Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Alcatel Pop 4s um bom gigante a baixo preço

Durante anos a Alcatel tentou distribuir equipamentos com especificações baixas e preços equivalentes, mas sem grande taxa de sucesso, mas parece que esta tendência poderá mudar agora com o lançamento de equipamentos com características interessantes a preços convidativos, como é o caso do Alcatel Pop 4S.

No Mobile World Congress deste ano, a Alcatel revelou a sua nova linha de smartphones POP 4. Uma linha completa de smartphones cheios de estilo e que combinam design com desempenho.
A famosa citação de Gene Simmons, estrela do Rock N ‘Roll: “Nunca subestimes o poder de ser popular na cultura pop”, tão relevante hoje como naquela época, inspirou a equipa da ALCATEL a desenvolver a linha POP 4.

Características gerais

O Alcatel Pop 4S foi lançado em fevereiro de 2016. O telefone vem com um ecrã de 5.5 polegadas com uma resolução de 1080 pixels por 1920 pixels. O Alcatel POP 4s vem ainda com um chipset MediaTek MT6755M com frequência máxima de 1.8GHz, com 2GB de RAM disponíveis.  O armazenamento interno é de 16GB extensíveis via microSD.SD.

A captura de imagem é feita com a câmara principal de 13 MP e na parte traseira temos 5 MP para selfies.

O Alcatel Pop 4S corre Android 6.0 e é alimentado por uma bateria não removível 2960mAh.

 Integra Wi-Fi, GPS, Bluetooth, 4G. E os Sensores no telefone incluem sensor de proximidade, sensor de luz ambiente, e giroscópio. 

Ecrã

O Ecrã do Alcatel é algo incomum nesta gama, apresenta uma resolução de 1080 x 1920 (FHD) com 480 dpi, e é acompanhado pela gráfica Mali-T860 com dois núcleos e uma refresh rate de 57 Hz.

Muito longe de fantástico, mas ainda assim este ecrã proporciona uma boa experiência de visualização desde que não seja sob luz solar direta, neste caso será efectivamente difícil distinguir os conteúdos no ecrã.

Design

Este terminal é grande, poderia ser mais elegante se as margens no topo e zona inferior fossem mais diminutas, assim sendo, as suas dimensões fazem dele um telefone grande que poderá ser algo difícil de manusear com uma mão apenas. Comparativamente temos outros equipamentos de 5.5 polegadas mais ergonómicos, as dimensões do Alcatel Pop 4S são 152 x 77 x 7,9 mm, mas surpreende pelo peso leve de apenas 150g. O peso explica-se facilmente por o equipamento ser totalmente de plástico à excepção de um friso cromado ao redor da moldura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na parte frontal e no topo do equipamento temos o sensor de luminosidade, o altifalante ao centro que proporcionou uma qualidade sonora sem falhas em chamada, e a câmara frontal de 5MP.

Na parte inferior do dispositivo encontramos o botão Home que é na verdade um sensor biométrico que funciona de forma surpreendentemente eficiente. Formato faz lembra os sensores biométricos da Samsung. Este Alcatel Pop 4s até se assemelha com versões antigas da gama Note.

Na lateral direita encontramos os botões de volume e o botão Power, na lateral esquerda não temos absolutamente nada.

Na parte traseira encontramos a câmara de 13 MP com foco por detecção de fases e o flash Dual Led seguidos do logo Alcatel e mais abaixo a coluna de som que quando o equipamento está virado para baixo numa superfície mais irregular impede que oiçamos o toque de forma perceptível.

A bateria deste equipamento não é removível, no entanto a tampa traseira é. A abertura traseira serve apenas para termos acesso ás slots de SIM Card , Nano SIM e sd Card.

O design do equipamento apesar de pouco ergonómico não apresenta nenhuma limitação evidente para o uso do equipamento, talvez o ponto mais fraco seja mesmo a posição da coluna de som na traseira.

 

Hardware e Performance

O Alcatel Pop 4s vem equipado com o MT6755M, sucessor direto do MT6735. Este CPU traz um conjunto de oito núcleos Cortex-A53. Diferente do MT6752 usado em vários smartphones no mercado como o Lenovo K3 Note e o Meizu M1 Note. A MediaTek conseguiu reduzir o aquecimento deste produto, o que também ajuda a bateria a durar mais tempo. Este componente lida bem com desafios gráfics, assim como jogos, na resolução de 1080p. No entanto experienciámos alguns crashes e freezes a jogar alguns dos jogos que vêm instalados de origem, o que obrigou mesmo a reiniciar o dispositivo para o podermos continuar a utilizar.

O Alcatel Pop 4s vem ainda com 2GB de memória RAM que poderão ser o suficiente desde que não pretendam ter muitas aplicações abertas em simultâneo, nem sejam fâs de Multitasking exigente nos vossos dispositivos móveis.

Câmara

A câmara conforme já referimos é de 13 MP com foco por detecção de fases e o flash Dual Ledo que é o mínimo que achamos aceitável num dispositivo desta gama, no entanto conseguiu resultados satisfatórios nos testes que realizámos, com especial destaque para a velocidade de captura que é realmente rápida, quase imediata mesmo.

A câmara frontal é de 5MP e permite capturar selfies desde que as condições de luminosidade sejam adequadas, não esperem milagres deste câmara.

Sensor de impressões digitais

Este é um dos pontos mais fortes deste terminal, o sensor de impressão digital é bem construído e embutido no botão Home, nunca falhou no desbloqueio do equipamento e está a nível de soluções bem mais dispendiosas

Software

O Alcatel Pop 4S vem com Android 6.0 Marshmallow, e algum Bloatware, felizmente quase todo passível de remoção pelo utilizador. Dos 16GB internos estão disponíveis para o utilizador pouco mais de 10GB.

 

Bateria

A bateria de 2960mAh é também um dos pontos a salientar neste Alcatel Pop 4S pois permite chegar ao fim do dia confortavelmente com 20% a 30% de bateria, e este é um argumento que pode convencer um número significativo de utilizadores, pois por vezes é mais vantajoso ter um equipamento fiável do que um que nos falhe em alturas críticas.

Veredicto

O Alcatel POP 4S é um equipamento modesto a um preço compatível, gostámos da adição de um sensor de impressão digital de alta qualidade e do ecrã de proporções generosas, a capacidade de processamento e Ram para Muiltitasking são proporcionais ao preço, portanto é preciso ter em conta na altura de uma eventual compra que este não é um terminal indicado para jogos pesados, ou tarefas que impliquem a utilização de muitas aplicações em simultâneo.
No entanto consideramos este Alcatel Pop 4s uma alternativa a considerar para utilizadores menos exigentes em termos de performance e que privilegiem a autonomia e proporções generosas que este terminal tem para oferecer. Para aqueles que se coniderem mais exigentes a Alcatel tem uma proposta à altura por intermédio do excelente Alcatel Idol S, podem ler aqui a nossa análise.

O POP 4S está disponível em cinza escuro e metal gold, por um PVP de aproximadamente 229€ nas grandes superfícies.

Prós

  • Ecrã generoso
  • Boa Autonomia
  • Excelente sensor biométrico

Contras

  • Memória RAM de “apenas” 2GB
  • Luminosidade de ecrã insuficiente para utilização sob luz solar direta.
  • Difícil de manusear com apenas uma mão

 

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link