Snapdragon 8 Gen 2: Especificações e quem o produzirá

O Snapdragon 8 Gen 2 é um novo processador da Qualcomm, que deverá chegar ao mercado dentro dos próximos smartphones topo de gama de diversas marcas. Já foi anunciado, e agora temos alguma informação sobre as suas especificações e quem o produzirá. Vejamos mais de perto o que este chip pode fazer.

Maio está quase a meio e já há muitos equipamentos Android de 2022 nas prateleiras das lojas. Se observar atentamente as suas especificações, a maioria deles utiliza o actual chip Snapdragon 8 Gen 1 Plus de topo de gama. Especialista e utilizadores queixam-se deste SoC devido a problemas de sobreaquecimento; e esperam que o Snapdragon 8 Gen 2 resolva este problema.

Há uma suposição de que a solução para isto é a concepção do chipset e a sua optimização pelos fabricantes de smartphones. Espera-se que os fabricantes de smartphones prestem mais atenção à adaptação do trabalho do Snapdragon 8 Gen 2, porque a Qualcomm não pretende alterar a arquitectura. De acordo com a conhecida Digital Chat Station, está em curso o trabalho sobre o sucessor do Snapdragon 8 Gen 1. Eles oferecerão um super núcleo da família Cortex X, três núcleos de alto desempenho e um quarteto de núcleos eficientes em termos energéticos, localizados em três clusters de acordo com o esquema “1 + 3 + 4”.

SNAPDRAGON 8 GEN 2: ESPECIFICAÇÕES E QUEM O PRODUZIRÁ

Prometem um novo modem Snapdragon X70 de 5G com uma velocidade máxima de descarga de dados de 10 Gbps e um motor neural actualizado para acelerar a execução de operações intensificadas por inteligência artificial e aprendizagem de máquina. O Snapdragon 8 Gen 2 recebeu o número do modelo SM8550, e o seu anúncio terá lugar no final deste ano. Presumivelmente, o processador será novamente fabricado de acordo com as normas da tecnologia de 4-nanómetros.

O Snapdragon 8 Gen 1 Plus SoC, que aparecerá nos novos smartphones dobráveis Samsung, terá um atraso antes de entrar no mercado.

Inicialmente, o plano da Qualcomm consistia em anunciar a plataforma em Maio. No entanto, agora há um atraso nas datas. A fonte diz que a decisão final será divulgada no segundo semestre do ano. Estas são datas muito vagas, mas o Galaxy Z Flip4 e o Fold4 serão lançados em finais de Agosto ou princípios de Setembro, pelo que o novo produto da Qualcomm já deverá estar pronto nessa altura.

A mudança de estratégia é devida ao agravamento da situação com a pandemia da COVID-19 na China. Devido a isto, as fábricas são encerradas e os planos de muitas empresas são violados. Recorde-se que o primeiro smartphone com o novo SoC da Qualcomm deve ser o Motorola Edge 30 Ultra. Considerando que o Edge 30 Pro foi o primeiro a obter o Snapdragon 8 Gen 2; esta parece ser uma boa aposta.

Mantenha-se actualizado com toda a informação tecnológica mais recente no AndroidGeek. O Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 terá um super núcleo da família Cortex X, três núcleos de alto desempenho e um quarteto de núcleos de eficiência energética localizados em três clusters de acordo com o esquema “1 + 3 + 4”. Isto fará dele um dos processadores móveis mais potentes do mercado quando for lançado.

Fonte

snapdragonSnapdragon 8 Gen 2