Smartphones com o Snapdragon 8 Gen 1+ da Qualcomm poderão chegar em Julho

A Qualcomm está a preparar-se para lançar os seus processadores Snapdragon 8 Gen 1+, que provavelmente serão encontrados na primeira vaga de smartphones lançados no início de 2019. Este chipset é uma actualização significativa do actual Snapdragon 835, e promete um melhor desempenho e uma melhor duração da bateria. Então, o que podemos esperar do novo Snapdragon 8 Gen 1+? Vamos dar uma vista de olhos mais atenta.

Os rumores apontam para um possível lançamento no início de Julho dos primeiros smartphones que vêm com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1+. O chipset irá suceder ao Snapdragon 8 Gen 1, e deverá alimentar alguns dos smartphones mais esperados na segunda metade de 2022.

Esta informação provém do utilizador do Twitter Yogesh Brar, um informador com um registo de pistas bastante limpo até à data. Num tweet, Brar partilhou as datas de lançamento previstas para (1) o último lote de telefones que vem com o Snapdragon 888 e o Snapdragon 8 Gen 1 e (2) o prazo de lançamento previsto para o primeiro conjunto de dispositivos alimentados pelo Snapdragon 8 Gen 1+.

Brar também fez uma série de especulações em relação aos smartphones que irão incorporar o mais recente SoC da Qualcomm. Ele espera que o chipset irá alimentar o OnePlus Ultra, o Moto Frontier, o Galaxy Fold 4, e o seu irmão mais pequeno – o Flip 4, e outros.

Agora, um leaker de confiança revelou a relação de aspecto de ambos os dispositivos. O ecrã exterior do Galaxy Z Fold 3 e o display interno dobrável oferecem rácios de aspecto 24,5:

Se as previsões anteriores se baseiam em informação interna permanece desconhecida. No entanto, a data de lançamento antecipada dos dispositivos Snapdragon 8 Gen 1+ está de acordo com o calendário apresentado por outros informadores no passado.

Para referência, a Qualcomm adiou o lançamento do novo Snapdragon SoC (ostensivamente devido a questões relacionadas com a COVID-19) que era inicialmente esperado em Maio.

Há pequenos detalhes disponíveis no Snapdragon 8 Gen 1+. Mesmo o nome continua a ser uma questão de especulação e não foi oficializado pela Qualcomm. Na ausência de referências, actualmente só podemos especular o que o 8 Gen 1+ irá trazer à mesa em termos de desempenho e características.

Em geral, os especialistas esperam um desempenho superior da GPU, velocidade idêntica da CPU e um certo grau de optimização térmica, algo com que o Gen 1 padrão está e tem estado a debater-se. Parece que será necessário um pouco de paciência para que possamos aprender mais – possivelmente em Julho.

snapdragonSnapdragon 8 Gen 1