3 razões para estar ansioso pelo Samsung Galaxy S23

A Samsung demonstrou o potencial da sua câmara de 200 megapixels para captar imagens super nítidas, sugerindo que uma grande atualização da câmara pode estar reservada para dispositivos como o Galaxy S23.

A Samsung publicou um pequeno vídeo mostrando o seu sensor de câmara HP1 ISOCELL de 200MP, tirando uma fotografia de um gato e depois escalando essa imagem para caber numa tela de 28 x 22 metros que foi pendurada na lateral de um edifício.

 

É preciso ter em conta que estamos a ver isto através de um vídeo do YouTube e não pessoalmente, mas a imagem parece impressionante. Os detalhes parecem ser muito nítidos, com pêlos individuais claramente visiveís. Isto é algo com o que até as câmaras de alguns dos melhores telefones podem ter dificuldades devido à sua baixa contagem de megapixels.

Sensor gigante

Assim, se o próximo telefone emblemático da série Galaxy S tiver este sensor, poderemos ver imagens detalhadas que poderão permitir à Samsung estar no topo da lista de melhores câmaras em telefones. Afinal de contas, as pessoas gostam de tirar fotografias dos seus animais de estimação. Mas um grande sensor também é benéfico para capturar mais detalhes de praticamente qualquer assunto e pode ajudar na fotografia de baixa luminosidade.

Algoritmos para aproveitar cada Pixel

Tem sido do conhecimento geral que nos smartphones a contagem de megapixéis das câmaras está longe de ser o único detalhe que faz a diferença. Pelo contrário, o processamento de sinais de imagem e a fotografia computacional são fundamentais para tirar fotografias e processá-las da melhor forma possível. Isto significa que equipamentos como o Google Pixel 6 Pro com a sua câmara principal de 50MP podem registar fotografias que superam o sensor de 108MP do Galaxy S22 Ultra. E o mesmo se aplica ao iPhone 13 Pro Max da Apple, que consegue fotos fantásticas a partir de uma câmara principal de 12MP.

Mas parece que o mundo dos telefones está a aproximar-se de um ponto em que o processamento inteligente e os algoritmos não podem fazer tudo, e é necessária mais informação para elevar a fotografia smartphone para o nível seguinte.

200 Mpx para resultados fantásticos

O vídeo da Samsung sugere que uma câmara principal de 200MP pode ser a chave para conseguir mais da fotografia com os telefones Galaxy. E com os rumores de que o iPhone 14 Pro poderia usar uma câmara principal de 48MP, parece que os megapixéis voltam agora a ser importantes.

Para alguém que passou algum tempo obcecado por câmaras de smartphone, é excitante sentir que estamos perante um passo em frente na qualidade das câmaras em smartphones.

Estou particularmente interessado em ver o que a Samsung consegue apresentar. Mas com a gama Galaxy S21 e agora com os telefones Galaxy S22, a Samsung tem sido mais comedida no processamento de imagem e o Galaxy S22 Ultra pode registar fotos absolutamente fantásticas; é também um excelente telefone de jogo, mas isso é outra história.

Com um sensor de 200MP, potencialmente incluído no pacote, o Galaxy S23 da Samsung já me entusiasma para o início de 2023.

galaxy s23s23SAMSUNG