Análise Asus Rog Phone 5s. Um excelente telefone que não faz sentido

A marca Asus Republic of Gamers (ROG) é uma referência no mundo dos computadores portáteis e periféricos de alto desempenho para jogos. Portanto, não é surpresa que a Asus tenha usado esse reconhecimento para entrar no emergente mercado dos telefones de jogo em 2018. De todos os telefones de jogo que existem (e já há uns quantos), o ROG Phone tem ,sem dúvida, trazido o maior valor à categoria, por isso não é surpresa que a Asus esteja colher os frutos do seu investimento.

A marca Asus Republic of Gamers (ROG) é uma referência no mundo dos computadores portáteis e periféricos de alto desempenho para jogos. Portanto, não é surpresa que a Asus tenha usado esse reconhecimento para entrar no emergente mercado dos telefones de jogo em 2018.

Análise Asus Rog Phone 5s. Um excelente telefone que não faz sentido 1

 

De todos os telefones de jogo que existem (e já há uns quantos), o ROG Phone tem ,sem dúvida, trazido o maior valor à categoria, por isso não é surpresa que a Asus esteja colher os frutos do seu investimento. No início de 2021, vimos o ROG Phone 5. Agora a Asus traz-nos uma versão ‘S’, na forma do ROG Phone 5S e ROG Phone 5S Pro. Qual é a ideia?

Análise Asus Rog Phone 5s. Um excelente telefone que não faz sentido 2

Design Asus ROG Phone 5S

  • Dimensões: 172.8 x 77.3 x 9.9mm / Peso: 238g
  • Acabamentos: Black Phantom, White Storm
  • Gorilla Glass Victus na frente
  • Painel de luz RGB na parte de trás

Se o ROG Phone 5S vos parece familiar, é porque é praticamente idêntico ao ROG Phone 5 que analisámos aqui. A folha de especificações diz que o 5S é ligeiramente mais fino que o 5, mas se os colocarmos lado a lado é difícil ver a diferença. A análise de hoje é ao modelo normal do ROG Phone 5S, não o Pro.

Análise Asus Rog Phone 5s. Um excelente telefone que não faz sentido 3

Isso significa que em vez de ter um pequeno ecrã táctil AMOLED na traseira para exibir notificações e bonecada, tem um painel de luz RGB na forma do logótipo ROG. A isso soma-se vários outros pequenos detalhes como apontamentos vermelhos e secções triangulares com pontos e riscas para impedir que a parte de trás pareça uma superfície preta brilhante sem personalidade.

Análise Asus Rog Phone 5s. Um excelente telefone que não faz sentido 4

O 5S é um grande telefone, disso não temos dúvida. Ser construído em alumínio e vidro significa também não é o aparelho mais leve do mundo. Contudo, há um benefício nestas dimensões: permite à Asus colocar um par de colunas estéreo que são muito bem vindas, uma grande bateria, uma entrada para auscultadores, e um ecrã sem entalhes ou furos. O tipo de coisas que os smartphones de grandes nomes abdicam em favor de serem o mais compactos e finos possível. Esta é a beleza dos telefones para jogos. É tudo do bom e do melhor, a espessura reduzida e elegância ficam para os modelos mais tradicionais.

Análise Asus Rog Phone 5s. Um excelente telefone que não faz sentido 5

O ecrã tem uma moldura mais grossa na parte superior e inferior, com a câmara virada para a frente escondida na parte superior, e estas margens asseguram que temos onde agarrar quando se joga na horizontal. Com isso, e o facto de a superfície do ecrã ser completamente plana, significa que estamos livres de toques acidentais, e isso torna a digitação de texto rápida e fácil.

Análise Asus Rog Phone 5s. Um excelente telefone que não faz sentido 6

A única coisa que não abona a favor deste Design é o acabamento brilhante do vidro traseiro. Tornao bastante escorregadio, quase que é obrigatório usar a capa de plástico com uma textura que facilita a aderência . O telefone vai deslizar de superfícies planas sem lhe tocarem, tenham atenção.

Análise Asus Rog Phone 5s. Um excelente telefone que não faz sentido 7

Visualmente, o Asus ROG Phone 5s é idêntico ao seu predecessor. Ambos os smartphones são muito bem construídos e pesados, o modelo padrão tem mais uma vez uma solução RGB na parte de trás, enquanto a variante Pro usa mais uma vez um painel PMOLED.

O ROG Phone 5s tem duas portas USB. A porta USB 3.2 (Gen. 2) na lateral fornece alta velocidade de transferência de dados e a capacidade de transmitir conteúdo para um monitor externo. A porta inferior (USB 2.0) é mais lenta e menos versátil em termos de conectividade, mas ambas suportam o QuickCharge bem como o PowerDelivery 3.0. No entanto, apenas a porta lateral suporta o QC 5.0. Ambos os dispositivos vêm com botões de sensor AirTrigger5 e um poderoso Quad DAC.

 

Curiosamente o ROG Phone 5s oferece velocidades WiFi mais lentas que o seu predecessor. As taxas de transferência de dados são 31% mais baixas. Em contraste, a Asus aumentou o número de bandas de LTE para os seus smartphones de jogo.

Os quatro microfones integrados garantem uma boa qualidade de voz. Os utilizadores do ROG Phone 5 da Asus podem ser muito bem compreendidos quando o smartphone é segurado perto do ouvido, com o ruído de fundo filtrado de forma fiável. Este smartphone Asus pode levar dois cartões nanoSIM. O VoLTE é suportado, mas o WiFi Calling não é. No entanto, as contas SIP podem ser configuradas e geridas diretamente na aplicação de chamadas. A função de gravação de chamadas também está incluída novamente.

Análise Asus Rog Phone 5s. Um excelente telefone que não faz sentido 8

O sensor óptico de impressões digitais integrado no ecrã proporciona boas taxas de reconhecimento e uma velocidade de desbloqueio decente.

Streaming à Boss com audio de referência

Sim, o Asus Rog Phone 5s é um telefone para jogos, no entanto ao correr Netflix ou Amazon Prime Video para ver os últimos títulos e os resultados são impressionantes. Há bons detalhes, grande variedade dinâmica e uma vasta gama de cores, dando a tudo o que vemos uma aparência vibrante e atraente.

Análise Asus Rog Phone 5s. Um excelente telefone que não faz sentido 9

Não se trata apenas de desempenho, porque a maioria dos telefones nesta faixa de preço também possuem grandes ecrãs. É no desempenho áudio que o desempenho multimedia  do ROG Phone 5s é elevado acima do que vemos (ouvimos) nos outros. Uma das razões é a configuração dos altifalantes: o telefone possui um sistema de altifalantes estéreo frontal, um posicionado na borda superior, outro na parte inferior. Esta é uma das grandes vantagens da Asus que se diferenciam da tendência das margens reduzidas. Cada altifalante tem o seu próprio amplificador dedicado, e o resultado é facilmente um dos melhores sistemas de altifalantes num telefone existente no mercado.

A música dos jogos e vídeos é encorpada. Apresenta uma boa separação estéreo e uma gama de frequências bem conseguida, o que assegura que o som não é “flat” e sem vida, mas sim cheio de médios e baixos que tantos outros smartphones falham em reproduzir. Também se destaca quando o colocamos em modo paisagem, o que nos traz aquela sensação tão ergonómica de coluna direita e esquerda que potencia qualquer experiência que tenhamos com este equipamento.

Há também uma porta de auscultadores de 3.5mm para aqueles que querem usar os seus auscultadores com fio ou auriculares. Igualmente importante é o suporte para duas das tecnologias de áudio sem fios de maior desempenho da Qualcomm: aptX Adaptive e aptX HD (o último englobado no primeiro). Com o par certo de fones de ouvido sem fio, vão conseguir um áudio de alta fidelidade.

Bónus para jogadores

  • Aplicação Armory Crate
  • Botões de ombro
  • Configurações especificas para jogos

Não há diferença no software entre o 5S e o ROG Phone 5. Por isso, se quiserem uma análise mais aprofundada, podem consultar a nossa análise anterior.

No entanto, temos que voltar a referir que tudo no software personalizado Android no ROG Phone grita ‘gamer‘. Temos gráficos inspirados em personagens de jogo e papéis de parede animados, além de temas que incluem todo o tipo de sons de alerta e pacotes de ícones de jogos diferentes. Podemos, felizmente, mudálo para um tema mais padrão semelhante ao que encontrariamos na gama ZenFone, se quiserem. O estilo “Gamer agressivo” tornase um pouco cansativo visualmente quando usamos o Asus Rog Phone 5s no dia a dia.

Armory Crate é um aplicativo dedicado ao jogo nos telefones ROG (que tem o mesmo nome da sua versão de PC) permite ajustar todo o tipo de habilidades de jogo. Quer esteja a alterar a animação e o padrão de respiração do painel LED ou a ajustar as definições de desempenho. Além disso, também mostra os jogos que suportam as taxas de actualização de 144Hz e 120Hz que pode depois descarregar. Interessante.

A esta personalização de software soma-se também alguns argumentos físicos, por exemplo, os painéis sensíveis ao toque ultrasónico na borda do telefone podem ser mapeados para controlar funções dentro dos jogos. Isto pode dar uma vantagem na medida em que podemos realizar determinadas ações sem ter que colocar os dedos do visor.

Velocidade, fluidez, longevidade

  • Snapdragon 888+ 5G, 8GB/12GB/16GB/18GB RAM
  • 5000mAh bateria, 65W carregamento com fio
  • 128GB/256GB/512GB armazenamento

Não é a primeira vez que a Qualcomm lança uma versão ‘Plus’ do seu processador principal e provavelmente não será a última. Agora aqui que ninguém nos ouve, muitas marcas lança versões “melhoradas” de produtos existentes apenas para vender mais umas unidades, a Qualcomm não é exceção Não temos dúvidas que o Qualcomm Snapdragon 888+ seja marginalmente superior ao Snapdragon 888 padrão. No entanto se usarem o ROG Phone 5 durante algumas horas, depois trocarem e usarem o 5S para jogar todos os mesmos jogos e conteúdos, há uma forte possibilidade de não sentirem quaisquer melhorias palpáveis.

Forte em todos os detalhes

  • 6.78polegadas AMOLED display
  • HDR10+ (800 nits, 1200 pico)
  • 1080 x 2448 resolução (FHD+)
  • 144Hz refresh rate max
  • Stereo speakers com amplificadores individuais
  • aptX HD & aptX Adaptive 24bit audio

Não há dúvida de que o ROG Phone 5S é um dos melhores dispositivos para consumo de multimedia. Tem tudo o que precisamos para uma grande experiência, independentemente de estar a ver filmes ou a jogar jogos. Tudo começa com o enorme ecrã AMOLED de 6,78 polegadas.

Para além de perder a resolução QuadHD+, a folha de especificações é impressionante. Com um brilho de pico até 1200 nits e um brilho típico de 800 nits , mais taxas de actualização até 144Hz, é um dos ecrãs mais suaves e brilhantes do mercado.

Sem querer fazer demasiadas comparações com modelos mais antigos, não há como negar a velocidade do ROG Phone 5S. Cada jogo que carrega, fálo rapidamente e uma vez no meio da acção é extremamente rápido e reactivo. Não importa a jogar, podem mesmo estar a usar todo esse poder bruto para jogos como o Call of Duty ou o PUBG Mobile. Vai ser uma brincadeira do crianças, o Asus Rog Phone 5s nasceu para isto.

Câmaras Asus ROG Phone 5S

  • Câmaras traseiras triplas
  • Câmara principal: 26mm, 64megapixel, abertura f/1.8, tamanho 0.8um pixel
  • Câmara larga: 11mm, 13MP, f/2.4
  • Máquina fotográfica macro: 5MP, f/2.0
  • gravação de vídeo 8K/30 ou 4K/60
  • câmara frontal de 24MP

Embora as câmaras não sejam definitivamente o ponto mais forte no Asus Rog Phone 5s,são suficientemente boas. A configuração da câmara do ROG Phone 5s é basicamente idêntica à do ROG Phone 3. A Asus ainda usa o sensor Sony IMX686 de 64 MP como o principal sensor de imagem. Tira fotografias boas à luz do dia, mas por vezes tende a apresentar um ligeiro tom vermelho. Especialmente com pouca luz, a diferença em relação à concorrência não gaming na mesma gama de preços torna-se óbvia e o atraso do obturador é muito mais significativo do que consideramos confortável. A correção que a lente Ultra Wide aplica é uma boa característica. Contudo, as imagens têm ligeiras aberrações cromáticas nas extremidades e não são particularmente detalhadas.

A câmara frontal apresenta cores bastante naturais. Os vídeos podem ser gravados em Full HD (60 FPS) com esta lente, e até mesmo gravações de 8k (30 FPS) são possíveis com a câmara principal.

O sensor principal de 64 megapixels é unido por um ultrawide de 13 megapixels, tal como o ROG Phone 5. Portanto, os resultados são praticamente os mesmos. Ou seja: fotografar à luz do dia com a câmara principal darlheá fotografias detalhadas com cores naturais atractivas e com uma profundidade de campo decente.

Em situações de luz mais baixa, mesmo quando dentro de casa durante o dia, notamos que as imagens começaram a ficar um pouco mais ruidosas. Mas não é horrendo, pelo menos não com a câmara principal, que com a sua abertura f/1.8 é melhor a deixar entrar luz do que o ultrawide.

De facto, o ultrawide é complementado por uma câmara mais fraca em vários aspectos, e a sua utilidade limita-se praticamente a tirar fotos de paisagens. Se tentarem fotografar qualquer coisa relativamente perto e provavelmente vão ficar desiludidos.

Ecrã  144 Hz AMOLED para uma experiência de jogo completa

Em comparação com o predecessor, o ecrã do Asus ROG Phone 5s não sofreu qualquer alteração. O brilho ligeiramente inferior do painel pode ser devido a variações de fabrico. O painel AMOLED pode atingir até 1013 cd/m². Graças a uma distribuição uniforme do brilho e um alto pico de brilho, o conteúdo HDR deve ter um ótimo aspeto. Só queríamos que a luminância mínima fosse um pouco mais baixa.

Análise Asus Rog Phone 5s. Um excelente telefone que não faz sentido 10

O Assus ROG 5s tem uma amplitude muito grande na gama de brilho inferior com flutuações entre 193,8 e 574,7 Hz. Com o cursor de brilho definido para 73%, o ecrã cintila a uma frequência constante de 144 Hz. O modo de escurecimento DC é uma boa alternativa para pessoas sensíveis, mas limita a taxa de actualização a 60 Hz.

Duração da Bateria

Este smartphone Asus fica um pouco quente sem carregamento, mas nunca fica demasiado quente. A autonomia da bateria está ao nível do predecessor, mas existem ganhos devido à grande bateria de 6.000 mAh.

O veredito

O Asus ROG Phone 5s e o 5s Pro são muito bons smartphones. Contudo, as melhorias em comparação com o antecessor são apenas marginais, por isso levanta-se a questão de saber se este modelo era de todo necessário.

É agradável ter um chip mais recente na folha de especificações, mas não há nenhuma vantagem real na utilização prática. Também não há grandes diferenças entre o ROG Phone 5s e o 5s Pro, sendo a mais óbvia a diferença entre os diferentes displays na parte de trás e o ventilador AeroCooler 5 que vem com o modelo Pro.

A versão ‘S’ do ROG Phone 5 pode ser vendida como um telefone de jogo e é uma versão impressionante mas também é um fantástico dispositivo por si só. Isso significa que é ótimo para consumir multimedia e fazer praticamente tudo o que faríamos com telefone tradicional, até a cãmara que não é o seu ponto mais forte é bastante aceitável.

Com o seu grande, brilhante e rápido ecrã, é um telefone perfeito para ver filmes, enquanto a sua combinação de grande bateria, áudio soberbo e uma porta para auscultadores significa que temos tudo o que precisamos para garantir que temos as ferramentas necessárias para tudo o que precisarmos fazer com o nosso Asus Rog Phone 5s.

No final de contas, o ROG Phone 5S é um excelente telefone de jogo mas é complicado perceber a razão de ele existir quando já existe o modelo anterior do ROG Phone 5 que é idêntico em quase todos os aspetos que importam..

78%
Um excelente telefone que não faz sentido

Análise Asus Rog Phone 5s

O Asus ROG Phone 5s e o 5s Pro são muito bons smartphones. Contudo, as melhorias em comparação com o antecessor são apenas marginais, por isso levanta-se a questão de saber se este modelo era de todo necessário.

É agradável ter um chip mais recente na folha de especificações, mas não há nenhuma vantagem real na utilização prática. Também não há grandes diferenças entre o ROG Phone 5s e o 5s Pro, sendo a mais óbvia a diferença entre os diferentes displays na parte de trás e o ventilador AeroCooler 5 que vem com o modelo Pro.

A versão 'S' do ROG Phone 5 pode ser vendida como um telefone de jogo e é uma versão impressionante mas também é um fantástico dispositivo por si só. Isso significa que é ótimo para consumir multimedia e fazer praticamente tudo o que faríamos com telefone tradicional, até a cãmara que não é o seu ponto mais forte é bastante aceitável.

Com o seu grande, brilhante e rápido ecrã, é um telefone perfeito para ver filmes, enquanto a sua combinação de grande bateria, áudio soberbo e uma porta para auscultadores significa que temos tudo o que precisamos para garantir que temos as ferramentas necessárias para tudo o que precisarmos fazer com o nosso Asus Rog Phone 5s.

  • Design
  • Desempenho
  • Câmaras
  • Autonomia

No final de contas, o ROG Phone 5S é um excelente telefone de jogo mas é complicado perceber a razão de ele existir quando já existe o modelo anterior do ROG Phone 5 que é idêntico em quase todos os aspetos que importam..

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!