Samsung lança memória GDDR6W com várias melhorias em relação à antiga GDDR6

A versão mais recente dos chips de memória GDDR6 da Samsung acaba de ser apresentada, e a empresa prometeu que estes chips teriam várias vantagens em relação aos seus antecessores. Estas atualizações funcionarão no sentido de cumprir os requisitos de cenários que envolvam quantidades massivas de memória e maior poder de computação.

Segundo as notas oficiais a gigante tecnológica sul-coreana introduziu a “primeira tecnologia de nova geração de DRAM da indústria”, como referido nos documentos oficiais. Isto fornece melhorias significativas em comparação com os produtos convencionais de memória GDDR6, fornecendo um dispositivo DRAM adicional, que efetivamente duplica a capacidade e a largura de banda sem trazer com ele qualquer um dos potenciais inconvenientes que poderiam ser causados pelo fator de forma maior. De acordo com as alegações da Samsung, o novíssimo GDDR6W trará todas estas melhorias, mantendo o mesmo nível de consumo de energia que o GDDR6 convencional.

Além disso, os novos chips vão permitir que os clientes utilizem a nova tecnologia sem precisarem de fazer ajustes significativos ao seu hardware já existente. O novo Samsung GDDR6W vem equipado com uma nova tecnologia inovadora a que a Samsung chama de FOWLP, que significa “Fan out Wafer Level Packaging”. O novo método de packing permite um design que seja simultaneamente mais compacto e capaz de produzir padrões de escrita mais finos. Por isso, é possível criar packings com uma espessura típica que seja reduzida de 1,1 milímetros para 0,7 milímetros.

“Com a GDDR6W, somos capazes de promover produtos de memória diferenciados que podem satisfazer várias necessidades dos clientes”, disse CheolMin Park, Vice-Presidente de New Business Planning for Samsung Electronics Memory Business. “Este é um passo importante para garantir a nossa liderança no mercado”, disse Park. A empresa tem grandes esperanças de que a memória GDDR6W recentemente desenvolvida facilite um melhor desempenho para a inteligência artificial e aceleradores de computação de alto desempenho. Apesar disso, os anúncios sobre este caso também serão feitos em dispositivos com um fator de forma mais reduzido, como é o caso dos portáteis.

eficiênciaFOWLPGDDR6WmemoriaRAMSAMSUNG