Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente

O BQ Aquaris X2 Pro é a variante atualizada do smartphone mais X2 da BQ, o BQ Aquaris X2. A variante Pro vem com muitos recursos de qualidade incluídos, vem em cores diferentes, e pormenores que acentuam a beleza do seu design.

No que diz respeito às especificações, é  semelhante ao X2 original, mas com melhorias significativas. Temos agora uma versão com 128 GB de armazenamento e 6 GB de RAM, que usa o chip Snapdragon 660, um processador octa-core mais rápido.

A variante do BQ Aquaris X2 Pro que testámos é de 4GB RAM e 64GB de armazenamento. Venham descobrir mais abaixo nesta Análise o que o BQ Aquaris X2 Pro  tem para nos oferecer.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 1

À primeira vista, o BQ Aquaris X2 Pro é muito similar ao X2 regular. No entanto, vale a pena notar que o X2 Pro tem um rebordo de alumínio e está coberto de forma requintada em vidro. Isso torna-o muito mais atraente que o X2.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 2

Além deste pormenor os restantes detalhes são parecidos. Temos as câmeras traseiras verticais duplas, um flash LED por baixo, um scanner de impressões digitais, teclas de volume, botão de energia e o resto. Mede 8,4 milímetros de espessura e pesa 168g no total. É possível comprá-lo nas cores Midnight Black, Glaze White e Deep Silver.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 3
dav

Especificações Técnica BQ Aquaris X2 Pro

BQ AQUARIS X2 PRO
Ecrã 5,65″ IPS FullHD+
18:9, 2160 x 1080 píxels
PROCESSADOR Qualcomm Snapdragon 660
Adreno 512
RAM 4 GB
ARMAZENAMENTO 64 GB + microSD (até 256GB)
BATERIA 3.100 mAh
com Quick Charge 4+
Carregador Quick Charge 3.0
CAMARA TRASEIRA Principal: 12MP, f/1.8 1.29 μm, flash de tom duplo
Secundaria: 5MP
Vídeo: 4K/30fps, 1080p/120fps
CAMARA FRONTAL 8MP, f/2.0, flash, 1.12 μm, modo retrato
DIMENSÕES E PESO 150,7 x 72,3 x 8,35 mm
168 g
SOFTWARE Android 8.1 Oreo
OUTROS Leitor biométrico traseiro, LTE Cat 6, GPS/GLONASS/GALILEO, 2 microfones, Qualcomm aptX, dualSIM, USB tipo C, BT 5.0, Wi-Fi 802.11b/g/n/ac, NFC
PREÇO 379 euros

 

Design

O BQ Aquaris X2 Pro apresenta uma parte traseira de vidro, com bordas de metal e vidro 2.5D na frente. O Ecrã é de 5,65 polegadas no formato 18: 9 e é protegido com Gorilla Glass. Na mão sentimos que é um terminal compacto, com o tamanho ideal e excelente ergonomia. É um pouco escorregadio derivado da sua construção em vidro, mas o rebordo lateral de metal ajuda a melhorar a aderência. A parte de trás também é ligeiramente arredondada nas margens, além de impedir que nos escorregue das mãos, oferece um Design mais elegante.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 4
dav

A nossa unidade de análise BQ Aquaris X2 Pro é a de cor branca e na parte inferior só encontramos o logotipo da BQ e de forma quase oculta o LED de notificações. Os botões de toque estão integrados no  ecrã e o leitor de impressões digitais está localizado na parte de trás. Na margemsuperior, temos a câmera frontal, o sensor de proximidade e o flash LED, além coluna principal.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 5
rhdr

O logotipo da BQ na parte de trás está sob o vidro, a mesma coisa acontece com o flashLED duplo. Não é assim com a câmera traseira dupla localizada no canto superior esquerdo no formato vertical. As cãmeras sobressaem levemente e é um pequeno inconveniente. Quando colocamos o BQ Aquaris X2 Pro na mesa com a face para cima, o terminal dança levemente quando pressionado. Especialmente se clicarmos no canto inferior direito no lado oposto da câmera. Não pensem que este pormenor é exclusivo da BQ , tivemos a mesma experiência com um terminal duas vezes mais caro, o Huawei P20 Pro.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 6

Os botões de volume e ligar / desligar estão localizados na lateral direita. Não têm um toque robusto, mas a construção metálica é em bom. A margem esquerda é completamente lisa, exceto pelo slot nanoSIM / microSD. Na parte superior, temos outro microfone.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 7
oznor

No BQ Aquaris X2 Pro temos certificação IP52. Isso dá proteção contra poeira e salpicos, embora não possamos realmente molhá-lo. Mais um exemplo de que a BQ nos oferece um smartphone muito bem construído, com muita atenção aos detalhes  e sem nenhum ponto fraco de relevo. Um produto sólido que mostra a sua evidente qualidade a todos aqueles que o tiverem em mãos.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 8
oznor

Display BQ Aquaris X2 Pro 

 

O BQ Aquaris X2 Pro  vem com o mesmo ecrã do X2. As variantes Pro e Plus são por vezes diferenciadas das versões regulares por maiores e melhores ecrãs, a BQ fez diferente neste seu novo smartphone Aquaris. Em ambos os equipamentos as molduras são muito estreitas o que permite uma experiência de visualização mais imersiva.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 9
dav

O Ecrã táctil capacitivo LCD FHD + IPS de 5,65 polegadas oferece uma excelente experiência de visualização de conteúdos. Este ecrã possui 2160 x 1080 pixels de resolução e 427 pixels por polegada de densidade o que se traduz numa experiência de qualidade. Além da proporção de 18: 9, apresenta também uma boa relação de 75,6% ecrã / corpo.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 10
dav

A BQ colocou um painel IPS de 5,65 polegadas no formato 18: 9 para uma resolução de 2160 x 1080 pixels neste seu smartphone mais potente. Estamos diante de um ecrã de muito bom nível e um tamanho grande o suficiente para vermos todo tipo de conteúdo. Isto mantendo dimensões que permitem utilizar o equipamento com uma só mão sem problemas.

Quantum Color + é a tecnologia que faz a diferença neste ecrã e que a BQ fez questão de usar neste modelo. Na prática, a verdade é que o contraste e as cores são muito vivos, sem atingir os níveis AMOLED, mas com resultados bastante positivos.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 11
dav

O brilho é outro dos destaques do ecrã do BQ Aquaris X2 Pro . Alcançamos com o brilho no manual até 650 nits, um nível muito alto que usámos para conseguir uma boa visibilidade em ambientes externos. No interior, o brilho a 50% será mais do que suficiente.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 12
dav

A BQ adicionou a opção “brilho adaptativo”, que é na verdade o habitual brilho automático. Neste caso, o nível usado é muito menor em praticamente todas as situações, embora se adapte bem às mudanças de luz.

Som BQ Aquaris X2 Pro

O som do BQ Aquaris X2 Pro  também é mais completo que a maioria dos equipamentos nesta gama média. Sim, é verdade que temos a coluna na parte inferior, mas graças a um segundo alto-falante conseguimos som estéreo.

Ao reproduzir música das colunas, temos um som poderoso sem praticamente distorção. Não tem muita profundidade, mas o som é agradável mesmo no volume máximo, onde ultrapassa 90 decibéis.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 13

Ao nível dos codecs, temos a tecnologia Qualcomm Aqstic, bem como o codec aptX para bluetooth. Se ligarmos os auscultadores na porta jack de 3,5 mm, o som é excelente, embora não tenhamos qualquer função através de software adapta ao nosso gosto.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 14
dav

Performance BQ Aquaris X2 Pro

 

A diferença entre o Qualcomm Snapdragon 660 e o Snapdragon 625 ou até mesmo o 636 é notável. Se somarmos a isso os 4GB de RAM, temos um terminal potente o suficiente para executar qualquer tarefa. Navegar, tirar fotos ou usar o Google Maps até jogar qualquer tipo de jogo. O Lag é inexistente e a fluidez oferecida pelo BQ Aquaris X2 Pro  convencerá até os utilizadores mais exigentes.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 15
rhdr

O Snapdragon 660 é um processador fabricado num processo de 14 nanômetros, com núcleos Kryo 260. Quatro núcleos Cortex A73 a 2.2GHz e outros quatro A53 a 1.8GHz. Um chipset que agrega várias tecnologias de ponta, mas focado em terminais premium de gama média. Um estilo de chipset que este ano foi renovado com o Snapdragon 710.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 16

Apesar disso, não é um equipamento que nos permita ter a experiência máxima em todos os jogos. Ao testar títulos como o PUBG Mobile, o próprio jogo recomenda um nível gráfico médio. E ao fazer isso, o desempenho é bom. Em outros jogos, também tivemos boa fluidez e, excepto em raras ocasiões, a temperatura não aumenta acima dos níveis recomendados.

 

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 17

A chave da performance do BQ Aquaris X2 Pro é o chip Snapdragon 660 da Qualcomm com processador Octa-core e arquitetura de CPU de 64 bits. Os 8 núcleos de processador aqui funcionam a uma velocidade rápida de 2.2GHz com tecnologia de processo FinFET de 14nm. Enquanto o processador gráfico Adreno 512 lida com gráficos.

Existem duas versões em termos de espaço de armazenamento e RAM. Há uma versão padrão com 6 GB de RAM e 128 GB de espaço de armazenamento. Em seguida, a variante mais barata tem 4 GB de RAM e 64 GB de espaço de armazenamento, embora todo o armazenamento possa ser atualizado para 256 GB. O BQ Aquaris X2 Pro é executado no Android 8.1 Oreo One.

Câmera

A câmera selfie de 8MP no BQ Aquaris X2 Pro possui uma abertura f / 2.0, tamanho de pixel de 1,12µm e outros recursos interessantes, como a tecnologia patenteada da SoftNeuro. A tecnologia ajuda a produzir um efeito bokeh, detectando o rosto e desfocando o fundo. Na traseira, a câmera traseira de 12MP + 5MP possui abertura f / 1.8, tamanho do sensor de 1 / 2.8 ″, tamanho do pixel de 1.29 µm e tamanho de sensor de 1/5 ″, tamanho do pixel de 1.12µm respectivamente. Há também giroscópio EIS, detecção de fase de pixel duplo, autofoco, flash de dois tons com LED duplo e outros recursos.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 18
oznor

BQ Aquaris X2 Pro é o primeiro dispositivo BQ a introduzir câmera dupla. Temos um sensor principal Samsung S5K2L8 de 12 megapixels sob uma lente de abertura f / 1.8, pixels de 1,29 μm e um sensor secundário Samsung S5K5E8 de cinco megapixels. Ao lado desses sensores, temos um flash de dois tons.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 19

A aplicação de câmera do BQ Aquaris X2 Pro tem um design simples e minimalista, mas que se encaixa muito bem com o resto do software. O design é diferente da câmera do Google, mas as linhas e ícones são bem escolhidos. Na aba principal, temos o botão de disparo, mudar para a câmera frontal, vídeo e acesso directo ao Google Lens. Na parte acima, temos as funções de flash, temporizador, função Play Photos, HDR e configurações.

 

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 20
dav

Ao deslizar, vamos aceder ao modo retrato, o modo panorâmico e o modo manual, o que nos permite configurar o foco, ISO, abertura e balanço de brancos. Podemos guardar imagens em JPEG e DNG.

A câmera do BQ Aquaris X2 Pro executa rapidamente e é capaz de tirar fotos em pouco tempo. Os resultados à luz dia são muito bons, com fotos interessantes e cores vibrantes.

A câmera possui vários modos HDR e se a tivermos em automático, este recurso será ativado assim que a câmera achar adequado. Normalmente acerta, mas às vezes é ativado em situações que não são tão necessárias e as fotos ficam com cores muito saturadas, se sentirem esta dificuldade podem desativar o HDR automático facilmente.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 21
rhdr

A faixa dinâmica é boa e o foco geralmente está correto, o que impede que as imagens saiam borradas. A nitidez também é muito boa e as imagens de dia, em geral, estão a um nível que deixa este BQ Aquaris X2 Pro ao nível de qualquer média gama Premium.

 

Quando a luz se complica, o BQ Aquaris X2 Pro revela o seu potencial. Os gradientes são corretos, nas áreas mais escuras e conseguimos muitos detalhes além de manter a nitidez. As cores em situações de pouca luz ainda são bastante naturais , embora o aumento do ruído seja mais do que evidente, ainda estamos em níveis decentes. Algo que nem sempre podemos dizer na faixa média de smartphones.

É de noite que o BQ Aquaris X2 Pro mostra todos os seus argumentos e pontos mais fortes e também a melhorar na
câmera BQ. Apesar de conseguirmos captar imagens com uma nitidez acima da média, nas áreas mais claras temos a imagem queimada, ainda assim o balanço é muito positivo.

A câmera secundária deste BQ Aquaris X2 Pro é o que nos oferece a possibilidade de usar o modo retrato. A câmera deste BQ permite escolher entre quatro diferentes níveis de abertura, para que possamos expandir ou reduzir o efeito de profundidade, dependendo do que nos interessa.

Apesar da falta de experiência da BQ com o modo bokeh, está bem executado. A superfície da pessoa ou objeto a focar é bem definida e temos poucas áreas desfocadas que não deveriam estar.

Em outras ocasiões, no entanto, aparecem alguns problemas e a câmera confunde o objeto a focar com o fundo. Pequenos problemas que nem sempre aconteceram e acreditamos que melhorarão nas seguintes versões de software. .

Este efeito de borrão é aplicado assim que a foto for tirada e não poderemos mudar para outros pontos de foco depois da imagem guardada.

A câmera do BQ Aquaris X2 Pro passa com boa nota os diferentes testes. Uma câmera que nos permitirá captar boas imagens durante o dia e até mesmo durante a noite teremos bons resultados.

Câmera frontal

A câmera frontal do BQ Aquaris X2 Pro incorpora um sensor Samsung S5K4H7 de 8 megapixels com pixels de 1,12 μm, uma lente de abertura f / 2.0 e flash LED. Também temos o modo retrato graças à tecnologia SoftNeuro, a solução de inteligência artificial escolhida pela BQ para criar o efeito de profundidade e aplicar o modo de beleza.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 22

De dia, teremos selfies boas e com um bom nível de detalhe, embora os tons sejam um pouco mais suaves. À noite, o nível de ruído aumenta consideravelmente, mas felizmente a opção flashLED está lá para poder tirar selfies decentes mesmo em situações de pouca luz. Uma câmera frontal que exemplifica a afirmação de que mais megapixels não significam uma câmera melhor.

No BQ Aquaris X2 Pro temos gravação de vídeo em 4K e 30fps, câmera lenta ou câmera 1080p / 120fps rápida. Não temos estabilização e isso é evidente desde o primeiro momento, mas a fluidez é muito boa, o som é capturado com precisão e a qualidade é alta.

Na gravação de vídeo em câmera lenta a 120fps, detectamos que a imagem está ligeiramente instável. O efeito de câmera lenta não acaba por ser fluido, mas estamos felizes que a BQ tenha decidido incorporar mais opções para gravar vídeo.

 

Software

Android 8.1 Oreo ao lado do patch de segurança de maio é o que temos no BQ Aquaris X2 Pro. O fabricante espanhol sempre se caracterizou por oferecer um software muito limpo nos seus terminais. Com este BQ Aquaris X2 Pro, temos um dispositivo no âmbito do projeto Android One, que garante um Android puro e um desempenho muito bom. Algo que é alcançado sem sombra de dúvida neste equipamento.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 23
dav

O software é puro Android, com pouquíssimas adições da BQ.  A área de trabalho é idêntica, configurações rápidas, multitarefas ou a gaveta de aplicações. Temos o launcher BQ, mas não há diferenças para o Pixel Launcher.

As aplicações pré-instaladas são do Google e só temos duas aplicações extras da BQ. Uma delas é a sua própria câmera, substituindo a do Google. A segunda é a BQ Plus, um acesso direto onde podemos contratar um seguro móvel. Este seguro oferece cobertura contra roubo, quebra de ecrã, danos por humidade e acidentes, tudo por um preço anual de 59,90 euros.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 24
dav

Em termos de segurança, além do leitor de impressões digitais que funciona corretamente, temos o bloqueio inteligente e o desbloqueio facial Android nativo, mas não temos nenhum sistema de inteligência artificial para melhorar essa faceta de segurança.

Bateria

A energia do BQ Aquaris X2 Pro vem de uma bateria de íons de lítio não removível de 3100mAh com tecnologia de carregamento rápido. Com o recurso de carregamento rápido, não leva nem duas horas para carregar totalmente a bateria de 0% a 100%.

A bateria é um ponto muito importante num smartphone. No caso do BQ Aquaris X2 Pro, temos uma bateria de 3.100 mAh, sem carregamento sem fios, apesar de ter um suporte de vidro, mas tem suporte para Quick Charge 4.0+.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 25

Com 50% de brilho e um uso médio baseado em redes sociais, fotos, Spotify e alguns momentos de jogo chegaremos ao final do dia sem problemas. Nós também conseguimos cerca de quatro a cinco horas de ecrã. Números que melhoram consideravelmente se usarmos o brilho adaptativo ou automático. Nesse caso, chegaremos ao final do dia mais facilmente, e teremos cerca de seis horas de ecrã.

Não são números maus, mas não é um terminal que se destaque especialmente pela sua autonomia.

Veredicto

Com o BQ Aquaris X2 Pro, o fabricante espanhol deu um passo à frente para ser bem sucedido nesta faixa tão competitiva como é a gama média. Este BQ Aquaris X2 Pro mostra que BQ é uma eterna inconformada e faz da evolução a sua imagem de marca. Ao longo dos anos, os dispositivos têm um design melhor, têm acesso a componentes melhores e, em geral, todo o smartphone é melhor.

A BQ para conseguir incluir todas as melhorias que referimos teve que aumentar ligeiramente o preço, 389 euros é o preço inicial do modelo com 4GB e 64GB. Uma faixa de preço que claramente o distancia do gama média mais barato e põe-no lado a lado com o Samsung Galaxy A8 +, o Honor 10 ou o futuro Xiaomi Mi A2.

Análise BQ Aquaris X2 PRO um média gama surpreendente 26
dav

O BQ Aquaris X2 Pro é para quem procura um telefone smartphone premium de gama média por pouco mais de 300 euros. Um Android One que garante um bom ritmo ao nível de atualizações e boa fluidez. Também apresenta um ecrã e câmera de alto nível. Um smartphone muito equilibrado, com praticamente nenhum ponto fraco evidente, mas com um preço alto, este preço coloca-o olhos nos olhos com equipamentos com mais espaço de armazenamento e melhor autonomia.

A BQ deu mais um passo à frente com o Aquaris X2 Pro. Um terminal que está, entre os melhores abaixo de 400 euros. Se o estão à procura de um equipamento com Android puro, bom design e fluidez, este BQ Aquaris X2 Pro é uma ótima escolha.

O seu preço inicial atribui-lhe a posição de ser uma aposta com uma boa qualidade / preço, mas está situado numa faixa onde existem muitas alternativas, gamas altas dos últimos anos e flagships de anos anteriores.



Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais