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉


Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link

Achou interessante?

Partilhe com os seus amigos