Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android

Os tablets de forma geral tiveram uma vida atribulada, quando surgiram seduziram quase todos os utilizadores com os seus ecrãs generosos, mas à medida que os smartphones foram ficando cada vez maiores o espaço dos tablets foi ficando cada vez mais reduzido.

Passámos duas semanas muito felizes a testar o novo Galaxy Tab S6 e até ao momento a experiência é muito positiva. A escrita inteligente com a SPen é absolutamente fantástica, e as funções herdadas da  SPen do Galaxy Note10+ aliadas a um software bem otimizado e hardware robusto colocam este tablet num nível sem paralelo.

Os tablets de forma geral tiveram um percurso de vida atribulado, quando surgiram seduziram quase todos os utilizadores com os seus ecrãs generosos, mas à medida que os smartphones foram ficando cada vez maiores o espaço dos tablets foi ficando cada vez mais reduzido.

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android 1

De entre as empresas que mantêm a aposta neste segmento temos em destaque a Apple com os seus iPads que ainda têm uma sólida base de fãs, a Huawei que tem apresentado MediaPads interessantes e a Samsung que nunca desilude quando se fala de equipamentos em que o foco é o ecrã.

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android 2

Análise Galaxy Tab S6: Finalmente, um bom Android 2-em-1

"O Galaxy Tab S6 da Samsung finalmente oferece aos fãs do Android um ótimo 2-em-1 que pode substituir um laptop".

  • Excelente ecrã de 10,5 polegadas
  • Sólido desempenho
  • Design Premium e excelente qualidade de construção
  • Boa duração da bateria
  • A S Pen requer muita atenção

O Galaxy Tab S6 da Samsung pode substituir o vosso laptop - isto se puderem viver com algumas peculiaridades e não dependerem de aplicações específicas de Desktop para fazerem as vossas cenas. Estas são algumas questões que devem ter em atenção antes de gastar umas centenas de euros neste Galaxy Tab S6. Este é um tablet que não serve apenas para jogar e ver filmes, mas um dispositivo que pode fazer algum trabalho. Este é o Galaxy Tab S6.

Conforto Qualidade e Ergonomia

O Tab S6 é pequeno o suficiente para caber em qualquer mala e é leve. Embora os painéis sejam finos ao redor do ecrã de 10,5 polegadas, ainda há espaço suficiente para segurar o tablet sem tocar no ecrã. Entendo que possa haver utilizadores que em determinados momentos tenham a necessidade de um ecrã maior, mas temos que concordar que 10,5 polegadas é suficiente para usufruir de uma experiência multitarefa produtiva. Mas se quiserem outro tamanho terão que ir para outra opção, isto porque a Samsung disponibiliza apenas este tamenho no Tab S6.

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android 3

Em termos de Design, este Galaxy Tab S6 é algo parecido com alguns concorrentes, mas estamos a falar de um Tablet, honestamente não há muito por onde os fabricantes se possam diferenciar no que ao Design diz respeito.

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android 4

Uma coisa que o distingue dos restantes é o facto de a S Pen ser magnética e ficar acoplada na traseira, tenho muitas dúvidas quanto a esta escolha. Não só é um risco grande andar com a S Pen ali pendurada porque o mais certo é que a venham a perder, assim como não é de todo fácil acertar com o encaixe magnético para a "guardar" no espaço na traseira para o efeito. Este local para a S Pen serve também para a carregar por indução, dado que as novas funções da S Pen são suportadas por uma conexão BlueTooth que exige que o acessório disponha de energia própria.

A Samsung está a seguir ,e bem, os passos da Apple. A Apple no ano passado fez as modificações de Design nevessárias para que o Apple Pencil ficasse acoplado na margem superior do iPad Pro. Devo dizer que a implementação da Apple é superior. O local de armazenamento da S Pen está atrás do tablet, dificultando que possamos ver o local exacto onde a devemos guardar. O Apple Pencil também tem um lado plano, por isso é fácil saber que esse é o lado que se liga ao tablet. Ambos os lados da S Pen são planos, e só conseguimos distinguir o lado "certo" por uma marca não muito evidente. Bem, não é perfeito, longe disso.

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android 5

O Tab S6 vem nas cores Mountain Grey, Cloud Blue ou Rose Blush, mas se estão a pensar usar uma capa, a cor acaba por ser um pouco irrelevante, pois vai acabar tapado de qualquer forma. A capa não vem incluída, mas é uma compra interessante, apesar do preço alto de 179€ e vai com certeza aumentar as possibilidades do que conseguem fazer com o vosso Galaxy Tab S6.

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android 6

Voltando ao Galaxy Tab S6 , temos um sensor de impressão digital no ecrã, mas não usa a tecnologia ultrassónica encontrada na Galaxy Note 10 Plus. É óptico, portanto, não é tão seguro e não é tão confiável, mas na verdade não tive quaisquer problemas com esse recurso, configurei o desbloqueio facial e na maior parte das vezes chegou perfeitamente, excepto em condições de fraca luminosidade.

 

Digitar no ecrã e escrever com a S Pen

Gostei muito da experiência de usar a S Pen no Tab  S6. Temos um conjunto de acções aéreas, assim como no Galaxy Note10, onde podemos fazer gestos semelhantes para realizar determinadas acções em aplicações , como a câmara. Estas acções aéreas funcionam bem, mas não são obrigatórias para se ter uma experiência completa. É uma experiência melhor do que escrever com a S Pen no Galaxy Note 10. O ecrã é maior, temos portanto mais espaço para escrever. Embora a tecnologia de rejeição de palma da Samsung tenha melhorado, é preciso ter atenção para garantir que as palmas não toquem nas margens do ecrã, pois ativa a barra de rolagem na aplicação Samsung Notes, o que, pela sua vez, interrompe a S Pen.  Se a vossa letra escrita for legível, a aplicação Notes poderá transcrevê-la automaticamente. A formatação precisará de um pouco de trabalho, mas apresenta bons resultados com a transcrição. Se gostam de escrever as anotações à mão, isso torna a transcrição muito mais rápida.

 

A S Pen da Samsung era inicialmente uma simples ferramenta de escrita e desenho, mas evoluiu para se tornar na derradeira companheira de criatividade e produtividade. Agora, com a funcionalidade de controlo remoto e carregamento sem fios, a S Pen do Samsung Galaxy Tab S6 traz ainda mais poder às mãos dos utilizadores. Com controlo remoto BLE incorporado – incluindo a função de gestos S Pen Air action – a S Pen permite tirar selfies e fazer vídeos de uma forma mais intuitiva, ou controlar o conteúdo multimédia que cria mesmo quando o tablet não está nas suas mãos. Além disso, o carregamento sem fios da S Pen oferece até 10 horas de bateria com apenas 10 minutos de carregamento.

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android 7

O Samsung Galaxy Tab S6 e a S Pen tornam o processo de tirar notas ainda mais fácil. As Samsung Notes escritas à mão podem ser convertidas em texto digital e este ser exportado para diversos formatos, como Microsoft Word, com apenas um clique. Também é possível tirar notas ou fazer rascunhos enquanto vê um vídeo, ajustando a transparência da janela das Notes – uma solução perfeita para o multitasking (multitarefas).

Um ecrã formidável, como sempre

Como sempre, o ecrã super AMOLED do Galaxy Tab S6 é lindo. Apresentou - se perfeitamente legível enquanto eu editava artigos numa esplanada num dia ensolarado, e todo o conteúdo se mostrou sempre nítido graças à resolução de 2.560 x 1.600. Samsung Galaxy Tab S6As cores são ricas e os pretos são escuros como a noite. Não é difícil ver cenas escuras nos vídeos devido ao brilho do ecrã. Também há suporte para HDR10 +; portanto, se gostam de ver filmes em HDR, vão notar o excelente contraste proporcionado. Vi vários episódios de séries da Netflix, que foi uma experiência fantástica neste tablet. Ainda por cima, temos a configuração de quatro colunas. O sistema de som do Galaxy Tab S6 proporciona um som nítido e dinâmico, isto faz do Tab S6 um excelente sistema de entretenimento. No entanto, não há entrada para fones de ouvido. Eu tenho fones de ouvido Bluetooth, fica o alerta para os carregarem qaundo pretenderem usar o Tab S6 para ver filmes ou séries.

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android 8

O Tab S6 apresenta uma melhoria em relação ao HDR10, que usa metadados estáticos. O que isto significa é que o intervalo de brilho para conteúdo de vídeos (filmes ou programas de TV) já está programado no início, por isso não muda. No entanto, para HDR10 + que usa metadados dinâmicos tal como o Dolby Vision, o intervalo de brilho pode ser ajustado imagem por imagem. A vantagem disto é mais detalhes, melhor brilho, melhor precisão de cor e melhor contraste.

Por isso, se estiverem a visualizar conteúdo HDR10 + no Galaxy Tab S6, como a próxima temporada de The Rain, o vídeo deverá ser muito melhor do que quando assistiam num dispositivo que suportava apenas HDR10

Galaxy Tab S6: Desempenho sem preocupações

O Tab S6 ainda não me decepcionou com o seu desempenho, e isto é explicado porque ele é alimentado pelo processador principal encontrado na maioria dos telefones Android este ano: Qualcomm Snapdragon 855.

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android 9

O modelo que eu testei tinha 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, além de um slot para cartão MicroSD, caso seja necessário mais espaço (também está disponível um modelo de armazenamento de 8 GB de RAM e 256 GB). Com várias guias abertas no navegador de Internet da Samsung e várias janelas de aplicações abertas umas sobre as outras, o Tab S6 nunca diminuiu a velocidade. As aplicações foram lançadas com rapidez, redimensioná-las era fácil, e jogos exigentes correm sem problemas.

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android 10

Aqui estão alguns resultados de benchmark:

  • AnTuTu 3DBench: 356.187
  • CPU Geekbench 5: 725 single-core; 2.392 multi-core
  • 3DMark Sling Shot Extreme: 4.819 Vulkan, 5.395 OpenGL

As pontuações estão em pé de igualdade com outros dispositivos Snapdragon 855, embora os números do Geekbench sejam mais baixos (isso pode ser um erro no Geekbench, pois vários utilizadores relatam problemas após a atualização mais recente da aplicação de benchmarking). A pontuação do AnTuTu não é tão alta quanto o iPad Air, mas está muito perto. O Tab S6 ainda não me decepcionou com o seu desempenho. Ainda assim, as pontuações de referência nem sempre são indicativas do desempenho no mundo real, e o Tab S6 tem tudo para nos fazer felizes.

Galaxy Tab S6: Potenciar trabalho com o DeX

A Samsung deu passos de gigante onde o Google nem sequer avançou.

Uma nova e melhorada versão do Samsung DeX está incorporada no novo tablet, permitindo uma transição perfeita para uma experiência semelhante a PC, para realizar vária tarefas em simultâneo e otimizar a experiência de visualização. Existe uma cCapa Teclado para o Samsung Galaxy Tab S6 que traz mesmo uma tecla dedicada ao DeX para que possam abrir e fechar a funcionalidade com apenas um toque. O teclado foi otimizado para uma melhor funcionalidade, incluindo um suporte para a S Pen, uma aba de apoio de ângulo variável, touchpad e novas teclas de funções, mas este é um acessório que deverá ser adquirido à parte.

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android 11

Nem todas as aplicações Android podem ser redimensionadas. O Instagram é um bom exemplo. Dito isso, publicar no Instagram a partir de um 2-em-1 é algo que nunca tinha feito antes e, embora seja possível em outros tablets, é uma experiência significativamente melhor no DeX.

O destaque é o navegador da Samsung na Internet, que se mostra surpreendentemente importante. Ele quase sempre puxa a versão desktop dos sites, ao contrário do Chrome, que mostra a versão móvel. Escrevi parte desta análise no Galaxy Tab S6 e, é fácil adicionar links sem muitos problemas. Posso colocar duas janelas de Internet do browser Samsung próximas umas das outras em ecrã dividido para ter referências enquanto escrevo, e é fácil mover aplicações em janelas e redimensioná-las para que possa ver outras aplicações ao mesmo tempo. Não consegui trabalhar tão rapidamente quanto num laptop normal, mas deu para esquecer o meu laptop durante algum tempo graças ao Tab S6, e foi uma experiência agradável e confiável.

Galaxy Tab S6: Sistema de câmara dupla

De todas as câmaras em laptops e tablets, uso apenas a frontal para chamadas de videoconferência; o sensor de 8 megapixels não decepciona. Oferece resolução de 1.920 x 1.080. A qualidade é razoável com boa luz, mas granulada com pouca luz.

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android 12

Eu na verdade não percebo porque alguém quereria tirar fotos com um tablet mas, muitas pessoas o fazem. A Samsung afirma que 86% dos utilizadores do Galaxy Tab S4 usavam a câmara diariamente.

A câmara principal de 13 megapixels do Galaxy Tab S6 pode tirar fotos detalhadas e coloridas - às vezes um pouco saturadas demais - durante o dia. À noite, a qualidade diminui, mas os resultados são aceitáveis. Para adicionar versatilidade, a Samsung adicionou uma lente ultra grande angular de 5 megapixels à configuração traseira, para que possam ter uma perspectiva diferente nas vossas fotos. O campo de visão de 123 graus absorve mais da cena e o sensor surpreendentemente oferece cores mais naturais do que a lente padrão. Infelizmente, a qualidade não é boa, mesmo com boa iluminação.

Galaxy Tab S6: Um dia inteiro de duração da bateria

O Galaxy Tab S6 pode aguentar o barco num dia difícil de trabalho. Eu cheguei a usá-lo por 3 horas seguidas num avião e a bateria desceu para apenas 70%. Adicionem mais algumas horas de uso no meu quarto de hotel e o tablet estava em 40% antes da hora de dormir.

Análise Galaxy Tab S6 o melhor tablet 2 em 1 com Android 13

Se planeia usar este tablet sem parar, ele durará o dia todo se não estiverem a jogar ou com aplicações que usam muito o processador. Embora esse desempenho seja muito bom, ele não aguenta tanto como afirmou a Samsung que refer 15 horas de duração da bateria. No nosso teste padrão de bateria de reprodução de vídeo, onde reproduzimos um vídeo do YouTube em 1080p via Wi-Fi com o brilho do ecrã no máximo, o Galaxy Tab S6 durou 11 horas e 1 minuto. A maioria das pessoas ficará mais do que feliz com a duração da bateria no Tab S6. No entanto, não é muito rápido fazer a carregar, levando um pouco mais de 2 horas para ir de zero a 100.

Veja aqui o vídeo de apresentação do novo Samsung Galaxy Tab S6

Especificações do Samsung Galaxy Tab S6:

 

Especificações

Samsung Galaxy Tab S6

Ecrã

10.5” WQXGA, Super AMOLED

Cor

Cinzento e Rosa

Dimensão, Peso

244.5 x 159.5 ×5.7mm, 420g

Câmara

8MP(Frontal), 13MP + 5MP (Traseira)

Memória + Armazenamento

6GB + 128GB or 8GB +256GB, MicroSD (Up to 1TB)

AP

Processador 7nm 64-bit Octa-core (Max. 2.8 GHz + 2.4 GHz + 1.7 GHz)

Bateria

Tablet

7,040mAh com Carregamento rápido

S Pen

0.35mAh

Conectividade

Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac 2.4G+5GHz, MIMO, Wi-Fi Direct,

Bluetooth® 5.0

GPS

GPS + GLONASS, Beidou, Galileo

Sensores

Scanner de impressão digital ótico no ecrã, Acelerómetro, sensor giroscópio, Sensor Geomagnético,

Sensor Hall, Sensor de luz RGB

MIC

2 MICs

Vídeo

Gravação: UHD 4K (3840x2160) @ 30fps

Playback: UHD 8K (7680 x 4320) @ 30fps

Áudio

4 altifalantes AKG, Dolby Atmos®

Acessórios

Capa com teclado, Capa protetora, POGO Charging Dock, S Pen

 

 

 

Galaxy Tab S6: Preço, disponibilidade e garantia

O Samsung Galaxy Tab S6 custa 749,99 se optarem pelo modelo com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. Podem pagar 829,99 € pela opção de armazenamento de 8 GB de RAM e 256 GB. Já está disponível em grandes lojas em Portugal como Worten, Fnac e PC Diga.

Galaxy Tab S6: Veredicto

Se estão à procura um tablet que possa fazer algum trabalho - e não se querem render ao ecossistema da Apple - o Galaxy Tab S6 pode ser exactamente o que procuram. O único problema pode ser o preço do equipamento com teclado que soma 179€ à versão que escolherem.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais