Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise devolo Mesh WiFi 2. Acabaram (mesmo) os problemas de WiFi

Embora todos tenhamos um router WiFi fornecido pelo nosso operador, às vezes não é suficiente – e precisamos de algo melhor. É aqui que entra o devolo 2 Mesh Wifi 2!

Se houve algo que aprendemos em 2020 , devido a circunstâncias extraordinárias, é que uma boa ligação á internet não é um luxo, mas sim uma necessidade básica

Com a internet a tornar-se uma parte crucial das nossas vidas e com o streaming de vídeo cada vez mais popular, ficou claro que precisamos de uma boa conexão de banda larga em todas as partes da casa. E embora todos tenhamos um router WiFi fornecido pelo nosso operador, às vezes não é suficiente - e precisamos de algo melhor.

É aqui que entra o devolo 2 Mesh WiFi 2, um adaptador powerline que tem como slogan "Stop WiFi Problems". Em vez de perdermos tempo e dinheiro a passar cabos Ethernet por toda a casa, com este equipamento podemos ligar os nossos dispositivos à Internet através das linhas de energia que já estão dentro das nossas paredes. E, além disso, cria uma malha de cobertura WiFi á volta do próprio dispositivo - portanto, o alcance do WiFi melhora drasticamente.

Análise devolo Mesh WiFi 2. Acabaram (mesmo) os problemas de WiFi 1

O devolo 2 Mesh WiFi 2, é um dispositivo poderoso e competente, tal como sempre nos habituou a devolo, este Mesh WiFi 2 vem com as tecnologias mais recentes, e faz o seu trabalho muito bem - mas isso justifica o preço? Nesta análise, depois de o usar por algum tempo vou dar-vos a conhecer os recursos do devolo 2 Mesh WiFi 2, como funciona, se é fácil de usar - e se é o adaptador Powerline + Mesh certo para vocês.

 

Recursos e especificações

  • Velocidade: Até 2.400 Mbps
  • Powerline Standard: G.hn
  • Velocidade WiFi: Até 1.200
  • Bandas WiFi: 2,4 GHz (até 300 Mbps), 5 GHz (até 867 Mbps)
  • Portas Ethernet: 2 portas Gigabit (1 no dispositivo LAN que liga ao router)
  • Segurança: WPA / WPA2 / WPA3 Pessoal
  • Recursos extras: Direção do ponto de acesso, Mimo multi utilizador, Airtime Fairness

 

O que é um adaptador Powerline?

A Internet chega a nossa casa através do equipamento do nosso fornecedor de Serviços de Internet (que geralmente é um modem combinado com um router). Para usar a internet que pagamos basta ligar os cabos Ethernet ao router e ligar diretamente aos dispositivos que queremos ligados à Internet - ou podemos usar o WiFi, que o router espalha pela casa.

Análise devolo Mesh WiFi 2. Acabaram (mesmo) os problemas de WiFi 2

Mas essas duas opções têm limitações: os cabos Ethernet são práticos apenas para dispositivos que estão fisicamente próximos ao router (podem passar cabos Ethernet por toda a casa e paredes, mas querem fazê-lo?) E o alcance do WiFi é limitado, especialmente se for uma casa grande ou com paredes muito grossas.

Os adaptadores Powerline são a terceira opção: estes usam os fios que já estão disponíveis dentro da parede - os cabos de energia- para criar uma conexão de banda larga com fio entre duas (ou mais) tomadas de energia na casa.

Análise devolo Mesh WiFi 2. Acabaram (mesmo) os problemas de WiFi 3

É uma excelente solução, especialmente quando pretendemos ligar algo que necessite de uma ligação estável, rápida com fios: um computador de secretária, uma Smart TV 4K, etc..

Mas os adaptadores powerline também têm as suas limitações:

Primeiro, dependem da instalação elétrica na casa, portanto, casas antigas com instalações antigas ou problemáticas podem enfrentar problemas, que só vão descobrir quando ligarem os vossos Powerline.

Além disso, o sinal de dados degrada-se em longas distâncias. Portanto, quanto maior for a casa, fazer a conexão de dados viajar entre andares diferentes irá potencialmente diminuir a velocidade que os dispositivos irão ter disponível.

devolo 2 Mesh WiFi 2 combina Powerline e WiFi

Em vez de depender apenas do adaptador powerline, o devolo Magic 2 tem outro truque na manga - um extensor de alcance de rede WiFi mesh.

É importante não confundir a tecnologia Mesh com os  comuns extensores de alcance WiFi que pegam no sinal WiFi que sai do router e o amplificam, potenciando assim o alcance. Os extensores podem ser úteis , mas estamos limitados pela distância entre os extensores WiFi que precisam de ficar perto o suficiente do router (para que possam captar o sinal WiFi existente) e esperar que consiga "enviar" o WiFi às áreas problemáticas da casa.

Análise devolo Mesh WiFi 2. Acabaram (mesmo) os problemas de WiFi 4

O devolo Magic 2, por outro lado, usa as suas habilidades de adaptador Powerline para puxar o fluxo de dados diretamente do router, através dos fios de powerline - e depois,cria uma nova rede WiFi á volta do próprio adaptador. Isto é excelente!

Análise devolo Mesh WiFi 2. Acabaram (mesmo) os problemas de WiFi 5

Por exemplo, se o router está no primeiro andar, e colocamos o segundo adaptador devolo no terceiro andar - ele criará uma rede WiFi ao redor dele no terceiro andar, sem precisar “apanhar” o sinal WiFi que chega do router no primeiro andar.

HomePlug VS G.hn

A maioria dos adaptadores powerline no mercado ainda usam o padrão “HomePlug”, que tem uma velocidade máxima de 2.000 MBps (as velcidades de dados são sempre teóricas e sempre serão mais lentas do que o especificado na caixa - dependendo da instalação da casa e outras variáveis).

O devolo Magic 2 usa um novo padrão, G.hn, que suporta velocidades mais altas - até 2,4 Gbps (novamente, essa é a velocidade máxima teórica). O padrão G.hn também promete um alcance melhor - portanto, a distância entre os adaptadores de rede elétrica pode ser maior.

O G.hn pode fazer uma diferença real nas velocidades que temos dos adaptadores, assumindo, é claro, que tenham um serviço de banda larga de alta velocidade para começar.

Este devolo 2 Mesh WiFi 2, apresenta uma desvantagem: os dispositivos G.hn não são compatíveis com os adaptadores HomePlug, então não é possível misturar e combinar adaptadores mais antigos com o novo sistema .

 

O devolo 2 Mesh WiFi 2 tem alguns truques na manga:

1 MIMO multi utilizador, o que melhora a utilização de vários dispositivos ligados ao mesmo tempo (para que vários dispositivos possam transmitir um filme em 4K, por exemplo, sem que um dispositivo 'consuma' todo o fluxo de dados).

2 Direção do ponto de acesso - Uma vez que o devolo 2 Mesh WiFi 2, conhece todos os dispositivos ligados à sua rede WiFi, pode decidir de forma inteligente qual o dispositivo que necessita de uma ligação mais rápida e em que ponto. Dessa forma, a conexão é balanceada corretamente entre dispositivos mais rápidos e mais lentos.

Relacionado:  Análise Sony SRS-LSR200 – altifalante sem fios para TVs

3 Band Steering, que pode alternar automaticamente entre as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz (as bandas de 5 GHz são mais rápidas, mas o alcance é geralmente mais limitado - e 2,4 GHz podem ficar lotados, porque tantos dispositivos as usam).

4 Airtime Fairness, pode dar uma prioridade a dispositivos mais rápidos (no acesso à rede WiFi), para que não fiquem mais lentos por dispositivos mais antigos obstruírem a conexão.

Configurar o adaptador devolo 2 Mesh WiFi 2,

 

A configuração é bastante simples, na verdade não tive que fazer nada de mais. Primeiro, precisam ligar os dois adaptadores WiFi às tomadas de parede e deixá-los “conversarem” um com o outro. Quando todas as luzes estiverem acesas, ENTÃO devem ligar a unidade LAN base à parede e ao router. Na verdade conectou á primeira, sem qualquer dificuldade.

 

O último passo é criar a rede WiFi “mesh”. Para isso, precisam recorrer á excelente aplicação "Home Network" da devolo que devem fazer download da Play Store ou AppStore.

Home Network
Home Network
Developer: devolo AG
Price: Free
  • Home Network Screenshot
  • Home Network Screenshot
  • Home Network Screenshot
  • Home Network Screenshot
  • Home Network Screenshot

Quando tiverem todos os adaptadores ligados e conectados entre si, basta irem á aplicação de devolo Home Network e nos Settings definir o nome da rede e a password que desejam. Mais simples era impossível..

Análise devolo Mesh WiFi 2. Acabaram (mesmo) os problemas de WiFi 6

A instalação é bastante fácil - mas se tudo correr bem, todo o processo não deve demorar mais do que poucos minutos.

A rede WiFi mesh criada pela devolo é separada da que o router cria, com credenciais diferentes. Podem então dizer aos vossos equipamentos  rede em vez da rede do seu router ou - melhor ainda - Podem usar a aplicação do devolo para “clonar” a rede do seu router.

Isto dá à rede devolo WiFi o mesmo nome e palavra-passe que a rede do seu router - para que os dispositivos possam simplesmente “fazer roaming” entre elas sem terem de configurar ou escolher uma nova rede nos vossos dispositivos.

devolo 2 Mesh WiFi 2 Desempenho e velocidade

A série devolo 2 Mesh WiFi 2 promete muito - mas cumpre?  Pelos meus testes, sim, e em grande estilo. Claro que oferece muitos truques, mas o importante é se a conexão à internet é rápida e estável em casa.

Para referência, meu teste foi feito numa casa de dois andares de tamanho médio, com um Technicolor Gateway TG789vac v2 que já faz um trabalho decente de espalhar o sinal WiFi ao redor.

Mas ainda assim tinha algumas zonas mortas de WiFi: lugares onde o sinal de WiFi estava disponível, mas as velocidades eram lentas (com uma conexão de banda larga de 1000 MBps).

Quando conectei o primeiro adaptador devolo 2 Mesh WiFi 2, imediatamente aumentou a intensidade do sinal WiFi e a velocidade nas áreas ao redor. Eu também o usei para uma conexão de internet de um desktop, através de um cabo Ethernet, e as velocidades estavam quase no máximo.

O verdadeiro desafio, entretanto, era ... o WC. Por algum motivo, é local “mais lento” da casa, alguma coisa na construção parece que bloqueia o sinal WiFi.

Todos os routers e extensores de alcance WiFi que usei até hoje não conseguiam penetrar nessas paredes, e a melhor velocidade que consegui foi á volta de 172Mbps - nada mal, mas ainda assim muito longe da minha velocidade máxima.

Liguei um adaptador devolo. Não no WC em si, mas no quarto, que fica perto. E, finalmente - uma melhoria:

Análise devolo Mesh WiFi 2. Acabaram (mesmo) os problemas de WiFi 7

 

Eui sei, a maioria de vocês não vai precisar de uma velocidade de mais de 100 Mbps no WC- mas isso demonstra a capacidade do devolo 2 Mesh WiFi 2 de superar paredes grossas o que é uma boa notícia Se tiverem uma construção mais antiga com paredes maciças (ou apenas uma casa muito grande).

Usar diferentes dispositivos ao mesmo tempo também foi algo que o devolo 2 Mesh WiFi 2 resolveu sem problemas - fazer streaming de um filme 4K ou fazer um Download grande no computador desktop e assistir a um clipe Full HD do YouTube num Smartphone - tudo ao mesmo tempo - não houve nenhum problema de velocidade.

Houve dois pequenos problemas que percebi durante o teste:

1. Os adaptadores têm dois botões com luzes LED fortes. Isso pode ser irritante se colocarem o adaptador no quarto, por exemplo - mas felizmente, podem usar a aplicação da devolo para desligar essas luzes. (A maioria dos dispositivos não tem essa opção).

2. Os dispositivos, superaquecem. A devolo diz que é normal que os dispositivos aqueçam - mas fica a nota.

No geral, o desempenho foi excelente - tanto com a conexão de energia elétrica com fio quanto com a propagação do wi-fi.

 

Conclusão: O devolo 2 Mesh WiFi 2 vale a pena?

Resumo

O devolo 2 Mesh WiFi 2 é a solução definitiva para melhorarem a conexão de banda larga com fio (via Powerline) e WiFi, mesmo para casas muito grandes. Este equipamento resolve seus problemas de conectividade com a Internet - mas o custo será um impedimento para alguns.

A questão do valor pelo dinheiro é obviamente o maior problema aqui. De um modo geral, esta é a melhor solução de internet para casas grandes (e se temos uma casa grande ou paredes problemáticas, podem adicionar adaptadores adicionais).

É um daqueles equipamentos que configuramos e esquecemos, e ficamos com uma conexão Ethernet Estável e excelentes velocidades WiFi em todos as divisões.

Mas, sim, este desempenho superior tem um custo - Podem encontrar adaptadores Powerline decentes e até mesmo adaptadores Powerline com WiFi, a preços consideravelmente mais baratos.

Se pretendem os melhores resultados sem pensar muito e estão dispostos a pagar o preço (literalmente) - o devolo 2 Mesh WiFi 2 é a resposta.

Preço e Disponibilidade

O Devolo com 3 unidades está disponível a partir de 369€ nas grandes superfícies.

Selo de recomendação AndroidGeek

Análise devolo Mesh WiFi 2. Acabaram (mesmo) os problemas de WiFi 8

Escolha AndroidGeek

O produto / serviço analisado neste artigo mostra-se excelente na relação qualidade preço. Uma análise com a Designação "Escolha AndroidGeek" é a garantia que o produto/serviço em questão tem a melhor relação Valor VS Benefício.  
 

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!