Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer)

A empresa espanhola tem feito o seu percurso cimentando a sua presença nos mercados de entrada e média gama, chegou mesmo a ter alguns dos seus equipamentos entre os dez telefones mais vendidos em Espanha em 2016. Entre eles está o BQ Aquaris X5 , a empresa decidiu apostar neste conceito vencedor em 2017, com os novos BQ Aquaris X e X Pro.

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) image
BQ Aquaris X Pro

Quando adquirimos um equipamento de baixo custo (como é o caso dos BQ) temos que estar preparados para fazer cedências em alguns aspectos. Nomeadamente, até agora ,os equipamentos da marca espanhola deixavam algo a desejar no que às capacidades fotográficas dizia respeito. Mas isso mudou como BQ Aquaris X Pro.

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) image
BQ Aquaris X Pro

O BQ Aquaris X Pro é um compromisso claro da marca em melhorar esse aspecto, com especial ênfase na fotografia em dificeis condições de luminosidade.

 

BQ Aquaris X Pro, especificações técnicas

  • Ecrã de 5.2″ polegadas IPS LCD
  • Resolução FHD 1920 x 1080p
  • Processador Qualcomm Snapdragon 626
  • 3GB/4GB de memória RAM
  • 32GB/64GB/128GB de armazenamento interno
  • Expansível via microSD
  • Bateria de 3100 mAh
  • Android 7.1.1 Nougat
  • Câmara traseira de 12MP f/1.8
  • Câmara frontal de 8MP f/2.0

Design e Costrução

Há três pontos que distinguem o BQ Aquaris Aquaris X e X Pro: os materiais em que são construídos, RAM e câmera principal. A primeira coisa  é o seu design, e ele consegue causar uma boa primeira impressão pelo seu aspecto atraente.

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) image
BQ Aquaris X Pro

A BQ tem oscilado entre metal e estruturas de policarbonato para a construção dos seus terminais, sendo o metal e vidro os principais componentes do BQ Aquaris X Pro. A construção do equipamento não apresenta falhas e a sua exuberante traseira em vidro faz lembrar equipamentos que foram categorizados como dos mais bonitos do mercado (Honor 8 e 9), podem portanto ter a certeza que no que ao Design diz respeito o BQ Aquaris X Pro é do melhor que vão encontrar nesta faixa de preço.

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) image
BQ Aquaris X Pro

O uso de vidro na tampa traseira é um sucesso, proporciona elegância e ergonomia quanto baste, no entanto a sua superficie traseira é (muito) escorregadia. Eu muito raramente deixo cair um equipamento ao chão, e o BQ Aquaris X Pro caiu-me até agora 3 ou 4x. Estas quedas nunca me aconteceram quando o tenho na mão, mas sim quando o pouso em alguma superfície. Basta receberem uma chamada ou duas ou três mensagens seguidas e ele ganha vida e precipita-se para o chão. A parte boa é que inadvertidamente acabei por ter um “crash test” não intencional o qual o terminal passou com distinção pois não sofreu qualquer dano com as quedas que sofreu.

A unidade que estamos a testar é na cor branca e não são perceptíveis dedadas ou manchas no equipamento, é bonito e mantém-se bonito.

O sensor biométrico encontra-se na traseira, e em condições normais funciona muito bem e de forma rápida. Mas se tiverem o dedo sujo com suor ou poeira ou outra coisa qualquer, o sensor vai falhar e isso apesar de não ser crítico é irritante e prejudica a experiência de utilização.

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) image
BQ Aquaris X Pro

Outra vantagem na construção do X Pro é a câmara traseira, que é totalmente integrada no corpo do terminal, sem qualquer protuberância que potencie riscos ou danos. Para aqueles que têm medo de riscar o telemóvel sobre uma superfície é uma vantagem. Temos os botões de volume e energia do lado direito, e no lado esquerdo apenas a gaveta para os cartões SIM ou SD. A entrada de 3,5 mm para fones de ouvido está no topo e a entrada de carregamento USB-C, está na parte de baixo, ao lado da coluna de som.

A frente também é prova da qualidade de construção , o vidro é 2.5D, no topo, está a notificação LED, câmera frontal com LED flash e sensor de proximidade e de luz. Na parte inferior temos os botões de navegação, embora nenhuma informação sobre qual faz o quê.  A moldura preta em torno do ecrã é de dois milímetros, o que de acordo com com os padrões de 2017 pode parecer excessivo.

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) image
BQ Aquaris X Pro

Em peso e dimensões, podemos dizer está em grande parte em linha com outros terminais semelhantes. a maioria dos equipamentos nesta gama têm o mesmo  ecrã de 5,2 polegadas do BQ Aquaris X Pro e baterias que variam entre 3.000 e 3.500 mAh.

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) image
BQ Aquaris X Pro

Depois destas linhas dedicada ao design, podemos dizer que estamos diante de um smartphone mid-range muito atraente não só pela sua aparência física, mas também pela experiência de utilização.

Ecrã Quantum Colors + uma aposta segura

A BQ apostou neste Aquaris X Pro num ecrã ltpsde 5,2 polegadas, resolução HD completa (densidade de 424 pontos por polegada) e acabamento 2.5D. As bordas laterais que o rodeiam são finas,a relação da parte frontal de ecrã é 70% posiciona-se perfeitamente na média-gama.

A escolha de um ecrã FullHD parece uma boa aposta, pois arriscar numa resolução maior pode resultar em custos mais elevados e menos autonomia. A tecnologia Quantum Colors+, habitual nesta gama da empresa BQ, oferece cores vivídas quanto baste e cores realistas.

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) image
BQ Aquaris X Pro

Um dos pontos mais relevantes no ecrã do BQ Aquaris X Pro é o brilho do ecrã. O brilho máximo é suficiente para qualquer situação, mesmo ao ar livre com o sol direto no ecrã, e o mínimo é baixo o suficiente para não ser irritante à noite. Na verdade, também tem uma luz modo noite que retira a luz azul do ecrã para que seja mais confortável aos olhos, este modo pode ser ativado manualmente e podemos ainda programar o período de tempo em que pretendemos que fique ligado.

O ajuste automático de brilho também funcionou sem qualquer constrangimento e a visualização de conteúdos no ecrã a partir de ângulos difíceis também se revelou um desafio superado.

Resumindo o ecrã consegue resultados corretos com boa definição, brilho e ângulos de visão.
Com tudo isto, podemos dizer que estamos perante um bom ecrã, talvez um pouco acima do que seria esperado nesta faixa de preço. Nitidez e brilho, em ambas as direções, bons ângulos de visão são os pontos chave.

 

Performance

O BQ Aquaris X, com Snapdragon 626 e 4 GB de memória RAM, é um smartphone com argumentos mais do que suficientes para o utilizador médio, os componentes mencionados permitem que se utilize o equipamento de forma intensiva e com algum multi tasking sem problemas de maior. No entanto não estamos a falar do equipamento mais rápido do mercado, mas podemos dizer que se posiciona muito bem tendo em conta o seu preço.

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) image
BQ Aquaris X Pro

Se olharmos para os resultados de diferentes benchmarks, em comparação com outros smartphones semelhantes, vemos que este BQ Aquaris X Pro não deixa os seus créditos por mãos alheias.

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) image
A nossa experiência com o BQ Aquaris X Pro e passando por vários testes de referência confirma que este terminal tem os argumentos para corresponder às necessidades da maioria dos utilizadores, oferece um desempenho que não nos vai fazer esperar para abrir uma aplicação e vai conseguir executar o pretendido de forma fluída.

 

Software

BQ é uma das poucas marcas que lançou smartphones no projecto  Android One, ou seja a empresa espanhola sabe bem o que é um sistema operativo “puro” e tem apostado em que os seus equipamentos assim permaneçam. Assim sendo, quando ligarem o BQ Aquaris X5 Pro não vão encontrar nenhuma app que não seja da Google, à excepção da app BQ que ocupa uns míseros 140kb.

Com o sistema operativo  (Android 7.1.1) e aplicações do Google, encontramos 54 dos 64 GB livres no nosso terminal, e ainda pode sempre ser expandido por um microSD de até 256 GB (que ocupa a slot  de um SIM).

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) image

Estamos a falar de um interface sem nenhum bloatware, mas com alguns extras adicionados pela fabricante, tais como o duplo toque no ecrã para ligar, que nem sempre responde à primeira. Mais eficazes são as configurações disponíveis para as notificações do LED, o que nos permite atribuir cores diferentes para aplicações, ou avisar que estamos a ficar sem bateria e a capacidade estilo Force Touch que permite realizar acções ao pressionar por 1s um ícone de aplicação.

Portanto, estamos diante de um telefone com uma camada de software muito limpa, não há aplicações inúteis ou publicidade e isto traduz-se em mais espaço livre para o utilizar e menos “lixo” a consumir recursos.

Bateria

A autonomia tem sido um dos pontos historicamente fortes nos equipamentos da BQ. No caso do Aquaris X Pro com  3.100 mAh para um ecrã  FullHD de 5,2 polegadas ficámos na dúvida se conseguiria fazer jus à boa fama da marca neste aspecto.

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) imageMas a verdade é que a BQ Aquaris X Pro surpreende no que à vida útil da bateria diz respeito. Nas duas semanas de uso do terminal usando diversas aplicações para o trabalho, redes sociais, alguns jogos,Youtube. O Aquaris X Pro aguentou sempre mais de 24h sem problemas.

Outro aspecto importante é a presença do carregamento rápido da Qualcomm. Hoje esqueci-me de deixar o equipamento a carregar durante a noite (não me esqueci, a minha tomada inteligente traiu-me), acordei e tinha apenas 14% de bateria. Durante os 30m que demorei a preparar-me para sair, o equipamento carregou até aos 55% de bateria, o que me permitiu sair de casa contactável e sem urgência de encontrar uma forma de carregar o equipamento.

Um equipamento que consegue perto de 6h de ecrã e com carregamento rápido da Qualcomm é um terminal que  vos vai deixar tranquilos, sem medo de ficar sem bateria. Podem conseguir resultados ainda mais satisfatórios se desligarem vibrações, diminuirem o brilho etc. Isto vocês já sabem, certo?

Câmeras

O BQ Aquaris X Pro usa um sensor da Samsung 2LZ com duplo pixel, 12 megapixels, flash dual tone e f / 1.8. Mais megapixels não necessariamente melhor , uma abertura menor permite fotos com menos ruído em pouca luz. E é isso que a BQ quer oferecer.

Sob condições ideais, à luz do dia e ao ar livre podem esperar resultado notáveis deste equipamento. A reprodução da cor é totalmente correcta e fiel à realidade, além de ter contornos bem definidos. E tudo isto sem se preocuparem com ajustes e configurações, utilizando o modo automático.

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) image
BQ Aquaris X Pro

Se formos para cenários mais complicados, como fotografias tiradas no interior ou à noite, o BQ Aquaris X Pro continua a cumprir. Continuamos a ter cores brilhantes, sem sobrecarregar, contornos e figuras bem definidas, embora comece a aparecer algum ruído em algumas fotos em que as condições não eram as ideais.

Sem ter que fixar o foco ou alterar qualquer parâmetro manual, o BQ Aquaris X Pro é capaz de nos dar resultados notáveis.

Falámos no início da melhoria da fotografia à noite. Para alcançar o objetivo de oferecer fotos noturnas de qualidade a BQ confia na tecnologia lag = zero Shutter.

 

A BQ atacou com sucesso uma das maiores desvantagens em equipamentos anteriores, a qualidade das suas câmeras, mas ainda tem trabalho pela frente.

O BQ Aquaris X Pro é um passo à frente da marca espanhola na secção fotográfica, que consegue bons resultados quando não há grandes problemas, mas não consegue fazer milagres em condições complicadas. Podemos dizer que o aspecto fotográfico deixa de ser uma desvantagem quando se considera a compra de um BQ, embora ainda haja trabalho pela frente.

 

Conclusões

O Aquaris X Pro é mais uma prova que a BQ tem como filosofia evoluir sempre e fazer melhor. Apresenta com este terminal um Design apelativo , uma construção de topo e componentes de hardware que permitem uma boa experiência de utilização em quase todos os desafios propostos.

Análise BQ Aquaris X Pro ver para crer (querer) image
BQ Aquaris X Pro

A Câmera do equipamento sofreu uma evolução considerável quando comparada com outros terminais da empresa espanhola, mas ainda tem espaço para melhorias, e temos a certeza que a BQ vai fazer exactamente isto em futuros modelos.

A relação qualidade VS preço deste BQ Aquaris X Pro vai ao encontro do que consideramos uma boa opção, apesar de existir uma oferta muito diversificada nesta gama. Se procuram um equipamento com Design apelativo com boa autonomia e que garanta uma performance sem percalços o X Pro é uma opção a considerar.

O Bq Aquaris X Pro é actualmente comercializado por 339.90€ diretamente na loja BQ ou nas grandes superfícies.

NOTA: O serviço pós-venda da BQ é de TOPO este ponto pode fazer balançar a vossa escolha na direcção da empresa espanhola 😉

Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Comentários estão fechados.