Apple adiciona vários iMacs à sua lista de equipamentos obsoletos, e não só

A Apple atualizou recentemente a lista dos seus produtos vintage e descontinuados, que foi lançado no início desta semana. Nesta lista, a empresa incluiu alguns modelos mais antigos da sua linha de iMacs, bem como um dos seus modelos Apple Watch de há alguns anos.

De acordo com a lista recém-divulgada, a multinacional com sede em Cupertino colocou oficialmente os modelos iMac produzidos em 2013 e 2014 na lista de produtos que foram descontinuados. Entretanto, o Apple Watch Series 2 está agora incluído na lista vintage. Para benefício daqueles que desconhecem, a lista Vintage previamente incluía estes mesmos iMacs antes de serem transferidos para a lista obsoleta. Uma vez adicionado um dispositivo a este último, o utilizador já não está qualificado para receber reparações oficiais da marca.

Aqueles que compraram Macs no segundo semestre de 2013, mais concretamente os iMacs de 21,5 polegadas, o iMac de 21,5 polegadas de 2014 e o 2014 retina 5K iMac, são obrigados a procurar reparações não oficiais no caso de experimentarem qualquer problema com as suas máquinas.

Cerca de sete anos após a venda inicial do produto, a empresa irá normalmente começar a adicionar itens à sua lista obsoleta e irá descontinuar as vendas de produtos obsoletos. Por outro lado, os modelos Apple Watch Series 2 podem ser oficialmente adicionados à categoria vintage. Esta lista de produtos vintage inclui itens que foram disponibilizados para compra aproximadamente 5 anos após o seu lançamento inicial, mas menos de 7 anos após o seu anúncio. Estes produtos ainda são tecnicamente ressaíssiveis; no entanto, a extensão das reparações disponíveis estará dependente da localização ou não das peças necessárias para o seu dispositivo vintage.

Para quem desconhece, o gigante com sede em Cupertino refere-se tipicamente a um dispositivo como ‘vintage’ quando atravessa cinco anos desde o seu anúncio oficial. Mas quando um produto atravessa sete anos de idade, a empresa rotula estes dispositivos como “obsoletos”.

Num movimento semelhante, a Apple tinha recentemente declarado que o iPhone 6 era um dispositivo vintage da marca. Agora, parece que o iPhone 5c, que foi lançado em setembro de 2013, será o mais recente smartphone a entrar nesta lista.

 

appleapple watchiMac 2013iMac 2014watch series 2