Análise ASUS Rog Phone 5. Game On!

A linha ASUS ROG de smartphone foi quem praticamente apresentou a categoria de smartphones para jogos ao mundo.

A Asus lançou o primeiro smartphone da marca ROG em 2018. Este foi o smartphone que praticamente apresentou a categoria de smartphones para jogos ao mundo. O poder de desempenho era grande e como já sabemos com grande poder , vem grande responsabilidade.

Depois vieram o ROG Phone 2 e o ROG Phone 3. Este último trouxe melhorias significativas, funcionais, em termos de desempenho, recursos, design, bem como recursos centrados no jogo.

A Asus tinha por hábito lançar os seus ROG Phone na segunda metade do ano após o lançamento dos processadores da série '+' da Qualcomm. Mas, surpreendendo tudo e todos, a ASUS lançou o ROG Phone 5 no primeiro semestre de 2021.

O ASUS Rog Phone 5 vem com o chipset móvel mais recente e mais poderoso da Qualcomm, e herda o DNA de jogos de todas as gerações anteriores. Não tenham dúvidas que é um excelente smartphone para jogos e não só.

Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 1

Atualmente é possível comprar o ASUS Rog Phone 5 por cerca de 899€ em lojs reconhecidas, e até mais barato se quiserem arriscar em comerciantes mais desconhecidos. Este valor é definitivamente muito apelativo para um smartphone com este tipo de especificações.

Mas, o que há de novo no ROG Phone 5? Traz alguma melhoria significativa em relação ao ROG Phone 3 ou é apenas uma pequena atualização que podemos deixar passar? Vamos descobrir nesta nossa análise mais aprofundada.

Asus ROG Phone 5: Design

Historicamente os smartphones ASUS ROG fazem a sua presença ser notada. O ROG Phone 5 não foge á regra. O ROG Phone 5  apresenta o mesmo design ousado e marcante em vidro frontal e traseiro do ROG Phone anterior.

O design geral do ROG Phone 5 pode ser chamado de tudo menos de aborrecido. O painel traseiro está ainda mais premium com o novo logotipo ROG descentralizado, a marca Republic of Gamers e aquele módulo de câmara hexagonal na parte superior que abriga a configuração de câmara tripla.

Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 2

Além disso, o novo logotipo ROG está espetacular e asssenta que nem uma luva na traseira do ROG Phone 5.

Na frente, o smartphone apresenta um ecrã de 6,78 polegadas com resolução FHD + acompanhado por colunas frontais duplas e o sensor de câmara frontal. O ROG Phone 5 é construído para durar e a construção emana solidez, e pesa apenas 238 gramas.

 

No lado direito do telefone é onde vamos encontrar o botão de controlo de volume e o botão de energia, que tem um destaque em vermelho. É um telefone de perfil alto e, por isso mesmo, a Asus posicionou o botão de energia quase no centro para melhor alcance, mesmo enquanto seguramos o telefone com uma só mão. A caixa de metal direita possui botões de ombro, também conhecidos como AirTriggers.

Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 3 Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 4
Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 5 Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 6

O lado esquerdo do telefone conta com uma porta USB secundária e um conector POGO para ligar acessórios, etc. Depois, há a bandeja do cartão SIM de cor vermelha. Na parte inferior, o telefone tem apenas o microfone principal, o conector de fone de ouvido e a porta USB Tipo C principal.

 

Asus ROG Phone 5: Display

O ROG Phone 5 possui um excelente painel AMOLED da Samsung com resolução FHD + de 6,78 polegadas. Este, é um painel AMOLED de 144 Hz, o primeiro em qualquer smartphone. Outros recursos do ecrã incluem taxa de amostragem de toque de 300 Hz, latência de toque de 24,3 ms, brilho máximo de 800nits, suporte a HDR10 + e cobertura de gama DCI-P3 de 111%. Já estão a ficar ON ou nem por isso?

Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 7

Pela nossa experiência é um ecrã absolutamente magnifíco. Ver filmes, jogar ou fazer qualquer outra coisa é reconfortante com pretos profundos e alta taxa de contraste. As cores são brilhantes e vivas também. O suporte HDR10 é a cereja no topo do bolo.

Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 8

Mas nem tudo é extraordinariamente bom, os 800nits de brilho máximo parecem um pouco insuficientes quando se usa o smartphone em exteriores. Mas, a framerate facilmente compensa isso. É um dos melhores ecrãs que já vimos em qualquer smartphone.

Asus ROG Phone 5: Hardware

O ROG Phone 5 é alimentado por um Qualcomm Snapdragon 888 SoC octa-core emparelhado com até 12 GB de RAM e 256 GB.

No papel, esta é uma das melhores configurações que podem comprar em qualquer smartphone Android. Mas, usá-lo no mundo real é o último Benchmark. Temos o melhor processador no mercado Android e 12 GB de RAM, pelo que, obviamente a abertura de apps se realiza sem qualquer tipo de lag ou atraso. Tudo fluído como se quer.

Em uso real fizemos correr várias aplicações e jogos ao mesmo tempo, onde se inclui COD Mobile, Chrome com cerca de 20 guias,  Lightroom e algumas aplicações de Redes Sociais. A gestão de memória não desiludiui. Mesmo depois de mexer em várias aplicações, o Lightroom carregou muito rápido, sem qualquer latência ou atraso.

Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 9

O Asus ROG Phone 5 traz melhorias onde consideramos ser mais importante. É sem dúvida um dos smartphones Android mais poderosos, mas a forma como ele lida com as coisas é bem diferente dos outros.

O verdadeiro potencial que vimos foi ao realizar tarefas de criação de conteúdo, como filmar, editar um vídeo ou editar uma foto no Adobe Lightroom. Este processador rápido emparelhado com um vasto armazenamento e bastante memória RAM consegue fazer milagres e este telefone está quase lá.

A Asus quase conseguiu esmifrar o melhor do chipset Qualcomm Snapdragon 888. É verdade que o telefone aquece um pouco e que isso acaba por afetar o desempenho do smartphone. Mas, é quase impercetível. Além disso, o novo Aeroactive Cooler é útil exactamente nestas situações e faz exatamente o que deve fazer.

O Asus ROG Phone 5 não se torna desconfortável de segurar mesmo que estejam a usá-lo há várias horas. Testámos isso a jogar COD Mobile nas melhores configurações gráficas possíveis por cerca de 5 horas e o aquecimento não foi exagerado.

O ROG Phone 5 é tudo o que o ROG Phone 3 era, mas também vem com todos os truques de software que a Asus consegue colocar num smartphone em 2021.

Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 10

Por exemplo, o ROG Phone 3 tem AirTriggers de várias zonas, o ROG Phone 5 tem isso, mas agora é mais sensível, oferece melhor feedback e a Asus adicionou várias opções de gatilhos de movimento.

Outro bom exemplo é a opção de personalização usando o Armory Crate , Game Genie, etc. Embora as funcionalidades básicas permaneçam as mesmas,  permite que os utilizadores personalizem o desempenho geral do smartphone.

Relacionado:  ASUS revela lista de Motherboards que suportam a atualização para Windows 11

A ASUS também oferece opções de ajuste de desempenho do sistema ao nível central para jogos individuais. Os utilizadores podem personalizar tudo, desde o desempenho da rede, Ecrã, desempenho da CPU e GPU com a  aplicação Armory Crate. Mas, não pensem que ficamos por aqui. A Asus também permite aos utilizadores ajustar algumas configurações que 99% dos fabricantes de smartphones nem querem que saibamos que existem.

Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 11

 

A Asus está a tentar satisfazer um grupo abrangente de utilizadores ao oferecer ambos os modos de performance pré-configurados para quemnão sabe o que anda a fazer. Simplificando, o nível de personalização que o Asus ROG Phone 5 permite usufruir do verdadeiro potencial do ROG Phone 5 e do seu Qualcomm Snapdragon 888.

O ROG Phone 5 vem com entrada de fone de ouvido com suporte para DAC e há duas colunas frontais com áudio Dirac.

Desempenho em jogo

Já falámos um pouco sobre o que o ROG Phone 5 é capaz. Obviamente os jogos estão entre os seus principais pontos fortes e as vantagens são evidentes. Jogámos cerca de uma dúzia de títulos diferentes no ROG Phone 5. Os jogos básicos com uma natureza menos exigente rodaram em FPS máximo. Títulos exigentes como CoD Mobile, Shadow Fight 3, NOVA, Free Fire, Asphalt 9 e Shadowgun War Games - Online PvP FPS.

Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 12

Todos os jogos que abrimos brindaram-nos com uma excelente velocidade de carregamento, quase instantânea. A qualidade gráfica, detalhes, sombras, etc. também estão muito bem representados. Nunca sentimos nenhum atraso de imagem construída digitalmente enquanto jogávamos jogos como Asphalt 9, CoD Mobile, etc. Além disso, todos os jogos funcionavam com os gestos AirTrigger e Motion e vamos admitir, uma vez que nos habituamos com botões de ombro num smartphone, não há volta a dar.

O Asus ROG Phone 5 Também suporta vários acessórios, onde se inclui Aeroactive Cooler e Kunai Gamepad.

Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 13

Voltando atenções para o software, a Asus geralmente gosta de apresentar uma solução limpa com o mínimo de aplicações garantindo a experiência Android quase stock. Embora os temas estejam presentes, a Asus permite que os utilizadores escolham se desejam usar o tema ROG ou mantê-lo em Android stock durante a configuração do dispositivo.

A experiência do software é suave e fluida. Existem algumas aplicações como Armory Crate e Game Genie que vêm pré-instaladas, mas são aplicações necessárias. O telefone também vem com a maioria dos recursos, como modo escuro, aplicações duplas, bloqueio de aplicações, etc.

A bateria de 6000mAh é boa e durou um dia inteiro com uso bastante intensivo.

O telefone também vem com alguns outros truques, como carregamento programado, limite do nível de carregamento da bateria e muito mais.

O adaptador de 65 W incluído carrega completamente o smartphone em pouco menos de 1,5 horas.

Asus ROG Phone 5: Câmara

O único departamento em que pensamos que a Asus não apresenta novidades  é a câmara. temos a mesma configuração de câmara do ROG Phone 3, o que é bom e mau. A câmara oferece uma experiência mista. Mas antes disso, vamos dar uma vista de olhos nas especificações e recursos da câmara.

Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 14 Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 15
Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 16 Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 17

O ROG Phone 5 possui uma configuração de câmara traseira tripla que consiste num sensor primário de 64 MP, um sensor ultra-wide de 13 MP e um sensor macro de 5 MP.

O sensor primário de 64 MP oferece uma qualidade de imagem razoável com uma boa quantidade de detalhes tanto à luz do dia quanto em condições de pouca luz. Queríamos apenas um pouco mais de faixa dinâmica e precisão de cores. Às vezes, a câmara capturava a cor laranja como roxo, o que não é o ideal.

Análise ASUS Rog Phone 5. Game On! 18

O sensor ultrawide de 13 MP e o sensor de 5 MP também fazem um trabalho decente, tanto em condições de luz do dia quanto de pouca luz.

O ROG Phone 5 pode gravar vídeos de até 8K e vem com vários modos de fotografia como rastreio de movimento, Pro, Macro, Vídeo Pro, Noite, Retrato, etc.

 

No que diz respeito à aplicação da câmara, é rápido e fluida. O ROG Phone 5 possui um conjunto decente de câmara traseira que oferece resultados aceitáveis ​​em fotos e vídeos. Mas, sentimos que, para um smartphone deste preço, deveria haver mais.

ROG Phone 5: Veredicto

Com um preço atual de 899€ o ROG Phone 5 é um smartphone bastante sólido. Oferece quase tudo o que um smartphone para jogos deve oferecer, sem sacrificar muito em outros aspetos, como design e recursos. Ao mesmo tempo, perde algumas coisas que também são importantes para as pessoas que estão dispostas a pagar este preço. Por exemplo, a câmara deveria ser melhor do que a geração anterior.

O ROG Phone 5 oferece tudo que qualquer utilizador pode desejar num smartphone, seja jogador ou não jogador. Dito isso, também é verdade que o ROG Phone 5 é focado nos utilizadores que apreciam a experiência de jogar no smartphone.

Pelo preço pedido, é diferente de qualquer outro smartphone e tem muito a oferecer que não vão encontrar em nenhum outro equipamento. O ROG Phone 5 apresenta o design, desempenho e ecrã certos, o que é incrível. Está também entre os smartphones mais personalizáveis ​​do mercado.

Quem deve comprar este smartphone? Qualquer utilizador que esteja à procura um smartphone que ofereça desempenho poderoso, bom ecrã, câmara decente e boa duração da bateria.

 

74%
Game On!

Aus Rog Phone 5

Com um preço atual de 899€ o ROG Phone 5 é um smartphone bastante sólido. Oferece quase tudo o que um smartphone para jogos deve oferecer, sem sacrificar muito em outros aspetos, como design e recursos. Ao mesmo tempo, perde algumas coisas que também são importantes para as pessoas que estão dispostas a pagar este preço. Por exemplo, a câmara deveria ser melhor do que a geração anterior.

  • Design
  • Ecrã
  • Desempenho
  • Câmaras
  • Design

Pelo preço pedido, é diferente de qualquer outro smartphone e tem muito a oferecer que não vão encontrar em nenhum outro equipamento. O ROG Phone 5 apresenta o design, desempenho e ecrã certos, o que é incrível. Também está entre os smartphones mais personalizáveis ​​do mercado.

Quem deve comprar este smartphone? Qualquer utilizador que esteja à procura um smartphone que ofereça desempenho poderoso, bom ecrã, câmara decente e boa duração da bateria.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!