Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Alcatel Idol 5s um conjunto de características equilibradas quase perfeitas

O Alcatel Idol 4S do ano passado foi uma grande mudança para a empresa de várias maneiras, criou um smartphone com design premium sem o custo premium. Para seu sucessor, no entanto, algumas pessoas ficarão surpresas e irritadas ao mesmo tempo por esta nova estratégia. Por um lado, o telefone apresenta especificações que podem ser consideradas abaixo do seu predecessor e, por outro, há uma redução significativa no preço. 

As armas em que o Alcatel Idol 5s se baseia para ter a preferência são muitas e boas,incluindo um design sofisticado e uma ecrã brilhante, de 5,2 polegadas, Full-HD. O Idol 5S possui ainda colunas frontais e um leitor de impressão digital incorporado. Se começam a interrgora-se quanto custa um terminal com a marca de qualidade Alcatel e estas características vão gostar de saber que o podem adquirir nas grandes superficies por valores a rondar os 239.9€. Mas nem tudo são rosas, há um aspecto que pode ser um Deal Breaker para alguns. Mas já lá vamos.

Alcatel Idol 5s
Alcatel Idol 5s

 

Alcatel Idol 5s Ecrã extraordinário para o preço

Com um brilho sólido e uma ótima gama de cores (especialmente para um ecrã LCD), as 5,2 polegadas Full-HD do Idol 5S é do melhor que se encontra nesta faixa de preço. Apresenta um brilho máximo de 548 nits, o Idol 5S é muito mais brilhante que a média de smartphones de 437-nit e o ZenFone Zoom 3 (421 nits). No entanto, o Idol 5S ainda está um pouco atrás do Moto G5 Plus, que é ainda mais brilhante, com 591 nits.

Alcatel Idol 5s
Alcatel Idol 5s

Quanto à cor, o Idol 5S abrangeu 162 por cento da gama sRGB, uma pontuação significativamente melhor do que 106 por cento e 112 por cento que vimos no Moto G5 Plus e ZTE Blade V8 Pro, respectivamente. No entanto, esse número ainda está aquém dos resultados de telefones mais caros que possuem ecrãs  AMOLED, como o ZenFone Zoom 3, que cobriu uns impressionante 220 por cento do espectro sRGB.

Alcatel Idol 5s Design: elegantemente simétrico

No interior, o Idol 5S é bastante semelhante aos equipamentos concorrentes, mas o seu exterior é o que diferencia dos restantes. Começa por um design quase perfeitamente simétrico, que apresenta um par de alto-falantes estéreo voltados para a frente, incorporados na fina tira de alumínio ao redor do telefone. Aliado a uma ausência completa de botões na parte frontal do dispositivo e os painéis de vidro lisos na frente e nas costas, e temos um equipamento equilibrado e majestoso, que ganha muitos pontos sobre os seus concorrentes do mesmo preço.

Alcatel Idol 5s
Alcatel Idol 5s

Na traseira temos a câmera traseira do Ídol 5S de 12 megapixels que fica quase nivelada com a parte traseira do telefone, temos ainda um grande sensor de impressão digital que fica a uma distância confortável cima do logotipo Idol. Na parte inferior, o Alcatel inclui inteligentemente uma porta USB-C e um conector de fone de ouvido, portanto, não têm que se preocupar com carregar o telefone e usar fones de ouvido ao mesmo tempo. A única desvantagem real no design do Idol 5S é a falta de resistência à água.

Alcatel Idol 5s
Alcatel Idol 5s

O corpo de vidro do Idol 5S também dá ao telefone um aspecto distinto, pois mede 5,85 x 2,79 x 0,29 polegadas e pesa 148g. Comparando com o Moto G5 Plus, que também possui um ecrã de 5,2 polegadas, mas é um pouco maior, a 5,91 x 2,91 x 0,38 polegadas e 154g. Memso parecendo que as diferenças são mínimas no papel, a verdade é que quando pegamos num e noutro, o Idol 5s é muito mais confortável na mão.

Alcatel Idol 5s Performance sólida sem surpreender

Com o objectivo de conseguir um bom equilibrio entre poder de fogo e eficiência energética, a Alcatel optou por usar um CPU Mediatek Helio P20 Octacore, acompanhado por uma GPU Mali-T880 MP2, 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. Para além do armazenamento embutido temos capacidade de expansão microSD. Especificamente, isto coloca o Idol 5S no mesmo patamar que o Asus ZenFone Zoom 3, o ZTE Blade V8 Pro e o Moto G5 Plus, embora os dois últimos custem um pouco menos do que o Idol 5S.

Quando testámos o desempenho global do sistema usando o Geekbench 4, o índice multicore do Idol 5S foi de 4.150. Isso é superior aos resultados do ZTE Blade V8 Pro (3.018) e do Moto G5 Plus (3.746), e essencialmente o mesmo na pontuação do ZenFone Zoom 3 (4.193).

Também medimos o desempenho da navegação executando o teste de JavaScript JetStream 1.1. O Idol 5S terminou com uma pontuação de 25; Isto é mais baixo , mas não tão longe das pontuações de 29.75, 30.3 e 30.74 do ZenFone Zoom 3, Moto G5 Plus e ZTE Blade V8 Pro.

Alcatel Idol 5s Câmeras de qualidade com boa luz

Com uma câmera de 12 megapixels na parte de trás e uma câmera selfie de 5 MP na frente, o Idol 5S possui uma configuração que podemos considerar padrão.  A câmera do Idol 5S apenas mostrou dificuldades em cenários com pouca luz. E em alguns casos a saturação de cores pode parecer excessiva. Mas de forma geral podem contar com uma câmera competente, não esperem no entanto milagres se as condições de luminosidade forem deficitárias.

 

Alcatel Idol 5s
Alcatel Idol 5s

Alcatel Idol 5s Software

O Idol 5s vem com uma versão bastante limpa do Android Nougat 7.1, que inclui todas as atualizações de software mais recentes, como o modo MultiWindow, o Assistente do Google e pequenos pormenores, como o filtro noturno de luz azul e um menu de configurações redesenhado.

 

Alcatel Idol 5s bateria: no melhor pano cai a nódoa

Não vou esconder a minha desilusão sobre este aspecto do Idol 5S, estava a gostar muito até ser confrontado com a vida útil da bateria. A génese do problema é principalmente a bateria de apenas 2,620 mAh do telefone, que é significativamente menor que a de outros telefones. A bateria não é adequada aos restantes recursos do equipamento e o resultado é que com uso moderado nunca chegámos ao final de um dia com bateria restante.

Alcatel Idol 5s
Alcatel Idol 5s

 

Alcatel Idol 5s Veredito

O preço de venda do Idol 5S é de 239.9€. Não é um valor exagerado para um equipamento com um Design diferenciador em alguns pormenores e um conjunto de especificações equilibrado e que até supera os concorrentes diretos em alguns detalhes. O único ponto que nos deixou hesitantes em recomendar sem sombra de dúvida este terminal é a durabilidade da bateria do Idol 5S, o que torna esta opção inviável para aqueles que necessitam de um equipamento com uma autonomia superior.

 

Especificações  Alcatel Idol 5s

Tamanho do ecrã do telefone: 5.2
Resolução: 1920 x 1080
SO: Android
Sistema Operativo: Android 7.1
Processador: Qualcomm Snapdragon 625
RAM: 3 GB
Tipo de Expansão de Memória: microSDHC
Bluetooth Tipo: Bluetooth 4.2
Wi-Fi: 802.11 a / b / g / n / ac
Resolução da câmera frontal: 8 MP
Resolução da câmera traseira: 12 MP
Portas: fone de ouvido de 3,5 mm, tipo USB-C
Tamanho: 5.85 in x 2.79 x 0.29 in
Peso: 148g

 

Pros
  • Ecrã de cores vibrantes
  • Design simétrico e elegante
  • Colunas frontais
  • Headphone Jack3.5mm e USB-C
Contras
  • Bateria abaixo da média
  • Qualidade fotos em baixa luz


Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais