Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Alcatel 3X

Aqui fica a nossa análise ao Alcatel 3X

A mais recente gama de aparelhos da Alcatel vem com ecrã 18: 9, e este Alcatel 3X não foge à regra. E hoje temos a nossa análise mais detalhada ao equipamento de gama média da Alcatel.

Análise Alcatel 3X – Design e ecrã

Tal como acontece com os restantes telemóveis da Alcatel, o Alcatel 3X apresenta um formato 18: 9. O seu painel é de 5,7 polegadas com a resolução HD + com 1440 x 720 pixeis, que lhe dá um ar atraente, nítido e brilhante.
Já o seu design é um pouco estranho, tendo em conta que estamos em 2018. A parte de trás do telefone tem uma capa em plástico mate levemente áspero. É nesse mesmo painel traseiro que temos o sensor de impressões digitais e a dupla câmara traseira.

Na parte lateral direita temos o botão de volume e o botão de energia, na esquerda temos a entrada para o cartão SIM, e no topo a entrada de 3,5mm para os fones de ouvido, e um microfone. Já na parte de baixo, temos a entrada microSD.

O telefone é extremamente leve, e encaixa-se perfeitamente nas mãos, no entanto o ecrã parece um imã para as impressões digitais. E já que falamos no ecrã, ele conta com margens laterais e superior e inferiores, significativamente maiores do que a grande maioria dos telefones da mesma gama, no mercado.

Análise Alcatel 3X – Desempenho e Software

O Alcatel 3X conta com um chipset da Mediatek, o MT6739, que tem um processador Quad-Core de 64bits que opera no máximo a 1,5GHz e com o GPU PowerVR GE8100, acompanhados de 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. Apesar de ser capaz de executar a grande maioria das aplicações que usamos regularmente, como o Facebook, Gmail, browser, etc… nota-se perfeitamente que algo neste equipamento não tem a capacidade de resposta que deveria ter. Os 3GB de RAM deverão ser suficientes para a grande maioria dos utilizadores do seu publico alvo, mas mesmo só estando a usar 1,2GB abrir por exemplo o Google Chrome, parece que estamos com um telefone com menos de 512MB, e isso parece-me que é falta de poder de resposta do processador da Mediatek.

Ele está a executar a versão anterior do sistema operativo móvel da Google, o Android 7.1.1 Nougat, que apesar de ser uma versão muito próxima da versão stock do sistema da Google, ainda possui muito bloatware desnecessário. Não consigo compreender as razões que levem empresas como a Alcatel que insistem em enviar aplicações desnecessárias nos equipamentos, e neste caso falo em aplicações como Homem Aranha: Ultimate Power, ReinDisney, Super Cleaner, DragonMania e até o Facebook é aqui uma aplicação de sistema, tal como o WhatsApp.

Nos jogos, se os mesmos não forem muito exigentes, o Alcatel 3X é capaz de executa-los sem grande problema. Consegui jogar sem grande dificuldade jogos como o Subway Sufers, Diggys Adventure, e até mesmo Candy Crush Jelly Saga. Se a sua ideia é executar aplicações e jogos mais pesados, acho que deveria desistir da ideia. Jogos como PUBG MOBILE ou Survivor Royale estão completamente fora do alcance deste equipamento. Só a tentativa de abrir a aplicação, já faz o telefone aquecer em demasia. E isso acontece, porque nitidamente, este telefone não é desenhado para quem quer jogar este tipo de jogos.

Análise Alcatel 3X – Fotografia

O Alcatel 3X usa uma configuração de dupla câmara traseira de 13 MP e 5 MP para capturar imagens. Esta configuração de câmara possui o suporte do flash LED dual-tone que usa para iluminar imagens tiradas em condições de pouca luz. O recurso EIS (Estabilização Eletrónica de Imagem) está presente, e ajuda a minimiza o desfoque que pode ocorrer devido a tremores mínimos durante o uso do mesmo. A lente grande angular de 78 graus e a abertura f / 2.0 são recursos que fazem com que a câmara consiga obter imagens sólidas. Na frente, temos uma câmara de 5 megapixeis.

Confesso que este telefone conseguiu ser melhor na fotografia do que estava há espera. Não é que as suas câmaras sejam de topo, nem nada do que se parece, mas cumprem bem a sua funções, as fotos tirada com algum cuidado, podem ter algum detalhe.
Já a câmara frontal tem uma qualidade suficiente para uma selfie para as redes sociais, e em condições de boa luminosidade, consegue-se tirar algumas fotos engraçadas.
Um dos bons destaques do Alcatel 3X é que ele conta com a tecnologia de desbloqueio facial, e para isso utiliza a câmara frontal. Este desbloqueio facial, felizmente funciona e consegue desbloquear facilmente o equipamento em mais de 90% das situações. Tem alguma dificuldade em condições de muito claridade, mas esse é um problema transversal à grande maioria dos telefones Android.

Análise Alcatel 3X – Bateria

A sua bateria é de 3.000mAh, e inicialmente tivemos algumas dificuldades em a conseguir fazer durar um dia inteiro. Felizmente ao fim de alguns dias, já conseguíamos fazer 4 horas de ecrã com uma só carga, que para um equipamento deste estilo, em que o seu hardware não está voltado para a poupança de energia, é um bom feito. No uso regular, os 3000mAh são suficientes para o uso normal, mas não pensem que o uso normal passa por ver filmes, séries, etc.
A titulo de teste, instalei o Netflix, e comecei a assistir a um filme com 94 minutos (Viagem ao centro da Terra 2), ligado por wifi. Quando acabou o filme, a bateria tinha passado dos 100 para os 61%, foram 39% de utilização em pouco mais de hora e meia.

Análise Alcatel 3X – Veredito final

O Alcatel 3X é um telefone que cumpre a sua função. É mais um equipamento de gama média com um acabamento desleixado e que merecia um pouco mais de atenção por parte de quem o fabrica.
As câmaras são razoáveis tendo em conta a gama do equipamento, mas o Android Nougat mostra que é um telefone que já nasceu antiquado. Ainda não consigo perceber as razões que levam fabricantes a fazer sair telefones com versões “descontinuadas” do sistema operativo móvel da Google, há mais de 6 meses. O bloatware apesar de presente não incomoda, porque o equipamento já conta com 32GB de armazenamento interno.

Se procura uma solução para usar redes sociais, Internet em geral, email e alguns jogos mais básicos, então não precisa de muito mais do que isto, ele cumpre perfeitamente com essa função. Se é utilizador que tem por habito usar uma grande quantidade de aplicações, jogos mais pesados, multi tarefa, então mantenha-se afastado deste equipamento e procure outra solução. Mesmo a própria Alcatel conta com equipamentos muito mais capazes.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉


Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link