Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou!

Com 6 GB de RAM, armazenamento interno de 128 GB expansível com um cartão MicroSD e um ecrã FullHD de 6,1 polegadas, como é o desempenho?  Vamos descobrir!

O Sony Xperia 5 é o mais recente smartphone da Sony e possui um ecrã CinemaWide 21: 9, a proporção ideal para ver filmes em movimento. O telefone possui uma câmara tripla na parte traseira, com o padrão de 12 megapixels, super grande angular e zoom 2x . O telefone está disponível , em preto, cinza, azul ou vermelho por cerca de 700€.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 1

Com 6 GB de RAM, armazenamento interno de 128 GB expansível com um cartão MicroSD e um ecrã FullHD de 6,1 polegadas, como é o desempenho?  Vamos descobrir!

Recursos do Sony Xperia 5

O Sony Xperia 5 possui a mesma configuração de câmara que o Xperia 1. as principais diferenças são que o Xperia 1 tem um ecrã um pouco maior, com 6,5 polegadas em comparação com 6,1 polegadas no Xperia 5 e o ecrã no Xperia 5 é FullHD em comparação com 4K no Xperia 1.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 2

O telefone possui margens relativamente finas na parte superior e inferior do ecrã, sendo que é na margem superior que está alojada a câmara selfie e a coluna. Na parte inferior do telefone, vão encontrar outro alto-falante (o telefone está equipado com colunas stereo Dolby Atmos - mais uma vez experiência cinema da Sony) e uma porta de carregamento USB-C. Não há entrada para fone de ouvido, o utilizador fica com as opções de fones sem fios ou uns com conexão USB-C.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 3

No lado esquerdo, há acesso ao cartão SIM / MicroSD e, no lado direito, o utilizador encontra um controlo de volume, sensor de impressão digital, botão de energia e botão dedicado ao obturador da câmara.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 4

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 5

 

Na parte traseira, encontramos o flash LED e a câmara tripla configurada numa linha vertical. O telefone é resistente à água de acordo com a certificação IP65 / 68 e possui protecção Gorilla Glass 6 à frente e atrás. O telefone tem um acabamento brilhante na parte traseira e, portanto, é muito propenso a impressões digitais e possivelmente arranhões - por isso, recomendamos o uso de uma capa para o proteger.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 6

 

Sony Xperia 5 principais recursos da câmara

  • 12mp f / 2.4 ultra grande angular, sensor de 1 / 3.4inch (1um), 130 graus, equivalente a 16mm
  • 12mp f / 1.6 principal, OIS, sensor de 1 / 2.6inch (1.4um), Exmore RS, lente G, equivalente a 26mm
  • Telefoto de 12mp f / 2.4, 2x, OIS, sensor de 1 / 3,4 polegadas (1um), equivalente a 52mm
  • BIONZ XTM para smartphone
  • EyeAF (foco automático)
  • 10fps com AF / AE

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 7

O que mais impressiona neste Sony Xperia 5 é a sua construção longa e fina. Foi usada uma proporção de 21: 9, para oferecer a melhor experiência de visualização de filmes, o Sony Xperia 5 foi projetado para oferecer a melhor experiência de visualização em movimento. Esta proporção vem com a companhia de um excelente ecrã OLED FullHD + HDR (1080x2520), que oferecer uma imagem clara em quaisquer circunstâncias.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 8

O único problema com essa proporção de ecrã é que, quando estamos na aplicação da câmara, temos listras pretas nos dois lados da imagem, já que a proporção mais ampla para imagens estáticas é 16: 9.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 9

A aplicação da câmara possui um modo de efeito bokeh, permitindo ter fundos fora de foco usando uma escala deslizante, Eye AF para selfies nítidas, foco automático e exposição automática de até 10fps e modo HDR, além de redução de ruído RAW.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 10

Quando tocamos na aplicação da câmara, são apresentadas algumas opções rápidas na parte superior do ecrã - Flash, controlo deslizante de bokeh, proporção, ajuste de brilho / temperatura, alternar câmaras e configurações.

Existe um modo manual, que permite alterar o foco, a velocidade do obturador, ISO e compensação da exposição, com o balanço de brancos. A velocidade do obturador oferece exposições de até 30 segundos ou até 1/4000 de segundo. A ISO 64-3200 é selecionável e o balanço de brancos oferece predefinições nubladas, ensolaradas, tungsténio ou incandescente.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 11

Há também modo retrato selfie, Google Lens, câmara lenta, efeito RA, panorama e efeito criativo.

Com esta câmara selfie, o utilizador também tem uma opção de temporizador na parte superior do ecrã, também há um modo de efeito de pele suave que pode ser ativado ou desactivado nas configurações, conforme as preferências de cada um. Existem opções de disparo por gestos e sorriso, que permitem ativar a câmara para tirar uma foto com um sorriso ou um aceno de mão.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 12

O Xperia 5 possui opções de conectividade Wi-Fi, Bluetooth 5.0 e NFC, além de uma série de sensores, onde se incluem luz ambiente e sensores de proximidade.

A gravação HDR 4K é possível e há uma aplicação Cine Pro separada da aplicação da câmara que oferece muitas opções para gravação de vídeo HDR 4K com o Sony Xperia 5.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 13

Características principais

  • Configuração câmara tripla: 12mp, ultra wide, amplo / padrão, telefoto
  • 12mp f / 2.4 ultra wide, equivalente a 16mm
  • Padrão de 12mp f / 1.6, equivalente a 26mm, lente OIS, G
  • Telefoto 12mp f / 2.4, equivalente a 52mm, OIS, zoom 2x
  • Câmara selfie 8mp f / 2.0
  • Ecrã OLED FullHD HDR de 6,1 polegadas, ecrã 21: 9 "CinemaWide", resolução 1080x2520
  • Velocidade de disparo contínuo de 10 qps, com AF / AE
  • Gravação de vídeo 4K HDR, vídeo FullHD
  • Vídeo em câmara lenta FullHD de 960 qps
  • IP65 / 68 Resistente à água
  • Sensor de impressão digital lateral
  • Smartphone: 6 GB de RAM / 128 GB de armazenamento
  • 3140mAh battery
  • Android 9
  • Disponível em preto, cinza, azul e vermelho

Experiência de utilização Sony Xperia 5

O telefone tem uma construção sólida e possui um design mais moderno do que alguns dos modelos recentes desta série, que pareciam um pouco... antigos. O Sony Xperia 5 fica bem na mão e o design fino significa que é mais fácil alcançar toda a largura do telefone com o polegar.

O brilho do ecrã é bom, permitindo que vejam tudo claramente mesmo sob luz do sol. O botão do obturador dedicado permite uma meia pressão para focar e uma pressão completa para tirar uma foto; portanto, recomendamos esse método de disparo, em vez de usar o ecrã para tirar fotos.

O telefone é muito responsivo em uso geral e com a câmara, sem quaisquer sinais de atraso. O comprimento do ecrã significa que podem facilmente ter duas aplicações visíveis ao mesmo tempo, e há um atalho no ecrã inicial que permite fazê-lo sem dificuldades.

A adição da aplicação Cinema Pro para gravação de vídeo será bem-vinda pelos vloggers e pelos que apreciam uma configuração profissional mais abrangente para gravação de vídeo.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 14

O Geekbench 5 atribui uma pontuação de desempenho de núcleo único de 750 e uma pontuação de núcleo de 2797. O Antutu regista um resultado de 355066, que é apenas um pouco menor que o Xperia 1, o que coloca o Xperia 5 lá em cima com os melhores smartphones em termos de desempenho de CPU e GPU.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 15

Duração da bateria

A bateria é uma célula de 3140mAh, que não é o melhor que já vimos, no entanto, possui o poderoso modo Smart Stamina da Sony, que oferece uma melhor gestão de bateria do que outras marcas. Com os FlagShips da concorrência a apresentar baterias de mais de 4000 mAh, percebemos que a bateria do Sony Xperia 5 se esgota mais rapidamente do que de outros.

Análise Sony Xperia 5. A japonesa voltou! 16

Conclusão Análise Sony Xperia 5

O Sony Xperia 5 oferece um bom conjunto de soluções de fotografia e, especialmente, video profissional. Com um ecrã FullHD 21: 9, Podem visualizar imagens e ver filmes exatamente como deveriam ser vistos. A câmara selfie de 8 megapixels na frente não é do melhor que já vimos, mas a configuração da câmara de 12 megapixels na parte traseira mostra que a Sony apostou na qualidade, em vez da quantidade , quando se trata do número de megapixels e tamanho dos pixels. Também gostámos do regresso do botão do obturador dedicado.

+ Prós

  • Ótimo conjunto de recursos
  • Aplicação de câmara fácil de usar
  • Corpo elegante e moderno
  • Botão de obturador dedicado
  • OIS (Estabilização Ótica de Imagem)

- Contras

  • As imagens ficam um pouco esbatidas quando aumenta o zoom
  • Vida útil da bateria menor que a dos concorrentes
  • Câmara selfie de 8mp

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais