Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise ASUSTOR AS6602T Lockerstor 2

O ASUSTOR AS6602T Lockerstor 2 tem uma aparência mais empresarial do que o recentemente analisado AS5202T (Nimbustor 2) e adiciona slots M.2 NVMe para SSDs.

As ofertas NAS da Asustor continuam a impressionar, hoje temos em análise o AS6602T (LockerStor 2) que pode ser encontrado a partir de 458€ , com capacidade para duas baías. Tem uma aparência mais empresarial do que o recentemente analisado AS5202T (Nimbustor 2) e adiciona slots M.2 NVMe para SSDs.

É um produto com a mesma alta qualidade de 2,5 GbE da versão que testámos anteriormente, mas o armazenamento em cache NVMe é capaz de ser um exagero num ambiente doméstico, pelo que posicionamos este ASUSTOR AS6602T Lockerstor 2 como ideal para o mercado empresarial.

Análise ASUSTOR AS6602T Lockerstor 2 1

Design e especificações

À primeira vista, fiquei muito mais impressionado com o estilo empresarial do AS6202T. A frente é preta, mas com acabamento fosco, e a superfície em metal é de estanho. Isso dá-lhe imenso estilo e é sem dúvida uma caixa de aparência muito impressionante.

Análise ASUSTOR AS6602T Lockerstor 2 2

O que está lá dentro é igualmente impressionante. Há 4 GB de memória DDR4-2400 e uma CPU Intel Celeron J4125 de última geração a correr a 2 GHz. Há um segundo slot SODIMM se quiserem expandir a memória para 8 GB. E para começar a falar do desempenho, um investimento em memória adicional para aproveitar melhor o NVMe pode ser uma boa opção para a maioria dos utilizadores.

Análise ASUSTOR AS6602T Lockerstor 2 3

As duas baias de 3,5 polegadas são uma combinação de metal / plástico em vez do plástico puro que a maioria das caixas usa nesta faixa de preço. Não há trilhos de troca rápida, mas aceito o pequeno incómodo de ter que usar parafusos se isso significar ter metal em vez de plástico.

Análise ASUSTOR AS6602T Lockerstor 2 4

A parte frontal do AS6602T é onde temos o botão de energia, uma única porta USB Tipo A de 5 Gbps e os LEDs típicos alimentação e status da unidade / atividade. Na parte traseira, há duas portas Ethernet de 2,5 GbE (RJ45) que podem ser agregadas para um melhor desempenho. Existem também duas portas USB Tipo A de 5 Gbps adicionais, uma saída HDMI 2.0a, uma porta de bloqueio Kensington e um conector de alimentação em forma circular.

Análise ASUSTOR AS6602T Lockerstor 2 5

Análise ASUSTOR AS6602T Lockerstor 2 6 Assustador
Asustor equipou o AS6602T com portas duplas de 2,5 GbE, bem como portas USB de 5 Gbps gêmeas e uma saída HDMI 4K para ecrãs externos.

O AS6602T tem dois slots M.2 / NVMe para SSDs, o AS6602T requer que o utilizador remova o invólucro e uma placa adaptadora PCIe para instalar os discos.  Instalar os discos neste Asustor leva entre 5 a 10 minutos. Isso não é realmente um grande problema, já que a instalação de SSDs será provavelmente uma operação que vamos realizar uma única vez.

Análise ASUSTOR AS6602T Lockerstor 2 7

Sistema Operativo e aplicações

A Asustor chama o seu sistema operativo Windows-in-a-browser de Asustor Data Master, e embora não seja tão maduro quanto os fornecidos pela QNAP e Synology, está muito perto - e cada vez mais perto.

As opções de servidor de multimedia incluem iTunes, vários servidores UPnP / DLNA, o popular servidor de Plex e o altamente considerado (e muito caro) Roon Audio Server com qualidade de CD.

Análise ASUSTOR AS6602T Lockerstor 2 8

Além do backup de FTP, há sincronização com serviços online, SMB, Rsync e assim por diante. A Asustor também fornece clientes EZ Sync para os principais sistemas operativos e smartphones, para que o utilizador também possa fazer o backup dos seus dados móveis.

A aplicação Asus Portal é necessária para a saída de vídeo para uma TV ou ecrã de computador ligado à porta HDMI do AS6602T. Assim que o Portal estiver instalado (seleccione-o durante a configuração), podem transmitir, navegar na web e reproduzir filmes da caixa diretamente para o referido ecrã. Resoluções de até 4K UHD (3840 x 2160) são suportadas.

Análise ASUSTOR AS6602T Lockerstor 2 9

O ADM torna a agregação / entroncamento de link das duas portas 2,5 GbE super simples e, ao contrário de muitas outras NAS, não é necessário outro switch ou router especial se o utilizador usar o modo round-robin. Isso é único na minha experiência.

Performance

Simplesmente com SSDs ou discos rígidos e os 4 GB de memória incluídos, o AS6602T tem um desempenho excelente. O armazenamento em cache NVMe melhora definitivamente o desempenho de gravação de pequenos arquivos quando estamos a tratar de grandes conjuntos de dados, mas isso não é algo que a maioria dos utilizadores domésticos ou mesmo utilizadores avançados normalmente necessitem.

Análise ASUSTOR AS6602T Lockerstor 2 10

Abaixo estão os números de taxa de transferência sequencial do NAS Tester 1.7 (arquivos únicos de 8 GB), um teste que se provou mais confiável recentemente do que outros para medir a taxa de transferência sequencial.

Como podem ver, os SSDs (nas baias principais) são mais rápidos, seguidos por uma unidade de disco rígido WD Gold de 14 TB (240 MBps) e, em seguida, o mesmo HDD com armazenamento em cache NVMe. A etapa extra de armazenamento em cache reduzirá ligeiramente as velocidades de gravação com a conexão de 2,5 GbE do AS6602T. Este não seria o caso com uma conexão 10GbE mais rápida.

testador as6602 nas IDG

Todas as gravações são armazenadas em cache, por outro lado, vai mostrar a eficácia do cache. Tenham em mente de que as caixas NAS já usam parte da sua memória onboard para cache, provavelmente um ou dois gigabytes numa caixa como o AS6602T, com 4 GB.

Por causa disso, executei o CDM 7 com os SSDs, o disco rígido vazio e o disco rígido com armazenamento em cache NVMe de conjuntos de dados de 1 GB, 4 GB, 8 GB, 16 GB, 32 GB e 64 GB. O armazenamento em cache DRAM sem dúvida ajudou  nos testes de 1 GB a 8 GB, mas o armazenamento em cache NMVe parece ajudar pouco depois disso. Há uma grande queda no desempenho do cache entre as marcas de 32 GB e 64 GB.

gravação aleatória as6602 cdm 7 IDG
O armazenamento em cache NVMe definitivamente ajuda com gravações aleatórias, mas começa a perder eficácia em algum lugar após 32 GB ou stress sustentado.

 

Isso são bonn resultados, mas tendo em conta que os SSDs NVMe que usei são capazes de taxas de transferência de 2 TBps, esperava mais.

O armazenamento em cache NVMe para discos rígidos ou mesmo SSDs SATA é uma estratégia de armazenamento bem conhecida que pode aumentar muito o desempenho com equipamentos de última geração ou cargas de trabalho muito pesadas. Mas é uma opção muito cara para NAS domésticos ou pequenos escritórios. Para ser justo, a Asustor comercializa esta caixa para utilizadores avançados e o mercado de SMB (empresas de pequeno a média dimensão).

É uma ótima NAS, mas é para vocês?

O AS6602T é uma caixa NAS excelente. Adoramos o design, e a construção em metal super-sólido e qualidade onde é importante. Somando as portas 2,5 GbE duplas, mais sistema operativo versátil e saída HDMI e temos um vencedor.

Se não quiserem gastar tanto e estas especificações forem um pouco extremas paras as vossas necessidades o AS5202T mais barato é uma opção mais equilibrada.

80%
Desempenho e estilo

O AS6602T é uma caixa NAS excelente. Adoramos o design, e a construção em metal super-sólido e qualidade onde é importante. Somando as portas 2,5 GbE duplas, mais sistema operativo versátil e saída HDMI e temos um vencedor.

  • Design
  • Performance
  • Sofwtare
  • Usabilidade e Montagem
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!